Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Vou adquirir muito brevemente um terreno para posteriormente construir a minha moradia.

Tenho capital para a compra a pronto pagamento, e penso comprar a pronto, mas fico na duvida se quando daqui por uns meses for pedir empréstimo para a construção, se não era melhor ter esse capital reservado para dar de entrada e pedir menos dinheiro.
    Obviamente que nessa situação ia recorrer a credito para comprar o terreno (credito pessoal).
    O inconveniente é que durante algum tempo teria duas prestações para pagar.
    Agradecia as vossas opiniões, de quem já passou por isto : comprar a pronto ou fazer credito para adquirir o terreno.

MarcoAntónio
  2.  # 2

Em resumo:
    Crédito habitação: quanto maior o valor que conseguir melhor.
    Crédito pessoal: De evitar, SEMPRE.
    Concordam com este comentário: NTORION, jorgferr, mhpinto, TiZedaMotinha
  3.  # 3

Marco,

A resposta é simples, recorra a dinheiro do banco o mais tarde possível. Fazer um crédito para comprar o terreno apenas, sem licença de construção, seria complicado ou muito caro.

Alguns bancos, ao fazer o crédito para construir, no caso de já ter o terreno, após assinatura do crédito, cedem de imediato o valor de avaliação do terreno.
  4.  # 4

Concordo com a ideia de recorrer ao credito o mais tarde possível, e essa é a minha intenção.
    mas como já ouvi outras opiniões achei por bem lançar este debate.
  5.  # 5

fica com dinheiro para os extras da compra do terreno(IMT, Imposto de selo, Conservatória/Registo), para fazer o projecto de arquitectura e para ter algum fundo de maneio para o arranque da obra? se sim avance. Porque o banco vai avaliar o projecto e o terreno e desse valor vai emprestar uma percentagem. ora se o terreno já é seu e está pago, o valor da avaliação será mais favorável para si.

como já foi dito os bancos só fazem empréstimo habitação para a construção em terrenos já com projecto aprovado, por isso se não tem um terreno para comprar com projecto aprovado terá que usar outras estratégias, como fazer um crédito pessoal para adquirir o terreno e depois usar a primeira tranche do empréstimo para a construção para saldar esse crédito. O problema é que depois o valor para a construção será menor.

por exemplo. se o banco emprestar 80% da avaliação e se avaliar a casa e terreno em 200k, na primeira situação tem 160k para construir a casa. na segunda situação, terá 160k menos o valor de compra do terreno.
  6.  # 6

Mas se já tiver um crédito o banco tem em conta esse crédito para calcular a taxa de esforço, ou seja um crédito pessoal para compra do terreno pode ser prejudicial para um crédito habitação.
  7.  # 7

Eu tenho mais ou menos a mesma questão.

De acordo com uma previsão minha, e sem fazer grande futurologia, com base em médias de poupança nossas, teremos dinheiro suficiente para um terreno na sua totalidade (no máximo 35k €) e ainda sobrar algum dinheiro, algo como 10k € para projeto e licenças.
    Agora, na questão do crédito temos a mesma dúvida, se bem que sabemos que recorrer a crédito, o menos possível...
  8.  # 8

Colocado por: NTORIONMas se já tiver um crédito o banco tem em conta esse crédito para calcular a taxa de esforço, ou seja um crédito pessoal para compra do terreno pode ser prejudicial para um crédito habitação.

sim, mas isso varia de banco para banco, e consoante o interesse do banco pelo cliente tudo se negoceia. sei de bancos que fazem créditos pessoais a 1 ou 2 anos, com juros interessantes (4%) apenas com pagamento de juros. nesse periodo faz-se o projecto e esperasse pela autorização da camara. depois com o projecto aprovado faz-se o crédito habitação em que a 1ª tranche paga o crédito pessoal. Mas lá está. ficasse sem dinheiro para o arranque da obra.
  9.  # 9

Colocado por: pivotteremos dinheiro suficiente para um terreno na sua totalidade (no máximo 35k €) e ainda sobrar algum dinheiro, algo como 10k € para projeto e licenças.

um terreno de 35k, paga mais 3.000 em IMT, Imposto de Selo e Conservatória/Registos. por isso já só fica com 7k para projectos e licenças.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pivot
  10.  # 10

Colocado por: pauloagsantos

um terreno de 35k, paga mais 3.000 em IMT, Imposto de Selo e Conservatória/Registos. por isso já só fica com 7k para projectos e licenças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pivot

Pois, logo fico sem nenhum para arranque de obra.
    Licenças, e projetos de arquitetura e especialidades rondará esse valor de 7k ou estarei a ser otimista?
  11.  # 11

Colocado por: pivotLicenças, e projetos de arquitetura e especialidades rondará esse valor de 7k ou estarei a ser otimista?

se limitar-se aos projectos obrigatórios (arquitectura e especialidades) parece-me suficiente.

se fizer tb um caderno de encargos e um projecto de execução, começa-me a parecer curto, no entanto toda a gente diz que este dinheiro que se paga a mais evita bastante as derrapagens no final da construção.
  12.  # 12

Colocado por: pivotLicenças, e projetos de arquitetura e especialidades rondará esse valor de 7k ou estarei a ser otimista?

No meu caso foram praticamente 10k só para isso. Neste valor não entra caderno de encargos nem projeto de execução.
    Recorrer a crédito pessoal parece-me à partida má política, mas desconheço completamente as condições que os bancos fazem para casos desses. Na perspetiva de lhe fazerem um crédito maior não me admiraria que lhe fizessem condições interessantes.

Dois pontos que me parecem importantes:
    - Tem a certeza de que consegue comprar um terreno decente por 35k?
    - No meu caso, entre comprar o terreno e ter a licença de construção na mão, passaram 2 anos. Poderá ter mais sorte que eu, mas contar com menos de um ano, dos muitos relatos que por aqui andam, parece-me otimista demais. Use esse tempo para, reduzindo as despesas ao máximo, voltar a compor as suas poupanças.
    • tnjp
    • 27 abril 2018

# 13

Se tiver um crédito para pagar o terreno, dificilmente o banco lhe empresta dinheiro para a construção. Adquirir o terreno com capital próprio é uma vantagem.
  13.  # 14

O nosso objetivo é comprar o terreno a pronto para evitar futuras dificuldades com crédito a habitação para construção.

Os 35k sim e não... Temos visto vários, mas acredito que os preços estejam demasiado inflacionados (30 a 40% a mais).

Na mesma rua onde estamos a morar está um terreno de 330 M2 por 65k. Estamos a falar de uma zona "calma e privilegiada de acessos" mas nada justifica este preço, incluindo o homem da imobiliária admitiu que esse terreno por esse preço nunca será vendido.

Já vimos entretanto outros terrenos (mais longe do centro da cidade) por 22k 600m2, ou então 28k por 1000m2...
    A desvantagem destes terrenos são a distância, mas temos de abdicar de certas coisas se queremos outras.

Por isso, sim, acho que será possível comprar um terreno por 35k. Depois disso contamos poupar mais durante 2/3 anos para ter mais algum fundo de maneio e reduzir o crédito...

10k sem caderno de encargos? Para uma moradia de quantos M2 se me permitir perguntar?

Obrigado!
  14.  # 15

Colocado por: pivot10k sem caderno de encargos? Para uma moradia de quantos M2 se me permitir perguntar?

https://forumdacasa.com/discussion/44968/duvidas-sobre-orcamentos-para-construcao-de-moradia-woodframing-lsf-e-ate-alvenaria/#Comment_954535

Para isto, só a licença foram cerca de 3300 euros, em Loures.
  15.  # 16

Colocado por: pivot10k sem caderno de encargos? Para uma moradia de quantos M2 se me permitir perguntar?

os preços dependem muito da zona e do arquitecto. eu entreguei tudo, projecto de arquitectura e especialidades, mais projecto de execução e caderno de encargos por pouco mais de 7.000, preço já com iva. os preços de acompanhamento da obra são à parte.

Colocado por: pivot. Depois disso contamos poupar mais durante 2/3 anos para ter mais algum fundo de maneio e reduzir o crédito...

ou reduzir o crédito ou para poupar. se receber 1000€ de reembolso de IRS e voce e a mulher receberem entre os dois 1500 de subsidio de férias e natal, estamos a falar de 4000 por ano de poupança apenas de extras, sem ter em conta o que se possa poupar do rendimento mensal. em dois anos consegue-se com sacrifício e sorte dos carros/electrodomésticos não avariarem juntar 10.000€.
  16.  # 17

Colocado por: pivotPor isso, sim, acho que será possível comprar um terreno por 35k

Procure que seja um terreno plano, caso contrário corre o risco de vir a pagar muito mais em terraplanagens e muros de sustentação do que aquilo que agora poupa ao comprar o terreno. E cuidado também com o preço das puxadas de luz, água, gás e acesso a esgotos.
  17.  # 18

Em média estou a conseguir poupar cerca de 700€/mês.

Como? Fazendo uma gestão muito regrada, e com alguma ajuda dos meus pais.
    Por isso acredito que em 2 anos, juntando esses extras de IRS mais subsídios, conseguirei perto de 20.000 que já dá algum alívio...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  18.  # 19

Colocado por: mhpinto
    Procure que seja um terreno plano, caso contrário corre o risco de vir a pagar muito mais em terraplanagens e muros de sustentação do que aquilo que agora poupa ao comprar o terreno. E cuidado também com o preço das puxadas de luz, água, gás e acesso a esgotos.

Sim, estamos a ver terrenos planos ou com pouco declive para evitar as terraplanagens
  19.  # 20

Colocado por: pivotPor isso acredito que em 2 anos, juntando esses extras de IRS mais subsídios, conseguirei perto de 20.000 que já dá algum alívio...

nesse caso eu diria, caso encontre um terreno na casa de 35k que lhe agrade para evitar o crédito e comprar com o dinheiro que tem.

depois quando avançar com a construção, o banco muito provavelmente avança na 1º tranche com o valor de avaliação do terreno o que juntando aos seus 20k fica com um bom fundo de maneio para arrancar a obra. Não se esqueça de gastar mais algum num projecto de execução e num caderno de encargos para minimizar as derrapagens.

0.0234 seg. NEW