Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

e acha que o pladur tem o mesmo comportamento que o estuque??
  2.  # 122

????

isso para mim é novidade Joel, não acredito nisso.
  3.  # 123

Colocado por: marco1e acha que o pladur tem o mesmo comportamento que o estuque??

Para inercia termica?

Acho. O que interessa para inercia termica e a densidade do material. Para a mesma construcao, obviamente usar um material mais denso e melhor porque no final das contas a casa vai ser mais "pesada", ter uma massa maior. Neste caso, o estuque e o painel de gesso vao ser similares.

Uma casa tipica portuguesa tem maior inercia termica que uma casa tipica americana derivado dos materiais usados na construcao portuguesa serem mais "pesados". Uma casa portuguesa em termos de massa, deve ter uma massa superior a uma americana para ai umas 10 vezes (nao sei o numero mas nao me admiraria).

Se eu fizer as contas de uma parede americana de ~ 5 metros de comprimento por 2.20 de altura, com os componentes todos e sem isolamento (se bem que o isolamento e uma coisa leve) da-me qualquer coisa como 320kg, entre OSB, pladur e madeira.

Eu nao faco a minima ideia da massa de uma parede portuguesa mas sei que as minhas lajes de cimento que tem apenas 1.20 m x 0.6 m e 5 cm de espessura, pesam mais.

Em termos de energia dispendida o que vai interessar e a massa e o estuque vs pladur e ela por ela, se obviamente ambos tiverem o tijolo presente por tras
  4.  # 124

Estuque ( 3 camadas) = ~ 2-3 kg/m2

Pladur 1 painel de 15 mm = 2 kg/m2

De acordo com as tabelas que pude encontrar.
  5.  # 125

Mas o pladur é colado por pontos e fica caixa de 1 ou 2cm de ar e afeta a inércia
  6.  # 126

não acho nada disso

por favor, uma camada de estuque tem o mesmo comportamento térmico que uma placa de pladur?? não é o estuque em si que tem inercia térmica mas o que "deixa passar"
    meta ai os parâmetros de condutibilidade e comportamento hidrómetro dos dois, gostaria de ver isso.
  7.  # 127

??
    o cartão está lá apenas para vista

engraçado apos anos neste fórum em que sempre se disse uma coisa e agora é outra, estou abismado e...não acredito.
  8.  # 128

Colocado por: marco1não acho nada disso

por favor, uma camada de estuque tem o mesmo comportamento térmico que uma placa de pladur?? não é o estuque em si que tem inercia térmica mas o que "deixa passar"
    meta ai os parâmetros de condutibilidade e comportamento hidrómetro dos dois, gostaria de ver isso.

Estamos a falar de inercia termica e nao condutibilidade. Inercia tem somente e so a ver com a densidade de um material.

Relativamente a resistencia termica, pladur tem um RSI de 0.06 por cm de espessura e o estuque 0.014
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reator22
  9.  # 129

brincamos???

tijolo revestido a estuque versus tijolo revestido a placa de gesso cartonado tem a mesma inercia térmica ???? é disso que estamos a falar.

incrível quando se é do contra querer dar a volta. acha que só assim tão lerdo que ache que o estuque por si tem inercia térmica considerável???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ninja906
  10.  # 130

onde estão os valores, é que se o JoelM já os localizou podemos atalhar caminho e continuar a debater isso, escuso de ir procurar.
  11.  # 131

citando o amigo sbcnv

Relativamente a resistencia termica, pladur tem um RSI de 0.06 por cm de espessura e o estuque 0.014

logo a parede de tijolo acoplada a um e a outro, terá resultados em termos de inercia diferentes, não ?
    • MTB
    • 17 dezembro 2019

# 132

Abrigado a todos pelas respostas. Pelo que entendo em termos de inércia teremos valores identicos. O que pode variar mais significativamente será o tempo de aquecimento / arrefecimento das paredes (isto se houver variações de temperatura ambiente da casa). Será correta esta análise?

E em termos de custo de estuque e pladur colado faz assim tanta diferença? Alguém com valores de referência? Obrigado.
  12.  # 133

Pelo que entendo em termos de inércia teremos valores idênticos

ficou com certezas???
    • SMBS
    • 17 dezembro 2019

# 134

A questão do pladur em relação à inércia é o cartão criar uma descontinuidade térmica (no caso 2) e isso prejudica a inércia.
    Concordam com este comentário: marco1
  13.  # 135

por exemplo

14.  # 136

Abreviando portanto,

Para quem não é capaz de estar sossegada como eu e que quer mandar abaixo para voltar a redistribuir interiormente o que aconselham a fazer: pladur ou tijolo estucado?
    • sbcnv
    • 17 dezembro 2019 editado

# 137

Nas tabelas que tenho mostram valores diferentes. Ate porque estuque e pladur sao materiais diferentes - o estuque contem cimento+calcite/calcario que e bem mais condutor

•  
      marco1
    • 17 dezembro 2019 editado

# 138

JoelM

não seja teimoso, o que se fala é que devido a diferentes condutividades do estuque e do gesso cartonado o tijolo que está por tras terá um comportamento em termos de inercia diferente.
  15.  # 139

Colocado por: JoelM

Condutividade não é inércia.

Voce colocou tabelas U, onde estava o estuque e pladur na mesma categoria. Eu disse que nas tabelas onde vi, nao estao colocadas na mesma categoria a nivel de valores U
    • SMBS
    • 17 dezembro 2019

# 140

Emissividade é que nem tem nada que ver com a inércia...
    Basta mudar a cor e lá muda a emissividade...

A inércia térmica é basicamente peso. É a capacidade que que algo tem de armazenar energia térmica o que está directamente relacionado com o peso.

0.0336 seg. NEW