Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: zedasilva
    Aqui duvido muito.
    xps de 5c mais parede tijolo de 11 e reboco é mais mais caro que 6cm lã de rocha uma placa de gesso cartonado?


    As contas foram feitas à merceeiro, mas segundo me foi dito, dos 5cm + bloco 11 + reboco projetado fica mais barato do que a lã de rocha e o pladur.

    Mas não excluo a possibilidade de uma vez mais não me terem dado a informação toda ou ter aido mal informada.

    Outra questão foi que havendo ali qualquer humidade, seja ascendente seja devido a água que passe pelas juntas abertas da pedra, a lã de rocha não responde bem.
    Enquanto que a caixa de ar vai ter em baixo uma caleira ligada ao esgoto. E depois tem o xps que se comporta melhor que a lã de rocha face a humidades.

    Pelo que percebi do que ele me disse, se olharmos só para o isolamento, a lã de rocha é mais barata e em termos acústicos melhor. Enquanto o xps resiste melhor à humidade e isola ligeiramente melhor.
    Além disso como a laje do telhado vai levar xps é o piso térreo também, metia também nas paredes.
  2.  # 2

    Uma pergunta que não coloquei ao técnico e que agora me ocorreu: é possível por lã de rocha e caixa de ar numa parede dupla de blocos?

    Ou tendo caixa de ar e lã de rocha tenho de ter de um lado e do outro pladur?

    É que pelo que ele deu a entender o que iria encarecer era a o pladur, se pudesse em vez do pladur ter bloco possivelmente seria melhor
  3.  # 3

    Colocado por: MargaridaOVazseja devido a água que passe pelas juntas abertas da pedra, a lã de rocha não responde bem.

    Verdade, por isso é que defendo que a parede onde vai ser aplicada essa pedra deve ser impermeabilizada pelo exterior, antes da aplicação da pedra.

    Colocado por: MargaridaOVazEnquanto que a caixa de ar vai ter em baixo uma caleira ligada ao esgoto

    Isso era o ideal. Na prática não é fácil nem barato fazer isso. Contabilizando os custos de fazer essa caixa em condições, eu diria que o preço dispara e muito em relação à parede em pladur.

    Colocado por: MargaridaOVazPelo que percebi do que ele me disse, se olharmos só para o isolamento, a lã de rocha é mais barata e em termos acústicos melhor.

    Verdade.

    Colocado por: MargaridaOVazEnquanto o xps resiste melhor à humidade e isola ligeiramente melhor.

    Verdade, mas a ideia é não haver humidades. Como a lã é manifestamente mais barata, consigo pelo mesmo preço quase duplicar o isolamento em relação ao xps
  4.  # 4

    Colocado por: MargaridaOVazé possível por lã de rocha e caixa de ar numa parede dupla de blocos?

    É.
    Para ter parede com caixa de ar. Preferia ter sem caixa de ar.
    Impermeabiliza a parede pelo exterior. Mete lâ de rocha com papel virado para o interior para funcionar como barreira para vapor e então uma parede tijolo 11 ou 9 pelo interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
  5.  # 5

    Colocado por: MargaridaOVazIdealmente sim, mas mal por mal, antes ter agora alguns custos, do que daqui a uns anos andar preocupada e ter outros custos possivelmente superiores.
    Prefiro ficar descansada sabendo que fiz o esforço possível para impermeabilizar e isolar da melhor maneira possível.

    Agora na minha pausa de almoço eu e meu marido passamos na obra e tivemos a conversar com o empreiteiro.

    Quanto às paredes duplas do piso térreo o empreiteiro alertou que, de fora para dentro: bloco 20 + caixa de ar 2cm + isolamento 5cm + bloco 7 não é o mais indicado, até porque se for preciso abrir roços no bloco de 7 não dá.

    Ele disse que na opinião dele seria melhor, de fora para dentro, bloco 15 + caixa de ar 2cm + isolamento 5cm + bloco 15.
    Ou então, para não engrossar tanto a parede, o bloco que fica no interior ser bloco 11.

    Os blocos inferiores estariam em cima da tela pitonada e do xps, e o remate seria feito com espuma PU. Para conferir maior estabilidade os blocos seriam grampeados nos pilares pelas juntas.
    Na parede exterior colar a pedra com argamassa.

    A pedra que está a ser pensada não é gateada, tem juntas abertas, até que ponto será problemático?
    Fiz uma pesquisa e vi nenhuma solução com pedra gateada que me agradasse.

    Continuo com esta ideia:

    http://www.fsgranitos.pt/img/projects/rev001/rev001_1.jpg
      rev001_1.jpg


    Boa tarde Sra. MargariaOVaz,

    Aqui a questão será que por detrás dessa pedra, necessita de ter as paredes impermeabilizadas.
    Qual o tipo de solução que está pensada? Pois se temos junta aberta, a água irá passar para trás da pedra e ficar entre a pedra e o suporte. Depois também tem de ter atenção relativamente à fixação para suportar a própria pedra.
  6.  # 6

    Caro Atlas Portugal agradeço a sua mensagem.

    Antes de responder à sua pergunta, dizer que a questão do revestimento em pedra para o piso terreo é nova e está a ser estudada. No projecto estava previsto ETICS em todos os pisos.

    A solução que me foi recomenda pelos técnicos era pedra gateada de 2cm, a argamassa, bloco 15cm, caixa de ar 2cm, XPS 5cm, bloco 11cm, reboco projectado.

    Sendo que:
    1- Blocos interiores pousados em tela pitonada com XPS (que vai cobrir todo o piso). Remate no topo com espuma PU. Blocos grampeados nas juntas aos pilares;
    2- Pedra apoia numa base com uma espécie de perfil de arranque, colada, e também ela grampeada.

    O que estou a discutir com o caro amigo zedasilva é:

    A- em vez de isolamento em XPS e parede interior em bloco optar por lã de rocha e gesso cartonado;

    B- se eu optar por uma pedra de 2cm com junta aberta, e quiser manter a solução A, devo impermeabilizar o bloco e por isso ele recomendou-me ver uma solução vossa de uma argamassa que impermeabilizasse o bloco;


    Os técnicos também me desaconselharam a por pedra com juntas abertas, mas soluções que tenho visto de pedra gateada não tenho gostado. Parece-me mais antiquado.

    Em última hipótese tenho uma solução semelhante à que foi apresentada pelo caro Pedro Barradas #13/#14.
    Mas sendo xisto a fixação tem de ser de outra forma: xisto de 8/10cm gateada ao bloco, XPS 5cm, impermeabilização (não sei qual seria), reboco e depois bloco 20cm.
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    É.
    Para ter parede com caixa de ar. Preferia ter sem caixa de ar.
    Impermeabiliza a parede pelo exterior. Mete lâ de rocha com papel virado para o interior para funcionar como barreira para vapor e então uma parede tijolo 11 ou 9 pelo interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MargaridaOVaz


    Porque é que abdicava da caixa de ar?
    Tenho lido que de facto se for mal executada não serve da nada. Mas eu parto do principio, correndo o risco de estar a ser ingénua, que vai ser bem feita.

    Se fizer sem caixa de ar, esses 2cm poderia aumentar à lã de rocha. Ou então punha 7cm de lã de vidro que é mais barata.
    Parece-lhe sensato?
 
0.0257 seg. NEW