Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Estou neste momento a tentar perceber qual o melhor sistema de aquecimento a colocar numa moradia com cerca de 200 m2, zonas a aquecer no rés do chão com openspace (cozinha, sala jantar, sala estar, hall entrada) e no primeiro andar 3 quartos e no total 3 casas de banho. Do que nos têm aconselhado, piso radiante parece ter várias vantagens e a única desvantagem parece ser mesmo o preço! No entanto, depois de pensarmos nas nossas necessidades de aquecimento/estilo de vida e sendo que o orçamento é relativamente curto, começamos a pensar que um "velho" e tradicional recuperador de calor para aquecer o rés do chão (bem dimensionado) será suficiente e temos acesso a lenha. Para os quartos e casa de banho é que é duvidoso... queremos aquecedores de toalhas nas casas de banho e os quartos podemos quase dizer com certeza que pretendemos aquecimento pontual (não gostamos de dormir com aquecimento ligado e a ideia é investir bastante no isolamento, portanto quaisquer 17-18C parecem-nos suficientes para dormir. Mas será mesmo confortável ou dentro de alguns anos vamos querer mais?).

Uma das desvantagens que identificamos no uso exclusivo do recuperador no R/C é só ligarmos qd entramos em casa.. e se for a pellets daqueles automáticos, será boa ideia (comprando neste caso)?

Não queremos sistema de arrefecimento.

Alguém tem sugestões ou opiniões sobre isto? Alguém tem alguma coisa muito contra algum dos sistemas mencionados?

Já agora, alguém sabe dar valores para cada um dos casos, com aplicação e tudo?
  2.  # 2

Tenho o mesmo problema e também ando confusa.
  3.  # 3

Colocado por: IRodrigues
    queremos aquecedores de toalhas nas casas de banho

para quê isto?....gastar dinheiro?

É uma questão de funcionalidade (ou chamemos-lhe luxo), para mim dá imenso jeito! Se isto tiver um custo brutal por 3 toalheiros, provavelmente desistimos.
  4.  # 4

Colocado por: IRodrigues
    e a única desvantagem parece ser mesmo o preço!

está a comparar com quê?

Estou a comparar piso radiante com a solução que começámos a imaginar ser suficiente para o nosso caso..

Tem alguma sugestão Anonimo06082021? Sabe que preços se consegues com os diferentes sistemas?
  5.  # 5

explique melhor esse luxo e funcionalidade?

uns usam os radiadores toalheiros para secar toalhas húmidas já usadas....o mesmo será dizer sujas.

neste caso o luxo estará em deitar dinheiro fora....digo eu.

Acho que é uma questão relacionada com os hábitos de cada um, eu quero usar para secar as toalhas, usadas, sujas, como lhe queira chamar. Eu não tenho problemas com isso, outros poderão ter. Portanto no nosso caso, queremos os seca-toalhas porque é adequado ao nosso estilo de vida. É uma questão de ver a maneira mais económica de os instalar vs gastos de utilização vs eficiência.
    Concordam com este comentário: Sandra dos Santos
  6.  # 6

pois,mas está a comparar o piso com quê?....radiadores de alumínio?...uma salamandra?....radiadores eléctricos?..etc etc

Depois de alguma pesquisa uma opção colocada é a instalação de um sistema de aquecimento hidráulico a pelets com radiadores em todos os locais a aquecer, incluindo rés do chão, sendo que aqui vai existir sempre um recuperador de calor a lenha para complementar o aquecimento desta zona ampla. Já percebemos que a eficiência de aquecimento e a sensação de conforto nunca é perto do piso radiante mas lá está, talvez seja o suficiente para o nosso caso.

Em termos de custos, compra de equipamentos e instalação, tubagem, etc, comparando piso radiante com esta solução estaremos sempre a falar de cerca de 10000€ a mais de investimento inicial, tendo em conta a selecção de materiais de gama média.

E o gasto mensal parece não ser assim tão diferente comparando as duas soluções.

Outros dados, como referi, um recuperador de calor irá sempre existir porque o queremos e o painel solar também é obrigatório. São dois custos a contabilizar e o ideal seria rentabilizá-los..
  7.  # 7

Só um aparte, que acho que não estou errada...o painel solar já não é obrigatório.
    Concordam com este comentário: kiliam
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IRodrigues
  8.  # 8

Colocado por: Cláudia SobralSó um aparte, que acho que não estou errada...o painel solar já não é obrigatório.
    esta certa.
  9.  # 9

Acho que essa é a dúvida de quase todos! Também tenho pesquisado muito e não cheguei a conclusão nenhuma ainda! O certo será a salamandra a pellets depois se piso radiante ou radiadores na divisões a aquecer é a dúvida!!
  10.  # 10

Eu vou por un recuperador de calor con aquecedores en todas a divisões,para mim e u mais económico e acolhedor.
  11.  # 11

Só um aparte, que acho que não estou errada...o painel solar já não é obrigatório.

Obrigada pela informação, por acaso pensei que ainda fosse.. Mas ainda assim, creio que compensa colocar certo?
  12.  # 12

pois,é essa a ideia das pessoas....mas depende sempre de que tipo de radiadores que estiverem a usar como comparação.

porque o sistema mais caro que existe é com radiadores,claro que não são os vulgares radiadores de alumínio.

Aqui o primeiro custo que me saltou à vista quando pesquisei foi o da bomba de calor, pelo que percebi para o piso radiante hidráulico o mais indicado (se não única opção) é colocar um equipamento destes para aquecimento de água/controlar o aquecimento se houverem outros sistemas a complementar.. e estes equipamentos têm valores elevados. No caso dos radiadores é comum uma solução com caldeira a pelets, que seria a opção em causa. Para os radiadores em si, imagino que existam muitos e com eficiências completamente diferentes, o que calculo se seguir por esta opção é conseguir uns radiadores que dimensionados ao tamanho dos volumes a aquecer nem sejam muito caros nem gastem muita energia. Parece-me uma opção razoável.

Hoje um proprietário que aplicou piso radiante disse-me maravilhas daquilo, o conforto não tem igual e para aquecer uma moradia de mais de 200 m2 diz que gasta 50€/mês (parece-me muito pouco mas pronto). Mas também me disse logo que não esperava recuperar o investimento em tempo útil...
  13.  # 13

claro que você faz o que entender e como entender!!

mas como perguntou eu respondi pela experiência que tenho sobre clientes que pensavam como você.

mas continuo a dizer que vai gastar dinheiro sem necessidade,tem outras formas de aquecer as toalhas.

mas pronto cada um faz como achar melhor a casa é deles.

Anonimo06082021, é instalador? Trabalha pela zona de Coimbra? Gostava de lhe pedir orçamento para isto, já que parece ter alguma experiência no assunto.
  14.  # 14

Entretanto devo receber orçamentos e posso partilhar aqui, pode ser que ajude!
  15.  # 15

o da bomba de calor, pelo que percebi para o piso radiante hidráulico o mais indicado (se não única opção)
    Pela informação que anda pelo fórum, o PRH pode ser utilizado com qualquer fonte. Tem é de haver adaptação da fonte ao PRH.
    Mais o mais habitual é de facto falar-se de BC.
  16.  # 16

Colocado por: ratodecasaPela informação que anda pelo fórum, o PRH pode ser utilizado com qualquer fonte. Tem é de haver adaptação da fonte ao PRH.
    Mais o mais habitual é de facto falar-se de BC.

A grande vantagem da BC é a possibilidade de arrefecimento. E Coimbra precisa de arrefecimento.
  17.  # 17

Colocado por: Anonimo06082021por acaso já fiz serviços aí na zona...por exemplo no penedo da saudade.

nessa fiz piso radiante Rehau com caldeira de chão Buderus

e também a canalização Rehau HIS-311

bomba Grundfos SQE 3-65

etc etc etc....

James que opinião tem das caldeiras buderus?
  18.  # 18

Colocado por: Anonimo06082021

gosto.

as que mais instalei até hoje.

Também gosto, instalo umas 20 por ano, entre buderus, hoval e viessmann que são as marcas que trabalho acho a buderus melhor.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  19.  # 19

Quem tem opinião formada sobre a Bomba Explorer Atlantic?
  20.  # 20

A grande vantagem da BC é a possibilidade de arrefecimento. E Coimbra precisa de arrefecimento.

Nós não pretendemos arrefecimento, dado que vivi até hoje em casas sem arrefecimento e com isolamento completamente deficitário, julgo que numa casa com bom isolamento e com cuidados básicos (fechar janelas e portadas nas horas de calor, etc) não será necessário arrefecer.

Eu pensei que a BC estivesse muito relacionada com a estabilização da temperatura para os sistemas PRH, uma vez que trabalham a temperaturas relativamente baixas durante grandes períodos e devem ser muito estáveis... daí a necessidade da BC mesmo quando há uma caldeira a gás, etc. Estou a fazer uma grande confusão?

0.0226 seg. NEW