Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Nem um nem outro :).

Nas pontas dos tubos são soldadas ponteiras roscadas e depois é tudo roscado em acessórios inox de rosca (iguais aos do hidronil).

Ainda pensei no bicone por ser mais rápido, mas os acessórios em inox eram muito caros (50€ um joelho.. de 1/2..), e os de latão estavam postos de lado.

Assim fiz a vontade ao sogro e montou um sistema industrial xD completamente exagerado, mas posso dormir descansado.

Foi tudo tratado a 35 bares para certificar q estava estanque nas uniões, já que o tubo está desenhado para 100bares.

A minha ideia sempre foi o PPR (até comprei a polifusora..), mas tinha receio do circuito de água quente..
    Acabou por levar este.
    Na parte exterior (enterrada) onde liga á casa de banho dos anexos foi tudo isolado com Armacell de 19mm , e nos pavimentos Armacell de 9mm.

Nas paredes, para minha infelicidade teve levar de 6mm porque não dava espaço para mais..(paredes finas..).

Tive de gastar + em isolamento porque o inox tem perdas térmica mais elevadas, e a distância até á 2a casa de banho são uns 10m..

Logo se me lembrar ponho fotos dos tubos e acessórios.
  2.  # 342

A soldadura foi a prata?
  3.  # 343

Soldado com eletrodo de inox 316 (num inverter).
    Como o tubo tem uma parede muito grossa dá para soldar a arco, neste caso com os ditos eletrodos (da ESAB)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 344

Não tenho dúvidas sobre a tubagem,no entanto não é opção para todas as bolsas.
    • SS1128
    • 8 outubro 2018 editado

# 345

O material em si não é muito caro..cada vara de 6m de inox em 1/2 eram uns 35€, os acessórios eram carotes, mas nada impeditivo..no total das 2as casa de banho e cozinha estão uns 400€, mas nunca mais tem fim.

O problema é mesmo a mão de obra..já vamos com uns 5 dias completos de trabalho (2 fins de semana e a sexta feriado..). E ainda falta a última casa de banho..

E deve ser difícil arranjar quem faça destes serviços..agora tudo quer plástico porque é MUITO mais rápido e logo é mais barato..pelo menos a curto prazo.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 346

Colocado por: hsi

O que está previsto em projecto é PEAD para a distribuição exterior, PPR para a distribuição/ligação às caixas coletoras e PEX dos coletores aos pontos de consumo. Eu penso não ter referido zona interior, mas sim o contrário. A casa fica a 600 metros do mar.
    De qualquer das formas vou avaliar a situação. Se calhar vale mais gastar um pouco e ficar melhor servido.

Você há uns tempos atrás não me tinha dito que a casa não era perto da ria nem do mar?

Se é a 600 metros do mar, eu punha um sistema bom. Gasta hoje, poupa amanhã.

A Viega tem um sistema bom para meter aí.
  6.  # 347

Colocado por: SS1128Nem um nem outro :).

Nas pontas dos tubos são soldadas ponteiras roscadas e depois é tudo roscado em acessórios inox de rosca (iguais aos do hidronil).

Ainda pensei no bicone por ser mais rápido, mas os acessórios em inox eram muito caros (50€ um joelho.. de 1/2..), e os de latão estavam postos de lado.

Assim fiz a vontade ao sogro e montou um sistema industrial xD completamente exagerado, mas posso dormir descansado.

Foi tudo tratado a 35 bares para certificar q estava estanque nas uniões, já que o tubo está desenhado para 100bares.

A minha ideia sempre foi o PPR (até comprei a polifusora..), mas tinha receio do circuito de água quente..
    Acabou por levar este.
    Na parte exterior (enterrada) onde liga á casa de banho dos anexos foi tudo isolado com Armacell de 19mm , e nos pavimentos Armacell de 9mm.

Nas paredes, para minha infelicidade teve levar de 6mm porque não dava espaço para mais..(paredes finas..).

Tive de gastar + em isolamento porque o inox tem perdas térmica mais elevadas, e a distância até á 2a casa de banho são uns 10m..

Logo se me lembrar ponho fotos dos tubos e acessórios.

Está preparado para montar um hospital aí :-)
    • hsi
    • 8 outubro 2018

# 348

Colocado por: SkinkxVocê há uns tempos atrás não me tinha dito que a casa não era perto da ria nem do mar?

Se é a 600 metros do mar, eu punha um sistema bom. Gasta hoje, poupa amanhã.

A Viega tem um sistema bom para meter aí.

Obrigado pelo nota. Isso da Viega é capaz de ser carote???!!!

Disse que não era na Ria. Não tenho ideia de ter dito que não era perto do mar. Mas se disse peço desculpa, porque assim não é.
  7.  # 349

Colocado por: hsi

Obrigado pelo nota. Isso da Viega é capaz de ser carote???!!!

Disse que não era na Ria. Não tenho ideia de ter dito que não era perto do mar. Mas se disse peço desculpa, porque assim não é.

A Viega tem rede multicamadas com acessórios de plástico, de bronze ou inox, outras marcas também têm bronze/plástico para multicamada, mas inox acho que só a Rehau também tem.

Há outras marcas (Uponor) com sistemas PEX com acessórios plástico.

Eu evitaria o uso de latão, se possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
    • hsi
    • 8 outubro 2018

# 350

Colocado por: Anonimo06082021hsi
    se calhar já estou a falar demais aqui no seu tópico...

Boa noite.
    Acho que não, é exatamente este tipo de argumentação que procuro e acho salutar. O seu e de todos.

Vi a questão do Inox, percebi o porquê da utilização e percebi que não vou por aí... 5 casas de banho, 1 cozinha e outra pré instalada??? Nahhh

Já falamos em PEX no passado. Recomenda ou não recomenda algum produto? Já não falo nos profissionais a instalar...
  8.  # 351

Colocado por: Anonimo06082021

só tem tês e curvas....os acessórios terminais,femea e macho, não são em inox. (isto em Portugal)

mas na Alemanha,numa determinada localidade,tem um sistema "misto" em que os tubos (rolo) e os acessórios são totalmente em inox.

Mas pelo menos são em bronze. Ou plástico, mas aqui não tenho a certeza.
    • hsi
    • 8 outubro 2018

# 352

é melhor menos e equilibradas do que muitas e na retranca....e na retranca refiro-me a tudo.

Sim, eu percebo o que diz, mas no meu caso houve uma necessidade tentar de criar 3 áreas independentes. Mais a de serviço (4) . A dos anexos podia ser evitada, mas não vai ser essa o problema
    • hsi
    • 8 outubro 2018

# 353

Sim, o preço será o problema... talvez não o preço, mas o equilíbrio do preço.
  9.  # 354

tubo hidronil??...isso foi hà quantos anos??

porque não fez a canalização toda em inox?

Não foi, está a ser :) ainda falta acabar a coisa.

Tirando o trabalho extra que dá o hidronil, não vejo problema algum nele. Tirei os velhos lá de casa, com + de 40 anos e não estavam furados , comidos etc ..e estavam mesmo espetados no cimento :)

A instalação não foi toda inox simplesmente pelo factor custo, e por ser desnecessário.

A casa está ligada à rede pública e estará em carga entre os 2~4 bars, bem dentro dos limites do hidronil.

Dado que o ponto fraco do hidronil sempre foi os acessórios em latão, eliminou-se o problema usando acessórios em inox 316.

Relativamente às soldas, deveriam ser a tig para uso industrial, mas mesmo assim, em muita empresa não se usa pelo custo acrescido.

Para uso doméstico, não tem qualquer problema o uso de eletrodo, já que pelo menos 35 bars aguenta (bem mais que alguma vez vai passar nesses tubos).

Há aí muito bom trabalho de solda feito a eletrodo... é preciso é saber... aliás tenho lá bons exemplos disso.

Fotos da instalação tenho de tirar, ontem não tive oportunidade, a ver se trato disso hoje.

Relativamente ao pex, não faço ideia que tipo é, só sei que o vi instalado em casa de colegas e parece-me fraquinho.

Também pedi várias opiniões em casas da especialidade e o pex era sempre o ultimo..

INOX
    PPR
    MC
    PEX

A única vantagem que apontavam ao PEX era a famosa possibilidade de trocar o tubo se rebentar..o que pelo que já li, não é assim tão simples.

O MC gosto do conceito, já tive isso lá em casa antes das obras, e levar a água quente e funcionou sempre bem..mas tinha o problema dos acessórios em latão..

De todos, o que mais gostei foi o PPR..
    Comprei a polifusora e depois de umas leituras meti-me a fazer circuitos..posto em carga e a frio aguentou 35bars..
    Feito por alguém sem qualquer experiência..

Convenceu-me bem..não fosse a falta de confiança do empreiteiro (eu, ahah) nas fusões e estaria lá o PPR.

Isto só para terminar (que já vai longo), nem tudo o que é velho é fraco.. aliás, já tem é muito ano de teste..

Se o PEX era bem mais barato e rápido que o hidronil + inox? Sim, valerá a pena a preocupação extra que acarreta a longo prazo? Não me parece..uma avaria no esquentador, água a ferver no cano e pimba, já foste (já foi relatado cá no fórum..).
    Dá para trocar o tubo? Talvez, mas qual a utilidade disso? Depois de estar feito eu quero é esquecer que lá está, não é pensar que pode dar o peido, mas posso sempre trocar.. é um falso argumento. Já para não falar nos problemas de isolamento (ou falta dele..)..

Enfim, é assunto com pano para mangas..
  10.  # 355

O PVC está a ser progressivamente retirado das redes hidráulicas devido à presença de metais pesados, chumbo, ftalatos, etc, ou seja, por razões de saúde.

Você tem uma instalação toda em inox a jusante, é uma pena que a montante tenha metido PVC e não algo extremamente simples, como um tubo de PEAD.

O PVC já só deveria ser usado em esgotos.
  11.  # 356

Mas numa instalação "fatela" como milhares de outras, "para o que é" até era capaz de aceitar. A questão é que depois você tem tudo em inox, ora, por esse ponto de vista também merecia algo melhor a montante.

PS: há mais de 10 anos que não uso PVC em abastecimento de águas.
  12.  # 357

A puxada de água da rua até á casa está toda em PEAD, dentro (distribuição de água fria) é que é suposto usar PVC rígido..sendo que desconhecia essa questão de 'saude'
    Será que isso se aplica ao produto a ser vendido hoje em dia? Ou é algo mais relacionado com o PVC antigo (dado que as formulações estão sempre em evolução)?
  13.  # 358

Aplica-se a todo o PVC.

"Leaching studies conducted in the US found that CPVC plumbing pipes leached potentially toxic chemicals such as chloroform, tetrahydrofuran, methyl ethyl ketone , acetate into drinking water. These chemicals may cause cancer in Human beings. They also cause ozone pollution. Phthalates effect the liver. "
    • SS1128
    • 9 outubro 2018 editado

# 359

Desconhecia essa questão... é aqui q se vê o valor do fórum.
    Já vai ser eliminado o PVC rígido da rede de água fria, dói mais na carteira, mas tenho de encomendar mais uns tubos de inox :)
  14.  # 360

Pode meter outros plásticos que, daquilo que sabe hoje, não têm o mesmo potencial para a saúde que tem o PVC. Claro que metendo inox, como você sabe, fica outro serviço.

0.0720 seg. NEW