Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Eu fazia a cozinha toda a direto com uma ilha no meio.
    Mas pelo espaço em branco depreendo que vá fazer tipo copa.
    Boa sorte com o projeto
    • hsi
    • 25 fevereiro 2018

# 22

Colocado por: ratodecasaEu fazia a cozinha toda a direto com uma ilha no meio.
    Mas pelo espaço em branco depreendo que vá fazer tipo copa.
    Boa sorte com o projeto

Obrigado,

Sim em principio está prevista uma ilha alinhada com a "cozinha", ficando o resto para copa. Essa foi uma das alterações que fizemos já na fase final, que me esqueci de colocar aqui. Reparei que neste desenho ainda está a lareira que entretanto tiramos.

Relativamente a especialidades, também estão a andar. Tenho dúvidas em muitas delas, até porque não sou entendido... vamos ver como corre...
  2.  # 23

Pode indicar para onde é o norte?
    Quer mesmo uma casa de banho para cada quarto? Porque não 1 wc na suíte é 1 partilhado para os 2 quartos do 1° andar?
    Quer mesmo todos os wcs equipados com bidé? Gasta mais dinheiro com essas escolhas.
    Onde é que vai colocar a TV na sala? Presumo que a parte mais perto da cozinha seja a parte da sala de jantar, sobrando a parte mais perto da entrada. Nessa zona tem muitas portas que não ajudam muito.
    Isto é a minha opinião.
    Concordam com este comentário: i.seabra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hsi
    • hsi
    • 25 fevereiro 2018

# 24

Colocado por: clasusPode indicar para onde é o norte?
    Quer mesmo uma casa de banho para cada quarto? Porque não 1 wc na suíte é 1 partilhado para os 2 quartos do 1° andar?
    Quer mesmo todos os wcs equipados com bidé? Gasta mais dinheiro com essas escolhas.
    Onde é que vai colocar a TV na sala? Presumo que a parte mais perto da cozinha seja a parte da sala de jantar, sobrando a parte mais perto da entrada. Nessa zona tem muitas portas que não ajudam muito.
    Isto é a minha opinião.

Obrigado pela sua opinião.
    Adicionei a orientação na figura, conforme solicitado... A casa foi orientada Nascente-Sul-Poente, onde na nascente fica o jardim e anexos, e a poente a entrada/rua.
    A questão das 3 casas de banho tem que ver com o facto da casa ser para 5 pessoas, com privacidades distintas e este foi um objectivo definido à partida.
    Os bidés..? boa questão!!! Está definido, mas não sei se vamos manter ou não, mas provávelmente sim.
    TV Sala... Correcto, a ideia é fazer uma sala de estar e jantar. Esta última junto da cozinha como diz... A questão da porta na "sala de estar" ainda nos coloca dúvidas exatamente pela colocação de móveis, televisão e etc's. Caso tenha uma sugestão agradeço... :)
      RC2.PNG
    • hsi
    • 25 fevereiro 2018

# 25

Colocado por: zedasilvaNesta fase, expor o projeto de arquitetura poderá ajudar a um ou outro "pormaior" a ter em conta nas especialidades.
    Boa sorte para a obra.
    Concordam com este comentário:antonylemos,Marcopom
  3.  # 26

Se colocar a entrada da sala mais para a esquerda, fica alinhada com a do "escritório", perto do WC e já não necessita da outra de correr virada para as escadas. Ganha paredes e elimina portas.
    Não sei que tipo de utilização pretendem para a copa, mas essa cozinha tem layout para uma banca de fora a fora, com uma grande ilha ao meio com 4 lugares sentados numa extremidade.
    • hsi
    • 25 fevereiro 2018

# 27

Colocado por: ratodecasaSe colocar a entrada da sala mais para a esquerda, fica alinhada com a do "escritório", perto do WC e já não necessita da outra de correr virada para as escadas. Ganha paredes e elimina portas.
    Não sei que tipo de utilização pretendem para a copa, mas essa cozinha tem layout para uma banca de fora a fora, com uma grande ilha ao meio com 4 lugares sentados numa extremidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hsi

Obrigado.
    Vamos estudar a questão da porta, provavelmente em obra.
    Relativamente à ilha, isso já está definido e vai levar... Se depois vamos colocar lugares sentados como diz ainda não sabemos, mas acho que percebo o que quer dizer e tenho espaço para isso... penso que pode ficar bem. O único senão que vejo de momento é ficar com um "enorme espaço fixo" ocupado no meio da cozinha.
    Mas vamos avaliar todas as hipoteses. Agradeço a sua opinião.
    • hsi
    • 25 fevereiro 2018

# 28

Gostava da obter da vossa parte mais opiniões acerca das plantas e também das especialidades, pelo que lanço aqui um desafio a quem quiser contribuir.

A rede externa de águas será em PEAD, interior em PEX e descarga PVC. Isto faz sentido? São os materiais que se devem utilizar? Se em relação ao PEAD e PVC não me parece nada de mais já o PEX fico com dúvidas... Porque não Multicamada ou PPR?

Sei que existem vários tópicos relativos a este tema, mas não sei se são genéricos ou se posso aplicar ao meu caso...
  4.  # 29

Relativamente à parte técnica, deixo para quem sabe do assunto. Todas as opiniões dadas são na perspectiva de utilizador.
    Tenho a admitir que a sua planta mas no RC é esquisita. Isto, porque esse corredor em L não me agrada (claro que não é a mim que tem que agradar mas sim a si). Para além disso, entrar em casa e dar com uma parede de frente também não é uma boa ideia.

Talvez o Pedro Barradas lhe possa dar uma opinião profissional quanto a problemas de disposição das divisões entre outros.
  5.  # 30

Uma vez que tem a arquitetura aprovada ou a aguardar aprovação, pouco lhe interessam agora comentários relativamente à disposição dos espaços, áreas, circulações, etc. É que com tantos inputs de sugestões de alterações, vai acabar por começar a construção da casa a pensar que deveria ter uma planta completamente diferente.

Não sei se já mora próximo do mar, mas uma das coisas muito importantes a ter em conta são os materiais de acabamento no exterior. Dê uma volta na envolvente ao seu terreno e veja as opções dos vizinhos e o respetivo estado de conservação.

Vou acompanhar. Boa sorte.
    Concordam com este comentário: zedasilva, NPRP
  6.  # 31

Nas espacialidades tenha atenção às zonas onde vão passar tubos de queda e chaminés.
    Quase nunca é previsto e depois em obra partem-lhe a estrutura toda.
    • hsi
    • 27 fevereiro 2018 editado

# 32

Colocado por: mandrongoUma vez que tem a arquitetura aprovada ou a aguardar aprovação, pouco lhe interessam agora comentários relativamente à disposição dos espaços, áreas, circulações, etc. É que com tantos inputs de sugestões de alterações, vai acabar por começar a construção da casa a pensar que deveria ter uma planta completamente diferente.

Não sei se já mora próximo do mar, mas uma das coisas muito importantes a ter em conta são os materiais de acabamento no exterior. Dê uma volta na envolvente ao seu terreno e veja as opções dos vizinhos e o respetivo estado de conservação.

Vou acompanhar. Boa sorte.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Bom dia e obrigado,

As opiniões são sempre bem vindas e podem confundir, mas temos que filtrar, porque muitas vezes existem razões para as coisas estarem/serem como são e não é do conhecimento de quem comenta. No entanto todos os alertas são importantes.
    Como aqui foi dito um corredor em L parece estranho e é... por isso tem uma porta direta para a sala para tentar eliminar o efeito de entrar para a parede... mas depois tira-se uma parede à sala... foi um compromisso. Tentamos por a porta de entrada noutro sitio mas não ficava bem nos alçados, daí a escolha.

Eu moro a cerca de 500 metros de onde vou contruir. Estou atento às construções que aqui se vão fazendo e as que existem; Posso dizer que já vi coisas que não vou fazer e que também não vão ao encontro do que se tem falado aqui no forum.

Mais uma vez obrigado e espero contar com as suas contribuições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
    • hsi
    • 27 fevereiro 2018

# 33

Colocado por: zedasilvaNas espacialidades tenha atenção às zonas onde vão passar tubos de queda e chaminés.
    Quase nunca é previsto e depois em obra partem-lhe a estrutura toda.

Obrigado.
    Em relação às chaminés isso foi acautelado, em relação aos tubos de queda nunca se falou nisso, mas vou falar, porque nunca se sabe.
  7.  # 34

Gosto de tudo no geral.
    Vai gastar "algum" em casas de banho!
    Vai ter garagem?
    Se tiver, onde vai ficar localizada?
  8.  # 35

Colocado por: hsivou falar, porque nunca se sabe.

Por norma ninguém liga, depois em obra metem aquilo a passar no meio das vigas.
    • hsi
    • 27 fevereiro 2018 editado

# 36

Colocado por: 21papaleguasGosto de tudo no geral.
    Vai gastar "algum" em casas de banho!
    Vai ter garagem?
    Se tiver, onde vai ficar localizada?

Boa tarde,
    Sim, tenho ideia que vou gastar "algum" nas casas de banho e noutros sitios também :(
    Garagem, sim. Algo como está na imagem.... Mas um carro vai ficar cá fora porque a mota precisa de muuiiito espaço :) :) :)
      Garagem.PNG
    • hsi
    • 27 fevereiro 2018

# 37

Colocado por: zedasilva
    Por norma ninguém liga, depois em obra metem aquilo a passar no meio das vigas.

Obrigado,

Na próxima reunião já vou falar na "coisa" :)
  9.  # 38

Colocado por: hsiNa próxima reunião já vou falar na "coisa" :)

Comece lá a construir, porque vou ter uma no Bairro da Misericórdia e cada vez que lá for passo por aí só para meter nojo.
    :)
    Concordam com este comentário: Racso77
    • hsi
    • 27 fevereiro 2018

# 39

Colocado por: zedasilva
    Comece lá a construir, porque vou ter uma no Bairro da Misericórdia e cada vez que lá for passo por aí só para meter nojo.
    :)

Boas,
    A porta vai estar aberta.. :) mas para meter nojo não :)
    Se vai estar por aqui, e pelo que tenho lido, TALVEZ ainda possamos falar em mais do que meter nojo... mas não pago deslocação :) :) :)

Obrigado pela sua ajuda até ao momento.
  10.  # 40

Colocado por: hsimas não pago deslocação :) :) :)

Tb aceito Pão de Ló
    :))
    Concordam com este comentário: hsi, clasus

0.0323 seg. NEW