Iniciar sessão ou registar-se
    • Ruipsm
    • 27 fevereiro 2018 editado

# 1

Boa noite foristas,

Estamos a precisar de uma segunda opinião por parte de algum arquiteto acerca do nosso projeto de arquitetura elaborado com um arquiteto.
    Precisava de alguém que me aconselhasse um arquitecto da zona de Matosinhos que me pudesse ajudar pois temos tido problemas com a Câmara para o autorizar e queremos perceber onde está o problema visto que já demos tempo de mais ao nosso arquiteto para tentar solucionar o problema ou problemas.
    Cumprimentos
  1.  # 2

Se colocar aqui as "duvidas" o pessoal ajuda dentro dos possiveis
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
    • Ruipsm
    • 27 fevereiro 2018 editado

# 3

Colocado por: zedasilvaSe colocar aqui as "duvidas" o pessoal ajuda dentro dos possiveis
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruipsm

Compreendo.
    Muito resumidamente esta é a história de todo o processo.
    O terreno e a especificidade da construção reconheço que não é fácil.
    O projecto entrou na câmara de Matosinhos a um ano com arquitetura, recebemos alguns ofícios para alterar algumas coisas que foram feitas, pensamos nós. Agora recebemos um ofício com diferimento de todo o projecto e o nosso arquiteto já prolongou o prazo para 60 dias para responder ao ofício. Pedimos ajuda/segunda opinião neste tópico para tentar mostrar tudo a outro arquiteto (por exemplo) e pedir segunda opinião pois o que estamos a verificar é que vamos chegar ao fim do prazo e mantermo-nos na mesma. Arquiteto não se "movimenta" bem na câmara, penso ser esse o grande problema
  2.  # 4

Qual a causa do indeferimento?
  3.  # 5

Colocado por: RuipsmArquiteto não se "movimenta" bem na câmara

As câmaras não podem deferir ou indeferir projetos em função do maior ou menos "jogo de cintura" dos técnicos.
    Existem leis. E elas são iguais em todo o país.
    Isto é a teoria.
    Na prática, todos sabemos que nem sempre é assim infelizmente
  4.  # 6

Qual a causa? Várias! Penso que o principal problema (por alguém que nos disse ) reside nos alçados (vermelhos/amarelos) feito pelo arquiteto pois uma parte é reconstrução e pelos vermelhos/amarelos eles não consideram reconstrução e exigem o recuo da construção por exemplo mais o passeio e essas coisas todas quando desde o início o pedido foi reconstrução. Dizem que a parte da construção e do que tenho visto aqui é a pior parte mas a nossa experiência no que diz respeito a arquitetura não é a mais animadora pois não "anda" nem sai do papel
  5.  # 7

O problema é que não sabemos ao certo o principal problema, ele não consegue audiência a tempo ou então não tenta sequer! Eu não sei mesmo por isso necessitamos de uma segunda opinião
  6.  # 8

Vermelhos e amarelos não tem nada que saber
    Vermelho - a construir
    Amarelo - a demolir
    Azul - a legalizar
    Preto - a manter
    Mas o pessoal das arquitetura já por cá passa.
  7.  # 9

Se calhar a reconstrução... Aumenta a volumetria pre-existente... E claro... Isso já não é enquadrável em reconstrução.. Pois está a ampliar, e assim tem de cumprir com os parametros urbanísticos previstos...
  8.  # 10

Poderei eventualmente ajudá-lo. Poderá contactar-me se quiser:
    Nuno Gouveia, arquiteto
    [email protected]
    +351 917 606 727
    nsgarq.wixsite.com/casa100
    arqui.planetaclix.pt
  9.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasSe calhar a reconstrução... Aumenta a volumetria pre-existente... E claro... Isso já não é enquadrável em reconstrução.. Pois está a ampliar, e assim tem de cumprir com os parametros urbanísticos previstos...

Sim nós (sem perceber muito da matéria) julgamos que o problema reside aí mas o que sabemos da Câmara é que o projecto não passa mas não sabemos qual o factor principal, mas pensamos que seja a reconstrução.
    Sim aumenta a volumetria do existente e por cima leva mais um piso de habitação.
    No projecto não há recuo dos metros que a lei exige pois o nosso arquiteto sempre entendeu como reconstrução o problema parece ser que a câmara não acha o mesmo!
    Agora o facto de pedir numa segunda opinião e alguém com alguma facilidade de movimento na câmara não é para contornar a lei ou algo do gênero, mas sim marcar uma reunião rápida com responsável pela arquitetura, pois a marcar por agendamento vamos esperar meses...
  10.  # 12

Colocado por: nunogouveiaPoderei eventualmente ajudá-lo. Poderá contactar-me se quiser:
    Nuno Gouveia, arquiteto
    [email protected]
    +351 917 606 727
    nsgarq.wixsite.com/casa100
    arqui.planetaclix.pt

Tem escritório em Matosinhos ou perto?
  11.  # 13

Sem contar que vai acontecer o que aconteceu a maioria das pessoas aqui, pedi um projecto para determinado valor e o valor real vai ser bastante superior pelo que me parece
  12.  # 14

em que localidade vai construir?
    Já tentou ver com o arquiteto da camara qual é o dia de atendimento sem marcação? penso que todos tem pelo que me parece, atendem um x numero de pessoas nesse horário sem marcação e por hora de chegada e pode tentar ver.

eu no inicio estive vários meses á espera para uma reunião de chacha, depois disso e quando quis alguma coisa foi ir 1hora mais cedo que o horário de inicio do atendimento daquele arquiteto da camara e esperar...
  13.  # 15

Sim o arquiteto já foi lá no dia que atendem sem marcação mas ainda não resolveu absolutamente nada e eu acho que neste momento o arquiteto se encontra numa situação que não sabe muito bem como sair dela, por isso preciso de uma nova opinião ou alguém que possa conduzir todo o processo a partir de agora por exemplo! Eu já dei muito tempo ao arquiteto para tentar resolver tudo são ouço para ter calma mas o que é certo é que passou um mês desde o diferimento e não houveram avanços nenhuns ou praticamente nenhuns! Por isso a nossa paciência acabou, já estamos a bastantes MESES com isto
  14.  # 16

o que diz o ofício exatamente??

penso que VC tem razão que o arqº meteu-se num beco sem saída. se tinha dúvidas devia ter ido no inicio do trabalho e reunido com o Arqº da CM.
    Quer-me parecer que é isso. Cabe a ele assumir isso e solucionar o problema, se tiver que recuar o projecto VC estaria de acordo? pois parece que ele está a fiar-se que vai conseguir que a CM ceda.
    • Ruipsm
    • 28 fevereiro 2018 editado

# 17

O ofício diz que não cumpre com alei das acessibilidades e fala em recuar, a distância do passeio. Erro nas medidas do WC que não cumprem acessibilidades e outros menos graves que não me lembro. Penso que o próximo passo que vou fazer é ir a reunião semanal com o arquiteto da câmara e com o arquiteto que está a tratar do processo e ver como de facto podemos viabilizar o projecto. Trocar de arquiteto só na última até porque já me constou que não é um processo fácil a troca. Se tiver que recuar teremos que ver como fica e se tem viabilidade para nós ou nao
  15.  # 18

Colocado por: RuipsmTrocar de arquiteto só na última até porque já me constou que não é um processo fácil a troca.

Não é verdade.
  16.  # 19

Colocado por: zedasilva
    Não é verdade.

Falaram me em direitos de autor! Não é verdade? Mas primeiro vou tentar mais uma vez e depois sim a paciência esgota se
  17.  # 20

coisa mais fácil do mundo. O Arqº novo tem apenas de informar o antigo por carta registada que a partir de aí vai tomar conta do projecto.

se não souber como fazer basta ligar á OA que eles explicam.

0.0276 seg. NEW