Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Acho perfeito, parabéns. Com o tempo e vivendo na casa, outras ideias surgirão com certeza. Não se esqueça dos contactos magnéticos ou fins de curso nos portões e portas... e já agora nas janelas para interligar com a climatização 😊
  2.  # 102

E deixe espaço para sensores de qualidade do ar, com ou sem medição de partículas, para efectuar renovação do ar por ventilação forçada quando não estiver em casa.
  3.  # 103

Lembre- se sempre, deixe o bus onde sonhar vir a precisar de algo para controlar. Junto ao recuperador, junto às tvs, na casa das máquinas, junto à caixa do contador de água, gaz e energia (contar sempre com espaço para futura instalação desses contadores adicionais) e lembrar bem de colocar a válvula de corte de água e gaz logo a seguir aos contadores dos fornecedores.
  4.  # 104

Um ano de casa "inteligente" aqui com Philips hue, raspberry pi, z-wave , AppleTv. é raro ter algo a falhar. Era uma casa normal, e passei algum cabo de rede entre os 2 andares (duplex) coloquei router/nas/hubs/extensores todos escondidos em sitio estratégicos da casa.

Em termos de investimento cerce de 1500/2000 euros com router e access point unifi incluídos. Fica bem mais barato que KNX na minha opinião até de ser muito mais compatível e "future proof" . Os protocolos são zig-bee para as luzes, e z-wave para controladores e sensores, wifi/rede para as camaras .

Mas tenho a dizer que isto so é possível porque percebo um pouco (sou programador) chegar ao nível de automatizar de de cenas que tenho com o www.home-assistant.io não é para qualquer um que não seja da área.

Nessa caso sim, se calhar pagar a um instalador para fazer tudo e usar o que preferir pode ser melhor.
  5.  # 105

Curioso o "é raro"... Eu também tenho alguns desses gadgets e o é raro não é tão raro assim...
    Mais futur proof, sinceramente, não é :)
    Eh pah e compatível com o quê?! Mais de 400 fabricantes de knx devem chegar para "compatibilizar" o que quer que seja. Quantas marcas de ar condicionado consegue controlar bidireccionalmente com a sua solução?
    Concordam com este comentário: Diogo999
  6.  # 106

O portão da garagem também tem um ponto no chão para um sensor magnético. Somente as janelas dos WC's ficaram esquecidas, mas aí vou optar por sensores sem fios z-wave e integrar isso com o resto da domótica através do home assistant.

Tenho também todos os comandos de parede dos AC com tubagem preparada para o bus, se bem que não tenho a certeza se conseguirei ligar os aparelhos a knx (são comandos com fio, da Daikin).

E cada divisão tem um tubo até ao centro do tecto falso para a instalação de sensores de presença e/ou fumo, se bem que ao preço que estes sensores de knx custam, duvido que venha a comprar para todas as divisões.

Ligação ao quadro de contadores não há... Aí o eletricista falhou-me, pois embora eu tenha solicitado, ficou esquecido.

A válvula de água também era suposto vir a ter um servomotor acoplado para corte automático de água, mas o canalizador aplicou uma válvula cónica em vez de esférica, pelo que em vez de 1/4 de volta é uma válvula que exige várias voltas até fechar por completo, o que inviabiliza (até ver) a ideia original.
  7.  # 107

O portão da garagem também tem um ponto no chão para um sensor magnético

No chão?! Deve ser na lateral junto ao fundo.

Deve ter unm detector de fumo por piso. Detectores de movimento nos cantos, para serem discretos e interligados com uma Cytech.

aparelhos a knx (são comandos com fio, da Daikin).

Deve poder... E sinceramente ter aquelas talochas no meio da parede não é nada de bom tom.

E não vai meter contadores?!! A domotica devia ser gestão de recursos também....

Se calhar um bom técnico teria aprimorado a coisa....
  8.  # 108

pelo que em vez de 1/4 de volta é uma válvula que exige várias voltas até fechar por completo

Mas a válvula é de comando eléctrico ? St é, não faltam soluções, agora não ter corte de água e de gás é dramático... Um vizinho meu já teve uma surpresa de 2000 euros por causa de uma fuga, daí a importância dos contadores de água e de gás...
  9.  # 109

Colocado por: konnexman
    Mas a válvula é de comando eléctrico ? St é, não faltam soluções, agora não ter corte de água e de gás é dramático... Um vizinho meu já teve uma surpresa de 2000 euros por causa de uma fuga, daí a importância dos contadores de água e de gás...

Vivam

Na minha moradia em construção não deixei nada preparado para domotica pois nunca tinha pensado nisso seriamente. Agora estando já os tubos todos metidos há alguma forma de ainda poder considerar o knx ou terei que ir para uma solução wireless?
  10.  # 110

Agora estando já os tubos todos metidos há alguma forma de ainda poder considerar o knx ou terei que ir para uma solução wireless?

Olá,
    Se as paredes estão por revestir, vá para cabo. Peça um orçamento a quem sabe adaptar o que já tem.
    Pode sempre passar tudo pelo texto falso - se tiver.
    De onde é?
  11.  # 111

Olá,
    Se as paredes estão por revestir, vá para cabo. Peça um orçamento a quem sabe adaptar o que já tem.
    Pode sempre passar tudo pelo texto falso - se tiver.
    De onde é?

as paredes já estão revestidas com gesso. Terei teto falso que ainda não está feito. O que é que tenho que passar a mais?

zona grande porto.
  12.  # 112

as paredes já estão revestidas com gesso. Terei teto falso que ainda não está feito. O que é que tenho que passar a mais?

zona grande porto.

Viva,
    Já lhe enviei msg privada.
    Vai ter que passar linhas directas pelo tecto falso provavelmente.
  13.  # 113

No chão?! Deve ser na lateral junto ao fundo.

Deve ter unm detector de fumo por piso. Detectores de movimento nos cantos, para serem discretos e interligados com uma Cytech.

Deve poder... E sinceramente ter aquelas talochas no meio da parede não é nada de bom tom.

E não vai meter contadores?!! A domotica devia ser gestão de recursos também....

Se calhar um bom técnico teria aprimorado a coisa....

Referi no chão porque é por onde o tubo chega, mas obviamente está na zona lateral do portão.

Quanto às "talochas", da maneira como pinta até parece que os comandos são terríveis :). Ainda ponderei os comandos sem fios, mas não quis esticar mais o orçamento do AC.

Quanto aos contadores, não percebi a questão... De facto não tenho tubagem até ao contador por lapso do eletricista (que, diga-se de passagem, até nem sei se será pior, dado que ter um ponto de KNX acessível no exterior pode não ser muito inteligente), mas os actuadores de KNX permitem medir o consumo e mesmo que essa medição não seja muito precisa, para o efeito serve perfeitamente.

Percebo que esteja a defender a sua parte, mas nestas coisas da construção tudo depende do valor que se dá às coisas e aos serviços prestados por terceiros e no meu caso em particular desde o início que o custo de um projeto formal de domótica era dinheiro mal empregue. E sinceramente até ver não identifico nada (ou pouca coisa) que não consiga fazer e que seja comum ver em projetos de domótica para o comum mortal.
  14.  # 114

Não, é uma válvula mecânica normalíssima. A ideia era acoplar um mecanismo mecânico próprio para abrir/fechar válvulas de 1/4 de volta (veja-se este exemplo para zwave http://www.popp.eu/products/actuators/flow-stop/), mas o que ficou montado foi uma válvula cónica com várias voltas entre o tudo aberto e o tudo fechado.
    Não quis colocar uma válvula de comando elétrico embutida na tubagem por duvidar da fiabilidade a longo prazo de uma coisa dessas, pois uma válvula manual funciona sempre e uma eletrónica funciona até à obsolescência que tiver "programada" :).
    Mas sim, é algo que tenho pena de não poder implementar, ainda que talvez não esteja tudo perdido (tenho uma válvula de 1/4 de volta que fecha a água para toda a casa exceto a rega na qual talvez consiga acoplar um aparelho como o que mostrei acima).
  15.  # 115

Quanto às "talochas", da maneira como pinta até parece que os comandos são terríveis :). Ainda ponderei os comandos sem fios, mas não quis esticar mais o orçamento do AC.

Para mim são horriveis :)
    Dependendo dos modelos, pode abdicar deles por um controlador KNX. E com certeza que lhe vão creditar o valor da "talocha"

Quanto aos contadores

O contador de energia é para instalar no quadro principal, a seguir ao diferencial principal. Respondi-lhe no telemóvel, entusiasmado entre 2 assuntos e nem estava a ver bem a questão do contador da "EDP" ser obviamente colocado no exterior.

dado que ter um ponto de KNX acessível no exterior pode não ser muito inteligente

Para quem sabe fazer, não há problema nenhum :)

Percebo que esteja a defender a sua parte

Eu não instalo nada :)
    Mas conheço no pais todo, quem instale. Sei de alguns que o fazem bem e como em tudo, um amador a grande maioria das vezes nunca será um profissional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  16.  # 116

Quando me referi ao "perigo", ou de não ser muito inteligente, de ter um ponto KNX no exterior refiro-me ao facto de ser um ponto de entrada que pode ser explorado por alguém muito sabido no tema. Como sabe, o bus KNX não é encriptado (há algum trabalho a ser feito nesse sentido, mas ainda não está massificado) e por isso é sempre algo a ter em conta.

Quanto ao AC, eu tenho unidades de embutir em tecto falso (gama FDXM__F), com estes comandos:
    https://www.daikin.pt/pt_pt/products/BRC1E53A.html

Sinceramente não sei se a Daikin (ou algum fabricante KNX) tem interfaces para bus KNX para estes splits (na altura sondei a Daikin e disseram-me que não e em teoria o KLIC-DD seria para outras máquinas que não as minhas), mas mesmo que tenha, não me vejo a prescindir do comando de parede e ter de recorrer a um smartphone ou outra coisa qualquer para comandar os AC's sem depender da inteligência do edifício. Além disso, já não estou na fase de prescindir dos comandos, pois estando montados não iria devolvê-los na esperança de reaver o valor deles.

Qual era a sua ideia ao substituir os comandos por um controlador KNX? Estava a pensar nalguma botoneira de parede KNX em alternativa ao comando nativo da Daikin?
  17.  # 117

Quando me referi ao "perigo", ou de não ser muito inteligente, de ter um ponto KNX no exterior refiro-me ao facto de ser um ponto de entrada que pode ser explorado por alguém muito sabido no tema.

A MDT tem um módulo para isso. Está para sair o KNX Secure que irá resolver tudo isso.

Qual era a sua ideia ao substituir os comandos por um controlador KNX? Estava a pensar nalguma botoneira de parede KNX em alternativa ao comando nativo da Daikin?

Era. Se utilizar por exemplo um smart II da MDT fica com 3 páginas de 4 funções cada e resolvia todos os controlos dos compartimentos com uma estética que ficaria a anos luz desses comandos.
  18.  # 118

Sim, quando referi "há algum trabalho a ser feito nesse sentido" estava a falar do KNX Secure, mas até que esteja massificado e que haja uma oferta igual à atual em diversidade (e preços) de equipamentos, vão passar muitos anos.

Eu imaginei que estivesse a pensar em algo semelhante a essa botoneira da MDT, mas para prescindir dos comandos normais do AC precisava de ter a domótica já implementada em casa, coisa que não tenho. Por isso os comandos vão estar por casa por uns tempos :).
  19.  # 119

vão passar muitos anos

Olhe que se calhar não vai ser assim tanto tempo...
  20.  # 120

Pode ser que não e que quando chegar a altura de investir no equipamento o KNX Secure já esteja aí em força. Mas sinceramente tenho dúvidas que isso aconteça num espaço de 2 ou 3 anos.

0.0319 seg. NEW