Iniciar sessão ou registar-se
    • omc
    • 19 abril 2018

     # 1

    Olá,

    Vinha fazer-vos uma pergunta já que estou com dúvidas sobre os meus direitos.

    Vivo actualmente numa casa alugada com um preço de aluguer consideravelmente baixo (nada de ridículo, nem pra cima nem pra baixo), mas arranjei um aluguer de uma casa maior, de um amigo, por um preço "especial".

    Tenho um familiar (a minha irmã) que está à procura de casa mas, dado os preços da baixa de Lisboa dos dias de hoje, está impossível. Estava a pensar emprestar-lhe a casa, ficando tudo no meu nome, desde contrato a morada fiscal, para que o senhorio não aumente a renda (ou até se recuse a passar o contrato para ela).

    Tenho direito de fazer isto ou pode correr mal, tanto para mim como para a minha irmã?

    Obrigado pela vossa ajuda.
  1.  # 2

    Direito não tem e se o seu senhorio for leitor assíduo do fórum você está lixado com F grande. Agora se ele não descobrir nem suspeitar de nada pode ser que se safe. Agora se for apanhado pode ser motivo para resolução de contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omc
    • omc
    • 19 abril 2018

     # 3

    Obrigado Pedro, mas sabe qual é o "limite" da lei neste caso? Se a minha irmã precisasse da casa durante 1 mês (como já aconteceu), também não lha podia emprestar?

    Pode não ter relevância para o caso, mas efectivamente o contrato continua em meu nome e mantenho o apartamento como minha residência fiscal, bem como todas as contas e afins.

    Obrigado uma vez mais.
  2.  # 4

    Mas se for pouco tempo não é emprestar a casa. É assim ela pode ir morar consigo durante uns tempos que não tem mal nenhum. Você é que não pode sair daí correndo o risco de ser apanhado
  3.  # 5

    Porque não fala com o senhorio, possivelmente ele nem se importaria com isso, desde que continue a pagar e a estimar a casa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omc
  4.  # 6

    Colocado por: rjmpiresPorque não fala com o senhorio, possivelmente ele nem se importaria com isso, desde que continue a pagar e a estimar a casa!
    havendo possibilidade de sacar mais dinheiro acho difícil ele ir nessa.
  5.  # 7

    Eu vou largar a casa alugada porque comprei uma e sugeri ao senhorio que a minha tia ficasse com a casa pelas mesmas condições. Ele recusou porque queria mais 50€ de renda. Se sabia tinha ficado calado ela ficava com a casa e ficava tudo em meu nome e ele n saberia de nada.
    • omc
    • 19 abril 2018

     # 8

    Colocado por: rjmpiresPorque não fala com o senhorio, possivelmente ele nem se importaria com isso, desde que continue a pagar e a estimar a casa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:omc


    Queria evitar ao máximo fazê-lo para já, pois a resposta é quase certa. Estimar a casa e continuar a pagar nem está em questão. :)
  6.  # 9

    Nniguém gosta de ser enganado, mas se houver a possibilidade de enganar alguém...
  7.  # 10

    Ja parece o Socrates :)
  8.  # 11

    Colocado por: omc

    Queria evitar ao máximo fazê-lo para já, pois a resposta é quase certa. Estimar a casa e continuar a pagar nem está em questão. :)


    nao sei se é assim tao linear..... a falar é que as pessoas se entendem, e entre deixar de ganhar 50 ou 100 euros /mes e voltar a ter o trabalho de procurar novos inquilinos e sem saber se no mes seguinte ia ter inquilinos (sim porque pode demorar uns dias como pode demorar meses a encotrar novos inquilinos).....

    eu falava com o senhorio....
    Concordam com este comentário: rjmpires
  9.  # 12

    Colocado por: loverscout

    nao sei se é assim tao linear..... a falar é que as pessoas se entendem, e entre deixar de ganhar 50 ou 100 euros /mes e voltar a ter o trabalho de procurar novos inquilinos e sem saber se no mes seguinte ia ter inquilinos (sim porque pode demorar uns dias como pode demorar meses a encotrar novos inquilinos).....

    eu falava com o senhorio....
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Foi exactamente o meu pensamento!
    Não é do pé pra mão que se encontra alguém para alugar a casa que a estime e pague a renda a tempo e horas.
  10.  # 13

    O homem falou na baixa de Lisboa, mete o anuncio e em meia hora tem dezenas de chamadas.
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  11.  # 14

    A questão é mesmo essa a ganância faz com que queiram ganhar mais 100€ independentemente de confiar no actual inquilino.
    • omc
    • 20 abril 2018 editado

     # 15

    Muito obrigado pelos comentários, mas afinal parece-me que tenho esse direito:

    Artigo 1093.º do Código Civil

    Pessoas que podem residir no local arrendado

    1 Nos arrendamentos para habitação podem residir no prédio, além do arrendatário:
    
a) Todos os que vivam com ele em economia comum;

    b) Um máximo de três hóspedes, salvo cláusula em contrário.
    
2 Consideram-se sempre como vivendo com o arrendatário em economia comum a pessoa que com ele viva em união de facto, os seus parentes ou afins na linha recta ou até ao 3.º grau da linha colateral, ainda que paguem alguma retribuição, e bem assim as pessoas relativamente às quais, por força da lei ou de negócio jurídico que não respeite directamente à habitação, haja obrigação de convivência ou de alimentos.
    
3 Consideram-se hóspedes as pessoas a quem o arrendatário proporcione habitação e preste habitualmente serviços relacionados com esta, ou forneça alimentos, mediante retribuição.


    Ou seja, irmãos (parentes directos em primeiro grau), estão incluídos.

    Estarei a ler mal?

    Uma vez mais obrigado.
  12.  # 16

    Colocado por: PedroGomesA questão é mesmo essa a ganância faz com que queiram ganhar mais 100€ independentemente de confiar no actual inquilino.


    Se fosse tiver a hipótese de negociar um aumento de 100€ no seu emprego vai deixar passar essa possibilidade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jacinta
  13.  # 17

    Colocado por: rjmsilva

    Se fosse tiver a hipótese de negociar um aumento de 100€ no seu emprego vai deixar passar essa possibilidade?
    agora digo lhe eu o contrário.... Você tem um bom funcionário. De confiança sincero e honesto. Ele pede lhe um aumento de 100€. Você dava lhe esse aumento? Ou arriscava a recusar correndo o risco de ele ir para outra empresa?
  14.  # 18

    Depende, se calhar até arranjava outro a pagar menos 100€...
  15.  # 19

    Colocado por: rjmsilvaDepende, se calhar até arranjava outro a pagar menos 100€...

    Secalhar até arranjava mais barato... mas possivelmente não era tão bom como o outro :)
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  16.  # 20

    Ta a ver como chegou aonde eu queria... Prefere poupar 100€ e ter uma pessoa que pode não ser de confiança pode roubar ou mentir do que investir em alguém que você conhece e já deu provas de que é um bom funcionário
 
0.0246 seg. NEW