Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgandeu nao sei o que ando a fazer no estrangeiro com os ordenados que se ganham em Portugal.

Jorge, há muita falta de mão de obra, em Lisboa e no Algarve já se ganha muito dinheiro, mesmo aqui na zona centro, eu já pago mais de 1000€ limpos a alguns funcionários, por 8h de trabalho. O pessoal no norte é que continua a ganhar pouco, alguns por comodismo.

Só não o aconselho a vir para cá, porque isto dentro de 2 ou 3 anos vai rebentar outra vez.
    Concordam com este comentário: jorgand, eu, J.Fernandes
  2.  # 2

Colocado por: Maria Elina carvalhosim ainda noutro dia uma brasileira respondeu ao anuncio do t3, ela trabalhava na meo e ganhava 900 ,o marido trabalhava na apapol e ganhava 1650 e tinha como fiadora uma pessoa das financas...

Com esses ordenados ainda tinham fiador das finanças. Por acaso nao era o Centeno?
  3.  # 3

Colocado por: Picareta
    O pessoal no norte é que continua a ganhar pouco, alguns por comodismo.

WTF?
  4.  # 4

Colocado por: Sirruper
    Com esses ordenados ainda tinham fiador das finanças. Por acaso nao era o Centeno?
    E ainda tem dúvidas a quem arrendar!
  5.  # 5

nao estou para me chatear
  6.  # 6

WTF?

Nao sera porque existe mais trabalho na construçao no centro e sul? Nao será porque os salarios no centro sempre foram mais altos que a média do país?
    Nao será porque o preço do m2 no norte é mais barato que no centro e sul e as empresas nao podem pagar 1000€ limpos?
    Não serão muitas outras coisas?
  7.  # 7

Só não o aconselho a vir para cá, porque isto dentro de 2 ou 3 anos vai rebentar outra vez.

Se eu fosse o picareta começava já era a despedir malta. Nao vá daqui a 2 ou 3 anos vir o bicho papao e ainda tem de fechar a sua empresa.
    O picareta devia ir para banqueiro. É bom a fazer previsoes assustadoras.
  8.  # 8

Se eu fosse o picareta começava já era a despedir malta. Nao vá daqui a 2 ou 3 anos vir o bicho papao e ainda tem de fechar a sua empresa.

Eu subscrevo a previsão. E não lhe chamo bicho papão ou previsão assustadora.

Basta olhar para meia dúzia de números. Quem acha que está tudo bem é néscio.
    Concordam com este comentário: eu, J.Fernandes, 21papaleguas, kzeleven
    • eu
    • 3 novembro 2018 editado

# 9

Colocado por: SirruperSe eu fosse o picareta começava já era a despedir malta. Nao vá daqui a 2 ou 3 anos vir o bicho papao e ainda tem de fechar a sua empresa.

Só espero que o Picareta esteja errado, mas algo me diz que ele tem razão...

O que se passa com estes aumentos no imobiliário é irracional. Não houve nenhum aumento relevante da produtividade, ou da competitividade do País, ou dos salários, que justifiquem esta inflação brutal dos imóveis.

Tenho pena dos casais jovens que se vão endividar para toda a vida, pagando imóveis a preço de França com salários de Marrocos.

Eu tive a sorte de construir vivenda na melhor altura possível, com custos baixos de construção e spreads quase a zero. Mas começo a pensar nos meus filhos e dá-me um aperto no estômago. Como é que eles poderão um dia arrendar ou comprar uma casa decente ?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • eu
    • 3 novembro 2018

# 10

Colocado por: tostexBasta olhar para meia dúzia de números.

Com a dívida que temos, basta que os mercados internacionais espirrem para nós entrarmos outra vez numa crise profunda.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
  9.  # 11

Este cenário de que fala é em Portugal?

Colocado por: Maria Elina carvalhoaso de especulaçao, o que provoca este aumento de preços nas rendas não é especulação,nem a ganançia dos senhorios, o que provoca o aumento das rendas é que há demasiada gente a procura de casa para arrendar, portugal está inundado de brasileiros e outros estrangeiros que não teem outro remedio senao alugar casa...
  10.  # 12

Concordam com este comentário:jorgand,eu

Tanto futurismo... tanto futurista...
    A Maya e o professor Bambo que se cuidem com tanta concorrência...
  11.  # 13

Colocado por: Dartas
    Tanto futurismo... tanto futurista...
    A Maya e o professor Bambo que se cuidem com tanta concorrência...
    Ou o povo tem a memória curta e não vê além do que ouve aos politicos
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 14

... ou o povo conhece a lei da oferta e da procura e aproveita enquanto pode.

Então se você tem um carro que segundo uma “tabela qualquer” vale 5.000€ mas como é raro no mercado tem 100 pessoas a quererem comprá-lo. Dessas 100 pessoas há 20 dispostas a dar-lhe até 8.000€ pelo carro e 5 pessoas que até lhe dão 9.000€ pelo carro...
    Pergunto; nessa situação você vende o carro por 5.000€ porque há uma “tabela da treta” que diz que o carro só vale 5.000€? Só vende por esse preço se for burro!
    E digo-lhe mais; Se há 20 pessoas dispostas a dar-lhe 8.000€ por um carro que só vale 5.000€, aquele carro vale 8.000€, e não 5.000€!
    Isto é a lei da oferta e da procura.
    É válido para carros, para casas, para empregos, para bananas, e para tudo o resto.

Agora se arrebenta ou não arrebenta... não arrebenta coisa nenhuma!
    Neste momento há 100 casas para mil pessoas a procura, por isso os preços vão continuar altos (e a subir).
    Mão de obra para construção civil, idem idem, aspas aspas (mil vagas para 100 trabalhadores disponíveis, como tal, preço alto).

Quando houver 1001 casas para mil pessoas a procura os preços normalizam (ou começam a baixar), e isso pode acontecer daqui a 10 dias, 10 meses, ou 10 anos (só Deus, a Maya, e o prof. Bambo é que sabem)...
    Enquanto isso não acontecer, podem gritar a vontade que os preços vão continuar a subir, com crise ou sem crise!
    Concordam com este comentário: CMartin
  13.  # 15

Colocado por: DartasNeste momento há 100 casas para mil pessoas a procura, por isso os preços vão continuar altos (e a subir).

Até pode existir apenas 10 casas para 1000 pessoas à procura, mas se os bancos não emprestarem dinheiro, ninguém compra essas 10 casas.
    Concordam com este comentário: eu, JotaP, Anile, kzeleven
  14.  # 16

Até pode existir apenas 10 casas para 1000 pessoas à procura, mas se os bancos não emprestarem dinheiro, ninguém compra essas 10 casas.
    Nada disso, a economia cresce como nunca, os salários tem tido aumentos fantásticos e sustentáveis e a malta compra a pronto. Mesmo que o juros subam não vai haver crise
  15.  # 17

Há casas fechadas. Os donos não as arrendam devido à incerteza política no arrendamento. Propostas de lei Roseta, pouca defesa dos proprietários, inquilinos que deixam as casas em péssimo estado, outros que deixam de pagar e tribunais que levam muito tempo a sentencia.
    Os poucos que mantêm os arrendamentos, tentam aproveitar-se da situação. Durará o tempo que durar, depois se verá.
    Talvez os proprietários voltem a arrendar as casas se a situação política melhorar.
    Concordam com este comentário: sognim
  16.  # 18

O que não falta são casas em Portugal, julgo que somos na Europa o País com o maior nº de casas por família.
    O mercado de arrendamento é que não existe pois os donos não querem ver as suas casas ocupadas por alguém que não paga e nem lhes toca.
    Se um sem abrigo roubar num supermercado é preso. Se um vigarista ocupa uma casa nem lhes toca.
    Concordam com este comentário: eu
  17.  # 19

O futuro dirá se o mercado do arrendamento se estabiliza ou se o mercado da venda de imobiliário aumenta.
  18.  # 20

Colocado por: CarvaiO que não falta são casas em Portugal, julgo que somos na Europa o País com o maior nº de casas por família.
    O mercado de arrendamento é que não existe pois os donos não querem ver as suas casas ocupadas por alguém que não paga e nem lhes toca.
    Se um sem abrigo roubar num supermercado é preso. Se um vigarista ocupa uma casa nem lhes toca.
    Tenho dúvidas que haja muitas casas fechadas habitáveis nos grandes centros. Nas aldeias, interior, etc não tenho dúvida que há muita casa fechada

0.2438 seg. NEW