Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Sim o scada e um sistema de monitorizaçao industrial, na industria temos Automatos plc programaveis e com o Scada consegue se monitorizar , registar e modificar parametros.

Tb se usa o Wonderware mas as licenças sã substancialmente mais caras.
  2.  # 42

e programar tudo e mais alguma coisa.
  3.  # 43

E também fazem comutadores. Os chamados "Comutadores de Scada" :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arcade, nunorocha
  4.  # 44

Colocado por: JoelMInterface om inteligência artificial são muito engraçados até aparecer mais um caso como o do Facebook onde foram usados abusivamente os dados recolhidos por empresas terceiras, tendo em conta que o Facebook apenas partilhou a informação que os usuários lá colocam, imaginem agora a informação que um sistema desses recolhe 24/7... Esse é o motivo pela qual tantas empresas estão na corrida por este tipo de assistentes, é o El Dorado da recolha de informação pelas empresas! Domotica sim, interligado a interfaces de mega empresas de recolha de dados não!

Entendo o seu ponto de vista, mas então nada de smartphones, PC tablets etc, pois aí sim conseguem roubar dados muito mais importantes.
    Já agora, com essa preocupação é melhor nem ter mail, acesso online ao banco, etc etc

A meu ver, um bom ladrão rouba com ou sem alarme seja do tipo que for.
    Mas esses sistemas simples servem para 90% dos casos.

Até porque se corretagem a linha telefónica.... A não ser que tenha um cartão GSM, mas se também tiverem um inibidor de GSM, pois... Pode ser que haja sistemas com código morse não sei

Não tome isso como afronta, apenas que não vale a pena se preocupar muito, pois quando tiver que acontecer acontece
  5.  # 45

Colocado por: JoelMInterface om inteligência artificial são muito engraçados até aparecer mais um caso como o do Facebook onde foram usados abusivamente os dados recolhidos por empresas terceiras, tendo em conta que o Facebook apenas partilhou a informação que os usuários lá colocam, imaginem agora a informação que um sistema desses recolhe 24/7... Esse é o motivo pela qual tantas empresas estão na corrida por este tipo de assistentes, é o El Dorado da recolha de informação pelas empresas! Domotica sim, interligado a interfaces de mega empresas de recolha de dados não!

Entendo o seu ponto de vista, mas então nada de smartphones, PC tablets etc, pois aí sim conseguem roubar dados muito mais importantes.
    Já agora, com essa preocupação é melhor nem ter mail, acesso online ao banco, etc etc

A meu ver, um bom ladrão rouba com ou sem alarme seja do tipo que for.
    Mas esses sistemas simples servem para 90% dos casos.

Até porque se corretagem a linha telefónica.... A não ser que tenha um cartão GSM, mas se também tiverem um inibidor de GSM, pois... Pode ser que haja sistemas com código morse não sei

Não tome isso como afronta, apenas que não vale a pena se preocupar muito, pois quando tiver que acontecer acontece
    Concordam com este comentário: AnaC21
  6.  # 46

JoelM de relembrar que isso apenas aconteceu/acontece em dispositivos Android

ou seja existe uma conivencia google/facebook
  7.  # 47

Não querendo estar a defender a Apple que tb terá os seus problemas de segurança,
    pelo que tenho lido no IOS as aplicaçoes não tem acesso as sms nem a lista de chamadas, enquanto no android tem acesso total.

Nenhuma empresa cresce muito em pouco tempo sem jogar por fora ..... seja ela qual for.
  8.  # 48

Muito cuidado com esses pseudo sistemas de segurança...
    Tenho uma máxima pessoal: não é se, é quando. E isto vale para tudo: telemóveis, carteira, PC, cctv,...
    Pensem no "quando" e não no "se" e vão com certeza fazer escolhas mais acertadas.
  9.  # 49

Colocado por: LI077TV: Ficha com medição de consumo e interruptor: Neocoolcam 15€ cada

O que consegue fazer com isto? Apenas ligar a tv no input por defeito que normalmente é TV analogica, certo?

Eu tenho um problema enorme com a minha televisao pois tenho muita coisa ligada á mesma e nao consigo ter um controlo para tudo... resultado tenho controlos espalhados pela casa.
    1) sinal analogico de TV - nunca utilizado
    2) Input 1 - box de televisao por satelite
    3) Input 2 - firetv da amazon
    4) Input 3 - box de televisao por satelite
    5) input 4 - leitor de blue ray

Consegui um comando da Oneforall que controla tudo menos FireTV que é bluetooth. alguem conhecve um comando de IV e que tenha bluetooh?
  10.  # 50

Colocado por: JoelMO acesso das App´s às informaçoes do telm é igual em qualquer sistema operativo (no android pode escolher ao que que a app vai ter acesso, contudo vale o que vale...),

Não é não :) O sandbox do iOS para apps é melhor e superior ao permitido no Android, porque é feito de forma a minimizar o risco para utilizadores que não são tech-savy. Alias, é por isso que no Android se faz tudo e ais alguma coisa (Além de ser open-source) e na apple não é tão simples.

Além do mais, no Android é-lhe descriminado todas as permissões necessárias durante a instalação, e cabe ao utilizador perceber se quer aceitar ou não. A diferença é que no Android, o utilizador raramente olha para isso e aceita tudo. No caso do iOS, quando a aplicação necessita de aceder a um recurso fora da aplicação, é obrigado a perguntar naquele momento, se o utilizador aceita.
    Agora, nas versões mais recentes do Android, finalmente já se pode bloquear algumas permissões à posteriori e só desbloquear quando forem necessárias. Mas novamente, o 'default' não costuma ser esse.
  11.  # 51

Colocado por: LuisPereira

O que consegue fazer com isto? Apenas ligar a tv no input por defeito que normalmente é TV analogica, certo?

Eu tenho um problema enorme com a minha televisao pois tenho muita coisa ligada á mesma e nao consigo ter um controlo para tudo... resultado tenho controlos espalhados pela casa.
    1) sinal analogico de TV - nunca utilizado
    2) Input 1 - box de televisao por satelite
    3) Input 2 - firetv da amazon
    4) Input 3 - box de televisao por satelite
    5) input 4 - leitor de blue ray

Consegui um comando da Oneforall que controla tudo menos FireTV que é bluetooth. alguem conhecve um comando de IV e que tenha bluetooh?

consigo ligar e desligar.
    Posso também adicionar o RM Broadlink PRO que permite o controlo por IR ou RF de qualquer dispositivo em casa. como linka com a Alexa, também posso dar comandos por voz ex: "Alexa, turn on SPORT TV", automaticamente liga a ficha da TV, e coloca a TV no programa que está associado a palavra chave
  12.  # 52

Colocado por: LI077RM Broadlink PRO

E funciona com a Alexa em Portugal? Pelo que li nao funciona com a Alexa em Inglaterra.
  13.  # 53

Colocado por: LuisPereira

E funciona com a Alexa em Portugal? Pelo que li nao funciona com a Alexa em Inglaterra.

funciona se tiver um dispositivo android que faça a ponte RM pro plugin
  14.  # 54

Colocado por: MikeMelga

Eu continuo sempre a bater na mesma tecla: domótica é COM FIOS! Além disso, aqui na europa, só há um sistema de domótica: KNX. Quem lhe disser o contrário ou desconhece o KNX ou está a tentar aldrabá-lo com outro sistema qualquer.
    Há muita coisa sem fios, sim... mas essas são para brincar às casinhas.

Mas quer domótica ou brincar às casinhas?
    O Alexa (ou similares) são apenas interfaces para o sistema de domótica. Não é o Alexa que vai ao interruptor ligar a luz nem ao termostato alterar a temperatura.

Está no seu direito. Mas quando se arrepender, pelo menos vai poder dizer "O raio do mikemelga é que tinha razão".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:solumusic

Bom dia.
    o orçamento para domótica que pedi foi com quase o máximo de funcionalidades, e um orçamento "por alto".
    Quando diz "brincar as casinhas" refere-se a que? pode dar-me um exemplo concreto numa coisa que um sistema de domótica pode realizar que um sistema sem fios não consegue? porque o que pesquisei, ha sempre componentes wireless nos controladores que compensam (largamente) a diferença de preço. E a minha dúvida é mesmo essa: o que realmente traz a domótica para que eu deixe de brincar as casinhas com a alexa e componentes wireless?
  15.  # 55

Colocado por: LI077Viva,

passei pelas mesmas indecisões e inicialmente estava muito inclinado para o sistema da Xiaomi que é bom mas tem algumas limitações. entretanto optei pelo Samsung Smartthings que permite integrar uma quantidade enorme de dispositivos, inclusive os da Xiaomi tem também integração com o google home e/ou Amazon Alexa.

No meu caso em concreto, controlo por voz ou através da app:

Persianas
    Sistema de som da Sonos
    Iluminação (Tradfri da Ikea que é a mais acessível mas também funciona com Hue da Philips)
    Iluminação automática em função da luminosidade ou movimentos
    Fichas eléctricas e controlo de consumos
    Ar condicionado (LG)
    Sensores de fumo e CO2
    Sensores de abertura de janelas/ portas
    Robot Aspirador Xiaomi
    Monitorização da temperatura e humidade nas divisões da casa

Dá para personalizar e existem plataformas que permitem controlar de uma forma muito intuitiva, segue o meu dasboard em anexo. testei tanto o google home como a Alexa. A minha escolha recaiu na Alexa que é mais intuitiva em termos de linguagem e faz uma ponte melhor com os meus dispositivos.

Tudo isto sem passar cabos. Tenho apenas o smartthings ligado ao router, o resto funciona sem fios. Apesar de parecer pouco útil. Permite-me de uma forma simples controlar a casa e a qualquer momento ter acesso aos dados da mesma. Por vezes saímos a pressa de casa...esquecemos nos de desligar o ar condicionado numa das divisões, luzes ficaram ligadas etc...

Uma vez que em termos de segurança um alarme apenas ligado ao wifi, não é suficientemente seguro, comprei um alarme que funciona com Wifi e também com cartão GSM de backup. Também sem fios (custo 100€ já com sensores)

Adicionei ainda uma camara de segurança que se ativa com movimentos e faz gravação na cloud sempre que existam movimentos dentro da casa. (custo 30€) Por questões de segurança e privacidade apenas ligo esta camara quando em ausento vários dias de casa.

Muito por alto, excluindo o sistema de som e o ar condicionado não ultrapassei os 500€ e a instalação satisfaz me imenso. A qualquer momento posso expandi-la e adicionar novos componentes. Não demorei mais de 2 horas a configurar e instalar todos os dispositivos.
    Concordam com este comentário:drawback
    Estas pessoas agradeceram este comentário:solumusic,drawback
      dashboard.png

Orbigado pela descrição. Era exactamente este sistema que queria. A possibilidade de expansão e actualização parece-me muito melhor com estes sistemas. E como eu vou fazer de origem, compro já os componentes todos wireless com integração da alexa e não tenho custo de substituição. No entanto queria perguntar-lhe: já interagiu com algum sistema de domótica"clássico"? que diferenças podem existir entre o seu sistema de casa inteligente e um com fios?

PS: questões de segurança por ser wireless e não fios não me incomodam..
  16.  # 56

Colocado por: solumusic

Orbigado pela descrição. Era exactamente este sistema que queria. A possibilidade de expansão e actualização parece-me muito melhor com estes sistemas. E como eu vou fazer de origem, compro já os componentes todos wireless com integração da alexa e não tenho custo de substituição. No entanto queria perguntar-lhe: já interagiu com algum sistema de domótica"clássico"? que diferenças podem existir entre o seu sistema de casa inteligente e um com fios?

Colocado por: solumusic

Viva,

muito honestamente nunca interagi com um sistema de domotica classica. Fiz varias pesquisas na net para perceber qual a tendencia e quais os produtos mais recentes no mercado excluindo logo a partida os sistemas com fios por ficar bastante mais caros devido a passagem de cabos e etc...
    Para mim, tal como disse anteriormente, a instalação satisfaz me imenso, fiz eu proprio sem grande dificuldades. A grande vantagem é que posso expandir o sistema no futuro, sem ter que passar cabos e sempre com novos componentes a serem interligados Samsung Smartthings / Alexa que por sinal também pode ligar ao Google Home. No meu caso preferi a Alexa. :)
    Com este sistema a domotica fica bem mais acessível e a instalação DIY ao alcance de qq pessoa
  17.  # 57

Colocado por: MikeMelga

Nunca vendi aqui um parafuso, sequer.
    Pelo contrário, sempre dei aqui indicações de como fazer e é, por isso, que aconselho as pessoas a instalar o único sistema de domótica fiável: KNX.

Certo. Mas nem a wired custa 15000€, nem a wireless 500€.

Nada contra! Aliás... estou mortinho que a Alexa suporte português para comprar uma e usar. Depois basta interligá-la com o meu sistema KNX e não preciso de gastar mais nada.

Muito bem. Mas a alexa custa aí uns 100€. O hardware que vai precisar para: mexer na temperatura ambiente, mexer em persianas, AC, luzes, desligar TV, etc... vai-lhe custar milhares!

Só duas coisas:
    1- Eu controlo, neste momento e em português, a minha casa por comandos de voz. Ligo luzes, abro portas, subo estores, ligo tv, musica, sei as horas, tempo, etc. Gastei cerca de 50€ para o fazer.
    2 - Tenho um único comando na sala. Controlo TV, box, estores, luzes, musica, camaras, etc. Só precisei de comprar um comando.

Isso... porque já tenho a base KNX.

Mas tudo isso que refere PRECISA do KNX ou outra base equivalente! Ou julga que liga o alexa à rede e ele começa, por milagre, a mexer nos seus estores e luzes?

Mikemelga qual a marca dos equipamentos que usou? Que aparelhos usou para detetar a abertura de portas e como instalou na porta?
  18.  # 58

Colocado por: solumusicporque o que pesquisei, ha sempre componentes wireless nos controladores que compensam (largamente) a diferença de preço.

Tem que me dar um exemplo.

E a minha dúvida é mesmo essa: o que realmente traz a domótica para que eu deixe de brincar as casinhas com a alexa e componentes wireless?

Um solução de domótica KNX é algo que instala na casa e fica descansado porque sabe que aquilo irá funcionar SEMPRE (excepto por avarias, obviamente).
    Um solução por wireless/Alexa/arduino, etc... são soluções 'por arames'. Funciona... até deixar de funcionar. Ou há-de ser um update, ou falha de sinal, ou um erro entre a ligação do sistema x com o y, etc.

Numa casa é de esperar que quando se dá algum comando, ele funcione SEMPRE!

Colocado por: LI077Fiz varias pesquisas na net para perceber qual a tendencia e quais os produtos mais recentes no mercado excluindo logo a partida os sistemas com fios por ficar bastante mais caros devido a passagem de cabos e etc...

Mas... é a passagem de cabos que encarece? Tubagens e cabo é o menor dos valores, no meio disto tudo.

Colocado por: LI077Com este sistema a domotica fica bem mais acessível e a instalação DIY ao alcance de qq pessoa

Não foi a ideia com que fiquei, pelos preços que aqui falaram!
    Essa instalação DIY está tão ao alcance das pessoas como uma instalação KNX. Eu instalei a minha casa toda e nunca tinha feito nada semelhante!

Colocado por: r_m_f_fMikemelga qual a marca dos equipamentos que usou?

Pode usar as marcas que quiser! É essa a beleza do KNX. Pode meter um actuador Siemens, ao lado de um Schneider, por baixo de um Jung e em cima de um Hager. Funcionam todos juntos e dão-se bem.

Colocado por: r_m_f_fQue aparelhos usou para detetar a abertura de portas e como instalou na porta?

Usei dois tipos: nas portas que necessito de abrir electricamente usei uma fechadura electrica com sensores como as Abloy da série EL.
    Nas portas 'normais' usei um simples contacto magnético embutido na porta e no aro da mesma.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  19.  # 59

o MikeMelga quem fez a instalação? Mas para programar o KNX necessita de ETS, como fez? Fez a instalação de tubagens e aparelhagem e pediu a alguém para programar?
  20.  # 60

Colocado por: migjaco MikeMelga quem fez a instalação?

A instalação foi o electricista. A programação fui eu.

0.0330 seg. NEW