Iniciar sessão ou registar-se
    • mfc
    • 14 julho 2009 editado

     # 1

    Tenho actualmente um cilindro eléctrico para o aquecimento de água, já que estou a fazer algumas remodelações gostaria de prever uma futura instalação de paineis solares.
    Que tipo de pré-instalação necessito? Basta-me levar cabo eléctrico ao telhado? Posso utilizar os paineis solares depois com este cilindro que tenho (funcionando o mesmo a energia solar e eléctrica) ou exactamente como é que isto tudo funciona?
    Serão os paineis a fazer o aquecimento da água, ou estes simplesmente produzirão energia para alimentar o meu cilindro actual?

    cumps
    • nj05
    • 14 julho 2009

     # 2

    Boas

    Os painéis solares térmicos aquecem a água. Os fotovoltaicos é que produzem energia, mas esqueça os fotovoltaicos para aquilo que pretende.

    Há basicamente dois sistemas solares térmicos (Termosifão (TS) ou Circulação Forçada (CF)). No sistema TS a água quente é produzida e acumulada num depósito exterior horizontal que fica sobre os painéis. Na CF a água é acumulada num depósito vertical que fica no interior da casa. O sistema TS é mais simples, mais económico mas menos eficiente e mais inestético. O sistema CF é mais eficiente mas por outro lado é mais caro e tem necessidade de mais manutenção. Todos eles necessitam de um sistema de apoio, sendo os mais comuns um esquentador modulante ou uma resistência eléctrica incorporada. No seu caso, se não quiser instalar mais nenhum equipamento opte por usar resistências incorporadas nos termoacumuladores.

    Se optar pelo sistema TS deverá deixar no telhado um ponto de água, uma tubagem para retorno de água quente, e alimentação eléctrica para a resistência.
    Se optar pelo sistema CF será necessário instalar duas tubagens em cobre com isolamento entre os painéis e o termoacumulador. Em princpio será o instalador a colocar estas tubagens de cobre. Será necessário também colocar um cabo de 2 condutores para trazer o sinal da leitura da sonda de temperatura dos painéis.

    O seu cilindro actual em princípio deverá ficar ligado em paralelo com o sistema solar. Se entender também pode deixar com a possibilidade de ele ser alimentado com a água pré-aquecida dos painéis.

    Mas antes de tudo tem que verificar quais as suas necessidades de água quente em função do nº de pessoas. Depois deverá optar pelo sistema que melhor satisfaz as suas necessidades. Contacte vários instaladores e peça-lhes opinião. Depois analise com calma as propostas.
    • mfc
    • 15 julho 2009

     # 3

    obrigado pela descrição caro nj05. Então pelo que percebi o meu cilindro actual nunca poderia ser usado com os paineis, teria sempre um novo deposito para os paneis. Em relação a colocar os 2 a funcionar em paralelo, isso é possivel de forma automatica? Ou seja a água vir de um ou outro cilindro?

    Não conhecia os nomes dos sistemas, mas já vi vários paineis TS em casas e não gosto nada do aspecto com que estas ficam com os depositos no telhado. Como disse neste momento não vou fazer qualquer instalação, a ideia seria deixar as coisas previstas para se no futuro assim o entendesse conseguir fazê-lo sem ter que andar a fazer buracos ou abrir roços. A optar por um seria um CF sem duvida.
    • nj05
    • 15 julho 2009

     # 4

    Colocado por: mfcobrigado pela descrição caro nj05. Então pelo que percebi o meu cilindro actual nunca poderia ser usado com os paineis, teria sempre um novo deposito para os paneis. Em relação a colocar os 2 a funcionar em paralelo, isso é possivel de forma automatica? Ou seja a água vir de um ou outro cilindro?

    Não conhecia os nomes dos sistemas, mas já vi vários paineis TS em casas e não gosto nada do aspecto com que estas ficam com os depositos no telhado. Como disse neste momento não vou fazer qualquer instalação, a ideia seria deixar as coisas previstas para se no futuro assim o entendesse conseguir fazê-lo sem ter que andar a fazer buracos ou abrir roços. A optar por um seria um CF sem duvida.


    Teria efectivamente que usar sempre outro termoacumulador do sistema solar.

    Quando digo que o seu cilindro ficaria em paralelo isso não significa necessariamente que fiquem os dois em funcionamento simultâneo. Se calhar até deveria ficar sempre desligado e deixar previsto para usar apenas em caso de possível emergência. O apoio poderia ser sempre feito pela resistência eléctrica do termoacumulador solar.
    • D'eu
    • 15 julho 2009

     # 5

    De certa forma e se formos a pensar mesmo bem, o seu cilindro actual não vai ser necessário. Os cilindros utilizados com paneis solares têm um local próprio para adaptação de uma resistência eléctrica. Esta resistência tem como objectivo proporcionar o aquecimento da água quando os condições climatéricas não permitem que a mesma seja aquecida através dos painéis solares.
    Se pensa em colocar painéis solares para AQS aproveite este programa de incentivos do governo. Fica bastante mais barato podendo recorrer, em caso de necessidade, a credito. Um sistema de circulação forçada ronda sempre os 5000€ (eu já pedi vários orçamentos no passado e todos rondavam este valor); com o apoio do governo sempre fica 1641@ mais baratos e a manutenção fica já paga durante seis anos ... ... é uma questão a pensar ....
  1.  # 6

    Um sistema de circulação forçada ronda sempre os 5000€

    Credo!!
    Tem de rever os instaladores onde anda a pedir orçamentos... :)
    • D'eu
    • 15 julho 2009

     # 7

    Consegues encontrar mais barato ... mas são marcas cujo nome eu nunca ouvi falar.

    Gasokol, sonnenkraft, Vulcano e solahart apresentaram-me orçamentos nessa ordem de grandeza no início do ano...
  2.  # 8

    agora com a ajudas do Estado... anda à volta de 3500€
  3.  # 9

    Entretanto, há outras sistemas que não receebem comparticipações do Estado, mas que ficam mais baratas na compra e, segundo os proponentes, baratas no consumo também (bombas de calor). Veja "Água quente em casa..." (mas há mais, com sistemas semelhantes):

    http://raizverde.pt/
  4.  # 10

    Gasokol, sonnenkraft, Vulcano e solahart apresentaram-me orçamentos nessa ordem de grandeza no início do ano...

    Gasokol e Junkers (igual a vulcano), orçamentos falados ainda "sem ajudas", 3600€.
    Se precisares dos contactos onde tive estes orçamentos sussurra. Zona norte. Porto.
    • D'eu
    • 15 julho 2009

     # 11

    Não preciso. Acabei por instalar os meus painéis ao abrigo do programa do governo e estou muito satisfeito :)
    Bombas de calor acho porreiro para aquecimento da casa mas para AQS acho que compensa ter uns bons paineis solares. Custam dinheiro, é verdade, mas produzem energia de uma forma totalmente limpa ... não concebo nenhuma casa nova que não possua este equipamento. Para um amanhã mais verde, todos temos de contribuir para uma pegada mais eficiente!
  5.  # 12

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Gasokol, sonnenkraft, Vulcano e solahart apresentaram-me orçamentos nessa ordem de grandeza no início do ano...

    Gasokol e Junkers (igual a vulcano), orçamentos falados ainda "sem ajudas", 3600€.
    Se precisares dos contactos onde tive estes orçamentos sussurra. Zona norte. Porto.


    BOAS. JÁ AGORA TIVE ORÇAMENTOS NA ORDEM DOS 3300 EUROS JÁ C/ IVA DA GASOKOL
  6.  # 13

    Boas,

    Uma pergunta,

    É possivel adquirir paineis solares ao abrigo da ajuda do estado mas não os montar durante este ano?

    Ou seja, supostamente a ajuda termina no final deste ano, é possivel adquirir este ano e só o montar para o ano.

    Existe uma habitação, mas esta vai ser remodelada, logo não os iria montar já para depois os retirar outra vez.

    Cumprs
  7.  # 14

    Não percebo estas ajudas limitadas no tempo dadas pelo governo... já com os empréstimos bonificados é a mesma treta, ando eu com os meus impostos a ajudar a apagar os empréstimos de uma resma de gente e eu já não tive direito a nada disso.
  8.  # 15

    Ninguem consegue ajudar?

    Cumprs
  9.  # 16

    .
    • nj05
    • 4 agosto 2009 editado

     # 17

    Colocado por: gfrmartinsNinguem consegue ajudar?

    Cumprs


    Acho difícil o que pretendes... mas porque não ligas para a pmelink e perguntas?
    • mfc
    • 31 agosto 2009

     # 18

    Alguém sabe onde posso ver um esquema de ligação para paineis CF?
    Encontrei este num site (já não me recordo exactamente onde), mas não percebo bem as ligações. A água fria parece entrar no termoacumulador e depois vai para o painel?
    O que é que detecta que o termoacumulador precisa de água mais quente? Temos uma sonda no termoacumulador ligada ao painel? Ou o próprio termoacumulador faz tudo isso?

    À falta de esquemas uma explicação também ajudaria.
      Instalação.jpg
    • w.w
    • 31 agosto 2009

     # 19

    JUNKERS igual a Buderus = a Diamante
    fabrica Holandesa comprada pela Buderus na altura!!
    • w.w
    • 31 agosto 2009 editado

     # 20

    aposto que esta ninguem sabia!!!
    nem mesmo o Pedro Azevedo
 
0.0192 seg. NEW