Colocado por: coisasdacasaPara já o eucalipto devia ser completamente proibido
Colocado por: coisasdacasaé um CANCRO
Colocado por: coisasdacasaCalculo que quem andou a "investir" em eucaliptos (aka dinheiro facil)
Colocado por: clasus
Eu faço-o por sua causa. Você só vê a questão da segurança (que OBVIAMENTE É IMPORTANTE) e nada mais. Veja as coisas no lugar dos proprietários.
Colocado por: eu
Não, tivemos 40 mortes numa estrada coberta por floresta densa e seca. Eucaliptos ou pinheiros, o resultado é o mesmo. O problema está no "densa e seca" e não na espécie.
Só serve mesmo para isso não é?
Então tome lá umexemploaqui do fórum.
Colocado por: ThingsHappen
Está a perder o Norte nas suas intervenções e a dizer asneiras. Está cego no seu ponto de vista e isto não vai a lado nenhum. Vai ficar como um burro a olhar para um palácio quando, depois de toda a gente cumprir escrupulosamente a lei, vir que os problemas continuam a acontecer...
Aí, tão patarata como quem legislou, irá virar-se para outro alvo qualquer...sei lá...para o vento...e irá tornar rajadas acima de XX km/h ilegais.
Gente morreu no meio dos matos.
Gente morreu em acidentes (inclusive atropelados) por causa do fumo e falta de visibilidade.
Pergunte-se porque raio não cortaram a estrada quando estavam carros de bombeiros lá plantados à espera do comando para intervirem... (esta medida da gestão das corporações por comandos mais abrangentes é recente, e uma asneira que a meu ver resultou em mortes...mas como são decisões políticas...)
Admito que li coisas correctas, mas mostra uma intransigência e rigidez em aceitar outros pontos de vista ou sequer analisá-los com o devido "desconto"...Não há volta a dar.
Fiquei curioso, no entanto, sobre onde acha que a "força" o irá levar, e de novo na insistência do "defeito português".
Colocado por: SkinkxO eucalipto nem para apoio na agricultura (como os postes de pinho), nem para paletes, nem para estruturas de madeira,
Colocado por: CaravelleUm texto interessante:
Carta aberta so Sr. Primeiro-Ministro
Cumprimentos.
3) Portugal (e a Galiza) inverteu o ónus da responsabilidade, passando-o do dono da casa, como é lógico e é adoptado na generalidade dos países, para o dono dos terrenos envolventes.
Colocado por: larkheOh Skinx e quem não tem Eucaliptais? tb pensa n rendimento facil? ou o seu foco é só para quem tem lucro facil com os eucaliptais?
E o Estado Limpa?
Não tenho Eucaliptais , não tenho lucro facil e tenho de limpar na mesma .....
Isso que apresenta é so conversa de tanga ....
Na zona centro, o eucalipto era muito usado para fazer as estruturas de madeira dos telhados. Parece que é uma madeira que, se não apanhar água, dura séculos... mas é uma madeira muito difícil de trabalhar: quando seca fica extremamente dura e até uma coisa simples como pregar um prego é um enorme desafio...
Para a agricultura não serve, em contacto com a água, a madeira apodrece muito rapidamente... ao contrário do pinho.
Na zona centro, o eucalipto era muito usado para fazer as estruturas de madeira dos telhados. Parece que é uma madeira que, se não apanhar água, dura séculos... mas é uma madeira muito difícil de trabalhar: quando seca fica extremamente dura e até uma coisa simples como pregar um prego é um enorme desafio...
Para a agricultura não serve, em contacto com a água, a madeira apodrece muito rapidamente... ao contrário do pinho.
Colocado por: Skinkx
Quer dizer, quem tem casas que são colocadas em risco pelas propriedade florestais de outrém é que ainda vai ter que ser responsável pela limpeza dos terrenos de outros, [...]
Colocado por: ClioII
A posição não é descabida, mas teria de ser aplicada a montante.
Repare numa coisa: há por aí muito e boa construção nova ou relativamente nova onde Judas perdeu as botas construída no meio do arvoredo denso. Como foi autorizado a construir lá é um mistério (ou não, porque há luvas bem quentinhas) porque genericamente são terrenos sem licença para construir.
Ora, a casa foi construída e o gajo ainda se gaba no café que comprou terreno a dez reis de mel coado por metro quadrado, manobrou uns cordelinhos na Câmara e foi um grande negócio digno de uma inteligência superior.
Agora "aqui d'el rei" que estou no meio do mato e a casa pode pegar fogo devido aos fogos florestais.
Ora que gaita, então a inteligência superior que construiu no meio do monte não sabia acautelar a sua própria segurança e comprar mais uns quantos metros quadrados em redor (já que foram ao preço da uva mijona)?
Onde é que isto se resolve então? Resolve-se que não se pode dar licença de construção a torto e a direito em lugares descabidos. E, se for possível dar a licença, têm de ser respeitados perímetros de segurança (da mesma maneira que têm que ser respeitados afastamentos entre construções, simples).
Não, tivemos 40 mortes numa estrada coberta por floresta densa e seca. Eucaliptos ou pinheiros, o resultado é o mesmo. O problema está no "densa e seca" e não na espécie.
Também certos comentários mas felizmente vivemos numa sociedade livre onde cada um diz o que quer mesmo que não faça sentido e/ou tenha razão.
Também o tabaco por exemplo.
Fácil é dizer fácil!
Só serve mesmo para isso não é?
Então tome lá umexemploaqui do fórum.
Colocado por: coisasdacasaDiga-me lá então a trabalheira que dá uma plantação de eucaliptos e os seus gastos.
Colocado por: coisasdacasaÉ preciso manutenção mensal? Não...
Colocado por: coisasdacasaGasta dinheiro em água? Não...
Colocado por: coisasdacasaÉ uma arvore atacada pelo bicho e doenças? Não...