Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: solumusicpara orçamento tenho uma estimativa entre 15000e e 20000e (ainda não pedi orçamento descritivo)

Só domótica? Ou com mais coisas tipo video-porteiro, alarme ou cctv?

É que para um orçamento de uma moradia KNX passar os 8000-10000€... é preciso muito, mas muito! Infelizmente as pessoas desconhecem os preços e são aldrabadas a torto e a direito.
    Concordam com este comentário: r_m_f_f, konnexman
    Estas pessoas agradeceram este comentário: solumusic
  2.  # 22

Colocado por: MikeMelga

Eu continuo sempre a bater na mesma tecla: domótica é COM FIOS! Além disso, aqui na europa, só há um sistema de domótica: KNX. Quem lhe disser o contrário ou desconhece o KNX ou está a tentar aldrabá-lo com outro sistema qualquer.
    Há muita coisa sem fios, sim... mas essas são para brincar às casinhas.

Mas quer domótica ou brincar às casinhas?
    O Alexa (ou similares) são apenas interfaces para o sistema de domótica. Não é o Alexa que vai ao interruptor ligar a luz nem ao termostato alterar a temperatura.

Está no seu direito. Mas quando se arrepender, pelo menos vai poder dizer "O raio do mikemelga é que tinha razão".

Mikemelga, ja percebi o seu interesse em sistemas com fios. provavelmente é instalador.

Está no seu direito, aqui vai a minha opinião:

- entre uma instalação wired de 15.000€ e uma instalação de 500€ vai depender muito do bolso de cada um. A nível de segurança, é verdade, se não tiver ligação nenhuma a rede será muito mais seguro, porém compromete a usabilidade do sistema e o principio básico da domotica

- Relativamente ao controlo por voz Alexa, google Home etc....a minha experiência é muito positiva. inicialmente encarei como brincadeira. Apesar da relutância em casa relativamente a assistente, já toda a família usa.

Nada como sentar a mesa de jantar e....perguntar qual a temperatura ambiente, pedir para baixar as persianas, ligar o AC, colocar as luzes a 60% de intensidade, desligar a TV, colocar a playlist do dia do spotify no meu sistema de som....e já agora pedir a assistente para me adicionar um reminder para o dia seguinte as 10.00am que tenho dentista e perguntar o que está na minha agenda e qual o tempo para amanhã.....priceless

Sem mexer as mãos, sem ter que ligar e esperar que arranquem e conectem 50 apps, sem 22 telecomandos para cada uma das funções que descrevi atrás. tudo isto em menos de 30 segundos. Para mim não se trata de brincar as casinhas....trata-se de tornar as casas inteligentes=domotica.

Não é por acaso que os assistentes pessoais estão em crescimento exponencial, são a principal aposta da Google, Amazon, APPLe nos próximos anos. As KNX desta vida que não acompanharem a tendência vão morrer pelo caminho isso não tenho a menor duvida.

Quanto a dados e privacidade....é outra questão, o melhor é não ter nada em casa ligado a net...mas cada um é que sabe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: solumusic
  3.  # 23

Colocado por: LI077Mikemelga, ja percebi o seu interesse em sistemas com fios. provavelmente é instalador.

Nunca vendi aqui um parafuso, sequer.
    Pelo contrário, sempre dei aqui indicações de como fazer e é, por isso, que aconselho as pessoas a instalar o único sistema de domótica fiável: KNX.

Colocado por: LI077entre uma instalação wired de 15.000€ e uma instalação de 500€ vai depender muito do bolso de cada um

Certo. Mas nem a wired custa 15000€, nem a wireless 500€.

Colocado por: LI077- Relativamente ao controlo por voz Alexa, google Home etc....a minha experiência é muito positiva. inicialmente encarei como brincadeira. Apesar da relutância em casa relativamente a assistente, já toda a família usa.

Nada contra! Aliás... estou mortinho que a Alexa suporte português para comprar uma e usar. Depois basta interligá-la com o meu sistema KNX e não preciso de gastar mais nada.

Colocado por: LI077Nada como sentar a mesa de jantar e....perguntar qual a temperatura ambiente, pedir para baixar as persianas, ligar o AC, colocar as luzes a 60% de intensidade, desligar a TV, colocar a playlist do dia do spotify no meu sistema de som....e já agora pedir a assistente para me adicionar um reminder para o dia seguinte as 10.00am que tenho dentista e perguntar o que está na minha agenda e qual o tempo para amanhã.....priceless

Muito bem. Mas a alexa custa aí uns 100€. O hardware que vai precisar para: mexer na temperatura ambiente, mexer em persianas, AC, luzes, desligar TV, etc... vai-lhe custar milhares!

Colocado por: LI077Sem mexer as mãos, sem ter que ligar e esperar que arranquem e conectem 50 apps, sem 22 telecomandos para cada uma das funções que descrevi atrás. tudo isto em menos de 30 segundos. Para mim não se trata de brincar as casinhas....trata-se de tornar as casas inteligentes=domotica.

Só duas coisas:
    1- Eu controlo, neste momento e em português, a minha casa por comandos de voz. Ligo luzes, abro portas, subo estores, ligo tv, musica, sei as horas, tempo, etc. Gastei cerca de 50€ para o fazer.
    2 - Tenho um único comando na sala. Controlo TV, box, estores, luzes, musica, camaras, etc. Só precisei de comprar um comando.

Isso... porque já tenho a base KNX.

Colocado por: LI077Não é por acaso que os assistentes pessoais estão em crescimento exponencial, são a principal aposta da Google, Amazon, APPLe nos próximos anos. As KNX desta vida que não acompanharem a tendência vão morrer pelo caminho isso não tenho a menor duvida.

Mas tudo isso que refere PRECISA do KNX ou outra base equivalente! Ou julga que liga o alexa à rede e ele começa, por milagre, a mexer nos seus estores e luzes?
  4.  # 24

• AnaC21
    • 27 março 2018 editado

# 25

Colocado por: MikeMelgaMuito bem. Mas a alexa custa aí uns 100€. O hardware que vai precisar para: mexer na temperatura ambiente, mexer em persianas, AC, luzes, desligar TV, etc... vai-lhe custar milhares!

Não conheço o mercado do hardware integrável com o Alexa, mas na Xiaomi existe o AC Companion, por exemplo (Ar-condicionado, mas deve haver alternativas para aquecimento central) , onde é ligado o AC. Esse hardware custa 30€ e: é sensor de temperatura e humidade, é capaz de ajustar automaticamente a temperatura do AC de acordo com a humidade da divisão, permite ligar outros aparelhos que existam no quarto, tipo lampadas e afins, servido como gateway, tem infravermelhos e permite ligar/desligar alterar a temperatura de forma automatica e programada e ainda lhe diz quanto é que o AC está efectivamente a consumir na tomada. Portanto... investir milhares em hardware? Muito pelo contrário. Os produtos sem fios, a longo prazo, vão-se tornar muito mais baratos devido à procura. Para passar cabos já chega a tralha toda de boxes, pcs, carregadores, extensões...

De resto lá está, cada um terá a sua opinião, finalidade... e carteira.
  5.  # 26

dado que aparentemente a segurança também vem à baila aqui e foi tão recomendado o KNX por ser domótica a sério: https://www.open-homeautomation.com/2016/05/20/how-secure-is-knx/ e http://knxtoday.com/2015/05/5961/security-protecting-buildings-from-cyber-attack-part-1.html

Como tudo, é preciso saber mexer naquilo que se instala.
  6.  # 27

Colocado por: AnaC21dado que aparentemente a segurança também vem à baila aqui e foi tão recomendado o KNX por ser domótica a sério:https://www.open-homeautomation.com/2016/05/20/how-secure-is-knx/ehttp://knxtoday.com/2015/05/5961/security-protecting-buildings-from-cyber-attack-part-1.html

Mas... leu?

O KNX, como qualquer sistema, se for ligado em rede tem que ser devidamente acautelado o acesso. Isto é válido para TUDO o que disponibiliza na rede/internet!

Quanto ao BUS em si... só é acessível in loco. Duvido que alguém lhe entre dentro de casa para ter acesso ao KNX e mexer-lhe nas luzes e estores :)
    • LI077
    • 27 março 2018 editado

# 28

"Nada como sentar a mesa de jantar e....perguntar qual a temperatura ambiente, pedir para baixar as persianas, ligar o AC, colocar as luzes a 60% de intensidade, desligar a TV, colocar a playlist do dia do spotify no meu sistema de som....e já agora pedir a assistente para me adicionar um reminder para o dia seguinte as 10.00am que tenho dentista e perguntar o que está na minha agenda e qual o tempo para amanhã.....priceless"

Sensor temperatura/humidade/pressão atmosférica : 7.88€ unidade (xiaomi)
    modulos fibaro persiana: 45€ unidade
    AC: Comprei AC da marca LG com wifi que faz ligação com alexa atraves de skills
    luzes: Comprei modelos do IKEA Tradfri. Lampadas GU10: 15€/unidade
    luzes (alternativa): Modulos da fibaro para os interruptores: 45€ cada
    TV: Ficha com medição de consumo e interruptor: Neocoolcam 15€ cada
    Assistente Alexa: 60€ (Echo dot)
    Para interligar isto tudo: Hub Smarthtings da Samsung: 70€

Adicionalmente posso adquirir:
    Sensor porta/janela: 10.05€ / unidade
    Sensor movimentos: 8.33€

Tudo isto perfeitamente interligado!

e muito mais....
    https://www.smartthings.com/products
  7.  # 29

Colocado por: LI077Viva,

passei pelas mesmas indecisões e inicialmente estava muito inclinado para o sistema da Xiaomi que é bom mas tem algumas limitações. entretanto optei pelo Samsung Smartthings que permite integrar uma quantidade enorme de dispositivos, inclusive os da Xiaomi tem também integração com o google home e/ou Amazon Alexa.

No meu caso em concreto, controlo por voz ou através da app:

Persianas
    Sistema de som da Sonos
    Iluminação (Tradfri da Ikea que é a mais acessível mas também funciona com Hue da Philips)
    Iluminação automática em função da luminosidade ou movimentos
    Fichas eléctricas e controlo de consumos
    Ar condicionado (LG)
    Sensores de fumo e CO2
    Sensores de abertura de janelas/ portas
    Robot Aspirador Xiaomi
    Monitorização da temperatura e humidade nas divisões da casa

Dá para personalizar e existem plataformas que permitem controlar de uma forma muito intuitiva, segue o meu dasboard em anexo. testei tanto o google home como a Alexa. A minha escolha recaiu na Alexa que é mais intuitiva em termos de linguagem e faz uma ponte melhor com os meus dispositivos.

Tudo isto sem passar cabos. Tenho apenas o smartthings ligado ao router, o resto funciona sem fios. Apesar de parecer pouco útil. Permite-me de uma forma simples controlar a casa e a qualquer momento ter acesso aos dados da mesma. Por vezes saímos a pressa de casa...esquecemos nos de desligar o ar condicionado numa das divisões, luzes ficaram ligadas etc...

Uma vez que em termos de segurança um alarme apenas ligado ao wifi, não é suficientemente seguro, comprei um alarme que funciona com Wifi e também com cartão GSM de backup. Também sem fios (custo 100€ já com sensores)

Adicionei ainda uma camara de segurança que se ativa com movimentos e faz gravação na cloud sempre que existam movimentos dentro da casa. (custo 30€) Por questões de segurança e privacidade apenas ligo esta camara quando em ausento vários dias de casa.

Muito por alto, excluindo o sistema de som e o ar condicionado não ultrapassei os 500€ e a instalação satisfaz me imenso. A qualquer momento posso expandi-la e adicionar novos componentes. Não demorei mais de 2 horas a configurar e instalar todos os dispositivos.
      dashboard.png

Qual o dispositivo que instalaste junto aso motores das persianas ? ou seja qual o modelo da fibaro o fgr-222?
    para interligação as smart... não tens de ter na mesma a gateway da fibaro?
  8.  # 30

Quanto à Xiaomi... não estou a dizer que o material seja mau. Não é, isso sim, material adequado a uma instalação 'vulgar'.
    Digo 'vulgar' porque quem instala um sistema como o Mijia tem que saber mexer nele. É daqueles sistemas tipo arduino que funcionam, sim, mas precisam de manutenção constante. São bons para o DIY mas impensáveis para o comum dos utilizadores.

Tenho um amigo que é fã da Xiaomi. Tem mais de 200 dispositivos, desde simples gateways a coisas estranhas como tacho para arroz, passando por aspirador, câmaras, etc. Funciona tudo muito bem... excepto quando não. Volta e meia há uma actualização de gateways que perde ligação a alguns dispositivos. Outras vezes eles voltam à lingua original (chinês) e muitas vezes só há mesmo na lingua original.

Aconselho a ler muito bem e perceber os prós e contras de cada sistema antes de se comprometer com qualquer um deles.
  9.  # 31

não foi junto aos motores, foi nos proprios interruptores: Fibaro Roller shutter2. São micro modulos que cabem dentro da caixa e funcionam por radiofrequência. Caso fique sem internet...os comandos manuais continuam a funcionar.
  10.  # 32

Colocado por: MikeMelgaQuanto à Xiaomi... não estou a dizer que o material seja mau. Não é, isso sim, material adequado a uma instalação 'vulgar'.
    Digo 'vulgar' porque quem instala um sistema como o Mijia tem que saber mexer nele. É daqueles sistemas tipo arduino que funcionam, sim, mas precisam de manutenção constante. São bons para o DIY mas impensáveis para o comum dos utilizadores.

Tenho um amigo que é fã da Xiaomi. Tem mais de 200 dispositivos, desde simples gateways a coisas estranhas como tacho para arroz, passando por aspirador, câmaras, etc. Funciona tudo muito bem... excepto quando não. Volta e meia há uma actualização de gateways que perde ligação a alguns dispositivos. Outras vezes eles voltam à lingua original (chinês) e muitas vezes só há mesmo na lingua original.

Aconselho a ler muito bem e perceber os prós e contras de cada sistema antes de se comprometer com qualquer um deles.

No meu caso utilizo apenas os sensores da xiaomi e não a gateway. Todos os sensores funcionam perfeitamente com o hub da samsung não estando sujeitos a atualizações ou mudanças de servidores. o preço é imbatível.
    Concordam com este comentário: AnaC21
  11.  # 33

Colocado por: trivial

Qual o dispositivo que instalaste junto aso motores das persianas ? ou seja qual o modelo da fibaro o fgr-222?
    para interligação as smart... não tens de ter na mesma a gateway da fibaro?

não foi junto aos motores, foi nos proprios interruptores: Fibaro Roller shutter2 (fgr-222). São micro modulos que cabem dentro da caixa e funcionam por radiofrequência. Caso fique sem internet...os comandos manuais continuam a funcionar.
    Não precisas do gateway da fibaro....comunicam diretamente com o hub da samsung. O mesmo se aplica aos sensores da xiaomi, ligam diretamente ao hub da samsung.
    Ligando a Alexa ao hub da samsung reconhece automaticamente todos os dispositivos (podes até alterar o nome para facilitar os comandos ou criar comandos em grupo que iniciam através de uma simples palavra chave)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  12.  # 34

Colocado por: LI077Sensor temperatura/humidade/pressão atmosférica : 7.88€ unidade (xiaomi)
    modulos fibaro persiana: 45€ unidade
    AC: Comprei AC da marca LG com wifi que faz ligação com alexa atraves de skills
    luzes: Comprei modelos do IKEA Tradfri. Lampadas GU10: 15€/unidade
    luzes (alternativa): Modulos da fibaro para os interruptores: 45€ cada
    TV: Ficha com medição de consumo e interruptor: Neocoolcam 15€ cada
    Assistente Alexa: 60€ (Echo dot)
    Para interligar isto tudo: Hub Smarthtings da Samsung: 70€

Adicionalmente posso adquirir:
    Sensor porta/janela: 10.05€ / unidade
    Sensor movimentos: 8.33€

Então vamos lá ver:

Eu tenho 14 estores em casa: 45x14 = 630€
    Tenho 22 grupos de luzes: 45x22 = 990€
    Para cobrir a casa toda preciso de ,pelo menos, 4 hubs: 4 x 70 = 280€

E já gastei quase 2000€ e ainda só comando luzes e estores. É isso?

E diga-me lá... que comando dá à alexa para ela abrir os estores já que ela não suporta português? "Open shutters" ?
  13.  # 35

Colocado por: LI077

não foi junto aos motores, foi nos proprios interruptores: Fibaro Roller shutter2 (fgr-222). São micro modulos que cabem dentro da caixa e funcionam por radiofrequência. Caso fique sem internet...os comandos manuais continuam a funcionar.
    Não precisas do gateway da fibaro....comunicam diretamente com o hub da samsung. O mesmo se aplica aos sensores da xiaomi, ligam diretamente ao hub da samsung.
    Ligando a Alexa ao hub da samsung reconhece automaticamente todos os dispositivos (podes até alterar o nome para facilitar os comandos ou criar comandos em grupo que iniciam através de uma simples palavra chave)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trivial

Ok, valeu

Mas então tenho de ter o hub da samsung e o alexa para ter comando de voz?
    Concordam com este comentário: LI077
  14.  # 36

Colocado por: MikeMelga

Então vamos lá ver:

Eu tenho 14 estores em casa: 45x14 = 630€
    Tenho 22 grupos de luzes: 45x22 = 990€
    Para cobrir a casa toda preciso de ,pelo menos, 4 hubs: 4 x 70 = 280€

E já gastei quase 2000€ e ainda só comando luzes e estores. É isso?

E diga-me lá... que comando dá à alexa para ela abrir os estores já que ela não suporta português? "Open shutters" ?

Mikemelga não queria mesmo entrar em confronto :) não tenho interesse nenhum, apenas partilho a minha experiência:

Antes de mais quantas divisões tem a sua casa? 14 estores e 22 grupos de luzes parece-me uma mansão

Vivo num t5 com 150m2 optei por colocar modulos,apenas e para já, nos estores de maior exposição solar sala (2) + cozinha(1)= 135€ (45*3)

grupos de luzes tenho:
    sala (2 grupos), cozinha (1 grupo), corredores (2 grupos), quartos (5 grupos), casas de banho (2 grupos) posso optar por colocar focos Tradfri a 15€ cada ou micro modulos nos interruptores que comandam os grupos: 40*10 grupos= 400€

Hub só precisa de um independetemente do tamanho. Os dispositivos comunicam com o hub mas também entre si criando uma rede mesh que permite o alargamento do alcance do hub

Para abrir o estores simplesmente optei por atribuir palavras para cada estore ou grupo de estores:
    Exemplo:
    Alexa, open living room blinds,
    Alexa open all blinds
    Alexa open kitchen blinds

Isto para já, obviamente quando PT estiver disponivel passarei tudo para PT. Para já até os miúdos aprendem inglês a força, neste caso a brincar :)
  15.  # 37

Colocado por: LI077Mikemelga não queria mesmo entrar em confronto :)

Não estamos em confronto nenhum :)
    Estamos numa partilha de conhecimentos, que é para isso que servem os fórums.

Colocado por: LI077Antes de mais quantas divisões tem a sua casa? 14 estores e 22 grupos de luzes parece-me uma mansão

Não... é uma moradia normalíssima, acho eu.
    Vamos ver:

Quartos: 2 grupos cada (tecto e sanca) - 3 quartos 6 grupos
    WC's: 2 grupos cada (tecto e leds dos espelhos) - 3 wc's 6 grupos
    Sala Estar: 2 grupos (tecto e chão)
    Sala Jantar: 2 grupos (mesa e sanca)
    Cozinha: 2 grupos (mesa e tecto)
    Lavandaria: 1
    Salão Cave: 2 grupos
    Corredores: 2 grupos

Total: 23

E, claro, sem contar com a iluminação exterior! Só essa são mais uns 10 grupos.

Sabe que com KNX eu automatizo 8 estores ou 20 grupos de luzes com cerca de 350€? Isso dá 43.75€ por estore e 17,50€ por grupo de luzes. Acha que o valor dos fibaro compensa?

Colocado por: LI077Isto para já, obviamente quando PT estiver disponivel passarei tudo para PT. Para já até os miúdos aprendem inglês a força, neste caso a brincar :)

Só quando estiver disponível em português é que compro.
  16.  # 38

Mike pode-me dizer quais são as diferença entre Domóttica/KNX e SCADA?
  17.  # 39

Colocado por: ArcadeMike pode-me dizer quais são as diferença entre Domóttica/KNX e SCADA?

Eu, do que sei sobre Scada, parece-me mais um sistema de monitorização do que propriamente controlo. Não é um sistema residencial, é uma vertente mais profissional. É usado, por exemplo, no Metro do Porto para monitorização de semáforos, veículos, etc.
  18.  # 40

monitorização e controlo.
    Os shoppings são controlados ( todos os sistemas ) por sistemas SCADA.

0.0307 seg. NEW