Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a pensar alterar o sistema de aquecimento da minha casa (moradia de banda com 3 pisos) pois o que possuo atualmente, embora funcione bem (caldeira a gasóleo Lamborghini para 160 elementos) sai caro. Estou indecisa entre uma caldeira compacta a pellets de 24Kw ou dois equipamentos multisplit de ar condicionado sistema inverter com 6 equipamentos no interior (aqueceria apenas sala 18000BTU, cozinha 14000BTU e 4 quartos 9000BTu cada). Estou mais inclinada para o ar condicionado por dar menos trabalho porém duvido da sua eficiência nos dias mais frios e tendo em conta que as partes de passagem entre dividões não vão ter AC, e sobretudo, desconheço por completo qual será o consumo elétrico. Ora tendo em conta que se trata de um investimento avultado, preciso mesmo da ajuda de quem saiba ou tenha semelhante:
    - Alguém sabe qual é o consumo elétrico (kwh) que os equipamentos deste género têm?
    Considere-se o local (Viseu) que aproximadamente durante 3 a 4 meses tem temperaturas exteriores abaixo dos 10º. A casa tem um isolamento relativamente bom mas não é fabuloso (vamos mudar algumas caixilharias), uma fachada e nascente (durante o inverno quase sem sol) e outra a poente (muito mais quentinha); durante a semana apenas residem 3 pessoas após as 17h. Considere-se ainda que aquecemos as águas sanitárias com painel termodinâmico.
  2.  # 2

Boa tarde,

Também tenho andado a pesquisar informação sobre ar condicionado, visto que estou a pensar também instalar em casa. Lembro-me de ter visto aqui no forum um tópico em que o criador do mesmo partilhou durante 1 ano, mensalmente, os consumos energéticos da sua instalação de ar condicionado e o respectivo valor da factura da electricidade. Penso que esse tópico poderá ser-lhe bastante útil.

Relativamente à eficiência do ar condicionado, pelo que tenho lido, é considerado hoje em dia uma dos sistemas mais eficientes.

Eu estou a considerar instalar ar condicionado Daikin da gama Premium+, que me parece ser a melhor na relação qualidade preço.

Cumprimentos,
  3.  # 3

4.  # 4

Boa tarde "quarx0":

Antes de mais, muito obrigada pela colaboração. As informações desse tópico são úteis mas deixaram-me apreensiva pois para serem valores monetários de 2010, já era uma conta elevada de eletricidade. De qualquer modo, com consumos em €, não dá para perceber. Eu precisava mesmo era de saber o gasto em KWh para fazer contas. Não existe um simulador que faça essas contas?
    No meu caso também pondero instalar o Premium+ com dois multisplit para "aquecer" dois pisos (cerca de 145m2 no total dos dois pisos). Uma unidade será para dois quartos virados a nascente e mais frios(12m2 cada = 9000BTU cada) no piso superior e a cozinha em baixo (25m2= 12000BTU); outra será para dois quartos em cima, virados a poente ( 18m2 12m2 = 9000BTU cada) e sala em baixo (30m2 = 18000BTU???). Nos dois hall, casas de banho, corredor e escadaria (aberta) não irá ficar nada, espero que as portas abertas funcionem! Atualmente pago de eletricidade, sem ar condicionado e com caldeira a gasóleo, 50 a 60€ mensais. Quanto irei pagar depois?
  5.  # 5

Segundo os dados da Daikin terá um consumo anual de 520kw (Arrefecimento) + 1505kw (Aquecimento) = 2025kw para as 3 unidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: roca98
  6.  # 6

"Segundo os dados da Daikin terá um consumo anual de 520kw (Arrefecimento) + 1505kw (Aquecimento) = 2025kw para as 3 unidades" Valsasc

Muito obrigada pela ajuda. Pode-me facultar o lugar da fonte? Quando diz "as 3 unidades" quer dizer a casa toda? Ou é o consumo de cada uma das duas unidades exteriores (cada uma das quais a alimentar 3 equipamentos interiores)?
  7.  # 7

Estes dados são disponíveis na etiqueta energética Daikin.

http://pt.intpre.daikineurope.com/energylabel/lot10/ecolabel.jsp?outdoor=3MXM52N2V1B&indoors=FTXM25M2V1B,FTXM25M2V1B,FTXM35M2V1B

http://pt.intpre.daikineurope.com/energylabel/lot10/ecolabel.jsp?outdoor=3MXM68N2V1B&indoors=FTXM25M2V1B,FTXM25M2V1B,FTXM50M2V1B

O consumo anunciado é de cada multi-split.

Peça a análise da sua moradia a um instalador, as potências parecem-me demasiadas.
  8.  # 8

Se é só para aquecimento provavelmente o melhor é mesmo uma caldeira a pellets......

Quanto ao AC como referido tem como referencia o valor fornecido pelo fabricante agora o real vai ter muitas variáveis.
  9.  # 9

Colocado por: roca98Boa tarde "quarx0":

Antes de mais, muito obrigada pela colaboração. As informações desse tópico são úteis mas deixaram-me apreensiva pois para serem valores monetários de 2010, já era uma conta elevada de eletricidade. De qualquer modo, com consumos em €, não dá para perceber. Eu precisava mesmo era de saber o gasto em KWh para fazer contas. Não existe um simulador que faça essas contas?
    No meu caso também pondero instalar o Premium+ com dois multisplit para "aquecer" dois pisos (cerca de 145m2 no total dos dois pisos). Uma unidade será para dois quartos virados a nascente e mais frios(12m2 cada = 9000BTU cada) no piso superior e a cozinha em baixo (25m2= 12000BTU); outra será para dois quartos em cima, virados a poente ( 18m2 12m2 = 9000BTU cada) e sala em baixo (30m2 = 18000BTU???). Nos dois hall, casas de banho, corredor e escadaria (aberta) não irá ficar nada, espero que as portas abertas funcionem! Atualmente pago de eletricidade, sem ar condicionado e com caldeira a gasóleo, 50 a 60€ mensais. Quanto irei pagar depois?

Já vi alguns simuladores desses mas o problema é que o consumo real será sempre influenciado pos factores inerentes à sua habitação (isolamento, fontes de calor, ...) e à utilização que fará do mesmo, fazendo com que os resultados desses simuladores não sejam muito fiáveis. Diria que o melhor seria pedir uma estimativa ao técnico que for aí avaliar o local.

Quanto ao dimensionamento que referiu, e não sendo muito entendido em AC, parece estar tudo bem à excepção da Sala porque pelos comentários que tenho visto no forum e o que tenho lido na sua sala de 30m2 bastará 12000BTU.

Apenas uma nota de atenção - se está a pensar colocar as unidades interiores por cima de janelas ou portas sacadas com estore (como eu) vai provavelmente ter que mudar o plano, tendo que deslocar a máquina para o lado para fugir da caixa de estore. Em alternativa poderá colocar por cima mas ficará sempre com, pelo menos, calha técnica visível no interior.

Cumprimentos,

0.0159 seg. NEW