Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Será o principio do "desmascarar" desta situação criada pela própria empresa, com as suas estratégias de marketing verdadeiramente enganadoras...
    http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2009/7/predio-com-falsos-paineis-solares.htm
  2.  # 2

    vi a reportagem, agora mesmo na SIC...

    Em Março de 2007 visitei o empreendimento da cooperativa, ainda antes de ter sido totalmente habitada, tive uma apresentação dos sistemas e dos contornos do projecto.... todos sabiam que os paineis instalados.. eram Termo-dinâmicos...
    A conta de 20.000€ a pagar pelo condomínio, é q eu não percebi bem como foram feitas essas contas... pois se bem me lembro era suposto haver contador individual para cada fracção, relativamente à agua quente produzida pelo sistema. Em cada fracção existe um apoio local efectudo por caldeira mural a gás.

    O sistema Termodinâmico, não é um mau sistema, mas realmente não é solar... nem nunca foi...

    .. anexo uma série de fotos q tirei quando da visita..
      Matosinhos_AQS.jpg
    •  
      FD
    • 21 julho 2009

     # 3

    Se tivessem vindo ler o Fórum da Casa antes...

    20.000€ de gastos em electricidade vs 9.000€?! É uma diferença muito grande.
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasO sistema Termodinâmico, não é um mau sistema, mas realmente não é solar... nem nunca foi...

    Ora nem mais...
    Nunca percebi porque tentaram sempre "entrar" nesse caminho em termos de marketing. Acredito que isso lhes vai custar caro.
    Colocado por: FDSe tivessem vindo ler o Fórum da Casa antes...

    :)
  4.  # 5

    Acrescento.. q este empreendimento é dotado de uma série de outros sistemas, como por exemplo a recuperação de aguas pluviais e de nascente em reservatório comum. Essa agua não potavel, é reutilizada para as redes de rega e para alimentar os autoclismos de cada fracção... presumo que estes sistemas apresentem gastos de consumos energéticos e de manutenção com as bombas, etc... esses 20.000€a suportar pelo condomínio não advirão também destas despesas!?
  5.  # 6

    ainda ontem vi esses paineis na concreta, e até gostei... Estou a sentir-me um tanso...!

    alguem tem o video da reportagem pq já não esta disponivel
  6.  # 7

    Gostaria de vos dizer que estes paines são muito bons, mas tem o seu senão... tal como outro painel qualquer que utilize uma resistência electrica como apoio, este painel utiliza a eletricidade para fazer funcionar um pequeno motor que faz circular o fluido até ao painel. Fazendo assim que o fluido recupere a temperatura necessária para aquecer a água. Eu pessoalmente aconselho todos os meus clientes a adquirirem como apoio um esquentador solar.
  7.  # 8

    Colocado por: hsystemGostaria de vos dizer que estes paines são muito bons, mas tem o seu senão... tal como outro painel qualquer que utilize uma resistência electrica como apoio, este painel utiliza a eletricidade para fazer funcionar um pequeno motor que faz circular o fluido até ao painel. Fazendo assim que o fluido recupere a temperatura necessária para aquecer a água. Eu pessoalmente aconselho todos os meus clientes a adquirirem como apoio um esquentador solar.

    Oh homem! Não venha confundir ainda mais!
    Percam uns minutos a ler umas coisas sobre este produto aqui no fórum.
    ISTO NAO TEM NADA DE PAINEIS SOLARES!!! Irra!
    É uma bomba de calor, em que o evaporador é colocado naquele painel preto. Parem de enganar as pessoas!
    É bom? Talvez. Mas NÃO É UM PAINEL SOLAR!!
    Não faltam produtos idênticos (sem a porra do painel preto), e não andam por aí a dizer que é energia solar...
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro Azevedo78nauele painel preto.


    e alguns castanhos.



    Colocado por: Pedro Azevedo78Parem de enganar as pessoas!



    não adianta,as pessoas gostam de ser enganadas
  9.  # 10

    dizem que o painel no exterior é para justificar o "IVA" que paga
  10.  # 11

    e mais engraçado é que fazem parte do grupo do protocolo do governo (dos sistemas subsidiados)
  11.  # 12

    Que éuma boa maneira de aquececimento é.... mas não é a melhor. Não existe nenhuma que não necessite de apoio seja ele qual for. Quem procura um painel solar acaba sempre por levar com mais qualquer coisa, pois nos paineis só aquecem água no Verão. Disso não há dúvidas....
  12.  # 13

    Colocado por: hsystemQue éuma boa maneira de aquececimento é.... mas não é a melhor. Não existe nenhuma que não necessite de apoio seja ele qual for. Quem procura um painel solar acaba sempre por levar com mais qualquer coisa, pois nos paineis só aquecem água no Verão. Disso não há dúvidas....


    Então mas aquilo não aquece a água mesmo no inverno, com pouca radiação?!
    Se é para aquecer água apenas no verão, coloco uns garrafões a aquecer ao sol, a única manutenção que precisa é trocar os garrafões de vez em quando, porque o sol estraga o plástico :)
    • JCC
    • 26 outubro 2009

     # 14

    Colocado por: hsystem..... Eu pessoalmente aconselho todos os meus clientes a adquirirem como apoio um esquentador solar.


    O que é um esquentador solar!!??
  13.  # 15

    Um esquentador solar, é um esquentador normal só que já está preparado para receber agua directamente do termoacumulador e accionar a uma determinada temperatura....
    • JCC
    • 5 novembro 2009

     # 16

    OK entendi mas o termo não deve ser o mais correcto.

    Eu neste caso tenho uma bomba de calor solar.
    • MJR
    • 17 novembro 2009

     # 17

    Eu andei a pensar instalar um sistema Termodinâmico, mas face à legislação para novas habitações, tive que optar por um solar, e nesse caso embarquei num sistema com circulação forçada. Ainda não me mudei, a casa está em acabamentos, por isso não testei. Vou testá-lo na altura mais crítica do ano. Vamos a ver se a tão propalada eficiência dos "verdadeiros sistemas solares" é mesmo verdade ou não passa de algazarra de vendedores a defender-se do concorrente. É que a termodinâmica funciona em qualquer situação de (ausência ou não de) sol, desde que não haja falha de electricidade.
    Por isso, mesmo sabendo que a placa termodinâmica é basicamente uma bomba de calor, ninguém me convenceu que o sistema não é eficaz. Sei que funciona à noite, e bem, porque cheguei a ver demonstrações em feiras em ambiente de utilização intensa. Talvez consuma mais electricidade, mas duvido que no Inverno os sistemas solares, por muito bons que sejam, não tenham que recorrer fortemente a outra alternativa para aquecer a água. No meu caso, optei por montar uma resistência de apoio, controlada por relógio ajustável. Mas vou ter uma ligação alternativa, com esquentador. É que o meu pessoal cá de casa não confia muito nas novas tecnologias devido a más experiências de familiares.
    Também cheguei a ver algumas soluções solares, com termodinâmico como sistema de apoio. Interessante, mas muito caro.
    Esquecendo a questão da protecção do ambiente, dos gases de estufa, etc, etc, numa óptica puramente individualista o mais barato continua a ser o esquentadorzito, pois o prazo de retorno do investimento dos sistemas solares pode ser muito dilatado. É claro que há sistemas em Termo-sifão mais acessíveis, mas não me pareceu que fossem eficientes.
  14.  # 18

    Uma simples bomba de calor! nao se engane
    • JCC
    • 4 janeiro 2010

     # 19

    Comentário aos 2 últimos posts:

    Um sistema AQS (águas quentes sanitárias) exclusivamente solar não é suficiente no pico do inverno. Terá que ter sempre um "reforço".
    Assim uma solução de paineis solares + esquentador é concerteza uma boa solução (provavelmente a melhor).

    Agora para alem da solução de AQS, quem igualmente quer fazer climatização da casa tem de ter mais um componente. No meu caso optei por uma solução de climatização quer para quente quer para arrefecimento (sistema aAltherma da DAIKIN, de bomba "areotérmica" de quente e frio), que está integrado com o AQS. No meu caso o "reforço" do AQS é a bomba de calor. Assim prescindi do esquentador, e de um fornecedor (companhia do gáz).
  15.  # 20

    e os tais painéis solares com a resistência eléctrica? serão teoricamente para não termos a necessidade do esquentador, certo?
 
0.0195 seg. NEW