Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: RicardoPorto

    Sou fiscal de umas moradias com cave rc e 1o piso de 80m2 por piso e o empreiteiro faz por 110 a 120k chave na mão com acabamentos tipo flutuante e 20€/m2 com termosifao capoto sem rebocar pre instalação ac e radiadores de aquecimento central e ainda metr ote instalação de aspiração central.

    Gajos de telas a 10€m2
    Tijolo a 5€m2
    Pladur de tectos a 14€m2..

    Ainda se apanham uns assim em Braga!


    E como este ha outros..

    Ricardo eu acredito que sim.
    Mas do que conheço do mercado, só fazem assim porque de facto não sabem fazer de outra maneira. Há malta que mesmo podendo, continua a trabalhar a rapar, aldrabar, com materiais péssimos e mão de obra a condizer.
    Para mim não faz sentido e custa-me ver estas coisas. E pensar que a grande maioria dos DO até estariam dispostos a pagar mais para terem mais qualidade e mais garante futuro. No entanto, na maioria das vezes nem sabem que as coisas existem portanto estão sempre limitados nas opções.
    É uma tristeza
    Concordam com este comentário: Polski
  2.  # 2

    Colocado por: pc ferreira

    Mas já agora explique o que fiscaliza.


    Garantir os mínimos olímpicos que foi o que fui contratado para fazer.. não vale apena olhar para pinturas se estão bem ou mal ou se os cortes do azulejo estão da melhor maneira pois sei que é tudo a poupar m2 de material.. mas no que diz respeito a estrutura, alinhamentos, marcações, roços e espessuras de isolamentos garantir o melhor possível dentro do preço respeitando o projeto.

    E digo mais, todos os clientes estão mais que satisfeitos com as casas, só houve um problema com um flutuante que teve que ser levantado que rangia todo...

    PS: Não posso colocar fotos para não identificar os locais/pessoas.
  3.  # 3

    Colocado por: marco1

    faça lá umas contas á área total de uma casa e depois faça umas contas ao preço do tal piso radiante e soalho, depois divida esse preço pela área total e depois diga-me quanto é que nas contas do metro quadrado o tal piso radiante e soalho pesa em euros / metro 2


    Marco,

    se a casa levar PRH leva PRH no piso todo, pelo menos da área privativa. Por isso, qualquer incremento de custo por opção do PRH, seja + 5 €/m2, seja mais 50 €/m2, reflecte-se directamente no preço final da habitação por m2 (se tal coisa existir, mas admitamos que sim).

    E o mesmo vale para o soalho: se eu meter um soalho de nogueira a 100 €/m2 (e se calhar não dá), vou meter soalho nos quartos, sala e circulações. OK, tiro 20 m2 para 3 IS e mais 20 m2 para uma cozinha jeitosa, mas tudo o resto custa mais 100 €/m2. E como dizia o Ivo, se meto um soalho (nem que custe 50 €/m2), depois não meto cerâmica de refugo de 10 €/m2, porque isto convém casar a bota com a perdigota.

    Estes elementos, por serem revestimento de piso ou componentes técnicos do piso, reflectem-se directamente no preço final do m2, aqui não tem como enganar. Aqui concordo com o Ivo, aliás, lá atrás também já defendi isto.

    Há outras opções que não se repercutem directamente no custo do m2 na proporção 1:1, mas estas por acaso andam lá perto.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas
    deve rondar os 120€-150/m2.
    Concordam com este comentário:NTORION


    Não diria tanto, mas talvez uns 80/100 €/m2 se somarmos ambas as situações e dependendo sempre da madeira que estamos a falar, porque com madeira mais cara os valores do Pedro podem nem chegar.
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPorto

    Sou fiscal de umas moradias com cave rc e 1o piso de 80m2 por piso e o empreiteiro faz por 110 a 120k chave na mão com acabamentos tipo flutuante e 20€/m2 com termosifao capoto sem rebocar pre instalação ac e radiadores de aquecimento central e ainda metr ote instalação de aspiração central.

    Gajos de telas a 10€m2
    Tijolo a 5€m2
    Pladur de tectos a 14€m2..

    Ainda se apanham uns assim em Braga!


    E como este ha outros..


    Esses preços já falham em pelo menos 5€/m2 em todos eles na minha zona. Pelo menos.
  6.  # 6

    Colocado por: ****Pladur em tectos a 14€/m2 , só se for sem material .


    Por acaso há...mas é assim: uns querem fazer dinheiro, outros querem fazer obra!
  7.  # 7

    Colocado por: Skinkxsoalho de nogueira a 100 €/m2 (e se calhar não dá), vou meter soalho nos quartos, sala e circulaçõe


    E porquè?

    Pode muito bem meter só soalho nos quartos e deixar o restante para outro material "mais resistente ao uso"
  8.  # 8

    Colocado por: ****

    E existem os tolos que andam nas obras por andar !

    Um gajo vai ao dentista, está lá 1h (no máximo eu já cheguei a estar 10m e pagar maus que isso) deixa lá 100 paus e toda a gente acha bem. Se estiver 1 dia inteiro a alancar soalho ás costas, baldes de cola, trabalhar com ferramenta perigosa, a dar cabo do corpo e ganhar os mesmos 100 paus é um chulo e é um disparate.
    Sabem qual é a grande diferença? É que o gajo do soalho (pelo menos eu penso assim) vai ao dentista, percebe que é uma profissão como outra qualquer em que teve de haver investimento, sacrificios pessoais, empenho, dedicação e paga os 100 paus sem questionar e agradece ao Doutor o serviço prestado.
    O dentista contrata o gajo do soalho e a primeira coisa que pensa quando vê o orçamento é "este gajo ganha o mesmo que eu". Não, não é verdade, e mesmo que fosse uma coisa é certa, se o dentista perceber tanto de aplicar ou restaurar soalhos como eu percebo de arranjar dentes, é bom preparar-se para uma valente dor de cabeça.
    Ando a trabalhar a minha arte com gente de todo o mundo e francamente nunca vi povo tão mesquinho como o nosso no que toca ao mercado da construção. Falam de uma maneira que até parece que muitos que aqui escrevem trabalham por desporto e não querem ganhar dinheiro.
    Há muita merd@ no mundo da construção civil e do que me tenho vindo a aperceber, muita dela existe porque o cliente assim o exige.
    Depois claro está, há uma quantidade infindável de patos bravos a dar mau nome aos poucos bons que ainda cá andam.
    E depois há quem ganhe muito dinheiro? Claro que há!! Como em todas as profissões... e então? Principalmente se prestarem um bom serviço ao cliente, onde está o problema? Em lado nenhum. O único problema existe quando, barato ou caro, se paga para algo que no fim fica uma bosta, isso sim, isso está mal!!
    Mas mentalizem-se de uma coisa, é muito mais fácil correr mal com aqueles que trabalham a rapar preço que com os outros. É que o incentivo conta, e aparentemente é muito diferente.
    De facto, parece que existem dois mundos distintos dentro do nosso pequeno alegre Portugal...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas, PedroBorga
  9.  # 9

    Uma coisa que eu aprecio muito no tuga é a expressão "espetar a faca"... qualquer gajo que ande a trabalhar e apresente orçamento anda sempre a "espetar a faca"...

    No dia em que acabarem os biscateiros vai ser bonito.

    PS: a mão-de-obra na construção é, em geral, mal paga para o trabalho que se faz.
  10.  # 10

    Então quando vejo orçamentos com flutuante ate 20€ e betonilha normal e corrente num artigo e cobram 60€ não é espetar a faca? Margens de 40 ou 50%?

    Poliuretano projeto a 50€ ?

    Uma obra corrente que duas empresas deram 1500€/m2?

    Uma contenção de fachada com 4 pilares e 8 vigas metalicas quase 50 mil?

    Ha muita empresa a aproveitar a onda e a enganar clientes com estes preços com a desculpa da disponibilidade...com preços assim largam tudo e agarram outras obras.

    Tijolo a 5€/m2 é o preço que tinha como referência de 3 anos atrás e continuam para alguns..eu sei que o mais corrente é 8€.

    Mas ganham todos dinheiro e não tem mãos a medir pois quando o homem fez estas duas moradias foi logo pegar num prédio com mais de 20 apartamentos a seguir.
  11.  # 11

    Colocado por: SkinkxUma coisa que eu aprecio muito no tuga é a expressão "espetar a faca"... qualquer gajo que ande a trabalhar e apresente orçamento anda sempre a "espetar a faca"...

    No dia em que acabarem os biscateiros vai ser bonito.

    PS: a mão-de-obra na construção é, em geral, mal paga para o trabalho que se faz.


    No dia que acabarem os biscateiros acabam os outros..sao todos da mesma geração. É esperar mais uma década e vão ver a crise de mão de obra a sério
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    Colocado por: ****Se a maioria tivesse alguém ou soubesse fazer uma correção analítica mensalmente , ou fazer um controlo de custos artigo a artigo , etc , não andava ai .
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Mas se andam isso chega como prova de que o negócio é sustentável, certo? Pelo menos para aqueles que cá têm andado durante 10 anos ou mais. Digo eu.

    PS: quando falei em "espetar a faca" é malta que se queixa do preço do reboco a 8 €/m2 porque tem um tipo que lá vai ao sábado e ganha à hora. Enquanto a malta for emprestando alvarás, vai dando para tudo.
  13.  # 13

    Colocado por: SkinkxEnquanto a malta for emprestando alvarás, vai dando para tudo.

    Este é apenas um dos problemas do setor.
    Enquanto se for permitindo a prevaricação a coisa não muda
  14.  # 14

    Colocado por: ****Não faço nenhum orçamento , onde na base do mesmo não tenha sido contabilizado as horas homem , mais o material

    Em Portugal o setor das obras particulares é composto por mais de 90% micro empresas. Estas empresas não possuem no seu quadro técnico minguem habilitado a fazer isso.
    Atualmente para alvarás até classe II nem sequer necessitam de ter nenhum técnico no quadro.
  15.  # 15

    Ando à procura de orçamentos na bairrada e o preço é de 1800€/m2 !!!!
    Não sei onde vão buscar esses 600 ou 700€/M2 ....
    Quem arranjar esses preço por favor enviem MP.

    Obrigado
  16.  # 16

    tem ai gente na bairrada a construir por menos e bem, não digo 600 mas mais próximo dos 1000
  17.  # 17

    Colocado por: marco1tem ai gente na bairrada a construir por menos e bem, não digo 600 mas mais próximo dos 1000


    Também não sabemos o caderno de encargos.
  18.  # 18

    Colocado por: pc ferreira

    Também não sabemos o caderno de encargos.

    A casa é esta:
    https://forumdacasa.com/discussion/48520/2/inicio-duma-aventura/#Item_19

    Como acabamentos é o mais simples possível que estão a colocar nos orçamentos
  19.  # 19

    Colocado por: valtersilva
    A casa é esta:
    https://forumdacasa.com/discussion/48520/2/inicio-duma-aventura/#Item_19

    Como acabamentos é o mais simples possível que estão a colocar nos orçamentos


    Não percebi. Quem define os métodos construtivos e os acabamentos são os construtores?
  20.  # 20

    Diz aqui que é uma casa passiva...

    https://forumdacasa.com/?CommentID=1381656
 
0.0519 seg. NEW