Colocado por: sognimPara evitar confusões colocava uma clausula no contrato em como recebia x de caução e não passava recibo.
Colocado por: CarvaiProvavelmente o recibo de caução não vai ser considerado para efeitos de impostos, mas não tenho a certeza.
Colocado por: sizeo arrendatário terá que emitir um recibo
Colocado por: jcp123
arrendatários com recibos...pois...
Colocado por: size
Alguma duvida ?
Quando o senhorio recebe do inquilino o valor da caução é-lhe entregue o respectivo recibo. Quando no fim do contrato, o a arrendatário recebe a devolução do valor da caução, torna-se claro que o senhorio só entregue esse valor contra recibo do arrendatário. Quem recebe emite recibo.
Colocado por: jcp123
não existem livros de recibos para inquilinos!!como é que você está a ver o filme?
Colocado por: size
Mas para se emitir um recibo, como no caso em questão, não se torna necessário comprar um livro de recibos. Basta um bocado de papel e uma esferográfica .
O senhorio tem que ficar com prova de que devolveu o valor da caução. Está a ver o filme ?
Colocado por: jcp123eu passo uma declaração em como recebi a caução e como será devolvida no fim do contrato porque a resposta que as finanças me deram é que a caução é considerada como rendimento e se no fim do contrato a tiver que a devolver já me martelaram 28% de um rendimento que acabou por não ser.
29-1910 Registei um contrato de arrendamento de um imóvel e emiti, no Portal das Finanças, o respetivo recibo eletrónico. Pretendo saber se, quanto ao valor da caução deverei emitir um recibo e com que datas,e, em caso de devolução como deverei proceder.
Considerando que, em sede de Categoria F do Código do IRS, a caução constitui um rendimento predial, o correspondente montante deverá ser declarado no recibo de renda eletrónico, indicando no mesmo, como datas, a do início e do fim do contrato de arrendamento entretanto celebrado.
Caso se verifique a devolução da caução ao locatário, deverá o mesmo emitir um recibo de quitação, cujo valor servirá, a título de despesas, ou seja, gastos suportados e pagos para o locador/senhorio, a inscrever no respetivo anexo F.