Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos os foristas.
    À muito que sigo o Fórum e tiro muitas das minhas duvidas.
    Muitas das pesquisas no “Google” encaminham para o Fórum.
    Como muitos, tenho o sonho de construir uma moradia para a minha família.
    A disponibilidade de euros não é muita, mas continuo a tentar e já consultei alguns bancos para tentar obter empréstimo para a construção.
    Apareceu uma oportunidade de comprar um terreno já com os projetos aprovados, sendo apenas necessário pagar a licença e começar a construção (segundo o vendedor).
    Deixo aqui o projeto para darem a vossa opinião (que desde já agradeço).
    Nunca fiz nenhuma construção e as minhas duvidas são muitas.
    Agradeço a todos as opiniões e ajudas que me possam dar.

    Obrigado.

    Porque não consigo anexar mais de 3 ficheiros? (não têm 5 MB)
  2.  # 2

    anexa a seguir...
    Concordam com este comentário: M.Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
  3.  # 3

    Obrigado antonylemos.

    Continuação do projeto.
  4.  # 4

    Continuação do projeto.
  5.  # 5

    bem, ]e pequenina.. o espa;o tb n d]a pra muito mais..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
  6.  # 6

    Perde muito espaço com escadas,ou seja muita área desperdiçada.

    Tenho amigos que compraram uma assim já construída, nova, por 125.000k, por acaso acho que fizeram um excelente negócio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
    • ik
    • 20 março 2018

     # 7

    Colocado por: NTORIONPerde muito espaço com escadas,ou seja muita área desperdiçada.

    Tenho amigos que compraram uma assim já construída, nova, por 125.000k, por acaso acho que fizeram um excelente negócio.


    Falta saber aonde.. é que onde vivo não compra um T2 de 100m2 por esse valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
    •  
      NTORION
    • 20 março 2018 editado

     # 8

    Concelho da Lourinhã. Loteamento com dezenas de casas.
    Só fiz o paralelismo pq a planta é muito identica, em pisos, divisões, etc.

    Claro eu em lx nem um t0.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
    • RCF
    • 20 março 2018

     # 9

    Parece-me uma casa interessante e não a acho propriamente pequenina... basta ver que tem sala de 50m2 e uma suite com 20m2.
    O facto de já ter licença aprovada é uma enorme vantagem. Convirá confirmar na Câmara se a licença está mesmo aprovada e que impostos há a pagar. Não existindo surpresas e se o preço for justo, será uma boa oportunidade. Num terreno ainda sem projeto e licença de construção, a diferença será de pelo menos um ano (provavelmente mais) para fazer o projeto e aprová-lo na Câmara.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
    • ik
    • 20 março 2018

     # 10

    Colocado por: NTORIONConcelho da Lourinhã. Loteamento com dezenas de casas.
    Só fiz o paralelismo pq a planta é muito identica, em pisos, divisões, etc.

    Claro eu em lx nem um t0.


    Lourinhã ao centro de Lisboa são quase 70km além disso o loteamento de dezenas de casas faz toda a diferença

    Mesmo assim uma moradia destas por 125mil é sempre um bom preço seja onde for, mas deve ter comprado em 2013..de certeza que hoje já não compra lá uma moradia nova igual por 125mil, mas posso estar enganado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
  7.  # 11

    Compraram há um ano, a casa estava no mercado há 3 ou 4 anos por um valor um pouco acima. Fizeram uma proposta que foi aceite, estava pronta a habitar, faltava eletrodomésticos...os acabamentos até me surpreenderam pela positiva. Eu, na mesma altura procurava uma assim na periferia de lx e os preços eram dos 350 para cima. Por isso é que acabei por comprar terreno e optar pela construção e mesmo assim tou para ver em relação a esses 350 quanto vou poupar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
  8.  # 12

    Também não me parece pequena, como já foi dito.
    Acho inclusive os dois quartos demasiado grandes.
    Penso que a suite com essa área, conseguia meter lá um closet. Só esse roupeiro não chega para um, quanto mais para dois.
    No outro quarto se colocar um roupeiro nas costas do que lá está, já reduz também um pouco de área ao quarto e ganha mais um espaço de arrumação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
  9.  # 13

    para mim de pequena não tem nada, são quase 270m2 de construção, claro 1/3 disso é para aproveitar a cave, mas a casa tem boas areas.

    se você gosta dessa casa, e tem capacidade financeira para a construir, então força. Comprar um terreno já com projecto aprovado, quando se gosto do projecto é uma mais valia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
  10.  # 14

    Boa tarde e obrigado pelos vossos comentários.

    A moradia fica no Porto (numa zona da cidade ainda pouco explorada, mas que está em crescimento).
    No Porto a compra de habitação está muito cara (tudo aumentou de preço).
    Quem está a vender o terreno é o proprietário. A casa era para ele e família, mas pelos vistos o projeto demorou 2 anos e meio a ser aprovado e devido ao nascimento de um filho tiveram que arranjar outra solução (compra de outra casa).
    O proprietário tem um amigo construtor que diz que constrói a moradia por 150,000 pronta a habitar (com materiais não muito caros, cerâmica de 20,00 e flutuante também por volta dos 20,00 por exemplo).
    Acham um valor normal, baixo alto?
    A fachada principal não tem janelas (está quase a norte), não fica estranho?

    Obrigado a todos.
  11.  # 15

    Colocado por: HAlbuquerqueO proprietário tem um amigo construtor que diz que constrói a moradia por 150,000 pronta a habitar

    Imagino que o projeto não contemple caderno de encargos. Mande elaborar um e com base nisso consulte esse empreiteiro.
    Se o preço se mantiver, ótimo.
    Não esqueça de contratar uma fiscalização independente.
    Concordam com este comentário: HAlbuquerque
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
    • RCF
    • 20 março 2018

     # 16

    Colocado por: HAlbuquerqueO proprietário tem um amigo construtor que diz que constrói a moradia por 150,000 pronta a habitar (com materiais não muito caros, cerâmica de 20,00 e flutuante também por volta dos 20,00 por exemplo).
    Acham um valor normal, baixo alto?

    É um valor baixo (bom para si).
    Peça-lhe um orçamento descriminado, para esses valores e depois avalie se as soluções são as adequadas.
    Tenha cuidado, pois sendo o construtor amigo do vendedor, pode estar a dizer-lhe isso a si apenas para ajudar o amigo a vender. Depois de vender, se lhe pedir orçamento, se calhar, nem por €200.000 lhe faz a construção... ou então, simplesmente, lhe diz que está com demasiado trabalho e sem disponibilidade...
    Concordam com este comentário: HAlbuquerque
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
  12.  # 17

    Acho que a casa está bem arrumada, vendo os constrangimentos. E aproveita bem o espaço exterior disponível.
    As escadas ocupam sempre espaço mas aí foram remetidas para onde me parece causarem menos impacto.
    Acho pena não haver uma lavandaria numa casa desse tamanho logo no piso 1, com saída direta para a rua. Deve estar prevista no piso 0 mas não será o local mais prático.
    Mas também acho a casa algo grande, convém ter a certeza de que consegue fazer a casa pelo valor que tem disponível e isso não é perguntando a um empreiteiro amigo do vendedor que fica a saber. Tal como sugerido, o caderno de encargos seria a forma mais segura, mas pode experimentar ver se consegue uns orçamentos mais detalhados mostrando só as plantas e dizendo logo à partida o que pretende nos principais acabamentos (se optar por esta segunda opção deixe logo 10% de lado para o que não se lembrou de prever e os "já agora"). Por experimentar também perguntar aos vizinhos por quanto ficaram as deles.

    Colocado por: 21papaleguasPenso que a suite com essa área, conseguia meter lá um closet. Só esse roupeiro não chega para um, quanto mais para dois.

    Se for mesmo necessário mais espaço de arrumação nos quartos (para mim não seria), basta chegar a cama mais para a janela e meter um segundo roupeiro frente ao outro, de costas para a cama, e está o closet feito.
    Concordam com este comentário: HAlbuquerque
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
  13.  # 18

    Colocado por: mhpintoroupeiro frente ao outro, de costas para a cama

    Também foi essa a minha ideia, mas penso que terá que se mexer também no wc.


    Colocado por: mhpinto(para mim não seria)

    Sendo uma suite, supostamente irão lá estar duas pessoas, entre as quais uma senhora.
    Ironic mode on:
    Provavelmente esse roupeiro não chegará só para ela, quanto mais para os dois!
    Ironic mode off
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAlbuquerque
  14.  # 19

    Colocado por: zedasilvaImagino que o projeto não contemple caderno de encargos. Mande elaborar um e com base nisso consulte esse empreiteiro.
    Se o preço se mantiver, ótimo.
    Não esqueça de contratar uma fiscalização independente.


    Boa noite,
    acho que não tem caderno de encargos, mas não perguntei ao vendedor.
    O caderno de encargos é o construtor que elabora ou é alguma outra entidade?
    Obrigado.
  15.  # 20

    Colocado por: RCFÉ um valor baixo (bom para si).
    Peça-lhe um orçamento descriminado, para esses valores e depois avalie se as soluções são as adequadas.
    Tenha cuidado, pois sendo o construtor amigo do vendedor, pode estar a dizer-lhe isso a si apenas para ajudar o amigo a vender. Depois de vender, se lhe pedir orçamento, se calhar, nem por €200.000 lhe faz a construção... ou então, simplesmente, lhe diz que está com demasiado trabalho e sem disponibilidade...


    Boa noite,
    esse foi um dos meus receios, que o construtor esteja a ajudar ao vendedor.
    Como vou recorrer a crédito e devido às exigencias do banco e aos meus rendimentos não posso passar muito desse valor.
    O ideal até era ser por menos, mas parece pouco provável.
    Obrigado.
 
0.0240 seg. NEW