Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola

    na casa que comprámos existe uma palmeira com cerca de 7metros, mais ou menos, estamos um poucos indecisos entre mandar mandou cortar a mesma ou não, esta já é maior do que o telhado da casa e o nosso receio é que as raízes da mesma possam estragar o pátio e a estrutura da casa - alguém sabe as raízes da palmeira se alastram muito? gostaria ainda de saber se há forma de impedir o crescimento da mesma (dizem que quanto mais se apara mais cresce, será mesmo assim?)

    Se alguém souber mais sobre este assunto agradeço partilha de informação.
    obg
  2.  # 2

    Já vi raízes de palmeiras saírem nas torneiras do WC.
    De cada vez que se cortam as folhas, fica mais tronco exposto, logo, parece que a palmeira cresceu nesse momento.

    Se o local onde a palmeira está plantada é perto da casa (menos de 5 metros) eu diria que poderá vir a haver problemas.
    O ideal será palmeiras/plantas/árvores de grande porte serem plantadas afastadas das casas no minimo uns 10 metros...
  3.  # 3

    Boas

    Tenho uma caso +/- igual, mas trata-se de um pinheiro manso... neste caso o pinheiro está a +/- 2 metros da zona de implantação da moradia. O pinheiro é bem grande.. tem +/- de 1 metro de diâmetro. aceitam-se sugestões, se bem que a única que estou a ver é ter que a cortar :(
  4.  # 4

    Colocado por: sergyioBoas

    Tenho uma caso +/- igual, mas trata-se de um pinheiro manso... neste caso o pinheiro está a +/- 2 metros da zona de implantação da moradia. O pinheiro é bem grande.. tem +/- de 1 metro de diâmetro. aceitam-se sugestões, se bem que a única que estou a ver é ter que a cortar :(


    Mais vale cortá-lo agora enqunto ainda nada está construido, que mais tarde correr o risco de danificar a casa.

    Aproveite quando abrirem as sapatas para a casa, que o deitem abaixo...
  5.  # 5

    Pois é essa também a nossa opinião e do arquitecto... Sinceramente ate que nem m importava de a arvore la ficar, mas além de no futuro poder vir a destruir a casa com as raízes, esta no inverno iria fazer sombra à casa toda a partir das 3 da tarde, além de na altura da construção metade das raizes irem á vida, o que de certeza irá fazer com q a árvore não resistisse. digo eu... :)
  6.  # 6

    obrigada

    com alguma pena, mas acho que também vamos cortar a palmeira, esta tem mais ou menos 20 anos e está sensivelmente a 3 metros de uma parede da casa.

    já agora e quanto a arbustos ideais para fazer uma sebe a toda a volta da casa, para servir de muro e que não criasse muita raíz, alguém pode sar sugestões???
    AS
  7.  # 7

    Deixe lhe dar a minha opinião.

    Não deite abaixo a palmeira, tire-a daí venda a palmeira. Algumas chegam a custar 30 mil euros, não sei qual é a espécie da sua. Ainda era capaz de ganhar bom dinheiro com ela e assima planta não morria.
  8.  # 8

    Boas,

    Como são de climas secos as palmeiras devem (digo eu -depois comfirmo) ter raiz aprumada. Digo isto porque a casa de meus pais (tipo "brasileiro", com dois piso e torreão) tem duas palmeiras com mais de 7 metros e bem mais de 40 anos (quando nasci já eram mais ou menos como são hoje). As palmeiras estão na separação de uma calçada com a parte da horta, nem uma pedra da aclçada levantou ao longo destes anos. As palmeiras estão a uns 2ou 3 metros da parede da casa sem qualquer inconveniente. Quer dizer... Há inconvenientes... Em tempos, o ruido das folhas no telhado em dias de mt vento - agora estão tão grandes que nada se nota; haver alguém que se aventura e aparar as folhas velhas (só com escada de bombeiros e sempre houve feridos - os foliolos da base das folhas transforman-se em pico, que são do pior), e as tâmaras... A fêmea produz uma quantidade enorme de frutos (doces , mas sem interesse) que germinam em todo o lado e que todas as crianças gostam de pôr na boca.
    Se fosse eu, conhecendo a árvore, ponderaria mt bem se cortava ou não... Com o "naõ" a ganhar por uns 20%.
    Cumprimentos
  9.  # 9

    Desculpem os erros, devo ter qqr coisa que me está afazer trocar o "m" pelo "n"... Já são muitas horas à frente da "máquina".
    Cumprimentos
    • kami
    • 20 julho 2009

     # 10

    Boas

    Aproveito que há aqui especialistas em árvores para colocar mais umas questões...

    No local de implantação da minha futura casa (que espero arrancar para o ano) tenho citrinos diversos, ameixeeiras, abrunheiros, damasqueiros, diospireiros, romanzeiras, oliveiras...kiwi... cerejeiras... nespereiras, árvores de bravo esmolfe, macieiras, pereiras, pessegueiros... tudo com 4 anos!!!

    Ou seja a minha ideia seria aproveitar o Inverno (época de latência para a maioria das árvores frutiferas)... para transplantar estas árvores para outro local com ajuda de uma retroescavadora...Isto é possivel? Ou corro o risco de gastar uma pipa de massa na máquina e depois aquilo morrer tudo? As que mais pena me dão são os damasqueiros (4) que deram este ano pela primeira vez... em quantidade e qualidade apreciáveis... mas que estão enormes... mais do dobro de algumas árvores... Os citrinos também me preocupam... pois no Inverno vai ser a altura em que vão estar a dar... por isso será que vão à vida??? O terreno onde tenho estas árvores é um terreno areado... e o local para onde estou a pensar transplantá-las já é mais barrento... será que se vão adaptar???
    Tenho realmente pena se não for possivel o transplante... pois foram 4 anos à espera que dessem frutos... e não queria recomeçar tudo de novo!!!

    Que cuidados devo ter?

    Cumps
  10.  # 11

    boa noite

    a palmeira venceu.......apareceu aqui a empresa para a cortar e não tivemos coragem...vai permanecer mais uns tempos...afinal tb esta a meio metro do passeio que circunda a casa (tipo calçada portguesa) e este está intacto. Gostaria de saber melhor qual o tipo de raiz, se será como referiu a Ema22.

    quanto à sugestão de vender tb foi uma hipótese...mas teria de ser arrancada de raiz e lá está o receio de fazer sérios estragos em redor.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, CMartin, woodhouse, InHerSpace
  11.  # 12

    O pessoal para cortar uma arvore não precisa de uma autorização?
  12.  # 13

    Colocado por: vasco tomeO pessoal para cortar uma arvore não precisa de uma autorização?


    Acho que isso só acontece quando esta faz parte das espécies protegidas,mas também como não sou entendido na matéria....
  13.  # 14

    Colocado por: vasco tomeO pessoal para cortar uma arvore não precisa de uma autorização?

    Sim, mas só quando se trata de uma espécie protegida... por exemplo um sobreiro.

    Cumps
  14.  # 15

    Já agora.
    Alguem sabe onde é possivel arranjar um sobreiro de forma legal.
  15.  # 16

    Não há nada como ver desde o principio.
    Apanha uma bolota, planta primeiro num vaso, depois no local definitivo, e espera uns anos valentes.
    Se não houver problemas, os seus netos vão ter uma bela sombra da árvore do avô!

    Para adiantar meia dúzia de anos ao processo, pode comprar num viveiro.
  16.  # 17

    inHerSpace
    Antes de mais muito obrigado pela aula de botânica : )))
    Essa ideia até já me tinha passado pela cabeça mas depois pensei:
    Os meus netos se quizerem sombra que comprem um guarda sol :)))

    Quanto aos viveiros já precorri alguns mas aquilo que encontrei foram pouco mais que uns "ramitos de salsa"
    Eu tava mesmo a falar daqueles com alguns anitos e que tem a mania de nascer no sitio onde o pessoal quer fazer urbanizações e quando menos se espera eles se "autoarrancam"
    • jma
    • 22 julho 2009

     # 18

    .. por acaso, sobreiros não sei, mas oliveiras bem grandes é comum haver à venda...
  17.  # 19

    pois... sobreiros também nunca vi à venda. Como é uma espécie protegida.....
  18.  # 20

    Colocado por: sergyiopois... sobreiros também nunca vi à venda. Como é uma espécie protegida.....


    Pois.... a mim não me faltam sobreiros... eu até lhe oferecia de boa vontade.... mas para isso teria de o ir buscar a Trás-os-Montes
 
0.0252 seg. NEW