Colocado por: JoelMInterface om inteligência artificial são muito engraçados até aparecer mais um caso como o do Facebook onde foram usados abusivamente os dados recolhidos por empresas terceiras, tendo em conta que o Facebook apenas partilhou a informação que os usuários lá colocam, imaginem agora a informação que um sistema desses recolhe 24/7... Esse é o motivo pela qual tantas empresas estão na corrida por este tipo de assistentes, é o El Dorado da recolha de informação pelas empresas! Domotica sim, interligado a interfaces de mega empresas de recolha de dados não!
Colocado por: JoelMInterface om inteligência artificial são muito engraçados até aparecer mais um caso como o do Facebook onde foram usados abusivamente os dados recolhidos por empresas terceiras, tendo em conta que o Facebook apenas partilhou a informação que os usuários lá colocam, imaginem agora a informação que um sistema desses recolhe 24/7... Esse é o motivo pela qual tantas empresas estão na corrida por este tipo de assistentes, é o El Dorado da recolha de informação pelas empresas! Domotica sim, interligado a interfaces de mega empresas de recolha de dados não!
Colocado por: LI077TV: Ficha com medição de consumo e interruptor: Neocoolcam 15€ cada
Colocado por: JoelMO acesso das App´s às informaçoes do telm é igual em qualquer sistema operativo (no android pode escolher ao que que a app vai ter acesso, contudo vale o que vale...),
Colocado por: LuisPereira
O que consegue fazer com isto? Apenas ligar a tv no input por defeito que normalmente é TV analogica, certo?
Eu tenho um problema enorme com a minha televisao pois tenho muita coisa ligada á mesma e nao consigo ter um controlo para tudo... resultado tenho controlos espalhados pela casa.
1) sinal analogico de TV - nunca utilizado
2) Input 1 - box de televisao por satelite
3) Input 2 - firetv da amazon
4) Input 3 - box de televisao por satelite
5) input 4 - leitor de blue ray
Consegui um comando da Oneforall que controla tudo menos FireTV que é bluetooth. alguem conhecve um comando de IV e que tenha bluetooh?
Colocado por: LI077RM Broadlink PRO
Colocado por: LuisPereira
E funciona com a Alexa em Portugal? Pelo que li nao funciona com a Alexa em Inglaterra.
Colocado por: MikeMelga
Eu continuo sempre a bater na mesma tecla: domótica é COM FIOS! Além disso, aqui na europa, só há um sistema de domótica: KNX. Quem lhe disser o contrário ou desconhece o KNX ou está a tentar aldrabá-lo com outro sistema qualquer.
Há muita coisa sem fios, sim... mas essas são para brincar às casinhas.
Mas quer domótica ou brincar às casinhas?
O Alexa (ou similares) são apenas interfaces para o sistema de domótica. Não é o Alexa que vai ao interruptor ligar a luz nem ao termostato alterar a temperatura.
Está no seu direito. Mas quando se arrepender, pelo menos vai poder dizer "O raio do mikemelga é que tinha razão".
Colocado por: LI077Viva,
passei pelas mesmas indecisões e inicialmente estava muito inclinado para o sistema da Xiaomi que é bom mas tem algumas limitações. entretanto optei pelo Samsung Smartthings que permite integrar uma quantidade enorme de dispositivos, inclusive os da Xiaomi tem também integração com o google home e/ou Amazon Alexa.
No meu caso em concreto, controlo por voz ou através da app:
Persianas
Sistema de som da Sonos
Iluminação (Tradfri da Ikea que é a mais acessível mas também funciona com Hue da Philips)
Iluminação automática em função da luminosidade ou movimentos
Fichas eléctricas e controlo de consumos
Ar condicionado (LG)
Sensores de fumo e CO2
Sensores de abertura de janelas/ portas
Robot Aspirador Xiaomi
Monitorização da temperatura e humidade nas divisões da casa
Dá para personalizar e existem plataformas que permitem controlar de uma forma muito intuitiva, segue o meu dasboard em anexo. testei tanto o google home como a Alexa. A minha escolha recaiu na Alexa que é mais intuitiva em termos de linguagem e faz uma ponte melhor com os meus dispositivos.
Tudo isto sem passar cabos. Tenho apenas o smartthings ligado ao router, o resto funciona sem fios. Apesar de parecer pouco útil. Permite-me de uma forma simples controlar a casa e a qualquer momento ter acesso aos dados da mesma. Por vezes saímos a pressa de casa...esquecemos nos de desligar o ar condicionado numa das divisões, luzes ficaram ligadas etc...
Uma vez que em termos de segurança um alarme apenas ligado ao wifi, não é suficientemente seguro, comprei um alarme que funciona com Wifi e também com cartão GSM de backup. Também sem fios (custo 100€ já com sensores)
Adicionei ainda uma camara de segurança que se ativa com movimentos e faz gravação na cloud sempre que existam movimentos dentro da casa. (custo 30€) Por questões de segurança e privacidade apenas ligo esta camara quando em ausento vários dias de casa.
Muito por alto, excluindo o sistema de som e o ar condicionado não ultrapassei os 500€ e a instalação satisfaz me imenso. A qualquer momento posso expandi-la e adicionar novos componentes. Não demorei mais de 2 horas a configurar e instalar todos os dispositivos.
Colocado por: solumusic
Orbigado pela descrição. Era exactamente este sistema que queria. A possibilidade de expansão e actualização parece-me muito melhor com estes sistemas. E como eu vou fazer de origem, compro já os componentes todos wireless com integração da alexa e não tenho custo de substituição. No entanto queria perguntar-lhe: já interagiu com algum sistema de domótica"clássico"? que diferenças podem existir entre o seu sistema de casa inteligente e um com fios?
PS: questões de segurança por ser wireless e não fios não me incomodam..
Colocado por: solumusic
Orbigado pela descrição. Era exactamente este sistema que queria. A possibilidade de expansão e actualização parece-me muito melhor com estes sistemas. E como eu vou fazer de origem, compro já os componentes todos wireless com integração da alexa e não tenho custo de substituição. No entanto queria perguntar-lhe: já interagiu com algum sistema de domótica"clássico"? que diferenças podem existir entre o seu sistema de casa inteligente e um com fios?
PS: questões de segurança por ser wireless e não fios não me incomodam..
Colocado por: MikeMelga
Nunca vendi aqui um parafuso, sequer.
Pelo contrário, sempre dei aqui indicações de como fazer e é, por isso, que aconselho as pessoas a instalar o único sistema de domótica fiável: KNX.
Certo. Mas nem a wired custa 15000€, nem a wireless 500€.
Nada contra! Aliás... estou mortinho que a Alexa suporte português para comprar uma e usar. Depois basta interligá-la com o meu sistema KNX e não preciso de gastar mais nada.
Muito bem. Mas a alexa custa aí uns 100€. O hardware que vai precisar para: mexer na temperatura ambiente, mexer em persianas, AC, luzes, desligar TV, etc... vai-lhe custar milhares!
Só duas coisas:
1- Eu controlo, neste momento e em português, a minha casa por comandos de voz. Ligo luzes, abro portas, subo estores, ligo tv, musica, sei as horas, tempo, etc. Gastei cerca de 50€ para o fazer.
2 - Tenho um único comando na sala. Controlo TV, box, estores, luzes, musica, camaras, etc. Só precisei de comprar um comando.
Isso... porque já tenho a base KNX.
Mas tudo isso que refere PRECISA do KNX ou outra base equivalente! Ou julga que liga o alexa à rede e ele começa, por milagre, a mexer nos seus estores e luzes?
Colocado por: solumusicporque o que pesquisei, ha sempre componentes wireless nos controladores que compensam (largamente) a diferença de preço.
Colocado por: LI077Fiz varias pesquisas na net para perceber qual a tendencia e quais os produtos mais recentes no mercado excluindo logo a partida os sistemas com fios por ficar bastante mais caros devido a passagem de cabos e etc...
Colocado por: LI077Com este sistema a domotica fica bem mais acessível e a instalação DIY ao alcance de qq pessoa
Colocado por: r_m_f_fMikemelga qual a marca dos equipamentos que usou?
Colocado por: r_m_f_fQue aparelhos usou para detetar a abertura de portas e como instalou na porta?
Colocado por: migjaco MikeMelga quem fez a instalação?