Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MargaridaOVazEle disse que podia ser feito mas que não achava que necessário, seria um desperdício de tempo e dinheiro.

Ótimo!
    Peça-lhe um documento responsabilizando-o pela reparação de todo e qualquer dano que possa vir a ter, causado pelas humidades ascendentes, durante toda a vida útil da obra.
    De fato há técnico de uma irresponsabilidade ...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, zinna
  2.  # 2

o Arquitecto conhece o empreiteiro?
  3.  # 3

Colocado por: fernandoFerreirao Arquitecto conhece o empreiteiro?

Pelo que percebi sim, de outras obras. Mas não foi o arquitecto que me indicou o empreiteiro, nem o empreiteiro que me indicou o arquitecto.
  4.  # 4

Colocado por: zedasilva
    Ótimo!
    Peça-lhe um documento responsabilizando-o pela reparação de todo e qualquer dano que possa vir a ter, causado pelas humidades ascendentes, durante toda a vida útil da obra.
    De fato há técnico de uma irresponsabilidade ...

Legalmente posso fazer isso?
    E em termos éticos e morais?

Ele deu-me essa garantia, não percebo porque está a facilitar nesta questão quando sai é do nosso bolso. É a reputação dele que está em risco, e o futuro da minha família...

Estou convencida que o melhor será contratar alguém que vá à obra e me dê uma segunda opinião. Não estou tranquila com esta situação. O que é que recomendam?
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    como!!!?? faça sem caixa de ar, e como é OBVIO TEM de LEVAR Walmate ou qq outra solução de isolamento térmico...
    se calhar essa pessoa não é a mais indicada para a aconselhar.
    A solução não pode passar somente pelo prisma da impermeabilização, a solução tem de conciliar todos os factores que se´ra necessário acautelar numa parede de envolvente exterior.... Termica, acustica, proteção á entrada de agua, e comportamento higrométrico da solução....

Exprimi-me mal, ele disse que podia levar Wallmate, ou outro tipo de isolamento térmico.

Eu acho que ele está a negligenciar esta questão porque nessa parte da casa é a garagem, sala de máquinas e lavandaria. Mas eu não acho que isso faça sentido... Embora seja leiga na matéria, deveria estar tudo convenientemente isolado
  6.  # 6

Colocado por: MargaridaOVazE em termos éticos e morais?

Em termos éticos e morais, ele nunca lhe deveria ter dito o que disse.

Colocado por: MargaridaOVazEle deu-me essa garantia

Como é que um técnico dá garantia de uma situação que não controla?
    Mesmo com todos os cuidados por vezes temos problemas.

Colocado por: MargaridaOVaz
    Estou convencida que o melhor será contratar alguém que vá à obra e me dê uma segunda opinião.

Eu dou-lhe (de borla) uma segunda opinião.
    Da forma como a obra está executada tem 99% de probabilidade de ter problemas. Basta que aquele terreno amanhã ou daqui a 30 anos tenha humidade.
  7.  # 7

Da forma como a obra está executada tem 99% de probabilidade de ter problemas. Basta que aquele terreno amanhã ou daqui a 30 anos tenha humidade.

Esqueci-me de referir que quando eu disse mencionei que tinha um amigo engenheiro a quem tenho mostrado fotografias e que detectou algumas coisas que poderiam ser problemáticas e apresentou determinadas soluções, a resposta dele foi "ele tem que ir à obra. Há coisas que não pode afirmar sem estar na obra".
    Por isso é que eu pensei logo em contratar alguém, por descargo de consciência.

Estou muito angustiada. Vou ter de ponderar muito bem com o meu marido o próximo passo.
  8.  # 8

eu nem sequer estou a ver como terá altura para fazer a caixa de brita e etc... Vão escavar uma caixa dentro da casa ainda?

Deve confrontar o seu empreiteiro com essas preocupações ( impermeabilização e drenagnes) pois ele é ue dará a garantia da obra.
  9.  # 9

Colocado por: MargaridaOVaza resposta dele foi "ele tem que ir à obra.

Ora nem mais.
    Aliás, esse senhor arquiteto tem que começar a acompanhar mais as obras. Em especial o pós obra. Quando surgem os problema e temos que remediar as cag... que os senhores projetista fazem e garantem que nunca haverá problemas.
    Em devido tempo tinha gasto mais 1.000€ e agora estava descansada.
    Neste momento para remediar, não é solucionar é mesmo remediar o problema, provavelmente nem 5.000 lhe chegam.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradaspois ele é ue dará a garantia da obra.

Se não está previsto em projeto o empreiteiro não pode ser responsabilizado.
  11.  # 11

se no piso de baixo é garagem e arrumos, não tem de cumprir exigencias de conforto térmico.

mas é claro se levar isolamento térmico melhor... não sabe o dia de amanhã... pode precisar de converter em habitação.
  12.  # 12

Colocado por: fernandoFerreirase no piso de baixo é garagem e arrumos, não tem de cumprir exigencias de conforto térmico.

Não me tinha apercebido disso.. Se assim for é menos preocupante e mais simples de resolver...
  13.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasNão me tinha apercebido disso.. Se assim for é menos preocupante e mais simples de resolver...

essa informação só apareceu agora...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

Peço desculpa, fui eu que não mencionei logo de início que esta zona da casa é composta por garagem, arrumos, sala das máquinas, lavandaria, e uma zona de apoio à piscina e jardim, onde vamos ter mobília de jardim para poder aproveitar a sombra.

A moradia tem três pisos, no intermédio estará cozinha, sala de estar e se jantar; no ultimo piso os quartos.

Parece-vos sensato contactar outro escritório de arquitetos para que os técnicos deem o seu parecer sobre o que ja foi feito e o que seguirá?
  15.  # 15

Colocado por: MargaridaOVazParece-vos sensato contactar outro escritório de arquitetos

Se este perceberem de obras ...
    Quem é o diretor de fiscalização e o diretor técnico da obra?
    Existe caderno de encargos e projeto de execução?
  16.  # 16

Havendo uma zona de lavandaria, certamente vai ter por ali uns armários para guardar as roupas de inverno e outras traquitanas.
    Um bom isolamento térmico evita bolores e outras maleitas
  17.  # 17

Se este perceberem de obras ...
    Quem é o diretor de fiscalização e o diretor técnico da obra?
    Existe caderno de encargos e projeto de execução?

Pelos vistos não estão a fazer o seu trabalho, ou acham que está tudo bem.
    Dia 26 reunimos com a equipa toda mas fico um pouco revoltada por pagar a essa gente toda e é no fórum que sou alertada para algumas questões que eles ou não viram, ou não valorizaram, ou fingiram que não existiam.

Vim aqui pedir opinião quando ao isolamento e percebo que tenho problemas graves de impermeabilização que nenhum técnico me alertou.
  18.  # 18

Colocado por: JoelM

Não tem de cumprir mas a temperatura desse piso vai.se propagar ao piso de cima a não ser que a laje que separa os pisos leve isolamento!
    Concordam com este comentário:zedasilva

Sei que vai ter tecto falso e leva isolamento. A laje do piso superior não vai levar nenhum isolamento em cima dela.
  19.  # 19

Colocado por: MargaridaOVazpercebo que tenho problemas graves de impermeabilização que nenhum técnico me alertou.

Se tiver tempo dê uma vista de olhos por aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/53555/1/boas-praticas-fundacoes/
    Pelo menos fica com outra visão das coisas.
    Eu confesso que sou suspeito, por ter a panca de querer sempre impermeabilizar tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
  20.  # 20

De onde é MargaridaOVaz?
    Não quer levar o zedasilva consigo para a reunião? O que gastar com ele acredite que vai poupar na obra...
    Concordam com este comentário: nunos7, zinna

0.0323 seg. NEW