Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia, quero instalar ar condicionado na minha casa que estou a recuperar, tem 4 quartos com cerca de 12 metros quadrados e uma sala e cozinha com cerca de 50 metro, o que será mais aconselhado? multisplits ou mono? obrigado
  2.  # 2

Ou conduta...
  3.  # 3

Colocado por: Américo Hermanobom dia, quero instalar ar condicionado na minha casa que estou a recuperar, tem 4 quartos com cerca de 12 metros quadrados e uma sala e cozinha com cerca de 50 metro, o que será mais aconselhado? multisplits ou mono? obrigado

Também tenho a mesma dúvida, considerando ar condicionado inverter classe A+.

Por um lado multisplit por exemplo:
    1 exterior - 3 interiores: cozinha/sala + 2 quartos utilizados = ±60€ mensais
    1 exterior - 2 interiores: 2 quartos não utilizados diariamente

ou mono, sendo desta forma sistemas totalmente autônomos.
    cozinha/sala + 2 quartos = ± 80€ mensais

Será isto?
  4.  # 4

Meta aí a planta da casa para poderem aconselhar o que colocar.
  5.  # 5

Boa tarde eu aconselho sempre mono, porque no caso de uma avaria se for um sistema multi tudo para, se for mono cada equipamento funciona independente.
    Concordam com este comentário: jlmfr
  6.  # 6

Colocado por: Nádia NegrãoBoa tarde eu aconselho sempre mono, porque no caso de uma avaria se for um sistema multi tudo para, se for mono cada equipamento funciona independente.
    Caso precise de mais informação não excite em contactar.
      assinatura outlook2.png

Esta justificação é no mínimo redutora, para não dizer única vantagem.
    É como dizer, uma máquina de lavar roupa pode avariar e um tanque no quintal nunca avaria.
  7.  # 7

Colocado por: cla_pereira

Esta justificação é no mínimo redutora, para não dizer única vantagem.
    É como dizer, uma máquina de lavar roupa pode avariar e um tanque no quintal nunca avaria.

Redutora??? eu aconselho aquilo que acho que seja o melhor, compare os preços das maquinas e depois diga me quais as vantagens... Acho que temos todos que ir pelo bom senso e não dizer que a única vantagem é só por causa das avarias.
    E se quiser comprar ar condicionado com maquinas de lavar roupa e tanques está na discussão errada...
  8.  # 8

Eu tb acho muito redutora a ideia de se optar por um sistema mono/multi baseado na possibilidade de avaria da máquina.
    Há tanta coisa a considerar para se elaborar um projeto de a/c. Por exemplo, a planta: estamos a falar de 1 piso ou vários? Que isolamento vai ter/tem a casa, exposição solar, distribuição das áreas...
    E para além disso, permita-me o comentário, quando estamos a "representar" uma marca, como pelos vistos é o caso da Nadia relativamente à Naficond (que desconheço), temos de ter em atenção a imagem que passamos e como interagimos com os outros.
    E para que não hajam (mais) mal entendidos, não represento nenhuma marca nem estou nesse ramo; tb tenho a mesma dúvida do Américo e do Valsasc e a sua resposta não fez sentido, para mim.
  9.  # 9

Nas maquinas mais evoluidas os multis avariam muito menos que os mono, nas gamas de entrada ou low cost s duvida que multi é um enorme risco.
    • espt
    • 17 março 2018

# 10

Eu vou por 5 individuais.
    Com um multi, pelo que sei não consegue tirar partido da potência máxima de todas as máquinas interiores aos mesmo tempo nem tão pouco obter (tão) baixo consumo se ligar apenas uma interior com obteria num sistema mono.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  10.  # 11

Agora já se discute o que deve ser discutido!
    Assim sendo, pelas suas palavras, deduzo que a vantagem de um sistema multi é para casos de uso prolongado onde não pretendemos usar potências máximas e em que a maior parte das máquinas esteja sempre a funcionar.
  11.  # 12

Colocado por: jorgealvesNas maquinas mais evoluidas os multis avariam muito menos que os mono, nas gamas de entrada ou low cost s duvida que multi é um enorme risco.

Por um lado multisplit por exemplo:
    Multi, 3mxm52 - 3 unidades: fdxm25 = ±60€ mensais
    Mono, 3unidades : fdxm25/rmxm = ± 80€ mensais

Será isto?
    •  
      omega
    • 17 março 2018 editado

# 13

Eu era para já ter colocado um de 18000 BTU para uma sala de 36m2 já no verão passado, mas entretanto tive outras prioridades e adiei, mas antes do próximo verão vai ter de ser.
    Penso ser a potencia adequada, segundo a formula um pouco simplista de 500btu por metro quadrado. 500x36=18000
    espero que seja suficiente
    a marca que vou colocar vai ser daikin

@valsasc, esses modelos são de condutas, numa casa já pronta, torna-se complicado
  12.  # 14

Eu tenho um de 14000 BTU (FUJITSU) numa sala/ cozinha de 40m2... relativamente mal isolada e com dois janelões enormes sem protecção solar exterior e vidro duplo muito basico(4.4.4) e sistema de correr serie fria... e tem dado conta do recado...mas não há milagres, já tem 15 anos.. no Verão é o pior.... com os vãos a poente.... somente com protecções solares interiores é muito complicado.
    Mas em casas alugadas, já se sabe não podemos fazer como queremos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
  13.  # 15

Colocado por: valsasc±60€ mensais
    que raio é isto?
  14.  # 16

Colocado por: jorgealvesque raio é isto?

É fácil.

No catálogo Daikin diz:
    SB.FDXM25/RXMM consome anualmente 149kw (Arrefecimento) + 858kw (Aquecimento) = 1007kw Annual
    Considerando o preço (com taxas e aluguer do contador) médio do kw a 0,25€ =251€ por ano
    Significa que a média é feita com cerca de 8 meses de utilização, ou seja cerca de 30€ por mês.

3x FDXM25/3mxm52n consome anualmente 520kw (Arrefecimento) + 1505kw (Aquecimento) = 2025kw para as 3 unidades
    Não é divisível por 3, porque nas multisplit o SCOP/SEER baixa se apenas uma unidade estiver ligada.

Logo 3 unidades
    Mono-split, 755€ por ano, em oito meses de utilização dá 94€ por mês
    SB.FDXM25/RXMM: 149kw (Arrefecimento) + 858kw (Aquecimento) =3021 kw (ano)

Multisplit, 506€ por ano, em oito meses de utilização dá 63€ por mês
    3x FDXM25/3mxm52n 520kw (Arrefecimento) + 1505kw (Aquecimento) = 2025 kw (ano)

Isto são dados oficiais Daikin (à excepção do preço do kw).
  15.  # 17

E quantas horas efectivas por dia em média os equipamentos estarão ligados.... muito menos do que a DAIKIN considerou..
  16.  # 18

Colocado por: Pedro BarradasE quantas horas efectivas por dia em média os equipamentos estarão ligados.... muito menos do que a DAIKIN considerou..

No entanto, com recurso a um medidor instantâneo durante 24 horas de funcionamento a máquina FVXS25F em aquecimento de 20ºC fez uma média de 0.6kwh (eu penso que a Daikin considerou menos horas do que eu).

Concordo, não sei as horas consideradas pela Daikin, no entanto considerei 8 meses.

A sua opinião ou certeza é que estes consumos são mais baixos?
  17.  # 19

Só fazendo as contas... à sua realidade. e tam´bem à temperatura de conforto que vai seleccionar...
    eu selecciono 19 a 21ºC no Inverno e 24 a 26ºC no Verão...
    Inverno ( só ligo quando a temp interior está abaixo dos 17-19ºC) e desde que não consiga ter ganhos solares.:
    durante a noite tenho tudo desligado, normalmente desliga-se ás 22:30/ 23:00h
    De manhã... liga-se ás 07:00. e desliga-se por volta das 09:00h

Verão...só ligo quando a temp. interior está acima dos 27ºC e não consigo efectuar arrefecimento abrindo as janelas..
    Depende.. mas normalmente de manhã só mesmo em dias de muito calor ligo o A/C. Utilizar o oscurecimento de vãos para controlar a carga termica derivado da incidencia solar...

LOCAL. Baixo alentejo interior.
    Boas contas.. cada caso é um caso...
    Concordam com este comentário: jlmfr
  18.  # 20

Colocado por: Pedro BarradasSó fazendo as contas... à sua realidade. e tam´bem à temperatura de conforto que vai seleccionar...
    eu selecciono 19 a 21ºC no Inverno e 24 a 26ºC no Verão...
    Inverno ( só ligo quando a temp interior está abaixo dos 17-19ºC) e desde que não consiga ter ganhos solares.:
    durante a noite tenho tudo desligado, normalmente desliga-se ás 22:30/ 23:00h
    De manhã... liga-se ás 07:00. e desliga-se por volta das 09:00h

Verão...só ligo quando a temp. interior está acima dos 27ºC e não consigo efectuar arrefecimento abrindo as janelas..
    Depende.. mas normalmente de manhã só mesmo em dias de muito calor ligo o A/C. Utilizar o oscurecimento de vãos para controlar a carga termica derivado da incidencia solar...

LOCAL. Baixo alentejo interior.
    Boas contas.. cada caso é um caso...

Totalmente de acordo.

Mas eu estava a referir-me ao ar condicionado como aquecimento central, ou seja, ligado 24horas por dia à temperatura de conforto (serão estes os cálculos).

Se o Pedro (permita-te) não ligar o ar condicionado nem gasta nada! :)

0.0195 seg. NEW