Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Pedro BarradasMas quer aplicar um revestimento em pedra no piso 0, é isso!!?, é claro que é possivel... mas no seu caso irá "engrossar" a casa, visto a estrutura estar já conlcuida. A solução tem de ver com o seu arquitecto.

Pode ter ETICS nos panos de parede sem pedra à vista e uma solução de parede dupla nas zonas com pedra.
    Fiz assim numa obra minha.

Caro Pedro, a ideia seria revestir com pedra o piso 0. Falamos com o arquitecto e o que ele nos disse foi que para não engrossar esse piso, teriam de por um bloco mais fino, ao invés do bloco térmico, e isolar por dentro.
    Ele disse que idealmente colocar uma manta lã de vidro e gesso cartonado. Mas que tem medo que haja surja humidade que comprometa o sistema e que para evitar isso talvez fosse melhor fazer uma caixa de ar. Porém ele aconselhou-nos a esperar reunir com o engenheiro da térmica para ele dar o seu parecer e estudarem várias soluções.

O que está projectado é bloco térmico e ETICS em todas as paredes. Esta ideia da pedra foi algo que surgiu agora e que eu gostava muito. Estamos a analisar com os técnicos mas gostava de saber mais opiniões, nomeadamente as da malta aqui do fórum.

Grata pela sua opinião e pela partilha das fotografias.
  2.  # 2

Colocado por: Pedro BarradasÉ uma tristeza.. andarmos aqui a explicar coisas básicas...
    .. Epá mas o arquitecto dessa obra não sabe resolver isso!!? não lhe ocorreu esta solução!!? isto não nada de transcendente.

Como referi, o arquitecto pediu-nos para aguardar pelo engenheiro da térmica para reunirmos todos e ver as soluções que eles tem para apresentar. Como o engenheiro só está disponível no próximo dia 26, eu passei aqui no fórum para saber a vossa opinião: se há soluções que me permitam por a pedra; ou se é melhor desistir da ideia e manter o projecto inicial.

Isto tudo porque já ando a criar expectativas e a ver pedra para o revestimento, correndo o risco de no dia 26 o arquitecto e o engenheiro desaconselharem-nos a faze-lo.

Grata
  3.  # 3

Mas que pedra é que está a considerar?
  4.  # 4

Colocado por: fernandoFerreira
    quanto ao revestimento em pedra, é só trabalhar ao "contrário", em vez de reduzir a espessura da parede para meter a pedra, aumenta a espessura da outra parede onde leva o capoto.
    por exemplo faz como o Pedro Barradas mostrou: mete o bloco termico+isolamento+pedra. a pedra não deve ser muito grossa, e deve ser fixada por Gateamento.
    depois na parte onde leva Capoto, faz o capoto + grosso.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MargaridaOVaz

Caro Fernando,
    obrigada pela sua ajuda. De facto parece-me algo bastante lógico e adequado e até mais simples do que aquilo que o arquitecto referiu.

De qualquer das formas já fiquei a perceber pelo que o caro Pedro e o caro zedasilva disseram, que a impermeabilização poderá estar deficitária e/ou descorada.
    Sei que os pilares que estão enterrados estão impermeabilizados, e que o piso vai levar ser impermeabilizado, se não estou errada leva um material para impermeabilizar, brita e betonilha.
    Irei questionar os técnicos sobre a restante impermeabilização.
  5.  # 5

Se quiser poupa no bloco termico, mete tijolo de 22 ( na zona que levar pedra), aumenta no isolamento e ainda poupa umas massas valentes.
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasMas que pedra é que está a considerar?

Algo deste género:

Essa imagem vi aqui no fórum. Ainda não pesquisei muito porque se me apaixono por alguma pedra e idealizo a minha casa com ela, quando reunir com os técnicos posso apanhar um desgosto e passar o resto da vida a pensar que queria mesmo ter tido aquela pedra lol
  7.  # 7

MargaridaOVaz, perca um bocadinho aqui pelo fórum.
    Retenha bem as dicas que lhe estão a ser dadas. Ainda vai a tempo de deixar as cisas bastante bem feitas a nível de impermeabilização. Todo o tempo e dinehiro que "perder" nisso vão ser MUITO bem empregues, já que corrigir coisas mal feitas depois de a obra estar feita é muito, muito complicado.
    E depois a parte do isolamento.
    Já lhe deixaram aqui um esquema muito bom. Leve-o consigo para a reunião.
    Concordam com este comentário: Ricardo de Cambra, MargaridaOVaz
  8.  # 8

Colocado por: MargaridaOVazEssa imagem vi aqui no fórum. Ainda não pesquisei muito porque se me apaixono por alguma pedra e idealizo a minha casa com ela, quando reunir com os técnicos posso apanhar um desgosto e passar o resto da vida a pensar que queria mesmo ter tido aquela pedra lol

Essa já Requer alguma espessura... não me parece adequada para o seu caso.
    isso é mais para muros...
    ainda por cima com juntas abertas...

deve procurar uma pedra que dê para aplicar com uns 3 cm de espessura +/-
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, MargaridaOVaz, zedasilva
  9.  # 9

Colocado por: MargaridaOVazque está projectado é bloco térmico e ETICS em todas as paredes. Esta ideia da pedra foi algo que surgiu agora e que eu gostava muito. Estamos a analisar com os técnicos mas gostava de saber mais opiniões, nomeadamente as da malta aqui do fórum.
    isso por cá usa-se muito, não vejo incomodo nenhum nessa soução
  10.  # 10

Colocado por: MargaridaOVazAlgo deste género:
    ..essa pedra não será a mais indicada para solução em vista. podia ser, mas teria de ser auto portante, ou praticamente auto portante. ou seja bastante grossa para funcionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz, AntónioPSPereira
  11.  # 11

Fiquei angustiada por perceber que a impermeabilização está a ser negligenciada. Vou agora, no que resta da minha pausa de almoço, ao escritório do arquiteto para colocar as questões que aqui levantaram em relação à impermeabilização e munida dos vossos úteis conselhos sobre o que deve ser feito para melhorar a situação.

Muito obrigada!
  12.  # 12

Colocado por: MargaridaOVazVou agora, no que resta da minha pausa de almoço, ao escritório do arquiteto para colocar as questões que aqui levantaram em relação à impermeabilização e munida dos vossos úteis conselhos sobre o que deve ser feito para melhorar a situação.

Depois venha cá relatar a solução que ele indica.
    Só para nós dizermos que está tudo mal.
    :)))
  13.  # 13

Colocado por: MargaridaOVazFiquei angustiada por perceber que a impermeabilização está a ser negligenciada. Vou agora, no que resta da minha pausa de almoço, ao escritório do arquiteto para colocar as questões que aqui levantaram em relação à impermeabilização e munida dos vossos úteis conselhos sobre o que deve ser feito para melhorar a situação.

Muito obrigada!

Não chateie o homem no escritório, mande-lhe o link para ele ler o que se escreveu por aqui ;)
  14.  # 14

Colocado por: Pedro Barradasmande-lhe o link para ele ler o que se escreveu por aqui ;)

Colocado por: Pedro BarradasÉ uma tristeza.. andarmos aqui a explicar coisas básicas...
    .. Epá mas o arquitecto dessa obra não sabe resolver isso!!? não lhe ocorreu esta solução!!?

De fato ainda há gajos com coragem.
    Depois queixe-se se acordar na valeta coma as costas todas orvalhadas e a boca cheia de formigas.
  15.  # 15

Colocado por: zedasilvaDe fato ainda há gajos com coragem.
    Depois queixe-se se acordar na valeta coma as costas todas orvalhadas e a boca cheia de formigas.

Lolol... Isso aí é longe para caraças!!!
  16.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasIsso aí é longe para caraças!!!

OK, uma daquela pragas que se lhe encarquilha o porta minas.
  17.  # 17

Colocado por: MargaridaOVazFiquei angustiada por perceber que a impermeabilização está a ser negligenciada.
    a solução com pedra é impermeabilizada na mesma. não é por ter pedra que não se impermeabiliza
  18.  # 18

Colocado por: zedasilvaOK, uma daquela pragas que se lhe encarquilha o porta minas.
    ai que p#@& essa!
  19.  # 19

Bom, fui atropelada com uma enorme quantidade de informação e ainda estou a tentar processar tudo. Dia 26 vamos reunir com os técnicos todos.

Não lhe apresentei o link, disse apenas que tinha um amigo engenheiro a quem mostrei algumas fotografias e ele me alertou para algumas coisas.

Vou deixar aqui avulso o que o arquitecto foi dizendo:

- o terreno é bom, seco, sem lençol/zona freáticas;

- as sapatas estão enterradas 2 metros, tem 50 cm de altura e não foram impermeabilizadas. Foi usado betão 25;

- as vigas de fundação não tem qualquer impermeabilizante;

- a laje de piso vai levar uma boa camada de brita e vai ser impermeabilizada com um produto que sobe um bocado na parede (peço desculpa não me recorda o nome do produto e não anotei);

- poderíamos nivelar o terreno e assim o piso 0 deixaria de estar 36 centímetros enterrado;

- a solução proposta relativamente ao revestimento em pedra foi: caixa de ar interior, bloco normal, barramento, pedra gateada. Disse que poderia também levar wallmate;

- na opinião dele a caixa de ar é a melhor opção e que não permite qualquer humidade, que posso pintar a parede até baixo, não preciso dos famosos lambris cerâmicos;

- relativamente à solução aqui sugerida sobre manter bloco térmico no piso 0 ele diz que na opinião dele um bloco normal tem um comportamento melhor comparativamente com o térmico, no que toca a prevenir humidades;

Depois quanto às vossas sugestões para:

- Executar uma vala em redor da casa, libertar a viga de fundação, limpar e impermeabilizar. Aplicar um geodreno perimetral, voltar a fechar a vala.

- Na laje de piso impermeabilizar também, incluindo sob os panos de alvenaria.

- Se possível, retirar aquela terra junto às vigas e impermeabilizar também.

- Além do dreno perimetral exterior, fazer também no interior.

Ele disse que podia ser feito mas que não achava que necessário, seria um desperdício de tempo e dinheiro.

Essencialmente foi isto, não sai de lá mais esclarecida nem descansada. Vou esperar por dia 26 para reunir com os técnicos todos, mas vou falar com o meu marido sobre contratar alguém que visite a obra e nos dê uma segunda opinião porque não estou esclarecida nem descansada.
  20.  # 20

Colocado por: MargaridaOVaz- a solução proposta relativamente ao revestimento em pedra foi: caixa de ar interior, bloco normal, barramento, pedra gateada. Disse que poderia também levar wallmate;

como!!!?? faça sem caixa de ar, e como é OBVIO TEM de LEVAR Walmate ou qq outra solução de isolamento térmico...
    se calhar essa pessoa não é a mais indicada para a aconselhar.
    A solução não pode passar somente pelo prisma da impermeabilização, a solução tem de conciliar todos os factores que se´ra necessário acautelar numa parede de envolvente exterior.... Termica, acustica, proteção á entrada de agua, e comportamento higrométrico da solução....
    Concordam com este comentário: Anonimo1710

0.0218 seg. NEW