Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Logo à tarde coloco algumas dicas para conhecer o resto da ilha.
  2.  # 2

E como é a night na Madeira?

https://youtu.be/HD9K2u1ruQw
  3.  # 3

Eugénia, como já leu por aqui, a ilha possui infraestruturas rodoviárias modernas e desenvolvidas, claro que com isto perde algum encanto não circular nas antigas estradas regionais. No entanto, principalmente para quem vem de fora e não está habituado a estas estradas, o ideal será um misto entre Via-Rápida e as antigas estradas regionais.

Aqui fica um possível itinerário para um dia:
    Saída do Funchal com destino à Ribeira Brava, pelo caminho paragem no Cabo Girão para apreciar a vista e o horizonte sobre o mar no miradouro com chão de vidro. Chegando à Ribeira Brava, pare o carro no parque fechado (tem parquímetros, mas fica limitada no tempo) e passeie pela vila. Visite o Museu Etnográfico, peça indicações para lá chegar pois fica um pouco escondido, mas caminhando chega lá facilmente.
    Da Ribeira Brava segue em direção a São Vicente e pode parar para conhecer as Grutas de São Vicente. De São Vicente segue para o Porto Moniz, tira umas fotos nas piscinas naturais e passeia um pouco na vila. Pode almoçar por lá (ou antes, em São Vicente). Entre São Vicente e o Porto Moniz, tire uma foto no Véu da Noiva.
    Até aqui, o circuito é feito em Via-Rápida, com tuneis e viadutos modernos. A partir daqui segue em estrada regional, passando por locais onde as excursões normalmente não vão.
    Do Porto Moniz, segue novamente até São Vicente, mas a meio caminho vai encontrar a indicação da Ribeira da Janela. Segue por aí e vai subir, subir, subir... até ao Fanal! Pelo caminho encontra um ou dois miradouros um pode parar um pouco para descansar e tirar umas belas fotos! O segredo é parar sempre que lhe apetecer, sempre que achar que vale a pena, relaxar ao máximo, sem pressão.

No Fanal vai encontrar arvores centenárias (Til), um ambiente jurássico. Tente encontrar a lagoa do Fanal, um recanto escondido, uma pérola. Procure a indicação do Posto Florestal do Fanal. Pare o carro e disfrute da natureza, do ar puro, do silêncio, da paz de espirito... é sem dúvida o melhor que a Madeira tem para oferecer, mas infelizmente poucos aproveitam.
    Siga em direção ao Paúl da Serra, sempre parando se achar necessário. Há sempre belas paisagens para fotografar, miradouros, etc... Do Paul da Serra, até à Encumeada, depois segue até à Serra de Água (pode parar pelo caminho, na estalagem da Encumeada ou na Pousada dos Vinháticos) e entra na Via Rápida para voltar ao Funchal. Pelo caminho, pode parar em Câmara de Lobos, conhece a vila piscatória e bebe uma poncha.

E está passado o dia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eugenia Matos
  4.  # 4

Para este itinerário é melhor arranjarem um chauffeur...
      Screenshot_20180404-161632-800.png
  5.  # 5

Agora outro dia...

Começa da mesma forma, segue por Via-Rápida até à Ribeira Brava. Depois continua pela costa até à Ponta de Sol, pare por lá e conheça a vila. Pode visitar o Palacete dos Zinos, penso que seja o único imóvel de estilo Romântico na Madeira. Apenas uma curiosidade, mas que pode ser do seu interesse.

Depois segue até à Madalena do Mar e por aí, dependendo da hora, pode parar para almoçar no melhor restaurante de peixe da Madeira (na minha opinião, claro) Chama-se Preia Mar, está muito escondido, mas basta procurar a igreja da freguesia que o restaurante é mesmo ao lado. Não é um restaurante turístico, o peixe é sempre fresco e pescado nos mares do concelho. Ou tem peixe fresco ou simplesmente não tem... Há pratos com uma preparação mais demorada (caldeirada, fragateiras, etc...) mas a simplicidade de um peixe grelhado com batatas e salada vai sempre bem. Vai encontrar vários restaurantes de peixe, nunca escolha mistos de peixe ou espetadas mistas de peixe! Escolha sempre o peixe que quer comer, ou estão numa montra ou vão apresentar à mesa o peixe disponível! Escolha o peixe que quer comer, um peixe grelhado poderá dar para duas pessoas, à vontade. Não escolha Dourada, são peixes de aquacultura, produzidos em viveiro e alimentados a ração.

Da Madalena do Mar segue em direção à Calheta onde pode visitar a Casa das Mudas. Veja que exposições estão na altura da visita, pode ter interesse ou não. Depois o Jardim do Mar, merece uma pequena paragem, para esticar as pernas e apreciar as ondas. Do Jardim do Mar segue em direção à freguesia do Paúl do Mar e depois sobe em direção à Fajã da Ovelha, pare várias vezes no caminho onde achar que vale a pena, talvez seja a parte mais cansativa do trajeto. Da Fajã da Ovelha segue em direção à Ponta do Pargo e procure o Farol! Para mim, a melhor paisagem da ilha, o ponto que separa a costa norte da costa sul. Em frente o oceano, à sua esquerda a costa sul e à sua direita a costa norte!!! Fantástico...
    Da Ponta do Pargo segue em direção às Achadas de Cruz e pelo caminho vá ganhando coragem. Procure a indicação do Teleférico e vá até lá, chegando lá, respire fundo e vá até lá ao fundo no Teleférico, um experiência que não esquece mais...
    Depois segue até à Santa do Porto Moniz e desce até ao Porto Moniz, onde já falei no posta anterior... Depois novamente São Vicente, Serra de Água e Via Rápida até ao Funchal.
    As estradas regionais podem ser cansativas, vá parando para descansar, beber alguma coisa, pegar um pouco de sol. Visite as igrejas ou outros locais de interesse. Fale com as pessoas, pergunte por indicações sempre que achar necessário, sinta-se à vontade.
  6.  # 6

Uau! Muito obrigada pelas dicas!!!! Excelentes.

Tnjp - vc conhece tudo mesmo por la, hein!!!!!!!! Otimas dicas.

Estou anotando tudo.

Sim Palhava, acho melhor procurar um chauffeur...com aquele circuito "liquido" que me apresentou..nao saimos do terceira paragem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  7.  # 7

Tenho mais algumas dicas de itinerários para mais dois dias, mas terá que ficar para amanhã.
  8.  # 8

Colocado por: Eugenia Matos

Verdade?

Entao, acham que eu deveria ir mesmo é para Açores?

Os Açores são como uma Sintra sub-tropical...
  9.  # 9

Colocado por: tnjpTenho mais algumas dicas de itinerários para mais dois dias, mas terá que ficar para amanhã.

good for me!
  10.  # 10

Colocado por: Palhava
    Os Açores são como uma Sintra sub-tropical...

Eu gosto de Sintra!
  11.  # 11

Foi das melhores experiências gastronómicas que tive na vida. Parar num arraial e comer uma esperada (meia coelha) como lhe chamaram sentado numa pedra com a minha mulher. Nem me deixaram assar a carne, mandaram-me ir comprar bebida e bolo do caco e quando cheguei já a espetada estava pronta.
    Maravilhoso!!
    Bom povo
  12.  # 12

Colocado por: Eugenia MatosEu gosto de Sintra!

Já tive a sorte de visitar a Madeira, e São Miguel, se quer a minha sincera opinião, apesar de serem coisas diferentes, visite a Madeira primeiro, mas de seguida vá até São Miguel, vai adorar aquilo.. Já falaram antes da condução, é complicado, e se subir ao pico do arreiro, ou "liga" o modo street racer ou vai chegar cá a baixo com os travões em brasa(Eu liguei o modo street racer mas a minha mãe não gostou muito, quando chegamos ao viveiro das trutas, tínhamos os travões a fumegar, também porque tinha chovido..).
    Quando alugar carro, procure um com alguma cilindrada, nos alugamos um Fiat Panda 1.2, para mim foi suficiente mas já tenho alguma prática..
    Siga as indicações do "tnjp", fala nos principais pontos de interesse, alguns deles não cheguei a ir, o tempo também não deu para tudo, falta ainda as Casas Típicas de Santana..
    Em relação à comida, se vai ter vários dias experimente as espetadas do "Restaurante Santo António" foi onde eu fui e foi bom e barato(menos de 15€/pessoa com 2 garrafas de Monte Velho, mas sem sobremesa)

EDIT - Para alugar carro recorri à internet, aluguei na SF Rent a Car, e foi tudo 5*, foram deixar o carro no local com a chave dentro do carro e carro aberto, deixaram o carro 1 dia antes sem pagar mais, se não me engano foram 24€/dia com seguro contra todos, mas foram só 3 dias, se forem mais deve ser mais barato, se não conseguir encontrar informações para alugar, posso enviar o contacto da pessoa por MP.
  13.  # 13

falta ainda as Casas Típicas de Santana..

Falta muita coisa, ainda só vou a meio...

Em relação aos restaurantes para comer espetada, não tenho grandes recomendações a fazer porque, infelizmente, tornou-se massificado e igual em todo o lado. A espetada é simplesmente carne de vaca, da zona do lombo, temperada com sal, alho e louro. O segredo está na qualidade da carne, tinha qualidade quando havia alguns restaurantes que tinham acesso a carne regional, vacas que viviam em palheiros e alimentadas a erva. Ora tudo isso desapareceu, o prato massificou-se e todos compram carne no mesmo fornecedor. Até no Pingo Doce já vi vários proprietários a comprarem carne... Por isso, é quase tudo a mesma coisa e a maior parte come uma espetada tradicional com carne do Brasil ou da Argentina.

Sinceramente, não tenho grandes preferências.
  14.  # 14

Por acaso, acho que a nossa restauração peca nesse ponto. Temos uma gastronomia tradicional muito típica, pratos muito bons dos tempos dos nossos avós, mas que não chegam aos restaurantes.
  15.  # 15

Colocado por: tnjpPor acaso, acho que a nossa restauração peca nesse ponto. Temos uma gastronomia tradicional muito típica, pratos muito bons dos tempos dos nossos avós, mas que não chegam aos restaurantes.

Ainda há zonas menos turísticas na Madeira?Mais autênticas em que se possa conhecer essas iguarias?
  16.  # 16

Ainda há zonas menos turísticas na Madeira?Mais autênticas em que se possa conhecer essas iguarias?

Sim, claro que há. Aliás atrevo-me a dizer que grande parte da ilha poderá ser considerada "menos turística". A grande maioria dos turistas não conhece a ilha, principalmente os turistas portugueses. Falamos todos português, no entanto têm receio de se aventurar ou de se perderem pelo caminho. Já o pessoal do norte da Europa pega no carro e vai a tudo o lado, parte à aventura. Normalmente os Suecos e Finlandeses falam inglês e desenrascam a pedir indicações mais já ajudei vários alemães que nem uma palavra de inglês sabem dizer, quanto mais português... no entanto vão à descoberta. Muitas vezes perguntam-me por lugares que nem eu conheço.

Ainda conseguimos comer certas iguarias, sempre em restaurantes de cariz mais familiar. Ficam fora das rotas mais turísticas, por isso fica difícil de dar indicações para lá chegar.

No centro da cidade, a grande maioria dos restaurantes tem o seu menu mas serve também o prato do dia ao almoço, a pensar no pessoal que trabalha no centro. Por vezes apanhamos bons pratos tradicionais, basta fixar em que dia da semana servem e ir rodando os restaurantes.
    • tnjp
    • 5 abril 2018 editado

# 17

Outra possibilidade para um itinerário de um dia:

Parta cedo do Funchal em direção ao Monte, pode parar um pouco, mas o Monte merece uma visita de meio dia. Depois siga em direção ao Poiso, pelo caminho pode parar no Terreiro da Luta onde pode apreciar a vista e o monumento religioso. (os incêndios de 2016 deixaram a paisagem um pouco destruída).
    Chegando ao Poiso pode parar para comer qualquer coisa, beber um chá ou um café. Do Poiso suba em direção ao Pico do Areeiro e aprecia a paisagem rochosa, se for um dia com nuvens baixas, vai ficar bem acima delas. Do Pico do Areeiro tem que voltar a descer até o Poiso, dependendo da hora, a Casa de Abrigo do Poiso poderá ser uma opção para almoço.
    Depois siga em direção ao Ribeiro Frio, pare nos viveiros da trutas e aprecie a natureza. Pode fazer a caminhada até ao miradouro do Balcões, são cerca de 30 minutos em cada sentido, fáceis de se fazer (convém sempre ter calçado adequado).
    Do Ribeiro Frio segue até ao Faial e depois Santana. Pode parar pelo caminho, mas chegando a Santana pode apreciar as casas típicas, tirar umas fotos e conhecer algum artesanato. Pode também visitar o Parque Temático da Madeira. Em Santana, se estiver na hora, pode almoçar no restaurante chamado Cantinho da Serra. Já não vou lá há algum tempo, mas vou supor que mantém a mesma qualidade.
    De Santana pode seguir até São Jorge, pelo caminho pode parar na coleção de rosas que pertence ao actual Presidente do Governo (o homem é mesmo colecionador de rosas...), isto claro se for do seu interesse. São Jorge é uma pequena freguesia agrícola e que ainda mantém a sua autenticidade, aqui o turismo pouco chegou. Em São Jorge, mais uma vez se for hora para isso, procure o restaurante Casa de Palha. Fica junto à igreja da freguesia e é daqueles que ainda consegue apresentar um menú com muitas iguarias tradicionais. É um restaurante muito pitoresco, com ambiente informal. O restaurante fica numa casa de palha, tradicional de São Jorge (com telhado de palha com quatro águas, as de Santana são duas águas).
    Depois volte a Santana e pelo caminho procure pela indicação da Reserva Natural da Rocha do Navio (ou teleférico), vá até lá em baixo e aprecie o silencio, interrompido pelo som do mar.
    De Santana segue pela Via Rápida até ao Porto da Cruz. Pode parar e visitar o Engenho, sendo Brasileira poderá ser do seu interesse. Por acaso, foi aqui na Madeira onde os portugueses introduziram pela primeira vez a cultura da Cana de Açúcar, como resultou por aqui foi depois introduzida no Brasil.
    Do Porto da Cruz, pode seguir directamente até ao Funchal pela via-rápida. Se ainda tiver tempo, pode parar no caminho em Machico ou Santa Cruz para descontrair um pouco.
  17.  # 18

Colocado por: Palhava

Otima pergunta!
  18.  # 19

Colocado por: tnjpOutra possibilidade para um itinerário de um dia:

Parta cedo do Funchal em direção ao Monte, pode parar um pouco, mas o Monte merece uma visita de meio dia. Depois siga em direção ao Poiso, pelo caminho pode parar no Terreiro da Luta onde pode apreciar a vista e o monumento religioso. (os incêndios de 2016 deixaram a paisagem um pouco destruída).
    Chegando ao Poiso pode parar para comer qualquer coisa, beber um chá ou um café. Do Poiso suba em direção ao Pico do Areeiro e aprecia a paisagem rochosa, se for um dia com nuvens baixas, vai ficar bem acima delas. Do Pico do Areeiro tem que voltar a descer até o Poiso, dependendo da hora, a Casa de Abrigo do Poiso poderá ser uma opção para almoço.
    Depois siga em direção ao Ribeiro Frio, pare nos viveiros da trutas e aprecie a natureza. Pode fazer a caminhada até ao miradouro do Balcões, são cerca de 30 minutos em cada sentido, fáceis de se fazer (convém sempre ter calçado adequado).
    Do Ribeiro Frio segue até ao Faial e depois Santana. Pode parar pelo caminho, mas chegando a Santana pode apreciar as casas típicas, tirar umas fotos e conhecer algum artesanato. Pode também visitar o Parque Temático da Madeira. Em Santana, se estiver na hora, pode almoçar no restaurante chamado Cantinho da Serra. Já não vou lá há algum tempo, mas vou supor que mantém a mesma qualidade.
    De Santana pode seguir até São Jorge, pelo caminho pode parar na coleção de rosas que pertence ao actual Presidente do Governo (o homem é mesmo colecionador de rosas...), isto claro se for do seu interesse. São Jorge é uma pequena freguesia agrícola e que ainda mantém a sua autenticidade, aqui o turismo pouco chegou. Em São Jorge, mais uma vez se for hora para isso, procure o restaurante Casa de Palha. Fica junto à igreja da freguesia e é daqueles que ainda consegue apresentar um menú com muitas iguarias tradicionais. É um restaurante muito pitoresco, com ambiente informal. O restaurante fica numa casa de palha, tradicional de São Jorge (com telhado de palha com quatro águas, as de Santana são duas águas).
    Depois volte a Santana e pelo caminho procure pela indicação da Reserva Natural da Rocha do Navio (ou teleférico), vá até lá em baixo e aprecie o silencio, interrompido pelo som do mar.
    De Santana segue pela Via Rápida até ao Porto da Cruz. Pode parar e visitar o Engenho, sendo Brasileira poderá ser do seu interesse. Por acaso, foi aqui na Madeira onde os portugueses introduziram pela primeira vez a cultura da Cana de Açúcar, como resultou por aqui foi depois introduzida no Brasil.
    Do Porto da Cruz, pode seguir directamente até ao Funchal pela via-rápida. Se ainda tiver tempo, pode parar no caminho em Machico ou Santa Cruz para descontrair um pouco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Eugenia Matos

Colocado por: tnjpOutra possibilidade para um itinerário de um dia:

Estas pessoas agradeceram este comentário:Eugenia Matos

Ja aceitamos a ideia de alugar o carro e vamos seguir as dicas que deixaram aqui. Muito obrigada, principalmente a vc TNJP que fez itinerarios para nos!!!!! Um verdadeiro guia! Eu vou imprimir as suas dicas!
    O meu marido e da aventura e gosta de desbravar lugares, eu ja sou mais medrosa e gosto de porto seguro mas acho que vamos encontrar muita coisa interessante por la. Eu sou pessima para organizar viagens, sempre tive alguem as organizando para mim e agora, TNJP organizou uma para mim! Great! Obrigada mesmo!
  19.  # 20

Eu gosto muito da minha terra, quero sempre que as pessoas tenham a melhor experiência possível.

Queria-lhe recomendar ainda uma caminhada até ao Caldeirão Verde. (1 dia) e uma visita ao Curral das Freiras (meio dia).
    Concordam com este comentário: Jota5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DEEPblue, Eugenia Matos

0.0271 seg. NEW