Colocado por: solumusicpara orçamento tenho uma estimativa entre 15000e e 20000e (ainda não pedi orçamento descritivo)
Colocado por: MikeMelga
Eu continuo sempre a bater na mesma tecla: domótica é COM FIOS! Além disso, aqui na europa, só há um sistema de domótica: KNX. Quem lhe disser o contrário ou desconhece o KNX ou está a tentar aldrabá-lo com outro sistema qualquer.
Há muita coisa sem fios, sim... mas essas são para brincar às casinhas.
Mas quer domótica ou brincar às casinhas?
O Alexa (ou similares) são apenas interfaces para o sistema de domótica. Não é o Alexa que vai ao interruptor ligar a luz nem ao termostato alterar a temperatura.
Está no seu direito. Mas quando se arrepender, pelo menos vai poder dizer "O raio do mikemelga é que tinha razão".
Colocado por: LI077Mikemelga, ja percebi o seu interesse em sistemas com fios. provavelmente é instalador.
Colocado por: LI077entre uma instalação wired de 15.000€ e uma instalação de 500€ vai depender muito do bolso de cada um
Colocado por: LI077- Relativamente ao controlo por voz Alexa, google Home etc....a minha experiência é muito positiva. inicialmente encarei como brincadeira. Apesar da relutância em casa relativamente a assistente, já toda a família usa.
Colocado por: LI077Nada como sentar a mesa de jantar e....perguntar qual a temperatura ambiente, pedir para baixar as persianas, ligar o AC, colocar as luzes a 60% de intensidade, desligar a TV, colocar a playlist do dia do spotify no meu sistema de som....e já agora pedir a assistente para me adicionar um reminder para o dia seguinte as 10.00am que tenho dentista e perguntar o que está na minha agenda e qual o tempo para amanhã.....priceless
Colocado por: LI077Sem mexer as mãos, sem ter que ligar e esperar que arranquem e conectem 50 apps, sem 22 telecomandos para cada uma das funções que descrevi atrás. tudo isto em menos de 30 segundos. Para mim não se trata de brincar as casinhas....trata-se de tornar as casas inteligentes=domotica.
Colocado por: LI077Não é por acaso que os assistentes pessoais estão em crescimento exponencial, são a principal aposta da Google, Amazon, APPLe nos próximos anos. As KNX desta vida que não acompanharem a tendência vão morrer pelo caminho isso não tenho a menor duvida.
Colocado por: MikeMelgaMuito bem. Mas a alexa custa aí uns 100€. O hardware que vai precisar para: mexer na temperatura ambiente, mexer em persianas, AC, luzes, desligar TV, etc... vai-lhe custar milhares!
Colocado por: AnaC21dado que aparentemente a segurança também vem à baila aqui e foi tão recomendado o KNX por ser domótica a sério:https://www.open-homeautomation.com/2016/05/20/how-secure-is-knx/ehttp://knxtoday.com/2015/05/5961/security-protecting-buildings-from-cyber-attack-part-1.html
Colocado por: LI077Viva,
passei pelas mesmas indecisões e inicialmente estava muito inclinado para o sistema da Xiaomi que é bom mas tem algumas limitações. entretanto optei pelo Samsung Smartthings que permite integrar uma quantidade enorme de dispositivos, inclusive os da Xiaomi tem também integração com o google home e/ou Amazon Alexa.
No meu caso em concreto, controlo por voz ou através da app:
Persianas
Sistema de som da Sonos
Iluminação (Tradfri da Ikea que é a mais acessível mas também funciona com Hue da Philips)
Iluminação automática em função da luminosidade ou movimentos
Fichas eléctricas e controlo de consumos
Ar condicionado (LG)
Sensores de fumo e CO2
Sensores de abertura de janelas/ portas
Robot Aspirador Xiaomi
Monitorização da temperatura e humidade nas divisões da casa
Dá para personalizar e existem plataformas que permitem controlar de uma forma muito intuitiva, segue o meu dasboard em anexo. testei tanto o google home como a Alexa. A minha escolha recaiu na Alexa que é mais intuitiva em termos de linguagem e faz uma ponte melhor com os meus dispositivos.
Tudo isto sem passar cabos. Tenho apenas o smartthings ligado ao router, o resto funciona sem fios. Apesar de parecer pouco útil. Permite-me de uma forma simples controlar a casa e a qualquer momento ter acesso aos dados da mesma. Por vezes saímos a pressa de casa...esquecemos nos de desligar o ar condicionado numa das divisões, luzes ficaram ligadas etc...
Uma vez que em termos de segurança um alarme apenas ligado ao wifi, não é suficientemente seguro, comprei um alarme que funciona com Wifi e também com cartão GSM de backup. Também sem fios (custo 100€ já com sensores)
Adicionei ainda uma camara de segurança que se ativa com movimentos e faz gravação na cloud sempre que existam movimentos dentro da casa. (custo 30€) Por questões de segurança e privacidade apenas ligo esta camara quando em ausento vários dias de casa.
Muito por alto, excluindo o sistema de som e o ar condicionado não ultrapassei os 500€ e a instalação satisfaz me imenso. A qualquer momento posso expandi-la e adicionar novos componentes. Não demorei mais de 2 horas a configurar e instalar todos os dispositivos.
Colocado por: MikeMelgaQuanto à Xiaomi... não estou a dizer que o material seja mau. Não é, isso sim, material adequado a uma instalação 'vulgar'.
Digo 'vulgar' porque quem instala um sistema como o Mijia tem que saber mexer nele. É daqueles sistemas tipo arduino que funcionam, sim, mas precisam de manutenção constante. São bons para o DIY mas impensáveis para o comum dos utilizadores.
Tenho um amigo que é fã da Xiaomi. Tem mais de 200 dispositivos, desde simples gateways a coisas estranhas como tacho para arroz, passando por aspirador, câmaras, etc. Funciona tudo muito bem... excepto quando não. Volta e meia há uma actualização de gateways que perde ligação a alguns dispositivos. Outras vezes eles voltam à lingua original (chinês) e muitas vezes só há mesmo na lingua original.
Aconselho a ler muito bem e perceber os prós e contras de cada sistema antes de se comprometer com qualquer um deles.
Colocado por: trivial
Qual o dispositivo que instalaste junto aso motores das persianas ? ou seja qual o modelo da fibaro o fgr-222?
para interligação as smart... não tens de ter na mesma a gateway da fibaro?
Colocado por: LI077Sensor temperatura/humidade/pressão atmosférica : 7.88€ unidade (xiaomi)
modulos fibaro persiana: 45€ unidade
AC: Comprei AC da marca LG com wifi que faz ligação com alexa atraves de skills
luzes: Comprei modelos do IKEA Tradfri. Lampadas GU10: 15€/unidade
luzes (alternativa): Modulos da fibaro para os interruptores: 45€ cada
TV: Ficha com medição de consumo e interruptor: Neocoolcam 15€ cada
Assistente Alexa: 60€ (Echo dot)
Para interligar isto tudo: Hub Smarthtings da Samsung: 70€
Adicionalmente posso adquirir:
Sensor porta/janela: 10.05€ / unidade
Sensor movimentos: 8.33€
Colocado por: LI077
não foi junto aos motores, foi nos proprios interruptores: Fibaro Roller shutter2 (fgr-222). São micro modulos que cabem dentro da caixa e funcionam por radiofrequência. Caso fique sem internet...os comandos manuais continuam a funcionar.
Não precisas do gateway da fibaro....comunicam diretamente com o hub da samsung. O mesmo se aplica aos sensores da xiaomi, ligam diretamente ao hub da samsung.
Ligando a Alexa ao hub da samsung reconhece automaticamente todos os dispositivos (podes até alterar o nome para facilitar os comandos ou criar comandos em grupo que iniciam através de uma simples palavra chave)
Colocado por: MikeMelga
Então vamos lá ver:
Eu tenho 14 estores em casa: 45x14 = 630€
Tenho 22 grupos de luzes: 45x22 = 990€
Para cobrir a casa toda preciso de ,pelo menos, 4 hubs: 4 x 70 = 280€
E já gastei quase 2000€ e ainda só comando luzes e estores. É isso?
E diga-me lá... que comando dá à alexa para ela abrir os estores já que ela não suporta português? "Open shutters" ?
Colocado por: LI077Mikemelga não queria mesmo entrar em confronto :)
Colocado por: LI077Antes de mais quantas divisões tem a sua casa? 14 estores e 22 grupos de luzes parece-me uma mansão
Colocado por: LI077Isto para já, obviamente quando PT estiver disponivel passarei tudo para PT. Para já até os miúdos aprendem inglês a força, neste caso a brincar :)
Colocado por: ArcadeMike pode-me dizer quais são as diferença entre Domóttica/KNX e SCADA?