Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nesse caso de "aquecimento central" e voltando ao tema inicial, penso ser mais proveitoso multi split.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • jlmfr
    • 21 março 2018 editado

     # 2

    Colocado por: esptEu vou por 5 individuais.
    Com um multi, pelo que sei não consegue tirar partido da potência máxima de todas as máquinas interiores aos mesmo tempo nem tão pouco obter (tão) baixo consumo se ligar apenas uma interior com obteria num sistema mono.


    Há cerca de 7 , quando morava em apartamento, optei por multi Samsung para não colocar muitas máquinas no exterior , sendo que a máquina estava "protegida" numa varanda (suponho que seja gama entrada/ média/baixa a Ssmsung) com 4 maquinas interiores ( 140% da capacidade máxima da máquina exterior).

    Entretanto mudei para casa de 2 pisos e levei o AC. A máquina exterior ficou no telhado exposta ao mau tempo.Suponho que irá avariar mais frequentemente devidoao local onde está ( ainda para mais, em vez de colocarem debaixo do painel solar, abrigado do mau tempo,
    colocaram ao lado... ). Avariou pela 1° vez há cerca de 2 semanas e fiquei sem aquecimento ( ativei riscos elétricos do seguro), logo nesta altura. Se fosse hoje nunca optaria por sitema multi devido principalmente há possibilidade de avaria (embora redutora, importante) . Normalmente ligo 2 no máximo 3 em simultâneo ( ou seja cerca de 100% da capacidade da máquina exterior) sendo que em aquecimento nunca coloco mais de 21 graus ums vez que fica desagradável o ambiente muito quente.
  2.  # 3

    Habitualmente as máquinas "abrigadas" sofrem mais do que expostas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
    • jlmfr
    • 28 março 2018 editado

     # 4

    Colocado por: jorgealvesHabitualmente as máquinas "abrigadas" sofrem mais do que expostas.


    Não será ao contrário, ou seja, as "desabrigadas" "não sofrem" mais uma vez que estão mais expostas...?

    P.S: É possível "pintar" proteger a máquina exterior quando começam a aprecer vestígios de ferrugem (beira mar; litoral norte perto porto).

    Obrigado.
  3.  # 5

    Colocado por: jorgealvesNas maquinas mais evoluidas os multis avariam muito menos que os mono, nas gamas de entrada ou low cost s duvida que multi é um enorme risco.


    Na sua opinião as máquinas Samsung MultiSPlit Inverter (cerca de 7 anos; Unidade EXTERNA - MH070FXEA4B) são considerados "low cost"/entrada de gama ?
  4.  # 6

    A minha opinião sobre mono/multisplit.

    As vantagens/desvantagens já aqui foram ditas.

    As duas razões que me fizeram escolher multi face ao mono:
    - estética: apenas uma exterior (muito maior que uma mono mas que ocupa menos espaço que 4 mono)
    - consumo elétrico: o consumo de 4 máquinas em multisplit ser inferior a 4 máquinas monosplit (não tinha de aumentar a potência)
    Concordam com este comentário: PedroGomes, jorgealves
    • jlmfr
    • 9 maio 2018 editado

     # 7

    Viva,

    Considerando que a máquina exterior será substituída (2011: cerca de 7 anos; Unidade EXTERNA - Samsung MH070FXEA4B) , vou aproveitar para colocar 2 máquinas separadas em vez de 1 única para as 4 interiores.


    Precisava igualmente de colocar 1 máquina interior adicional (2.0 kW) , pelo que passaria a ter um multisplit de 5 unidades (Samsung Série Crystal / MultiSpilt / Série E) . Qual das seguintes combinações será mais vantajosa económica/eficiente, se possivel até 2000 €:, sendo que será apenas necessário instalar as 2 máquinas exteriores (unidades interiores já instaladas)


    1) A) + B) (4 máquinas interiores atuais)

    OU

    2) A) + C) ( no caso de 2+3 = 5 máquinas)


    A.

    1 máquina externa 5kW , cerca de 800 € €[1] (https://www.samsung.com/pt/business/climate/ac-fjm-ajxxxmcjxeh/aj050mcj2eheu/) para as seguintes máquinas interiores já existentes:

    1 X Unidade interna MultiSplit Samsung MH035FAEA ( Frio 3.5 kW; Calor 3.8 Kw)
    1 X Unidade interna MultiSplit Samsung MH026FAEA ( Frio 2.6 kW; Calor 2.9 Kw)


    B. 1 máquina Máquina externa 4 k W ; cerca de 650 € [2] ( https://www.samsung.com/pt/business/climate/ac-fjm-ajxxxmcjxeh/aj040mcj2eheu/ ) para as seguintes unidades interiores já instaladas (2010/2011)

    1 X Unidade interna MultiSplit Samsung MH026FAEA ( Frio 2.6 kW; Calor 2.9 Kw)
    1 X Unidade interna MultiSplit Samsung MH020FAEA ( Frio 2.0 kW; Calor 2.13 Kw)

    C. 1 máquina Máquina externa 6,8 k W, cerca de 980 € ( https://www.samsung.com/pt/business/climate/ac-fjm-ajxxxmcjxeh/aj068mcj3eheu/) para 3 máquinas interiores ( 1 delas a adquiri posteriormente)

    1 X Unidade interna MultiSplit Samsung MH026FAEA ( Frio 2.6 kW; Calor 2.9 Kw)
    1 X Unidade interna MultiSplit Samsung MH020FAEA ( Frio 2.0 kW; Calor 2.13 Kw)
    1 X Unidade interna MultiSplit Samsung MH020FAEA ( Frio 2.0 kW; Calor 2.13 Kw)


    NOTAS:

    [1] AJ040MCJ2EH/EU / FJM, 2 Divisões, Bomba de Calor

    Arrefecimento [kW]
    4.0 1.25~4.50)
    Arrefecimento [Btu/h]
    13,600 Btu/h

    Aquecimento [kW]
    4.4 (4.00~4.70)
    Aquecimento [Btu/h]
    15,000 Btu/h


    [2] AJ050MCJ2EH/EU FJM, 2 Divisões, Bomba de Calor:

    Capacidade
    Arrefecimento [kW]
    5.0 (1.30~5.40)
    Arrefecimento [Btu/h]
    17,100 Btu/h

    Capacidade
    Aquecimento [kW]
    5.7 (1.10~6.40)
    Aquecimento [Btu/h]
    19,400 Btu/h
    • jlmfr
    • 10 maio 2018 editado

     # 8

    Face à opção que tenho de colocar novo AC ( PELO MENOS MAQUINA EXTERIOR) valerá a pena ena repensar o sistema multisplit que tenho (1 exterior para 4 interiores), colocando um sistema novo de 4 monosplits (espaço não é problema pois irá para o telhado /plano)?

    Quando muito 2 maquinas exteriores para 2 máquinas interiores... Se optar por outra marca, as máquinas interiores Samsung multisplit terão de ser retiradas embora estrjam funcionais ( 7 anos) ....

    Colocado por: mafgodA minha opinião sobre mono/multisplit.

    As vantagens/desvantagens já aqui foram ditas.

    As duas razões que me fizeram escolher multi face ao mono:
    - estética: apenas uma exterior (muito maior que uma mono mas que ocupa menos espaço que 4 mono)
    - consumo elétrico: o consumo de 4 máquinas em multisplit ser inferior a 4 máquinas monosplit (não tinha de aumentar a potência)
    Concordam com este comentário:PedroGomes,jorgealves
  5.  # 9

    Cuidado com as distancias de tubagem pois os mono split sao mais limitados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
    • jlmfr
    • 10 maio 2018 editado

     # 10

    Colocado por: jorgealvesCuidado com as distancias de tubagem pois os mono split sao mais limitados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr


    Obrigado pelo aviso. Irei confirmar esta situação, mas penso que a distância não será problemática ( a casa não é grande :) )

    Atualmente tenho uma unidade de 12000 BTUS no R/C (Sala; no máximo 15 metros até telhado) e 3 unidades no 1º andar (quartos 1 X 7000 BTUs e 2 X 9.000 BTUs): a distÂncia das internas até ao exterior varia entre 8 metros e os 15 metros no máximo)). Posteriormente irei ponderar colocar uma unidade adicional no piso -1 (cave).

    A máquina atual como foi transferida de uma instalação anterior (apartamento) serleccionei esta opção pelo facto de ecnomia de espaço e ter ficado na varanda e não no telhado. Atualmente este problema não se coloca , embora fique mais desprotegido no telhado (desta vez irei pedir para colocarem as máquinas exteriores, pelo menos 2 , abrigadas debaixo do painel solar, protegendo do sol, chuva e vento - carca de 800 metros da praia).

    NA vossa opinião, será preterível manter as unidades internas Multisplit Smasung de 2011 (série Crystal / série E) e colocar por exemplo 2 unidades multisplit para as 4 unidades interiores ou gastar mais um pouco e colocar 4 monosplits mais atuais...??

    ( As unidades internas, apesar de funcionais terão de ser retiradas ao colocar os monosplit uma vez que não são compatíveis - Samsung FJM)
  6.  # 11

    Colocado por: jorgealvesCuidado com as distancias de tubagem pois os mono split sao mais limitados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr


    Obrigado.

    Relativamente ao meu post(s) anteriores (https://forumdacasa.com/discussion/54389/2/ar-condicionado/#Comment_1223685), uma vez que necessitava de mais uma unidade interior para uma divisão (cave), estou a ponderar uma externa para 3 unidades multisplit samsung + 1 unidade externa para 2 unidades internas mutlisplit.

    Uma vez que já me confirmaram que as unidades internas que tenho (série Crystal Smasung 2010 / multispit) são compatíveis com as unidades externas atuais Samsung multisplit, será prevferível manter o sistem multiplit atual ( em vez de 1 máquina exterior como antigamente, dividie por 2 externas) ou com o dinheiro que vou gastar (adicionado + 20 % por exemplo) colocar só máquinas individuais SPLIT, retirando todas as multisplit ( ??). Valerá a pena?

    Será de evitar associar 1 máquina interna (multi) mais antiga e uma NOVA máquina interna atual a 1 máquina externa nova e atual Samsung multispilt?

    Colocando eventualmente uma unidade SPLIt NOVA na SALA (cerca de 30m2; permite apenas até 12,000 BTUSs) e colocara a da sala na cave será vantajoso em termos de eficienência, uma vez que a slaa serve tambem o hall entrada e caica escadas para o Andar 1?
  7.  # 12

    É habitual a seguradora querer (vão recolher) ficar com a máquina externa de AC E pela qual recebi indemnização por riscos elétricos?

    Devo deixar retirar apenas quanfo colocar a nova( eventuais problemas nos tubos da pré-instalação /água enquanto não coloco a máquina nova)?
  8.  # 13

    Colocado por: jlmfr

    Obrigado.

    Relativamente ao meu post(s) anteriores (https://forumdacasa.com/discussion/54389/2/ar-condicionado/#Comment_1223685), uma vez que necessitava de mais uma unidade interior para uma divisão (cave),estou a ponderar uma externa para 3 unidadesmultisplit samsung +1 unidade externa para 2 unidades internas mutlisplit.

    Uma vez que já me confirmaram que as unidades internas que tenho (série Crystal Smasung 2010 / multispit) são compatíveis com as unidades externas atuais Samsung multisplit, será prevferível manter o sistem multiplit atual ( em vez de 1 máquina exterior como antigamente, dividie por 2 externas) ou com o dinheiro que vou gastar (adicionado + 20 % por exemplo) colocar só máquinas individuais SPLIT, retirando todas as multisplit ( ??). Valerá a pena?

    Será de evitar associar1 máquina interna (multi) mais antiga e uma NOVA máquina interna atual a 1 máquina externa nova e atual Samsung multispilt?

    Colocando eventualmente uma unidade SPLIt NOVA na SALA (cerca de 30m2; permiteapenas até 12,000 BTUSs) e colocara a da sala na cave será vantajoso em termos de eficienência, uma vez que a slaa serve tambem o hall entrada e caica escadas para o Andar 1?


    Tem a certeza que as unidades são compativeis ?
    Não digo que não seja possivel mas é muito improvável. A confirmação foi dada por um técnico da Samsung ?
  9.  # 14

    Colocado por: jlmfrÉ habitual a seguradora querer (vão recolher) ficar com a máquina externa de AC E pela qual recebi indemnização por riscos elétricos?

    Devo deixar retirar apenas quanfo colocar a nova( eventuais problemas nos tubos da pré-instalação /água enquanto não coloco a máquina nova)?


    Não sei se é habitual mas é lógico ...
    Relativamente á instalação , o instalador que irá montar o novo , se seguir á risca os procedimentos normais, irá fazer limpeza aos tubos e depois irá fazer vácuo antes de meter o gás, pelo que ficará limpinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  10.  # 15

    Relativamente á questão mono versus multi , a única vantagem do multi é ser só necessária uma ou duas unidades exteriores. Os sistemas mono ganham em todos os outros aspectos .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  11.  # 16

    Colocado por: hupavigoRelativamente á questão mono versus multi , a única vantagem do multi é ser só necessária uma ou duas unidades exteriores. Os sistemas mono ganham em todos os outros aspectos .
    os sistemas mono não sao menos eficientes/ robustos comparativamente aos sistemas multi?

    Neste caso, considerado que as máquinas interiores não são compativeis como sistema mono da mesma marca, a alternativa seria mudar tudo. Duas maquinas externas para 4 unidades ficaria por cerca de 1850 € + instalacao. Com este orçamento ( nem que seja mais 10% ou 20 %) não consigo comprar 4 maquinas mono equivalentes.
  12.  # 17

    Todas as empresas que contactei ( vendem e instalam Samsung - 2 delas assistência técnica oficial) indicaram que confirmaram a compatibilidade. Aliás, a série E Crystal Samsung multi ainda se vende. Agora se nao forem, a responsabilidade será deles, óbvio.

    Colocado por: hupavigo

    Tem a certeza que as unidades são compativeis ?
    Não digo que não seja possivel mas é muito improvável. A confirmação foi dada por um técnico da Samsung ?
    • jlmfr
    • 30 maio 2018 editado

     # 18

    Mas se têm o número de série para que querem a máquina? A mim até poupam dinheiro pois não tenho de pagar a remoção da maquina velha... Agora que acho estranho, acho. Onde está escrito esta obrigacão?

    Se decidir mudar daquia a 5 anos o AC e não autorizar a remoção enquanto nso colocar as máquinas novas...?

    Colocado por: hupavigo

    Não sei se é habitual mas é lógico ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr
  13.  # 19

    não se esqueçam da tubagem para os condensados dos aparelhos
  14.  # 20

    Colocado por: jlmfros sistemas mono não sao menos eficientes/ robustos comparativamente aos sistemas multi?

    Neste caso, considerado que as máquinas interiores não são compativeis como sistema mono da mesma marca, a alternativa seria mudar tudo. Duas maquinas externas para 4 unidades ficaria por cerca de 1850 € + instalacao. Com este orçamento ( nem que seja mais 10% ou 20 %) não consigo comprar 4 maquinas mono equivalentes.


    O seu caso é diferente porque vai aproveitar as unidades evaporadoras mas geralmente o sistema multi até é mais caro do que sistemas mono equivalentes...

    Vou-lhe só dar alguns exemplos das desvantagens dos sistemas multi :
    - Se avariar um condensador vai o sistema todo á vida
    - A potência máxima total nunca é atingida
    - Boa sorte se um módulo transistor inverter avaria ...
    - tubagens de dimensões diferentes
 
0.0256 seg. NEW