Colocado por: joaocostaColocado por: srma
Ora ai está um bom exemplo de civismo, sim tem razão os chatos dos não fumadores já se acham no direito de me incomodar quando estou a fumar ao ar livre, dizem que os incomoda, azar!!!! Olhe já agora, vamos fazer o mesmo "raciocinio" para situações equivalentes, então é assim, eu não percebo porque é que hei-de estar a pagar impostos que são utilizados no SNS para por exemplo tratar da sua saude ou dos seus familiares, sabe porquê, porque eu não uso, nunca usei e não sei se alguma utilizarei o SNS, já agora quando for preciso tratar de um seropositivo infectado por práticas menos cuidadosas deixa-mo-lo morrer, e o que dizer das pessoas que ficam com cancro na pele, toda a gente sabe quais são os efeitos dos belos banhos de sol no Algarve - claro que no seu caso usa sempre protector solar com indice 50+, repoe de 2 em 2 horas, quando vai ao banho e não coloca nem um cm2 de pele ao sol entre as 12 H e as 16H porque já vi que se preocupa muito com a saúde - ora se ficam com cancro porque é que o meu dinheiro há-se servir para pagar os tratamentos desses inconscientes que apanham sol, e o que dizer dos sinistrados de acidentes automoveis, que maçada se não fossem animais a conduzir os acidentes não aconteciam, ora bem pela mesma lógica é deixá-los morrer quando chegam aos hospitais. E o que dizer dos que chegam aos hospitais com doenças cardiovasculares porque passaram a vida a empaturrar-se de fritos, acucares e alcool - já sei não é o seu caso, so come produtos biologicos e nada de fritos, salgados ou patuscadas, bebidas só agua - como é, deixamo-los morrer? Tenho que certeza que me deve conseguir arranjar uma solução para ex-fumadores que ficam com cancro no pulmão, como é que fazemos deixamo-los morrer ou se eles pedirem com jeitinho e porque deixaram de pecar, tratamo-los? Já agora não sei porque é que o dinheiro dos meus impostos há-de servir para pagar subsidios de desemprego, baixas médicas ou de parentalidade - eu até nunca os utilizei, tambem não sei porque é que o dinheiro dos meus impostos há-de servir para pagar escolas publicas, não as uso, nunca as usei, nem pretendo usar. Em relação às doenças tratadas nos hospitais é facil verificar que a grande maioria dos doentes de alguma forma se colocam em situações de risco potencial, ora pelo seu magnifico e eloquente racicionio nesses casos não devem ser tratados, até já estou a imaginar os interrogatorios"à là PIDE"nos hospitais para saber quem se portou bem e quem não se portou? Grandes teorias a suas!
Não diga barbaridades, parabéns , você nasceu num berço de ouro, ainda bem para si, nunca precisou do SNS! duvido muito, quem lhe pagou e paga as vacinas que toma? pois aí...
Aprenda a separar as coisas , riscos potenciais, há os que não podemos evitar conscientemente e há que os não evitamos por prazer ou teimosia.
Colocado por: srmaOlhe porque é que não exige ao estado que crie um regra para que possa escolher qual o destino a dar ao dinheiro dos seus impostos! A sua linha de racicionio não oferece argumentação intelectualmente estimulante! É limitada e circunscrita à habitual forma de estar dos portugueses, desde que o seu interesse pessoal esteja assegurado ou outros que se lixem, não é preciso haver flexibilidade! Brilhante!
Colocado por: srmaColocado por: joaocostaColocado por: srma
Não meu caro eu não nasci em berço de ouro, trabalho é muito para poder decidir não utilizar o SNS, as vacinas tomei-as em criança não no SNS mas através do sistema de saude dos funcionarios publicos - que era e é pago pelos próprios. Actualmente as que não são de toma obrigatoria no SNS pago-as eu, porque nao tenho tempo para serviços publicos e porque opto por isso - o que me faz lembrar que já perdi demasiado tempo com esta discussão inútil.
funcionários públicos? está tudo dito, quem paga os funcionários publicos incluindo o tal serviço de saude?, de onde sai esse dinheiro? , pois mais uma vez do desgraçado do privado...
claro que os fumadores agem como os ciganos, eles não tem deveres só direitos
Colocado por: joaocosta
Não é verdade o que afirma e nota-se a típica arrogância de fumador,
se o sr. apanhar a GRIPE A, não apanhou necessariamente por uma acção sua, basta ir uma pessoa infectada a sua casa e sr ficar infectado.
sim eu sei que os fumadores tendem a generalizar as coisas quando lhes convém, e a sua liberdade termina quando começa a minha, estando eu num lugar sossegado , não lhe dá o direito de vir para perto de mim fumar...
Uma coisa é uma doença que pode aparecer sem motivo aparente, e neste caso nao tenho outro remedio senao concordar que seja o SNS a pagar, ate que o tratamento da "sua hemorroida" fica muito longe do custo do porblemas citado.
Outra é eu ser obrigado a pagar um tratamento de uma problema causado por desleixo , desrespeito e abuso pelo que é de todos. 90% dos cancro pulmão são causados pelo tabaco, e tal como disse acima os custos do tratamento superam em muito os lucros.
Sei que sentiu ofendido por ler umas verdades duras e cruas, mas é o meu pensamento e se calhar de 100% dos não-fumadores , claro que os fumadores agem como os ciganos, eles não tem deveres só direitos, fazem-se de descriminados , mas são eles que se auto-descriminam.
PS: e a historia das hemorróidas não me ofendeu minimamente, deu sim para mostrar o quanto eu tenho razão naquilo que afirmei e ver o tipo de argumentos de baixo nível que os sr. fumadores arranjam.
Colocado por: gfrmartinsPonto 1: ERRADO, Não fui eu que escrevi isso.
Ponto 2: Dominio Publico? Acho que o que o user PBarata disse foi ESPAÇO PUBLICO.
Volto a perguntar desta vez devagar: Então um estabelecimento comercial aberto ao publico é um espaço privado?
Ponto 3: Quanto à ultima parte do comentário, não me merece comentários.
Cumprs
Colocado por: tiago_ferreiraDepois de ler isto tudo, em especial o ultimo comentário, sinto-me tentado a perguntar: Se eu abrir um restaurantezito privado para um clube privado de fumadores, os fumadores aqui presentes alinham comigo na ideia? =)
Colocado por: srmaColocado por: tiago_ferreiraDepois de ler isto tudo, em especial o ultimo comentário, sinto-me tentado a perguntar: Se eu abrir um restaurantezito privado para um clube privado de fumadores, os fumadores aqui presentes alinham comigo na ideia? =)
Ora ai está um desafio ao qual não sei responder, sabe que nao sei se isso é possivel! Ai está uma questão para estudar uns destes dias. A ser possivel, torno-me sócia no lançamento da primeira pedra.
Cara srma, deixe-me lá envergonhar-me mais um bocadinho....
A legislação que permitia o "Direito de Admissão" já foi revogada... UPSSS !
Deste modo, embora os letreiros mencionando uma “reserva de admissão” sejam legais,
Contudo, existem situações em que a entrada de uma pessoa nesses locais pode, de facto, ser limitada.
Os "clubes" conforme lhe chama não são estabelecimentos comerciais no sentido mais normal, são normalmente associações, mas isto também é outra questão.
Todos os negócios que dispõe de licença de porta aberta,
mas de acesso público, logo são espaço público, ou melhor espaços onde o público pode entrar sem restrições durante o horário de funcionamento.
Dentro desta perspectiva todos os cidadãos podem entrar em qualquer estabelecimento comercial
A existência de estabelecimentos comerciais para fumadores,nega aos cidadãos não-fumadores o direito de acesso a esses estabelecimentos (ou pelo menos obriga-os a prescindir do seu direito ao não-fumo).
Isto como é óbvio atenta contra as garantias individuais, dado que um "espaço público" não pode conter na sua essencia aspectos que violem a direito de qualquer pessoa o frequentar.
Todas as pessoas podem frequentar qualquer estabelecimento aberto ao público sem ter de prescindir de qualquer um dos seus direitos fundamentais. qualquer lei que permita o contrário é obviamente inconstitucional.
Colocado por: PBarataColocado por: nbastosBoas ,
Alerto para o facto de ser fumador
Concordando eu com a lei do tabaco em geral, não me parece nada bem que se entre no exagero , passo a explicar, se tenho de me deslocar por ex às financas,
acho muito bem que a lei seja aí aplicada , ou seja não posso escolher outro sitio para resolver o meu problema , agora se quero tomar um café porque raio é que
que sou " obrigado" a não fumar , cafés Hà muitos , aqui penso que se deveria dar a liberdade de escolha ao proprietário e o cliente escolhia. E não me venham
com o problema dos funcionarios , trabalhar por ex numa estufa de pintura tambem não é nada agradavel, suponho, e no entanto não é proibido e só lá trabalha quem quer... ou necessita, como noutra profissão qualquer ( ser professor neste momento tambem faz mal á saude...)
Mais uma vez, o mesmo erro de raciocinio. Um espaço comercial é um ESPAÇO PÚBLICO, é totalmente equivalente à repartição de finanças.
O dono do estabelcimento fará o que quiser na sua casa, no seu estabelecimento não é assim...
Por vezes temos de chegar a isto, mas se eu acho que seria pertinente as empresas poderem ter espaços de trabalho para fumadores, também me custa ter que atravessar uma sala cheia de fumo num hospital ,com um filho com problemas respiratórios no colo
Colocado por: srmaPor vezes temos de chegar a isto, mas se eu acho que seria pertinente as empresas poderem ter espaços de trabalho para fumadores, também me custa ter que atravessar uma sala cheia de fumo num hospital ,com um filho com problemas respiratórios no colo
Ó valha-me deus, isto nem parece seu AugstHill, ninguem está a defender que se possa fumar em hospitais, repartições e afins, aliás a proibição de fumar em repartições publicas e equivalentes é muito anterior a esta lei do Sr. Director geral da Saúde e tudo corria bem a esse nivel. O que aqui se defende é que nos estabelecimentos comerciais privados e desde que o publico não seja obrigado a lá ir, deveria existir a opção de o fazer um local para fumadores.
Colocado por: AugstHillO que acontece é que para haver liberdade teria de haver opção de escolha. E o que é um facto é que, antes da entrada em vigor da lei, não havia espaços onde um não fumador pudesse ir sem apanhar com o fumo dos outros. E a lei até permite a existência de estabelecimentos para fumadores, desde que cumpram com uma série de exigências mal definidas e que permitem à ASAE multar quem quiser.