Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Alguém sabe se há vernizes que esbranquicem a madeira, nomeadamente pinho abeto? E que não amareleçam com o tempo?

    É que detesto pinho amarelecido e queria que uns forros ficassem ligeiramente esbranquiçados para não "carregar" no espaço.
  2.  # 2

    Já viu este tópico
    https://forumdacasa.com/discussion/54239/como-dar-aspecto-rustico-a-moveis/?

    Acho muito fiche o aspecto da fotografia q colocou o amigo João Dias.
  3.  # 3

    Colocado por: nunos7Já viu este tópico
    https://forumdacasa.com/discussion/54239/como-dar-aspecto-rustico-a-moveis/?

    Acho muito fiche o aspecto da fotografia q colocou o amigo João Dias.


    Não é bem isso que pretendo. Queria um aspecto liso e normal, mas esbranquiçado.
  4.  # 4

    Colocado por: Paulomelo70

    Não é bem isso que pretendo. Queria um aspecto liso e normal, mas esbranquiçado.

    Pode dar acabamento com óleo branco por exemplo.
  5.  # 5

    Colocado por: Joao DiasPode dar acabamento com óleo branco por exemplo.


    Tinha inicialmente pensado nisso. Mas a dúvida é se não será necessário fazer reaplicações de tempos a tempos para manter um aspecto esbranquiçado. Ou seja, para que não amareleça.
    Isto porque não descobri um fabricante que dê garantia de que o óleo/cera branco não vai amarelecer com o tempo.
  6.  # 6

    Colocado por: Paulomelo70

    Tinha inicialmente pensado nisso. Mas a dúvida é se não será necessário fazer reaplicações de tempos a tempos para manter um aspecto esbranquiçado. Ou seja, para que não amareleça.
    Isto porque não descobri um fabricante que dê garantia de que o óleo/cera branco não vai amarelecer com o tempo.

    Existem imensos sistemas que fazem exactamente o que você quer.
    Assim de repente tem a Bona, Pallmann, Loba, rubio monocoat, woca, etc,etc.
    Enfim todos os de gama alta que trabalhamos.
    São obviamente produtos de aplicação profissional e todos os que descrevi têm "manhas" de aplicação diferentes.
    Relembre-me lá de onde é o Paulo?
    Se for do norte tenho óleo branco comigo. É só vir ter comigo e trazer um bicado de madeira que se faz uma amostra na hora.
  7.  # 7

    Colocado por: Joao DiasSe for do norte tenho óleo branco comigo. É só vir ter comigo e trazer um bicado de madeira que se faz uma amostra na hora.

    Epá o homem vale quanto pesa lolol :)

    Se fizerem a amostra coloquem uma foto :)
  8.  # 8

    Colocado por: Joao DiasExistem imensos sistemas que fazem exactamente o que você quer.


    Mas esses fabricantes garantem que o branco não vai amarelecer com o tempo?
    É que já fiz alguns testes e gostei muito do resultado. O problema é que é sempre possível que daqui a uns anos, ao invés do branco, passe a amarelo esbranquiçado... Daí ter considerado a hipótese dos vernizes.
  9.  # 9

    Colocado por: Paulomelo70

    Mas esses fabricantes garantem que o branco não vai amarelecer com o tempo?
    É que já fiz alguns testes e gostei muito do resultado. O problema é que é sempre possível que daqui a uns anos, ao invés do branco, passe a amarelo esbranquiçado... Daí ter considerado a hipótese dos vernizes.

    Mau, então acha que estou a falar por falar?
    Já agora, uma vez que me parece que está mal informado/acompanhado, os vernizes amarelecem muito mais que os óleos dos sistemas que descrevi.
    No entanto, tambem é possivel executar o acabamento que quer utilizando verniz. Mas carece de um primário especial e de um verniz próprio.
    Para complicar ainda mais, tambem é possivel executar a coloração a óleo e acabar com verniz.
  10.  # 10

    Colocado por: Joao Diasá agora, uma vez que me parece que está mal informado/acompanhado, os vernizes amarelecem muito mais que os óleos dos sistemas que descrevi.
    No entanto, tambem é possivel executar o acabamento que quer utilizando verniz. Mas carece de um primário especial e de um verniz próprio.


    Nas inquirições que fiz a vários fabricantes, disseram-me que vernizes à base de resinas acrílicas poliuretanadas não amarelecem, mas que a própria madeira pode oxidar e com isso ficar amarelada.
  11.  # 11

    Colocado por: Joao DiasJá agora, uma vez que me parece que está mal informado/acompanhado, os vernizes amarelecem muito mais que os óleos dos sistemas que descrevi.


    Também coloquei essa questão a alguns fabricantes de óleos. Responderam dizendo que a hipótese do amarelecimento poderia ocorrer, nomeadamente com a falta de nutrição da madeira. Para evitar isso, teria de aplicar de tempos a tempos um produto de manutenção. Penso que à base de óleo de coco.
    Ora isto em forros é um bocado chato de se fazer...
  12.  # 12

    Colocado por: Paulomelo70

    Nas inquirições que fiz a vários fabricantes, disseram-me que vernizes à base de resinas acrílicas poliuretanadas não amarelecem, mas que a própria madeira pode oxidar e com isso ficar amarelada.

    Pronto, eles lá saberão melhor que eu como se comportam os produtos que vendem.
    Já agora, perguntou ás marcas directamente ou aos seus representantes cá em Portugal?
    E já agora de que marcas estamos a falar?
  13.  # 13

    Colocado por: Joao Dias
    Pronto, eles lá saberão melhor que eu como se comportam os produtos que vendem.
    Já agora, perguntou ás marcas directamente ou aos seus representantes cá em Portugal?
    E já agora de que marcas estamos a falar?
    normalmente nem os acrilicos nem os poliuretanos amarelecem , percebo a oxidação da madeira com acabamentos mais translucidos ... ainda há dias fui a uma moradia que pintaram um chão com Bondex Deco Branco tem quase 20 anos e tá branco lol mas o produto foi retirado do mercado pra i à 15 ( não vendia ) mas já vi acabamentos em oleo branco e é um show muito bom mesmo ...
  14.  # 14

    Colocado por: Joao DiasJá agora, perguntou ás marcas directamente ou aos seus representantes cá em Portugal?
    E já agora de que marcas estamos a falar?


    À Cin e Titan perguntei directamente.

    À Dyrup, Robbialac perguntei a distribuidores. Mas também inquiri um distribuidor de várias marcas. A resposta foi mais ou menos a mesma.
  15.  # 15

    Colocado por: Paulomelo70

    À Cin e Titan perguntei directamente.

    À Dyrup, Robbialac perguntei a distribuidores. Mas também inquiri um distribuidor de várias marcas. A resposta foi mais ou menos a mesma.

    Nenhuma das marcas que você referiu, que eu saiba, têm sistemas para fazer o que você quer.
  16.  # 16

    Colocado por: Joao Dias
    Nenhuma das marcas que você referiu, que eu saiba, têm sistemas para fazer o que você quer.
    Estas marcas não tem o quê ? Desde que queira a dyrup tem um sistema tintavel ( premiado com o prémio 5 estrelas ) que mete em branco tudo o que queria incluindo os produtos que usa , é um sistema de coloração universal ... Logo se o amigo quer verniz branco não é difícil fazer .... verniz , velatura , oleos , tintas de todos os tipos , massas etc..etc
  17.  # 17

    Colocado por: rafaelisidoroEstas marcas não tem o quê ? Desde que queira a dyrup tem um sistema tintavel ( premiado com o prémio 5 estrelas ) que mete em branco tudo o que queria incluindo os produtos que usa , é um sistema de coloração universal ... Logo se o amigo quer verniz branco não é difícil fazer .... verniz , velatura , oleos , tintas de todos os tipos , massas etc..etc

    Que não amareleça com o tempo...
  18.  # 18

    Colocado por: Joao Dias
    Que não amareleça com o tempo...

    Acho que é isso que o Paulo quer e os representantes da Dyrup dizem que não garantem.
    Pelo menos foi o que eu percebi...
  19.  # 19

    Colocado por: Joao Dias
    Acho que é isso que o Paulo quer e os representantes da Dyrup dizem que não garantem.
    Pelo menos foi o que eu percebi...
    nop , produtos acrílicos ou poliuretanos ou poliuretanados não ficam amarelo o que não invalidam porque são translúcidos a deformação na cor devido à oxidação da Madeira. .. É bem diferente de ficarem amarelos ... imagine uma velatura ,o João tem que ver a Madeir,ne? Agora imagine a Madeira a mudar de cor sobe uma superfície translúcida como vernizes ou velatura. ..? Garantimos o produto mas não nos responsabilizamos sobre a Madeira. .. moral da história com produtos translúcidos pode dar asneira na mesma ...
  20.  # 20

    Colocado por: Joao Dias
    Que não amareleça com o tempo...
    se tiver uma madeira que não oxide é garantido que não amarelece ... Desde que não seja sintético ...
 
0.0227 seg. NEW