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  1.  # 241

    Creio que o maior problema dos alumínios junto ao mar é a zona de cortes, por não possuírem qualquer protecção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
  2.  # 242

    Tudo depende.
    Também dá para fazer as caixilharias e depois lacar.
    Ou mesmo soldar os cortes e depois lacar, assim já não tem problemas.
    Concordam com este comentário: clasus, Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
  3.  # 243

    Colocado por: C.CASTROsoldar os cortes e depois lacar, assim já não tem problemas.

    Isso era o ideal, mas quantos projetos e/ou CE acautelam este tipo de situação.
    Cada protejo é um projeto. É por isso que eu não posso projetar a 2km do mar da mesmo forma que projeto a 20km
    Concordam com este comentário: C.CASTRO
  4.  # 244

    Colocado por: hsiRelativamente a caixilhos e vidros, estão preconizados o seguinte.
    O que acham os entendidos relativamente a estas características? Faz sentido optar por PVC em deterimento de alumínio?
    Aguardo os vosso comentários relativamente à solução e aos valores característicos dos mesmos.


    Se não gosta do aspecto do PVC (sejamos honestos, é uma das suas desvantagens é a sua estética) não tem de optar pelo mesmo, apenas tem de cumprir esses requisitos. O que é bastante exequível em alumínio. Essas caixas de ar dos vidros com 12mm era logo uma martelada no dedo mindinho do projectista para nunca mais se esquecer. Também não sei porque é que nuns vidros coloca 2 vidros de 6mm (algo sempre a evitar) e noutros já mete 1 de 6mm e outro de 4mm.

    Colocado por: hsiPelo que tenho lido a diferença de espessuras tem que ver com questões acústicas (acho eu). No entanto, principalmente no piso inferior estou a pensar alterar para vidro laminado, agora não sei se faz sentido alterar a espessura ou não.


    Para vidro laminado opte sempre pelo 44.1 (o 33.1 é demasiado frágil para vãos exteriores). Apesar de estarem agarrados em "bloco" um ao outro, os vidros de 3mm são muito frágeis, até porque quase que desapareceram do mercado, antes dos laminados terem começado e aparecer em força.
    Sim, tem a ver com questões acústicas.

    Colocado por: hsi@Vasco Bento

    Se optar pelo alumínio junto ao mar é simples não opte por anodizados opte por lacados pois a micragem do tratamento é muito maior.


    Discordo completamente dessa afirmação. Um anodizado com 25 microns é muito melhor do que um lacado com 65 microns. Estas são as micragens máximas em cada tipo de tratamento. A desvantagem dos anodizados é outra: Pouca variedade nas cores.

    Colocado por: zedasilvaCreio que o maior problema dos alumínios junto ao mar é a zona de cortes, por não possuírem qualquer protecção


    Por isso é que é obrigatório proteger, com massa para juntas, silicone ou um silicone especial com base de poliuretano (cada marca recomenda algo diferente). É algo que uso há mais de 15 anos e que ainda hoje em dia, poucos fabricantes usam isto porque "não se vê".

    Colocado por: C.CASTROTudo depende.
    Também dá para fazer as caixilharias e depois lacar.
    Ou mesmo soldar os cortes e depois lacar, assim já não tem problemas.


    Poder pode, fica é sem garantia nenhuma por parte das marcas de alumínio. A própria solda enfraquece a liga do alumínio, como tal, isso não se deve fazer. Numa caixilharia com partes redondas é quase impossível não optar por essa vertente, e até aceito. Em caixilharias rectas, nunca.

    Colocado por: zedasilvaIsso era o ideal, mas quantos projetos e/ou CE acautelam este tipo de situação.
    Cada protejo é um projeto. É por isso que eu não posso projetar a 2km do mar da mesmo forma que projeto a 20km


    Esquece, Zé. Impossível dar uma garantia por parte da marca em alumínio soldado, a não ser que o sistema seja para soldar, e apropriado para isso só conheço sistemas de portões, ou seja, nada de caixilharias. Nem as lacagens certificadas lacariam material já montado e soldado, recusam-se a fazê-lo. Fazem isso em lacagens não-certificadas e que nada têm a ver com as marcas de alumínio.
    • hsi
    • 2 maio 2018

     # 245

    Bom dia.
    Obrigado Two-Rok pelas suas considerações.

    Colocado por: two-rokSe não gosta do aspecto do PVC (sejamos honestos, é uma das suas desvantagens é a sua estética) não tem de optar pelo mesmo, apenas tem de cumprir esses requisitos. O que é bastante exequível em alumínio. Essas caixas de ar dos vidros com 12mm era logo uma martelada no dedo mindinho do projectista para nunca mais se esquecer. Também não sei porque é que nuns vidros coloca 2 vidros de 6mm (algo sempre a evitar) e noutros já mete 1 de 6mm e outro de 4mm.


    No meu caso penso que o aspecto poderá não ter um grande impacto (embora o alumínio fique mais bonito), porque estámos a falar de uma casa de estilo tradicional, com janelas e portas "normais" e sem nenhum grande vão vidrado. A cor dos caixilhos será o branco o que poderá facilitar também a escolha. Pelo que li das suas palavras se o trabalho em alumínio não for bem feito claramente terei problemas futuros dada a próximidade do mar. Será o PVC mais indicado para este tipo de localizações, ou terei que pagar muito mais para ter um alumínio que aguente? Ou não terá a ver com o alumínio/tratamento e mais com o aplicador?

    Relativamente a caixa de ar, qual é que seria a indicada? Que dados são necessários para poder obter esta informação?
    Relativamente às diferenças de vidro e espessuras a única coisa que vejo de diferente é que num caso é sem protecção e noutro é com protecção de estores...

    Neste caso estariamos a falar por exemplo vidro 6 caixa de ar de (???) e exterior 44.1? No piso superior em vez de laminado poderia ser 6 + caixa de ar + 8?
    Garantidamente estaria acima dos referido no PCE.

    Obrigado e fico a aguardar as suas opiniões. (e de outros :))
    • hsi
    • 2 maio 2018

     # 246

    Já agora e não querendo abusar...

    O facto de o estore estar do lado de dentro ou de fora do caixilho tem algum impacto ao nível térmico?
    Pergunto porque estéticamente gosto mais por dentro.
    Obrigado.
  5.  # 247

    Hsi, a caixa de ar deverá de ser no mínimo de 16mm (é o que aqui no fórum recomendam).

    Relativamente ao estore, os mesmos colocados pelo lado de fora são melhores pois evitam o sol incida sobre os vidros e consequentemente aquece menos no verão e arrefece menos no inverno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
    • hsi
    • 2 maio 2018

     # 248

    Colocado por: Anonimo06082021

    exacto....conheço uma empresa que faz sempre assim.

    só vai a lacar os cortes e os buracos,os perfis já foram lacados antes.


    E pode revalar a empresa?
    • hsi
    • 3 maio 2018

     # 249

    Colocado por: Anonimo06082021

    é uma pequena empresa....fica em Lustosa - Lousada


    Ok, caso necessite mais lá para a frente eu pergunto-lhe em privado.
    Obrigado.
  6.  # 250

    Colocado por: ****

    E laca no sitio ?

    No sitio? Aluminio? Não me parece...
  7.  # 251

    Colocado por: Anonimo06082021
    só vai a lacar os cortes e os buracos,os perfis já foram lacados antes.


      Qual a vantagem de lacar os buracos e os cortes?
    •  # 252

      Colocado por: Ivo F.

      Qual a vantagem de lacar os buracos e os cortes?

      Essas zonas ficam protegidas e consequentemente o alumínio fica menos propenso a ter problemas.
    •  # 253

      Colocado por: hsiNo meu caso penso que o aspecto poderá não ter um grande impacto (embora o alumínio fique mais bonito), porque estámos a falar de uma casa de estilo tradicional, com janelas e portas "normais" e sem nenhum grande vão vidrado. A cor dos caixilhos será o branco o que poderá facilitar também a escolha.Pelo que li das suas palavras se o trabalho em alumínio não for bem feito claramente terei problemas futuros dada a próximidade do mar. Será o PVC mais indicado para este tipo de localizações, ou terei que pagar muito mais para ter um alumínio que aguente? Ou não terá a ver com o alumínio/tratamento e mais com o aplicador?


      Tem a ver com tudo. Ambos os sistemas são válidos para aplicar junto ao mar. Agora, é claro que o aplicador é importante na escolha, pois muitos não se preocuparão em tomar as devidas precauções. Mesmo no PVC, que leva aço no interior, e como tal o tratamento do mesmo tem influência na sua durabilidade.

      Colocado por: hsiRelativamente a caixa de ar, qual é que seria a indicada? Que dados são necessários para poder obter esta informação?
      Relativamente às diferenças de vidro e espessuras a única coisa que vejo de diferente é que num caso é sem protecção e noutro é com protecção de estores...


      CX16, de preferência.

      Sim, eu li isso, mas as espessuras do vidro não interferem na térmica, mas sim a sua caixa de ar e as películas que se venham a escolher, ou o gás argon na caixa de ar, ou perfil intercalar térmico (warm edge).

      Colocado por: hsiNeste caso estariamos a falar por exemplo vidro 6 caixa de ar de (???) e exterior 44.1? No piso superior em vez de laminado poderia ser 6 + caixa de ar + 8?
      Garantidamente estaria acima dos referido no PCE.


      Por exemplo, mas o laminado é preferível colocar por dentro, para proteger as pessoas em caso de eventual quebra.

      Colocado por: Anonimo06082021exacto....conheço uma empresa que faz sempre assim.

      só vai a lacar os cortes e os buracos,os perfis já foram lacados antes.


      Sabe que o alumínio é lacado a 300ºC, certo? E sabe que a 1ª lacagem perde as suas propriedades quando vai uma 2ª vez lacar?

      Deve saber também que a lacagem nos topos (seja só nos topos ou integral) impossibilita que as peças sejam "encaixilhadas" convenientemente. Os topos deixam de ficar lisos, ficando embolados. Já não devo ter fotos de uns testes que fizemos em tempos, mas aquilo "é tão bom", que só vendo com os próprios olhos é que se percebe a tremenda patetice que é.

      Além disto tudo. Todas as marcas de alumínio retiram toda e qualquer garantia que o alumínio tem. Não se pode fazer.

      Soldar tudo também perde a garantia, mas pelo menos fica uma caixilharia bonita na mesma. Até começar a dar problemas no sítio das soldaduras... (Por causa da liga aquecer na solda e enfraquecer a mesma).

      Colocado por: Ivo F.Qual a vantagem de lacar os buracos e os cortes?


      Nenhuma. É inventar e acaba por dar chatices no futuro. Se querem caixilharias como deve ser, contratem gente de confiança e certifiquem-se que fazem o trabalho convenientemente como as marcas indicam, não com invenções que só dão chatices em todos os aspectos. Dou uma dica: Há lacagem com protecção marítima. E não é muito mais cara. Também já disse aqui que os catálogos técnicos obrigam a colocar produto nos topos antes de serem encaixilhados uns nos outros. O produto que eu uso, no fim da cura, posso desapertar os esquadros todos e ele mantém-se colado na mesma. Há que usar a cabeça, mas para fazer bem, não para inventar, meus caros. Tenho a certeza que a empresa que o James fala, faz aquilo com a melhor das intenções, mas não é uma boa prática, é uma invenção que só dará chatices em caso de reclamações.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, mandrongo, MRK
      • hsi
      • 4 maio 2018

       # 254

      Colocado por: two-rokCX16, de preferência.

      Sim, eu li isso, mas as espessuras do vidro não interferem na térmica, mas sim a sua caixa de ar e as películas que se venham a escolher, ou o gás argon na caixa de ar, ou perfil intercalar térmico (warm edge).


      Obrigado pela ajuda.
      Assim sendo uma possível configuração seria o 44.1/16/6, que está certamente muito acima do que está no meu PCE. Não sei ainda ao nível de orçamentos que diferenças reais podem fazer as caixas e o seu impacto no orçamento final... em relação ao vidro é claro que terá sempre um impacto razoável.

      Não abusando da sorte entendo que deveremos escolher vidros em função da exposição solar. A minha tem apenas 3 janelas a norte (2xWC e 1 cozinha) e um "vitral" nas escadas. Todo o resto da casa está orientada a nascente/sul/poente. Quais seriam o vidros adequados para cada tipo de orientação? Os mesmos ou diferentes?

      É que no PCE só fala com ou sem estore e os vidros e com combinações Planitherm total/planilux e planiclear/planistar one respectivamente. Como já referido antes fico na dúvida se isto é coerente ou foi mais um copy past... Não fala em películas/warm edge...também não sei se necessita uma vez que os vãos são pequenos.

      Desde já obrigado às contribuíções de todos.
    •  # 255

      Colocado por: hsiNão abusando da sorte entendo que deveremos escolher vidros em função da exposição solar. A minha tem apenas 3 janelas a norte (2xWC e 1 cozinha) e um "vitral" nas escadas. Todo o resto da casa está orientada a nascente/sul/poente. Quais seriam o vidros adequados para cada tipo de orientação? Os mesmos ou diferentes?


      Se tiver estores pode descartar os vidros de controle solar, isto para um máximo de ganhos no inverno e baixando os estores quando necessário, no verão.

      Se tiver vãos a nascente, sul ou poente, sem estores, opte por vidros de controle solar nestes vãos.

      Colocado por: hsiÉ que no PCE só fala com ou sem estore e os vidros e com combinações Planitherm total/planilux e planiclear/planistar one respectivamente. Como já referido antes fico na dúvida se isto é coerente ou foi mais um copy past... Não fala em películas/warm edge...também não sei se necessita uma vez que os vãos são pequenos.


      Planitherm Total é um baixo emissivo sem controle solar mas temperado, ou seja, o ser temperado ou não, não altera nem a térmica nem o factor solar.

      O Planistar One é baixo emissivo com controle solar.

      É claramente um copy paste de dois projectos diferentes, pois temos espessuras diferentes, e um deles contempla um vidro temperado e o outro não. Não ligue muito a esse PCE, apenas se preocupe em cumprir os valores nele mencionados. Isso aponta para que classificação energática? A? B?

      warm edge, para já, não se preocupe com isso, convém chegar-se primeiro a um vidro bem aconselhado. Os extras vêm depois, se a carteira o permitir. :)
      • hsi
      • 4 maio 2018

       # 256

      Obrigado,

      Penso ter percebido a mensagem.
      E sim, isto deve ter sido um copy past e vou questionar, até porque segundo pude apurar o planiclear substituiu o planilux, ou seja, este útlimo já nem existe.
      Resumindo teremos (ou equivalente) O planilux combinado com o planitherm com estores e com o Planistar One sem estores.
      No entanto o PCE aponta para Classe A. (pondendo subir a A+ com a inclusão de caldeira a biomassa para aquecimento em vez de caldeira de condensação????)
    •  # 257

      Colocado por: hsiE sim, isto deve ter sido um copy past e vou questionar, até porque segundo pude apurar o planiclear substituiu o planilux, ou seja, este útlimo já nem existe.


      Correcto. Mas há quem dê nomes diferentes também. Vidro float também. Isso são tudo nomes para vidro normalíssimo, sem qualquer cor ou característica especial. Os outros nomes como planitherm, planistar e afins é que são os vidros "térmicos".

      Colocado por: hsiNo entanto o PCE aponta para Classe A. (pondendo subir a A+ com a inclusão de caldeira a biomassa para aquecimento em vez de caldeira de condensação????)


      Sobre caldeiras não o posso ajudar. Perguntei pela classificação alvo porque nesse caso deve optar por vidros com um factor solar "melhor" ou igual ao pedido, mas nunca muito melhor, pois isso pode fazer piorar a classificação. Um factor solar mais baixo é, por norma, considerado "melhor", pois filtra mais raios UV. Mas isso interfere nos ganhos no inverno e, como tal, pode fazer baixar a classificação. Deve sempre pedir ao projectista para fazer umas contas, antes de encomendar uma caixilharia com este ou aquele vidro. Isto se o factor solar diferir muito. Senão são peanuts.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
    •  # 258

      Colocado por: hsipondendo subir a A+ com a inclusão de caldeira a biomassa para aquecimento em vez de caldeira de condensação?
      em resumo é uma luta entre um combustivel de origem fossil (gás natural) e um renovavél.
    •  # 259

      Aproveitando a temática da caixilharia, como, em construção, consegue o dono de obra saber que o material a ser instalado é o material com as especificações definidas em projeto?
    •  # 260

      Colocado por: mandrongoAproveitando a temática da caixilharia, como, em construção, consegue o dono de obra saber que o material a ser instalado é o material com as especificações definidas em projeto?

      TEm o pré-certificado energético e aquando dos orçamentos pede com essas caracteristicas.
      Se for com o empreiteiro a fornecer... contratualiza no mínimo o que está em pré-certificado.
     
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