Colocado por: BricoleiroE são funcionários ou são só sócios?
Colocado por: J.Fernandes
Se não tivesse robots a quantas pessoas daria trabalho? E quanto mais custariam os carros?
A função das ordens é só essa: proteger o interesse dos membros.
O que nós esperamos é que os governos também assumam as suas responsabilidades: proteger o interesse dos cidadãos e não ceder a exigências para restringir a entradas de novos profissionais seja em que área for.
Já começa a ser hora de acabar de uma vez com os n corporativismos existentes, que protegem uns em detrimentos de todos. Veja-se o exemplo das farmácias em Portugal que durante décadas controlaram a abertura de novos estabelecimentos a seu bel prazer. Ou a inexplicável inexistência de cursos de medicina em universidades privadas, quando há tantas que estariam interessadas em abri-los e tantos alunos interessados em frequentá-los e que têm de sair do país para o fazer.
Colocado por: loverscout
tambem nao pode analisar as coisas dessa forma..... todos fazem falta ao bom funcionamento de uma empresa!
Colocado por: Picareta
Isso dos patrões não trabalharem só existe nos filmes.
Colocado por: loverscouto processo de bolonha tambem acho que nao veio trazer nada de bom.
Colocado por: BricoleiroO que não é eng produz menos que os outros 3?
Colocado por: BricoleiroO que não tem curso superior vende menos que o outro?
Colocado por: BricoleiroDispense-os a ver se a empresa continua a existir.
Colocado por: BricoleiroE são funcionários ou são só sócios?
Colocado por: BricoleiroO que não é eng produz menos que os outros 3?
Colocado por: Bricoleiroque não tem curso superior vende menos que o outro?
Colocado por: BricoleiroDispense-os a ver se a empresa continua a existir.
Colocado por: J.FernandesEm média, obviamente que o mais qualificado vende mais.
Colocado por: AXNIsto é tudo conversa de quem não consegui ter algum curso superior, por outras palavras Inveja, ou dor de cotovelo.
Todos necessitamos de todos.
Colocado por: Picareta
Isso dos patrões não trabalharem só existe nos filmes.
Colocado por: MJLPNós temos é de decidir se queremos ser um país com poucos licenciados (e por licenciados quero dizer gente especializada, não é necessariamente com licenciatura, podem ser cursos técnicos, etc) e produzir material de valor acrescentado, ou ser um país de baixos salários e ser a china da Europa.
Colocado por: Bricoleiro
A história mais recente já provou que isso não tem uma coisa a ver com a outra.
Não adianta ter muitos licenciados se não há lugar para eles, e depois emigram. Continuamos a ser o mesmo país de baixos salários e não são os licenciados que alteram isso, é a gestão governamental.
Colocado por: MJLPesta tretas dos estágios do IEFP em que incentivamos as empresas a trocar de trabalhadores de 9 em 9 meses, em vez de os formar e beneficiar das suas qualidades e aprendizagens nas empresas.
Colocado por: MJLPAliás a gestão do estado é apenas um reflexo da gestão privado!
Colocado por: Bricoleiro
Acho que é mais ao contrário.
Aonde está o privado que começou a dar 35 horas semanais aos funcionários para servir de reflexo ao Estado?
Colocado por: MJLP
Avaliar essa questão pelo número para mim é ridícula. Por mim até podiam trabalhar 30 horas e o privado também se trabalhassem por objectivos. Quem acha que o número de horas = produtividade, não tem noção das coisas. Que me interessa ter um trabalhador 40 horas num departamento, nas quais 10 horas está desmotivado e a engonhar?
Colocado por: MJLPConcordo que as condições devem ser criadas, mas o principal motivo é a falta de mentalidade e nenhum governo vai mudar isto. A mentalidade que prefere um governo populista a um com medidas menos simpáticas, é a mesma que prefere ter uma empresa com 10 trabalhadores de salário mínimo a produzir um determinado produto ou serviço, do que uma com mesmos trabalhadores mas especializados (com ordenados superiores) a produzir um produto ou serviço de valor acrescentado. Aqui ninguém pensa a médio prazo (quanto mais a longo).