Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Como é que isso está no projecto de arquitectura?
  2.  # 62

Colocado por: ss_25PocOPara não ficar com os pilares saídos, estava a pensar fazer essas paredes interiores em tijolo 22.
    É HABITUAL... na arquitectura esse problema deveria já ter sido saneado/ planeado/ previsto.
  3.  # 63

No projeto de arquitetura os pilares ficam mais saídos que as paredes. É apenas em 2 ou 3 pilares. Mas por uma questão de estética e linearidade preferia esconder.

Há problema em usar um tijolo de maior largura nestas paredes?
    •  
      skypt
    • 8 setembro 2018

# 64

4.  # 65

Não tem problema... Mas tem de colocar a questão ao arquitecto. Chegou a pedir lhe explicações?!
  5.  # 66

Viva..
    Relativamente ao interior das paredes exteriores...para uma solução (convencional) com tijolo térmico 24 + pilares 25 betão, o que será ideal para o interior (projetado, Pladur c/lã,.?) e exterior (capoto?).

Obrigado
  6.  # 67

Tem de discutir as melhores opções com as pessoas que estão a fazer, ou fizeram os projectos.
  7.  # 68

Colocado por: Pedro BarradasNão tem problema... Mas tem de colocar a questão ao arquitecto. Chegou a pedir lhe explicações?!

Ainda não. Mas penso que o que me está a dizer é que é "culpa do arquiteto", certo? Ou até do engenheiro.

Não digo que não, mas tenho noção que a arquitetura não permitia muito mais. No piso 1 por exemplo, tenho apenas 2 pilares interiores, no entanto têm 25x25 e uma parede de 11 não os esconde. Mas tenho noção que provavelmente não seria possível reduzir a secção ou colocar pilares noutro lado.
  8.  # 69

não é culpa de ninguém, o arquiteto faz normalmente as paredes interiores com 15cm de espessura. O engenheiro tem de estudar as melhores soluções e possíveis para que a casa não caía, mas com o bom senso de não estragar o trabalho do arquiteto, nem do cliente que logicamente não vai gostar de ressaltos nas paredes.
    Portanto no fim deve haver uma relação entre o engenheiro e o arquiteto para entre os dois chegarem a uma solução final que seja viável para todas as partes.
    Concordam com este comentário: jorgferr, Pedro Barradas, zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ss_25PocO
  9.  # 70

Qual é a espessura normal de uma parede de pladur com 1 placa por face?
  10.  # 71

72mm a 94mm conforme a calha utilizada, se de 48 se de 70mm... mas em projecto normalmente representa-se com 70 ou 100m, isto é o minimo dos minimos.
  11.  # 72

@pedro tens aquele sistema que o Luís apresentou que pode ficar mais fino

Edit:

https://forumdacasa.com/?CommentID=1272117
  12.  # 73

Tenho visto este tema das microfissuras muito debatido aqui como uma desvantagem da alvenaria.
    Tratei recentemente de uma sala de 16m2 com sem exagero umas 300 microfissuras. Mas escavacando nelas, o que encontrava? Por exemplo quando 3 microfissuras se encontravam e escavacava nesse ponto, encontrava aí pedras de rio grandes vide por ex 5mm de largura. Ou seja a minha conclusao foi, onde quer que houvesse areias ou pequenas pedras o reboco descolava nessas zonas provocando as microfissuras. Dai, se usarmos um reboco sem areias e pedrinhas evitará essas microfissuras.
    O meu raciocinio está correcto?
    Nao estou claro a falar de grandes fissuras ocorridas devido à diferenca de materais por baixo como seja junção de tijolo com cimento simples.
  13.  # 74

Por isso e por outras razões que se deve utilizar argamassas prontas...
    Concordam com este comentário: ruben gaspar, riscos
  14.  # 75

Colocado por: Pedro BarradasPor isso e por outras razões que se deve utilizar argamassas prontas...
    Concordam com este comentário:ruben gaspar,riscos

Depende, há lá delas que esfarelam todas.
  15.  # 76

Colocado por: jccgoldTenho visto este tema das microfissuras muito debatido aqui como uma desvantagem da alvenaria.
    Tratei recentemente de uma sala de 16m2 com sem exagero umas 300 microfissuras. Mas escavacando nelas, o que encontrava? Por exemplo quando 3 microfissuras se encontravam e escavacava nesse ponto, encontrava aí pedras de rio grandes vide por ex 5mm de largura. Ou seja a minha conclusao foi, onde quer que houvesse areias ou pequenas pedras o reboco descolava nessas zonas provocando as microfissuras. Dai, se usarmos um reboco sem areias e pedrinhas evitará essas microfissuras.
    O meu raciocinio está correcto?
    Nao estou claro a falar de grandes fissuras ocorridas devido à diferenca de materais por baixo como seja junção de tijolo com cimento simples.

As microfissuras têm como primeira causa a retração, devido às evaporação da água.
  16.  # 77

Mas todas as fissuras com q me deparei sao em interior. Do que encontrei, a minha dedução é que os diferentes quoficientes de expansão térmica dos materais, provoca "descolagem" entre eles e quanto maior os objectos pior. Ou seja areias parece-me garantia de fissuras, e quanto maiores pior. O que apanho dentro das paredes é em algumas zonas pedras de rio com 4 ou 5mm, e no centro de certas fissuras lá estão elas.
  17.  # 78

Aproveitando o tópico, gostava de saber opiniões relativamente ao que me foi sugerido aplicar nas paredes, capoto a 8, tijolo termico 25 e pladur com calha de 3cm para permitir passar instalações.

Obrigado
  18.  # 79

Colocado por: Diogo VasquesAproveitando o tópico, gostava de saber opiniões relativamente ao que me foi sugerido aplicar nas paredes, capoto a 8, tijolo termico 25 e pladur com calha de 3cm para permitir passar instalações.

Obrigado

Naquela.
    Capoto de 8, muito bem, pondere o eps grafitado, de vez em quando está ao mesmo preço que eps normal.
    Tijolo de 25, sim se for tijolo ou bloco térmico.
    Acabamento em gesso cartonado sobre calha de 3cm. Porreiro, deduzo que seja só para passar rede energia eléctrica e ited sem abrir roços nas paredes . Mas pergunte ao projectista da electricidade e do ited pois a ideia é boa, mas os regulamentos têm de ser cumpridos, os tubos onde passam os cabos têm secções mínimas
    As caixas de aparelhagem têm mais que 3 cm de profundidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo Vasques
  19.  # 80

Acabamento em gesso cartonado sobre calha de 3cm já prefaz 4cm, mas é uma boa questão a fazer aos expert da matéria. Obrigado pela opinião

0.0287 seg. NEW