Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MargaridaOVaz- No piso térreo sistema ETICS com revestimento em pedra de 2cm;

Não se esqueça de confirmar com o fornecedor dos materiais e com o aplicador, se garantem esta solução.
    Concordam com este comentário: MargaridaOVaz, zedasilva
  2.  # 2

Colocado por: MargaridaOVazAté foi mencionado que ponto plástico e XPS poderia abdicar da brita e fazer o enchimento de outra forma mais barata. Vou aguardar os orçamentos:

Primeiro tem que verificar o que está nos projetos.
    O ideal era conseguir "fazer a coisa" sem mexer no orçamento, ou seja sem derrapagem.

Colocado por: MargaridaOVaz- Os laços das paredes exteriores com gesso cartonado e XPS por dentro;

Não duplique os sistemas. Paredes interiores em gesso projetado.

Colocado por: MargaridaOVaz- No piso térreo sistema ETICS com revestimento em pedra de 2cm;

Atenção às invenções.

Colocado por: MargaridaOVaz- No piso térreo parede dupla com XPS e sem caixa de ar onde a pedra é colada com argamassa;

Parede simples com revestimento interior em pladur e lã de rocha.

Quanto mais simples forem os sistemas menos hipóteses há de erros e menos dinheiro o DO gasta.
  3.  # 3

No projecto só está previsto brita e impermeabilização.

Mas com a opção de por plástico e XPS estou a ponderar não por brita, ou fazer uma caixa de brita mais fina e assim com o que poupo na brita já ajuda a pagar o XPS que para a área em questão deve ser +/- 400€.

Derrapagem vai haver mas porque sou eu que quero reforçar a impermeabilização e o isolamento, felizmente desde o início reservamos uma margem, embora que magra, para estas eventualidades, e vamos usa-la.
    Se tiver de poupar na pedra da cozinha, nas loiças da casa de banho, no piso flutuante, nos cerâmicos etc para poder ter a casa melhor isolada e bem impermeabilizada, assim o farei, mas penso e espero não precisar de chegar a esse ponto.

Colocado por: zedasilva
    Não duplique os sistemas. Paredes interiores em gesso projetado.

É o que está no projecto. E também é o mais barato.

Assim sendo vou aguardar para decidir se mantenho os 6cm de capoto ou os 8cm.
    Vou também aguardar pelos orçamentos para decidir pela caixilharia com corte térmico ou em PVC; e para ponderar se mantenho os vidros duplos 4/12/5 ou se tenho margem para melhorar e se o compensa fazer.

Quanto ao ETICS com revestimento em pedra, para além da hipótese que eu descrevi e que precisa do parecer do fornecedor.
    Outra hipótese seria algo do género:

http://new.cupastone.com/wp-content/uploads/2016/04/STONEPANEL-STRUCTURE.png

Se for muito dispendioso, opto pela solução da parede dupla.

Obrigada
  4.  # 4

Colocado por: MargaridaOVazNo projecto só está previsto brita e impermeabilização.

É preciso verificar que tipo de impermeabilização está contemplada. Com um bocado de sorte não tem que gastar nada para ficar com aquilo mais ou menos isolado e impermeabilizado.
    Projeto de arquitetura, projeto de betão armado e térmico, devem ser analisados na ótica da defesa do DO.
  5.  # 5

É preciso verificar que tipo de impermeabilização está contemplada. Com um bocado de sorte não tem que gastar nada para ficar com aquilo mais ou menos isolado e impermeabilizado.
    Projeto de arquitetura, projeto de betão armado e térmico, devem ser analisados na ótica da defesa do DO.

O que está contemplado é brita e XPS, para isolar e impermeabilizar, vamos também por plástico, ou a tela pitonada que o caro amigo recomendou.

Quanto aos projectos, ainda não os vi. O meu marido é que anda com isso e emprestou a um conhecido para dar uma opinião.

Neste momento andamos a cruzar informações e tentar perceber as melhores soluções (o trabalho dos técnicos portanto).
    O meu marido diz que já aprendi mais nesta semana sobre impermeabilização e isolamento do que a estacionar durante os 20 anos de carta lol
  6.  # 6

Colocado por: MargaridaOVazXPS, para isolar e impermeabilizar,

O XPS não impermeabiliza.

Colocado por: MargaridaOVazO meu marido diz que já aprendi mais nesta semana sobre impermeabilização e isolamento do que a estacionar durante os 20 anos de carta

Os maridos têm sempre razão.
    :)))
  7.  # 7

O XPS não impermeabiliza.

Os maridos têm sempre razão.
    :)))

Olá viva!

O que ele mencionou foi que o XPS isola e que não absorve agua nem permite que ela passe, embora o plástico já retenha as humidades.

Vou ter sempre um problema com os pilares, com ponte térmica e possível humidade ascendente. Alguma sugestão para impermeabilizar e isolar? Ou chega meter um revestimento cerâmico?
  8.  # 8

Colocado por: MargaridaOVazque não absorve agua

Verdade.

Colocado por: MargaridaOVaznem permite que ela passe

Atão e as juntas? :))

Colocado por: MargaridaOVaz
    Vou ter sempre um problema com os pilares, com ponte térmica e possível humidade ascendente.

As pontes térmicas corrigem-se com o isolamento as humidades ascendentes minimizam-se com a drenagem perimetral exterior
  9.  # 9

Então neste caso acho que o XPS seria mais para isolamento, porque no que toca a impermeabilizar está lá o plástico.

Quanto aos pilares, os exteriores estão resolvidos, mas há dois dentro de casa onde não passa dreno.
  10.  # 10

Colocado por: MargaridaOVazmas há dois dentro de casa onde não passa dreno.

Dependendo da localização pode-se tentar arranjar uma solução barata.
  11.  # 11

Manta de alumínio é uma hipótese a ser considerada ou há soluções com melhor relação custo-benefício?
  12.  # 12

Colocado por: MargaridaOVazManta de alumínio é uma hipótese a ser considerada

O que entende por manta de alumínio? Aquela coisa do Boltherm?
    Isso para isolar o quê?
  13.  # 13

Não sei o que será concretamente, o técnico disse que era o que tinham previsto. Disse que vinha em rolos.

Procurei no Google "manta alumínio isolamento impermeabilização". Possivelmente será isto:
    http://www.archiexpo.com/pt/prod/eurovent-eurosystem-polska/product-72093-1024771.html

Isto seria para por em todos os pilares do piso térreo.
    Os pilares juntos à alvenaria vão ter o XPS a passar neles, mas convém ter essa manta de alumínio a impermeabilizar porque vem debaixo onde estão em contacto com a terra.
    Os pilares que estão dentro, o que está previsto é essa manta de alumínio e revestir com um cerâmico.

A questão é que eu desconfio da capacidade de isolar dessa manta, penso que será uma solução mais para impermeabilizar, assim como o cerâmico acho que a única função que tem é no caso de haver alguma humidade, como não é tinta, não descasca.
    Mas continuo ali com uma ponte térmica que gostava de remediar.

O técnico diz que não é nada de significativo e que na opinião dele mantinha-se o inicialmente previsto.
    Referiu que poderia usar algum revestimento betuminoso hidrófugo ou uma resina sintética e depois isolar, mas possivelmente está se a engrossar o pilar sem necessidade.

Esses pilares dentro de casa são 30×20, um deles está na garagem e engrossa-lo muito dificicultaria as manobras dentro da garagem.
  14.  # 14

Colocado por: MargaridaOVazo técnico disse que era o que tinham previsto.

Tem mesmo que analisar os projetos todos, isso cheira-me que não vai bater a bota com a perdigota e que há aì pelo meio muita invenção.
  15.  # 15

No projeto o que está é capoto. Em termos de impermeabilização só a nível do piso que ia ter brita e xps

Esta solução da manta de alumínio foi prevista quando eu inquiri os técnicos sobre a possibilidade de no piso térreo não ter capoto mas sim um revestimento em pedra e, assim, fazer o isolamento de outra forma, assim como melhorar a impermeabilização por recear que apesar de o terreno ser seco, poder vir a ter humidades no futuro.

Correndo o risco de estar a confundir, a ideia inicial seria, de fora para dentro: pedra - argamassa - bloco - manta alumínio - caixa de ar - wallmate - bloco - reboco projetado.
    Sendo que na zona dos pilares, para o wallmate não estar diretamente em contacto, também seria colocado a manta de alumínio.
    Acho que não estou enganada.
  16.  # 16

Colocado por: MargaridaOVazEsta solução da manta de alumínio foi prevista quando eu inquiri os técnicos

O ideal era algo que não tivesse custos para o DO.
  17.  # 17

Idealmente sim, mas mal por mal, antes ter agora alguns custos, do que daqui a uns anos andar preocupada e ter outros custos possivelmente superiores.
    Prefiro ficar descansada sabendo que fiz o esforço possível para impermeabilizar e isolar da melhor maneira possível.

Agora na minha pausa de almoço eu e meu marido passamos na obra e tivemos a conversar com o empreiteiro.

Quanto às paredes duplas do piso térreo o empreiteiro alertou que, de fora para dentro: bloco 20 + caixa de ar 2cm + isolamento 5cm + bloco 7 não é o mais indicado, até porque se for preciso abrir roços no bloco de 7 não dá.

Ele disse que na opinião dele seria melhor, de fora para dentro, bloco 15 + caixa de ar 2cm + isolamento 5cm + bloco 15.
    Ou então, para não engrossar tanto a parede, o bloco que fica no interior ser bloco 11.

Os blocos inferiores estariam em cima da tela pitonada e do xps, e o remate seria feito com espuma PU. Para conferir maior estabilidade os blocos seriam grampeados nos pilares pelas juntas.
    Na parede exterior colar a pedra com argamassa.

A pedra que está a ser pensada não é gateada, tem juntas abertas, até que ponto será problemático?
    Fiz uma pesquisa e vi nenhuma solução com pedra gateada que me agradasse.

Continuo com esta ideia:

http://www.fsgranitos.pt/img/projects/rev001/rev001_1.jpg
      rev001_1.jpg
  18.  # 18

Colocado por: MargaridaOVazA pedra que está a ser pensada não é gateada, tem juntas abertas, até que ponto será problemático?

Fale com a ATLAS, eles tem uma série de argamassa que permitem a impermeabilização e são compatíveis com as argamassa de colagem da pedra.
    talvez fosse a solução mais eficaz e barata.
    Por dentro, lã de rocha e pladur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
  19.  # 19

A hipótese de fazer o isolamento pelo interior com lã de rocha e pladur foi descartada pelo engenheiro da térmica que acha que a opção da parede dupla com caixa de ar e xps será melhor em termos térmicos e acústicos na eventualidade de mais tarde haver a intenção de adaptar o piso térreo e fazer alguma sala ou escritório.

Na opinião dele ganho em isolamento e acústica, não tenho qualquer problema com humidades,e em termos de custos até deve ficar mais barato.
  20.  # 20

Colocado por: MargaridaOVazNa opinião dele ganho em isolamento e acústica, não tenho qualquer problema com humidades

Não partilho dessa opinião ainda que não seja técnico de térmica.

Colocado por: MargaridaOVaze em termos de custos até deve ficar mais barato.

Aqui duvido muito.
    xps de 5c mais parede tijolo de 11 e reboco é mais mais caro que 6cm lã de rocha uma placa de gesso cartonado?

0.0297 seg. NEW