Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Está a fazer confusão... Liga o recuperador ou caldeira a um depósito e depois este usa um grupo circulador/controlador adequado ao piso que faz toda a gestão.
    Penso que está seja uma das hipóteses...
    Concordam com este comentário: jorgealves, r.v, C.CASTRO
  2.  # 22

Está a fazer confusão... Liga o recuperador ou caldeira a um depósito e depois este usa um grupo circulador/controlador adequado ao piso que faz toda a gestão.
    Penso que está seja uma das hipóteses...

E o sistema assim funciona bem? Tirando o arrefecimento, qual é realmente a grande vantagem da bomba de calor? Vale a pena o investimento?
  3.  # 23

Valer a pena o investimento só você sabe...
    Se tiver acesso a gás natural e só quiser aquecimento uma caldeira de condensação é uma boa escolha...
    A bc tem 3 vantagens na minha opinião:
    Praticabilidade/programação
    Custo de operação
    Arrefecimento

Tem é o contra do preço...
    • AXN
    • 29 março 2018

# 24

Colocado por: Schlüter-PortugalA grande vantagem da BC é a possibilidade de arrefecimento

Vou-me repetir, o arrefecimento por piso radiante é uma treta. (Talvez não seja se for por tecto e/ou paredes radiantes)
  4.  # 25

Colocado por: AXN

Vou-me repetir, o arrefecimento por piso radiante é uma treta. (Talvez não seja se for por tecto e/ou paredes radiantes)

Há marcas que juram a pés juntos que não é uma treta, mas é com arrefecimento activo, com sondas de humidade e por aí fora e não com água tépida a circular no piso.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  5.  # 26

Colocado por: AXNVou-me repetir, o arrefecimento por piso radiante é uma treta.

Quer concretizar? O que é para si treta?
    Que não consegue manter uma temperatura de conforto 23/24C no interior de casa, quando temos temperaturas exteriores CONSECUTIVAS entre os 36 e os 22ºC?
    Agora, não chega a casa, esta calor dentro de casa, liga o sistema e passado um par de horas está confortável... Isso de facto não.
    Não tem nada a ver com um AC
    Mas consegue com um funcionamento continuo manter uma casa sempre dentro de valores de conforto, qd ca fora faz aquele calor abrasador. Não é um sistema para zonas de litoral. Para mim não faz qq sentido nessas zonas devido às temperaturas exteriores e à facilidade de por exemplo ventilar durante a noite.
    Mas para as zonas de interior pode sim ser uma opção.
  6.  # 27

Colocado por: manelvcValer a pena o investimento só você sabe...
    Se tiver acesso a gás natural e só quiser aquecimento uma caldeira de condensação é uma boa escolha...
    Custo de operação
    Arrefecimento

neste momento e contra o gas natural a unica mais valia é o arrefecimento.
  7.  # 28

dos que conhece nao duvido, so lhe falta conhecer os outros
  8.  # 29

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Quer concretizar? O que é para si treta?
    Que não consegue manter uma temperatura de conforto 23/24C no interior de casa, quando temos temperaturas exteriores CONSECUTIVAS entre os 36 e os 22ºC?
    Agora, não chega a casa, esta calor dentro de casa, liga o sistema e passado um par de horas está confortável... Isso de facto não.
    Não tem nada a ver com um AC
    Mas consegue com um funcionamento continuo manter uma casa sempre dentro de valores de conforto, qd ca fora faz aquele calor abrasador. Não é um sistema para zonas de litoral. Para mim não faz qq sentido nessas zonas devido às temperaturas exteriores e à facilidade de por exemplo ventilar durante a noite.
    Mas para as zonas de interior pode sim ser uma opção.
    concordo com quase tudo menos no litoral,poois junto a Costa nao é somente aquela faixa entre Moledo e a foz do douro
  9.  # 30

Valer a pena o investimento só você sabe...
    Custo de operação
    Arrefecimento

Se o arrefecimento (funcione bem ou mal) a nós não nos interessa;
    Se o custo de operação/poupança não chega a pagar o investimento em tempo útil;
    O investimento resume-se a investir na Praticabilidade/programação? Estamos a investir em mais um pouco de conforto na prática..
  10.  # 31

Colocado por: jorgealvesconcordo com quase tudo menos no litoral,poois junto a Costa nao é somente aquela faixa entre Moledo e a foz do douro

Tb é verdade.
    Mas mesmo assim Jorge, no litoral alentejano por exemplo está-se bem bem sem arrefecimento... Atenção que a noção de Litoral que estou a usar é mesmo "curta"!
    Eu moro nem a 40Km do mar e o clima aqui já não tem nada de "Litoral"!! No pico de verão lá vêm aquelas noites de seguida com temperaturas que nunca descem abaixo dos 20... QUal ventilação qual carapuça!
    Por isso quando refiro litoral estou mesmo a falar de povoações junto ao mar.
  11.  # 32

Colocado por: IRodriguesO investimento resume-se a investir na Praticabilidade/programação? Estamos a investir em mais um pouco de conforto na prática..

Neste momento não vejo qual a diferença de "Praticabilidade/programação" entre uma boa caldeira a gás natural e uma BC.
    Concordam com este comentário: jorgealves, GANDAREZ
  12.  # 33

A instalação de PRH para arrefecimento pelo piso não tem requisitos mais específicos? Aquela questão do afastamento dos tubos ou lá o que é e mais "sistemas de controlo" que implicam mais €€€ na instalação?
  13.  # 34

E eu repito: no seu caso é ASSim...
  14.  # 35

Colocado por: ratodecasaA instalação de PRH para arrefecimento pelo piso não tem requisitos mais específicos? Aquela questão do afastamento dos tubos ou lá o que é e mais "sistemas de controlo" que implicam mais €€€ na instalação?

Essas coisas não são para quem quer

Essas coisas não é por se ter visto uma bomba de calor numa revista que se domina, ou o mais grave, por se saber que há uma uma uma auto-motora que vai da Figueira para Coinbra, que se pensa que é engenheiro e se controla.

Mas siga.
  15.  # 36

Nem é por se saber que se deve achar superior a outros.
    Perguntei por desconhecimento. E quem não sabe deve perguntar. Não quer responder não responda.
    Já vi que este fórum serve muito para lavagem de roupa suja e eu, como mero sapateiro, se precisar de lavar roupa suja uso a máquina na lavandaria.
    Não embarco nessa automotora.
  16.  # 37

A automotora também já não circula.

O que quiz dizer é que para fazer arrefecimento não chega ter um espaçamento mais apertado nem a central de gestão adequada.

É necessário complementar com outros requesitos especificos de cada edifício, como por exemplo os envidracados, e a gestão da bomba de calor.

Mas acredito que para muita gente seja uma treta.
  17.  # 38

Colocado por: ratodecasaA instalação de PRH para arrefecimento pelo piso não tem requisitos mais específicos? Aquela questão do afastamento dos tubos ou lá o que é e mais "sistemas de controlo" que implicam mais €€€ na instalação?

Sim, tem, e o que controla tudo isso é o sistema de piso radiante, que é quem faz a gestão das temperaturas de ida e das condensações.

A bomba de calor não chega a ver as suas potencialidades exploradas, por isso é que essa gestão é feita pelo piso.

Para fazer verdadeiramente arrefecimento precisa de espaçamento mais apertado, de temperaturas de ida mais baixas e de controlo activo das condensações compartimento a compartimento. E mesmo em situações de arrefecimento passivo, com temperatura de ida esmagada a temperaturas próximas dos 20º podem ocorrer condensações (para além do potencial de arrefecimento ser bastante mais pequeno com temperaturas de ida próximas dos 20º).

Obviamente por aqui vão dizer aquilo que querem, mas há muitas marcas de PRH que vendem sistemas de PRH a fazer frio - Uponor, Rehau, Roth, Giacomini, fora as marcas brancas que aí andam. É ligar para mais do que uma delas e perguntar, nada como ouvir várias cabeças, principalmente fora daqui do fórum, para serem imparciais, assim não são gregos nem troianos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa, Rodrigues8
  18.  # 39

Com temperaturas de ida de 20 graus, se for por exemplo madeira o revestimento do chão, não consegue arrefecer nada...
    Falo de experiência própria.
    É um diferencial tão pequeno para os 22/24 graus que se pretendem no interior que não funciona.
    Pelo menos no meu sistema.
    Concordam com este comentário: jorgealves, GANDAREZ
  19.  # 40

Já tinha escrito e apagou_se tudo

Para o arrefecimento tem que ter em conta os seguintes factores

Temperatura ambiente
    Temperatura de impulsão
    Humidade
    Resistência térmica

0.0204 seg. NEW