Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Acompanho há algum tempo este site.
    Neste momento estou a ponderar a decisao de comprar um terreno e fazer uma moradia no concelho de Oeiras.
    Precisava da vossa ajuda para perceber as fases ideais do processo e opinião sobre valores:

1) É melhor adjudicar uma empresa chave na mão? Se sim, é melhor antes de comprar o terreno ou depois? A escolha do terreno pode ser apoiada por esse tipo de empresas?

2) Tomando a decisão de nao avançar para uma empresa dessas, como devo proceder? Compro o terreno, contrato arquiteto, contrato empreiteiro e fiscalizador de obra? Quem trata da parte burocrática licenciamentos, papelada na camara, etc - sou eu?

3) Relativamente aos preços (e tenho visto que normalmente dá discussao aqui no forum..) queria perceber se para uma casa com a seguinte configuração é possível fazer com 140.000€:
    - toda a casa com soalho em pinho tratado (incluindo WC e cozinhas);
    - pré instalação de ar condicionado e som ambiente na casa toda;
    - 2 pisos:
    no piso de baixo: hall de entrada, wc social (apenas com retrete e lavatorio), cozinha, dispensa e sala comum (sala e sala de jantar no mesmo espaço fisico c/ lareira), peq espaço de lavandaria;
    no piso de cima: quarto com suite, wc e closet. uma arrecadação para guardar roupa de cama, etc. 2 quartos e outra wc comum aos dois quarto;
    - O design da casa por fora é com linhas direitas modernas.
    - Não preciso de ter garagem, nem de ter aproveitamento do sotão.
    - A casa teria 100m2 em cada piso.

Nesse valor dos 140.000 incluo os roupeiros dos 3 quartos e os armarios de cozinha (não incluo eletrodomesticos).

Aguardo o vosso feedback e por favor peço desde já desculpa se fiz alguma pergunta idiota, só peço que não me deitem abaixo - que já estou suficientemente assustada! :)
  2.  # 2

A primeira coisa, julgo eu, é comprar um terreno. Se não tiver alguém que ajude, um arquitecto também pode fazer esse apoio até em função da casa que quer. Faz-lhe um projecto em função do que procura e seguidamente procura orçamentos em empreiteiros de confiança ou de quem tenha referência.
    Os preços vão dar sempre discussão. Porque se referem a gostos, à importância que dá um dá a cada coisa.
    Na zona de Lisboa as coisas serão sempre um pouco mais caras que no resto do país, não há grande volta a dar.
    Não sei se esse valor é o orçamento total para a construção (terreno+licenças+construção) ou se é só para os 200m2 que se está a referir.
    Uma ultima questão, não tem nessa zona moradias prontas a habitar?
  3.  # 3

Boa tarde,

Os 140.000€ diz respeito apenas à construção + licenças e projeto. Exclui o valor do terreno.
    É verdade! Mas acha possível com este valor construir-se o que digo em cima?

Tem algumas mas daquilo que vi nada que se possa aproximar ao que pretendo :( Quase todas as moradias daquela zona têm garagem (que dispenso) e salas pequenas (não estou disposta a abdicar de uma sala grande), depois também se coloca a questão dos acabamentos nao serem ao gosto da pessoa.

Ia gastar muito dinheiro na aquisição e depois ainda ia ter que fazer obras, dado que tenho tempo - construir nao me pareceu má ideia. Mas acha má ideia?
  4.  # 4

Para ter uma ideia, entre licenças e projectos se calhar terá valores entre 12 e 15k.
    Na minha opinião duvido um pouco que consiga, mesmo com um orçamento rigoroso, construir 200m2 na zona de Lisboa por esse valor (600€/m2 com IVA). Já fora de Lisboa por vezes é difícil construir por esse valor, aí já se sabe como é...
    Tendo tempo não acho má ideia a construção, até porque tomei a mesma opção!
    Julgo que o primeiro passo a dar, mesmo antes de comprar terreno, é recorrer a um arquitecto e explicar-lhe o que pretende. Ele próprio lhe dará ajuda na escolha do terreno e também poderá desenhar um projecto à sua medida, com a sala grande e sem a garagem. T
  5.  # 5

Colocado por: agm1984construir nao me pareceu má ideia.

Quanto custam as casas parecidas com a que quer aí na zona?
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
  6.  # 6

Para 200 m2 vai precisar de muito mais do que 140 000, mas só acredita se quiser.
  7.  # 7

Colocado por: Picareta
    Quanto custam as casas parecidas com a que quer aí na zona?
    Concordam com este comentário:Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo999
    400 000
  8.  # 8

Colocado por: jorgferr400 000

Por 400.000 só coisinhas mt basicas e más, isto em Oeiras.
  9.  # 9

Colocado por: Diogo999

Por 400.000 só coisinhas mt basicas e más, isto em Oeiras.
    Eu não quis desanimar ninguém :) portanto tabelei por baixo.
  10.  # 10

Sim mas isso sao moradias ja construidas com terreno, etc. voltando ao tema da construçao.
    Conseguem indicar-me quanto é que custa construçao + licenças + projeto de uma moradia de 2 pisos com cerca de 200m2?
  11.  # 11

Estou a construir:
    200 m2 uteis e 300 brutos no Minho, 140 mil não chegam nem de perto..
    Existem vários factores que influenciam o preço: mas 200 m 2 por 140 mil é difícil na maior parte do país.
    Se 140 mil é o máximo possível, eu tentava reduzir a área de construção.
    Fale com um arquitecto ( mas peça para lhe ser sincero , porque as estimativas destes costumam ser por baixo) e peça opinião.
  12.  # 12

Posso estar errado mas acho que o jorferr é desses lados , ele já deu uma primeira imersão neste mundo da construção nessa zona geográfica, fale com ele sobre as primeiras impressões sobre o valor dos euros na construção nessa área!
  13.  # 13

Colocado por: agm1984Conseguem indicar-me quanto é que custa construçao + licenças + projeto de uma moradia de 2 pisos com cerca de 200m2?

é tudo relativo... mas fazendo uma conta muito por baixo 200*750 = 150.000 , mas falta projectos, licenças taxas e taxinhas. vá lá que fique por 160.000

agora se consegue construir nessa zona por 750€ o metro quadrado? não sei.

se a sua expectativa de casa coincide com a casa que se consegue construir por 750€ o metro quadrado? duvido, fala na casa toda com o chão em pinho tratado, arquitectura moderna, que é conhecido por ter grandes vãos, pelo que provavelmente a sua expectativa de casa deverá ser superior à de uma casa por 750€ o metro quadrado.

se o dinheiro é pouco o que tem que pensar é, porque preciso de uma casa com 3 quartos com 200m2? existem apartamentos T3, com 120m2, que já tem boas áreas. pelo que junte-lhe uma garagem e já consegue uma casa com 3 quartos com uma área a rondar os 150m2.

penso que o caminho é por aí, baixar as expectativas.

leia o tópico do jorgerr, que mesmo pensado numa casa modesta, apanhou um sustos quando começou a receber orçamentos
    • tnjp
    • 12 março 2018

# 14

Compro o terreno, contrato arquiteto, contrato empreiteiro e fiscalizador de obra? Quem trata da parte burocrática licenciamentos, papelada na camara, etc - sou eu?

Isto é construir chave na mão!
    • tnjp
    • 12 março 2018

# 15

leia o tópico do jorgerr, que mesmo pensado numa casa modesta, apanhou um sustos quando começou a receber orçamentos

Se bem me lembro, ele ainda não recebeu orçamentos.
    • RCF
    • 12 março 2018 editado

# 16

Colocado por: agm1984- A casa teria 100m2 em cada piso.

Nesse valor dos 140.000 incluo os roupeiros dos 3 quartos e os armarios de cozinha (não incluo eletrodomesticos).

Compatibilizar estas duas premissas (200m2/€140.000) será extremamente difícil.
    Acrescentando-lhe mais esta premissa:
    Colocado por: agm1984toda a casa com soalho em pinho tratado (incluindo WC e cozinhas);
    passa a impossível.

Mais vale não criar ilusões. Uma casa dessa dimensão e mesmo que com menor dimensão, mas querendo que tenha dois pisos, com 3 quartos e 3 WC, para fazer por € 140.000 só construindo de forma muito controlada, com materiais de gama média/baixa (chão em flutuante ou cerâmica que não ultrapasse os €15m2, por exemplo) e descurando uma boa fiscalização.
  14.  # 17

Colocado por: RCFdescurando uma boa fiscalização.

A fiscalização só pode ir até onde o DO contratou.
    Se o contrato é tijoleira de 5€ colada com cuspe, a fiscalização poupo mais pode exigir.
  15.  # 18

Em Oeiras, 140.000 chegam para estrutura e muros de contenção.

Quem constroi em Oeiras está a pagar por construir nesse concelho em particular. Não concordo com esta abordagem, mas é a realidade. Se for para Sintra, Amadora, Odivelas, com os 140.000 já consegue fazer mais umas coisas para além do que acima referi, mas não se iluda pk vai ficar com a casa a meio.
    Concordam com este comentário: andcalvario
    • RCF
    • 12 março 2018

# 19

Colocado por: zedasilva
    A fiscalização só pode ir até onde o DO contratou.
    Se o contrato é tijoleira de 5€ colada com cuspe, a fiscalização poupo mais pode exigir.

Quando referi o descurar uma boa fiscalização, refiro-me, essencialmente, a uma fiscalização pouco presente. Para cumprir a Lei, tanto pode ter a fiscalização a visitar a obra todos os dias como a não fazer visita nenhuma e limitar-se a assinar os documentos. Esta diferença reflete-se no custo. Tanto pode custar €300/mês como €1000/mês. Se for para a fiscalização de €300/mês, corre o risco de nem lhe garantirem que a tijoleira levou cuspe na colagem...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 20

Eu sou de Sao Domingos de Rana. Estão a fazer uma junto ao meu lote com 170 m2 brutos divididos em 2 pisos + cave. O dono já a vendeu, falei tanto com ele como com o construtor. A previsão só para a construção são 200 000 euros. Mas lá está, se fosse uma obra na versão do fórum com betao de limpeza, cave impermiabilizada, com FISCALIZACAO, etc ia ficar um bocado mais cara ainda.

0.0216 seg. NEW