Iniciar sessão ou registar-se
    • hsi
    • 9 outubro 2018

# 361

Colocado por: Anonimo06082021então qual é o sistema que escolheu?

Bom dia,

como diz o outro, eu de tubos percebo bola, pelo que a minha ideia seja seguir o que está no projeto. PEAD exterior, PPR distribuição e PEX dos coletores interiores ao ponto de consumo.
    Tem outra sugestão?
    Obrigado.
  1.  # 362

Colocado por: SkinkxAplica-se a todo o PVC.

"Leaching studies conducted in the US found that CPVC plumbing pipes leached potentially toxic chemicals such as chloroform, tetrahydrofuran, methyl ethyl ketone , acetate into drinking water. These chemicals may cause cancer in Human beings. They also cause ozone pollution. Phthalates effect the liver. "

Também serve para o PVC das caixilharias? Vou já chatear a CMartin. :P

Isto falou-se em tempos também no PVC das caixilharias, mas a informação era muito pouco clara. Opiniões sempre divergentes.
  2.  # 363

Colocado por: two-rok

Também serve para o PVC das caixilharias? Vou já chatear a CMartin. :P

Isto falou-se em tempos também no PVC das caixilharias, mas a informação era muito pouco clara. Opiniões sempre divergentes.

Mas o PVC das caixilharias você não come em cima dele nem bebe a água que passa dentro dele.

Isto tem a ver com requisitos do tipo alimentar, o PVC continua a poder ser utilizado para milhares de fins, simplesmente em redes de águas há materiais mais adequados em termos de higiene e saúde humanas.

No novo regulamento julgo que nem sequer será permitido usar PVC em redes de águas.
    Concordam com este comentário: two-rok
  3.  # 364

É curioso que na especificação da marca indicao a não-toxicidade do PVC..

Se já existem estudos , porque ainda se comercializa este tipo de material?
      Screenshot_20181009-120336.png
  4.  # 365

"vinyl chloride (an ingredient of PVC) has been found to be carcinogenic. After that was discovered, regulations limited the amounts of vinyl chloride allowed in PVC water pipes. However, EPA-allowed amounts still exist. The greater concern is in the solvents used to glue the joints and in the metallic components used to guard the piping from heat degradation."

https://www.kudzu.com/article/PVC-Pipes-Are-They-Safe-for-Drinking-Water-id10001493
  5.  # 366

Colocado por: ****Mas todos os ramais , no exterior são em PVC !

De certeza? Ou apenas aqueles que ainda não tiveram oportunidade de serem mudados por PEAD/HDPE? Isto é como tudo, não iam mudar os ramais todos de um dia para o outro. Mesmo assim, tenho que lhe dar alguma razão porque alguns ramais novos ainda são executados em PVC - erradamente, IMO, pelas razões explicadas atrás.
  6.  # 367

Vou tentar colocar fotos hoje do que já está feito, mas já especifiquei anteriormente os materiais usados.
    Relativamente à substituição de tubagem, deve-se ao facto de estar a renovar inteiramente a casa. A instalação existente utilizava hidronil para água fria (que esteve em funcionamento desde os anos 60 até este ano) e galvanizado que dada a natureza ferrosa da água do poço, foi-se rapidamente, sendo substituído por inox bicone nos anos 80 (instalação à vista).
    Em 2014 tirou-se o cilindro da casa de banho e levou um esquentador na cozinha. Foi feito um acrescento em multicamada entre a cozinha e a casa de banho onde ligou ao inox já existente.

Já reparou que o único sistema que não foi substituído foi o hidronil? Garanta-me que o PEX dura tanto tempo (1963 a 2018 - 54 anos).

Pode fazer mal á saúde (nenhum dos habitantes morreu de cancro..), mas lá que dura dura.

Relativamente às soldas, um aparelho TIG e respetivo gás, custa bem mais que um inverter e eletrodos.

Não compreendo como TIG é mais barato para si.
  7.  # 368

Colocado por: ****

PEAD , têm pvc !!!

Se calhar é ao contrário...
  8.  # 369

Não sei se é um troll ou não, mas pelas suas respostas vou presumir que sim.

Quando disse que não foi substituído, obviamente referia-me à moradia..

Mas por acaso até se usou o resto de tubo para desenhar o circuito :)

De qualquer forma não vou poluir mais o tópico do hsi com disputas inúteis.
    Você adora o PEX , mas não se justifica..eu dei os meus argumentos, você não deu nenhum. Limita-se a inventar defeitos, dado que não encontra argumento para contrapor os meus..tirando o 'ah e tal so viu um sistema'. Quantos sistemas é que você acha que a maioria dos DOs vê?

Enfim. Término aqui a discussão.
  9.  # 370

Paredes em Betão? É alguma cave?
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  10.  # 371

Colocado por: SS1128Não sei se é um troll ou não, mas pelas suas respostas vou presumir que sim.

Ora então de troll gostaríamos de ter todos um pouco, pelo menos os que gostamos de "trolbalhos" bem feitos.. 😀

Colocado por: SS1128 ...Limita-se a inventar defeitos, dado que não encontra argumento para contrapor os meus..

Você está mesmo a leste do ponto onde o sol nasce!

Colocado por: SS1128

Enfim. Término aqui a discussão.

Pois enfim! Se era para falar de tubos...
    Mais vale, não vai ser que o "trol-ha" ainda aprenda algo consigo!
  11.  # 372

Que grande confusão, para quem n percebe nada de canos (eu), não consigo perceber o que é melhor ou não! Para o mês que vem devo ter reunião para discutir as especialidades e gostava de dizer algo sobre os canos.... e nada... Afinal o que recomendam? Inox? que sistema?
  12.  # 373

Colocado por: Anonimo06082021

já está a desconversar....era de prever

fiz perguntas simples e questionei algumas coisas sobre o que você disse...nada mais.

adoro tanto quanto você adora o hidronil..!!

não justifica para si.

não vi nenhum,esperava ver as fotos para poder dizer algo...assim não passam de palavras,falar é fácil.

e agora é que você não vai mostrar nada quase de certeza.....mas eu gostava de ver,a sério!

defeitos??...por ter falado que devia ter sido TIG?...não disse nenhuma mentira ou disse?

não sei,mas se calhar você está a pensar que são todos iguais como você...depende,alguns informam-se outros nem por isso,é como tudo o resto.

eu costumo dizer que tem de haver de tudo....até TROLL`S que trabalham em tubos.

Claramente você tem problemas de interpretação de texto..
    Mas vou-lhe responder mais uma vez..

Eu quando disse "não se justifica" não me estava a refirir ao sistema PEX em si, mas antes a si, que diz mal de outros sistemas mas não argumenta razões válidas que favoreçam o PEX...
    E já agora eu não adoro o hidronil, longe disso, quanto muito "adoro" o PPR pelo principio de funcionamento da coisa, simplesmente acho-o BEM melhor e durável que o seu PEX..
    Falou em garantia e essa eu adorei..

Diga lá, qual é a garantia do seu PEX?
    Imensa presumo, de que lhe vale quando daqui a 5 anos rebentar um tubo (WARNING: situação hipotética in sight)? Vai chorar para o fabricante a reclamar? Força, leva o tratamento do costume..a culpa será do esquentador que avariou e derreteu o tubo, ou do instalador, ou de outra coisa qualquer, mas nunca seria do tubo. Que lhe vale a garantia?

Acha que me interessa saber a garantia que me dão para os tubos de hidronil? depois de estarem enterrados acabou a garantia. Mas de qualquer forma, tenho lá um tubo de hidronil com 54 anos de serviço, vou aproveitar a testar a pressão a que ele rebenta..

Disse que o PEX aguenta mais temperatura? Sem dúvida, mas eu nunca sugeri usar hidronil para tubagem de agua quente..para isso tenho lá os ditos tubos soldados a elétrodo e testados a 35 bars, que estarão cá muito mais tempo que qualquer instalação PEX que faça.

Aliás, basta procurar na internet e não faltam relatos de problemas com PEX/MC em circuitos de agua quente, em particular quando o aquecimento é feito em caldeiras a lenha ou esquentadores onde pode haver falha no controlo da temperatura..e depois olhe, lá se foram os tubinhos PEX.

Pode sempre trocar de tubo (se conseguir...), e você como instalador até agradece...depois de ter os corrugados chumbados no piso o DO já não tem muita opção, não é? Vai trocando e pagando.

Relativamente aos tubos PEX, realmente nunca me informei muito..ficaram logo fora de escolha..foi só visitar 4 ou 5 vendedores de material (onde os ditos instaladores vão buscar), e somar 1 +1. O único ponto positivo que lhe imputavam era o, hipoteticamente, poder trocar de tubo...mais nada.

E fica sempre bonito a caixa branca no WC ou cozinha para poder ir ver os seus tubinhos de quando em quando.

Enfim, isto já tomou uma orientação inútil para o fórum e para o colega hsi.

Relativamente às fotos, hão de aparecer quando tiver oportunidade. Sabe que há quem tenha de trabalhar e depois ir para a obra trabalhar mais um pouco..não é só escrever no fórum.

Continuação!
  13.  # 374

Não precisa criticar assim tão ferozmente um sistema que não conhece. Olhe eu moro num apartamento desde 2004, e sempre com PEX desse substituível (sim porque existem tantos sistemas PEX diferentes uns dos outros, uns deles substituíveis outros não), e olhe que até à data zero problemas. Nem sequer foi preciso substituir nada. É certo e sabido que o hidronil já não se usa habitualmente desde os anos 90 ou coisa que o valha, olhe meta-o com abraçadeiras do lado de fora de uma parede para ver tão bom que ele é...

Agora com isto ninguém está a querer dizer mal da sua escolha, existem outras soluções que podem ser escolhas mais acertadas e mais actuais, simplesmente cada um tem direito de opinião e é isso que se troca aqui, opiniões e experiências.
    Concordam com este comentário: Marcopom
  14.  # 375

O colega Anonimo06082021 é que entrou numa de "ataque", por assim dizer, sem qualquer motivo para isso.

Eu apenas dei a minha opinião relativamente ao sistema, baseada em opiniões recolhidas um pouco por todo lado..
    Sou canalizador? Não, dei a minha opinião como DO..
    Eu não considero o hidronil o sistema perfeito, longe disso, é antiquado, lento e pelos vistos, tóxico.., prefiro 1000x o PPR, mas quem o instalou não conhece/sabe aplicar PPR. O PEX, no seu todo, não me inspira confiança.
    Eu indiquei os pontos que para mim são negativos em relação ao PEX, não disse que não gostava e ponto.
    Mas volto a repetir:
    Para ser possível trocar o tubo é preciso estar bem instalado, o que nem sempre acontece;
    Os acessórios são fracos;
    É muito difícil (ou até impossível), aplicar isolamento no PEX (garantindo a sua substituição) o que, no meu caso, era péssimo dado ter 11m entre o ponto de geração e o último ponto de consumo..
    Implica ter caixas horríveis na parede. Dá para esconder? Sim, mas não deixam de lá estar.

Relativamente ao hidronil ao sol..essa é uma falsa questão dado que numa casa fica chumbado..
    E tenho tubos em hidronil à 20 anos em casa dos meus pais, eu constante pressão, ao sol todo o ano e ainda não verte..

O PPR também não pode apanhar UV, e aqui na empresa temos duas casas de banho que foram remodeladas e têm o PPR no exterior, estatelado ao sol..

Aliás, eu na instalação cá de fora vou usar PPR (já que tenho a polifusora..), porque o considero um melhor sistema..mas pronto, cada um tem a sua opinião, há quem goste, há quem não goste e até há aqueles que não têm opinião (a maioria talvez..) só querem agua quente a sair nas torneiras.

Continuação!
  15.  # 376

Colocado por: Anonimo06082021são tantas as baboseiras que nem vale a pena responder...é tempo perdido.

esqueci-me foi de lhe perguntar qual é a cor do PPR que mais gosta?
    Concordam com este comentário:SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SS1128

O colega é claramente incapaz de ter uma discussão civilizada, em particular se a outra parte não concordar.

Em tantos posts não apresentou 1 argumento válido.

Enfim.

Em relação ao PPR , azul sempre..FCP always. :D
    • hsi
    • 12 outubro 2018 editado

# 377

Colocado por: Anonimo06082021nunca se sabe se ele não vai pela sua opinião e mete tubo hidronil na canalização dele....quem sabe.

Por acaso estava a pensar meter galvanizado, uma vez que de toda esta discusão pouco se aproveitou.

Tirando alguns camaradas que deram imputs com sentido (o que desde já agradeço), outros ainda não percebi o que aconteceu. Interessante seria... oh pá, podias fazer assim, assado, cozido, com estes materiais e aqueles, na minha opinião era de evitar blá blá, etc etc etc
    Mas percebo que isso era dar informação a mais. Não só neste caso, mas em muitos casos por aqui...

Mas não, perdemo-nos em lateralidades...
    Concordam com este comentário: two-rok
    • hsi
    • 12 outubro 2018

# 378

Colocado por: SS1128..FCP always

Algo que valorizou o meu tópico :) :) :)
    • hsi
    • 12 outubro 2018

# 379

Colocado por: Anonimo06082021já lhe deram uma opinião....a do hidronil e dos acessórios em inox soldados a eléctrodo.

Oh, lá está você na paródia...
  16.  # 380

0.0885 seg. NEW