Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Na minha opinião, não vale a pena para já investir numa tv LED. Comprar uma tecnologia do futuro (quando aparece) é sempre, á partida um mau negócio - como aconteceu com os telemóveis, plasmas, e lcds, quando apareceram eram todos caros, agora compram-se ao preço da "chuva" (quase). Cria-se ali, ao princípio da disponibilização deste tipo de produtos, um "nicho" de mercado (os que têm logo mal sai uma tecnologia têm o último grito - mas paga-se por essa "tendência" e não vale a pena, 6 meses depois os preços começam a baixar e tornar-se acessíveis a todos.)
    Em contraponto, Samsung é tv de massas, o que é bom nesse aspecto - em conta e com boa assistência.
    Philips, o caso da que eu comprei, tem uma assistência óptima que conheço bem na pele (um amigo meu que é da assistência técnica da Philips).
    O plasma consome mais do que o lcd, mas acho que a diferença que pagará na conta de luz não será assim tão grande que seja determinante na escolha entre lcd e plasma. Plasma acho que tem maior tempo de vida cerca de 10 anos e o lcd uns 8 anos, como geralmente se compra uma tv é esse o tempo que ficamos com ela entre 8 a 10 anos, também não me parece que seja aqui a grande questão, mas pela informação que me deram quando andei à procura, o plasma tem, como diz o FD melhor imagem.
    Para um espaço do sofá para a tv de 2,5 a 3ms o ideal de tamanho são 32". As 37" vão acabar com elas, mantendo apenas as de 32" e as de 40" (dizem que não justifica haver 37" entre uma e outra porque a diferença é demasiado pequena para continuar a justifcar a produção), mas aqui também não há problema acho eu se acabar, não se pode dizer que seja ineficiente ou mais ineficiente por ter 37" apenas se pode dizer que terá algo mais antiquado (?) ..antiquado é tudo passado 6 meses, ao ritmo que saiem modelos e tecnologias hoje em dia..!
    Repare que isto são sempre opiniões pessoais que eu formulei com base na minha experiência recente de compra de lcd.
  2.  # 22

Claro apostar numa tecnologia quando aparece é sempre um risco, mas por outro lado se estivermos sempre à espera que o preço desça sempre mais um bocadinho quando se compra já está "ultrapassado", também é um pouco a minha opinião.

Mas por exemplo http://www.pixmania.com/pt/pt/2696409/avis/samsung/televisor-led-ue40b6000.html#consumer-advices

O preço ja começa a descer e a tornar-se mais competitivo em relação aos LCD.

Cumprs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • jma
    • 15 julho 2009

# 23

julgo que o mais importante é escolher a dimensão do ecrãn. e depois a loja.. se comprar nas lojas "interneticas" consegue preços bem mais baixos, tipo pixmania ou makrostv. Eu comprei através desta última e poupei cerca de 300 euros comparando com a fnac (lcd sony a 990euros, contra 1300). veja, por exemplo, no forum ZWAME - http://forum.zwame.pt/forumdisplay.php?f=132 - onde discutem televisões até à nausea ;)

P.S. - essa de acabarem com os lcd 37" e de ser antiquado... eu comprei o meu há 2 meses... já há modelos novos da sony... o que é que isso me interessa? se estivermos sempre à espera do último grito, da próxima novidade, nunca se compra!!!
  3.  # 24

Colocado por: CMartin
    Para um espaço do sofá para a tv de 2,5 a 3ms o ideal de tamanho são 32".

Esta já não concordo uma de 37 já acho pequena uma de 40 parece grande nos primeiro dia, mas depois para essa distancia é o ideal.

Lembrem-se da diferença entre CRT e LCD de computador e lembrem-se dos tamanhos respectivos...
    Vejam neste Link a comparação
    •  
      FD
    • 15 julho 2009

# 25

Colocado por: joaocostaPLASMAS estão em fim de vida

Is plasma dead?

Além disso, este não é um produto dependente, é um produto stand-alone. Se deixarem de fabricar plasma, o de lá de casa não vai deixar de funcionar como sempre funcionou pois não?
  4.  # 26

gfrmartins,
    Não digo que seja um risco, não há risco em comprar tecnologia nova, é simplesmente uma perda de dinheiro.
    Já está a baixar o preço LED ? Então decore o dia de hoje, e esse preço, e vai ver daqui a 6 meses todos têm led a preço para as massas. Aí sim valerá a pena comprar. (Se não houver outra coisa a aparecer entretanto). Repare que o preço que paga a mais por uma nova tecnologia é simplesmente pagar a antecipação, percebe? Não ganha nada a não ser ser o primeiro dos que têm, e sim, há quem ligue, e muito, a isso. As tecnolgias vivem disto - criar necessidade no consumidor, e ainda bem que funciona, que eu trabalho no ramo das tecnologias (não equipamento)!Alimentem a indústria, se puderem (poder de compra)..fazem bem!
    :o)
    PS. Acho que vou inclusivamente agradecer os que aqui estão que têm esta necessidade de ter o último grito!
  5.  # 27

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: MikeMelgaCompre um LCD (nunca plasma)

??!!
    Todos os comaparativos que até agora dão os dois sistemas super equilibrados, com pequenas vantagens para um em alguns aspectos e para outro noutros... Ver uma afirmação assim tão TAXATIVA espanta-me. Pode-nos fornecer as informações com que baseia essa afirmação?

Simplesmente por estas razões/vantagens:

- Melhor preço
    - Maior longevidade (apesar de os novos plasmas ANUNCIAREM já uma longevidade jeitosa)
    - Qualidade de imagem igual aos plasmas

mas, acima de tudo, por uma única razão que é, para mim, a mais importante:
    - um LCD mantêm durante a sua vida a mesma qualidade de imagem ao passo que um plasma (por melhor que seja) morre com uma qualidade de imagem muito inferior à inicial.

Mas não sigam os meus conselhos. Vejam simplesmente o mercado. Porque razão eles estão a morrer? Por serem tão bons?
  6.  # 28

Claro tudo depende do poder de compra e do gosto de cada um claro.

Para mim é um risco, imagine que é um flop? que deixam de fabricar, de deixa de haver componentes para ele (atenção que não estou a falar de Televisores, estou a falar de qualquer tecnologia nova que surja).

Claro que está mais barato daqui a 6 meses, mas quem está à procura de uma televisão agora? Fica à espera 6 meses só para poder comprar aquela?

Decide com base nas caracteristicas que quer, com o orçamento que quer gastar e escolhe. Agora com as mesmas caracteristicas e com o mesmo orçamento as LED já se estão a aproximar bastante dos LCD.

Cumprs
    • jma
    • 15 julho 2009

# 29

um exemplo do custo da tecnologia... comprei o meu primeiro lcd de 23" por 1500€... 4 anos depois, comprei um lcd de 37" por 990 euros (ambos sony)... hehe... fui enganado no primeiro? não sinto que tenha sido... era o preço a pagar na altura....
  7.  # 30

é simplesmente uma perda de dinheiro.

Verdade até certo ponto. Se não vender de início, raramente o produto chega à fase de massificação.
    Sem os early adopters, os tais que compram tudo o que seja novidade, nada feito.
  8.  # 31

as LED já se estão a aproximar bastante dos LCD.

gfrmartins,
    Talvez queira repensar a sua frase e dizer antes as led já se estão a aproximar um pouco dos LCD topo de gama
    (?)
  9.  # 32

Cmartim,

Quando copiar a minha frase copie tudo :)

"Agora com as mesmas caracteristicas e com o mesmo orçamento as LED já se estão a aproximar bastante dos LCD."

Caracteristicas semelhantes
    Preço Semelhante

Cumprs
  10.  # 33

gfrmartins,
    Discordo mesmo com a frase inteira especialmente a parte do mesmo orçamento e mesmas características.
    As características do led são muito diferentes das de lcd, embora a percepção do espectador deva ser nomeadamente a qualidade de imagem.
    Usarei este artigo para criar mais ruído no canal:

"Ainda não é a tecnologia OLED que domina a atenção da Samsung, mas sim a tecnologia LED, que substitui a fonte de luz das lâmpadas tradicionais usadas nos LCD para LEDs, garantindo a redução do consumo de energia até 40%, maior contraste de cores e um design mais fino. A nova geração de televisores LED da Samsung chega já esta semana a Portugal com uma gama de preços entre os 1.199 e os 2.199 euros para dimensões de ecrãs entre as 32 e as 46 polegadas.
    A nova linha de televisores foi ontem apresentada em Viena, no Samsung European Forum, e Sang Heung Shin, presidente e CEO da Samsung Europe, garante que este é um novo passo na evolução da TV que a empresa coreana acredita que pode ajudar a reforçar a sua posição de liderança neste mercado, onde domina na área de LCD TV com 23,6% das vendas.
    As vantagens da tecnologia de LED TV foram realçadas por Hadria Baumann, responsável de marketing por este segmento de produtos, que destaca as características eco-friendly no consumo de energia mas também no empacotamento e nos materiais utilizados pelos novos televisores, que dispensam o uso de mercúrio e de chumbo.
    A nova linha LED TV tem três gamas, a 6000, 7000 e 8000, com dimensões a partir de 32 polegadas e preços a partir de 1.199 euros e está disponível em Portugal a partir desta semana."
    aqui por exemplo (mas podia ser noutro lado que dizem todos o mesmo) http://newscentermco.blogspot.com/2009/03/samsung-acredita-que-tecnologia-led-e.html

Portanto, repito nem com características semelhantes (porque são absolutamente diferentes) se assemelha no preço.
  11.  # 34

CMartin,

desculpo mas não concordo, se estamos a comparar Televisores e apesar de serem tecnologias diferentes têm a mesma função.

Têm caracteristicas semelhantes que podem ser analisadas e comparadas. Por essa ordem de ideias a sua frase "as led já se estão a aproximar um pouco dos LCD topo de gama" também não tinha lógica. Se não se podem comparar então não tem logica só se poder comparar com as de topo de gama.

Para mim ambas têm caracteristicas, comsumo de electicidade, contraste, tamanho, movimento, tipo e numeros de entradas, etc. Isto são caracteristicas que podem ser comparadas.

Cumprs
  12.  # 35

A comparação que fiz (quando copiei metade da sua frase) era relativamente aos preços de lcd topo de gama com os preços de led. Não de tecnologia, só os preços.

No entanto, claro que tem razão quando diz que a função é a mesma, essa é a percepção que realmente interessa ao telespectador, de preferência a mesma função mas com mais qualidade e funcionalidades.
  13.  # 36

Colocado por: AdrianoPAlém de que os plasmas têm os dias contados...

Coisas da Casa

Não me digam que o meu belo Panasonic de 42" vai deixar de funcionar de repente??

Até nas TV's há fundamentalistas... Comprem aquele que vos parecer ter melhor qualidade de imagem, mas cuidado com as definições de imagem nas lojas, eles afinam os modelos que lhes interessa (€€€) mais vender para ter melhor imagem.

Já agora FullHD abaixo de 42-50" é um argumento puramente comercial porque muito dificilmente se vê qualquer diferença.
  14.  # 37

Colocado por: MikeMelga
    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: MikeMelgaCompre um LCD (nunca plasma)

??!!
    Todos os comaparativos que até agora dão os dois sistemas super equilibrados, com pequenas vantagens para um em alguns aspectos e para outro noutros... Ver uma afirmação assim tão TAXATIVA espanta-me. Pode-nos fornecer as informações com que baseia essa afirmação?

Simplesmente por estas razões/vantagens:

- Melhor preço
    - Maior longevidade (apesar de os novos plasmas ANUNCIAREM já uma longevidade jeitosa)

- um LCD mantêm durante a sua vida a mesma qualidade de imagem ao passo que um plasma (por melhor que seja) morre com uma qualidade de imagem muito inferior à inicial.

Mas não sigam os meus conselhos. Vejam simplesmente o mercado. Porque razão eles estão a morrer? Por serem tão bons?

Seguindo a lógica do mercado o Windows é o melhor sistema operativo que existe e o Fiat Punto ou lá o que é que vende mais é o melhor carro??
  15.  # 38

Colocado por: MikeMelgaSimplesmente por estas razões/vantagens:

- Melhor preço

Só não falou na unica vantagem que parece ser unânime que é a dos consumos...
    A questão do preço, para grandes formatos não é bem assim.
    Quanto à longevidade, os plasmas só não se dão bem com imagens PARADAS. Tipo estarem com aqueles placares informativos com imagens demasiado estáticas. Isso sim, causa problemas.

Bem, mas eu não defendo nem A nem B! Apenas estranhei tantas certezas...
    Ah, já agora, quanto às resoluções que se falaram atrás, em que situações conseguem utilizar essas resoluções?? Qd estão a ver um Blue Ray gravad em alta definição talvez... E quantas vezes isso acontece?
    Faz-me lembrar os telemóveis. Toda a gente quer um telele que faça isto e mais aquilo e mais fotos e mais videos e depois utilizam-no para efectuar e receber chamadas...
    Sejam racionais, pensem bem no que REALMENTE necessitam e que vão utilizar. Vão ver que poupam centenas de euros e ficam bem servidos
    •  
      FD
    • 16 julho 2009

# 39

Não gosto de perpetuar discussões com argumentos e contra argumentos mas...

Colocado por: MikeMelga- Melhor preço

Preço - onde compro um LCD de 42" por 499€?
    Maior longevidade - neste momento é praticamente a mesma coisa, como a CMartin disse, 8 anos para LCD, 10 anos para plasma e estes períodos de que falamos são com as televisões ligadas 24h ininterruptamente
    Qualidade igual - pelo mesmo preço? Aqui discordo veementemente. Ainda ontem estive a ver um link e, coloco aqui algumas fotos:

comparação lcd plasmacomparação lcd plasma
    comparação lcd plasmacomparação lcd plasma
    comparação lcd plasmacomparação lcd plasmacomparação lcd plasmacomparação lcd plasma

Só faço uma pergunta: qual das imagens (esquerda ou direita) é de que tecnologia (plasma ou LCD)?

Um LCD mantém a sua qualidade de imagem ao longo da vida? Não. As lâmpadas que iluminam os LCD, as CCFL, perdem luminosidade ao longo dos anos, tal como acontece nos LCD de um computador portátil. Que é o mesmo problema dos plasma que também vão perdendo luminosidade ao longo dos anos.

Quanto ao morrer, basta seguir o link que coloquei e perceber também que não existem tantos por uma questão comercial e nada mais.

De qualquer forma, quando escolherem na loja, pensem numa coisa: a melhor imagem não é a mais berrante ou mais luminosa, a melhor imagem é a que melhor reproduz o que foi gravado/filmado. ;)
    Nas lojas, o que nós vemos, traduzindo para uma linguagem mais acessível, é isto:

maquilhagem excessiva

Por outro lado, como disse no início, se é para ver televisão (SD - Standard Definition), o plasma faz um melhor trabalho do que qualquer LCD.
  16.  # 40

Colocado por: FD
    Só faço uma pergunta: qual das imagens (esquerda ou direita) é de que tecnologia (plasma ou LCD)?
    Um LCD mantém a sua qualidade de imagem ao longo da vida? Não. As lâmpadas que iluminam os LCD, as CCFL, perdem luminosidade ao longo dos anos, tal como acontece nos LCD de um computador portátil. Que é o mesmo problema dos plasma que também vão perdendo luminosidade ao longo dos anos.

Já agora quero saber a origem nas fotos lcd e plasma.

Relativamente à questão da luminosidade dos lcd, penso que os que agora começam a sair com backlight por LED, deverão resolver este problema, mas os novos plasma da panasonic com vida estimada de 42 anos (até chegarem a metade da luminosidade), também deverão resolver este problema.

Os LED LCD, tem um design fantástico e quando ligados a bluray uma imagem também espectacular, mas como se disse aqui, não é necessariamente o que tem mais "LUZ" e brilho que é o melhor. Uma coisa já reparei, quando ligados a sinal analógico os plasma estão a anos luz dos lcd.

No momento actual, o refresh e contraste de um plasma é muito superior, enquanto o brilho num lcd tb é muito superior, a conjugação dos três factores segundo a optica do comprador (sim, porque gostos são relativos), é que vai determinar a escolha.

Quando tudo for digital e de alta definição, aí a música poderá ser outra. Mas relativamente a plasma, na minha opinião ,apenas existe uma marca (Panasonic), pois é a que mais tem investido e lançou os tais de 100000 horas (ou 42 anos), enquanto que nos LCD já há mais escolha. É claro que a assistência também deve ser ponderada (embora aqui, a paixão normalmente se sobrepóe à razão), pois na casa que estou a construir "imbiquei" que queria um frigorifico Liebeherr, e já me disseram que o pós-venda é mau, etc etc, mas para mim esse facto não está a pesar muito, pois fiquei impressionado com os ditos. Se fosse só a razão, já não existia a Alfa Romeo e outras...

No caso das TV's acho que não é tão grave, mas que pode pesar, pode. Ando a acompanhar o que sai nos LCD's e Plasmas, pois quando for para a casa nova quero adquirir um aparelho destes, mas também vai depender dos serviços de operadores que venha a ter na zona. Se fosse neste momento e como tenho TVTel, compraria um plasma, depois logo se verá

0.0221 seg. NEW