Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Altera!
  2.  # 42

A título de ex. A água circula a 35graus dentro do tubo para atingir 25graus na superficie
    Se duplicar o tubo, a água continua a 35graus mas a superfície poderá ir a 27graus para além de aumentar a superfície radiante.

No entanto conforme está o piso aquecera na mesma bem, e de forma confortável. Poderá sentir uma ligeira baixa de temperatura junto das janelas mas não é nada de especial
  3.  # 43

Colocado por: Anonimo18072022ASe considerarmos o tubo a 35ºC e a temperatura de superfície a 24ºC, com 4cm de betonilha, transfere-se cerca de 66W/m2.
    Diminuindo a temperatura de superfície para 23ºC, transfere-se cerca de 72W/m2.
    com qual o espaçamento entre tubos?

Se diminuir o espaçamento passa a ter mais potência na mesma superfície.
  4.  # 44

Colocado por: Anonimo18072022A
    Por mais que aumentes o passo se a temperatura da água for de 35ºC, vais ter sempre 35ºC.....ou está a escapar-me alguma coisa?
    está, porque eu com um circuito só o que posso fazer? Vou com o tubito entro dentro da divisão e vou logo directo á janela ou envidraçado nessa zona aí prai com um metro de largura faço um circuito com o passo mais curto e só depois de fazer esse é que faço o restante circuito da divisão ao passo normal
  5.  # 45

O sistema da multibeton trabalha com este princípio
  6.  # 46

Ok Sérgio....não me convenceste :-))
    Já temos mais um tema para discutir num dos almoços :-)

Não pensam em mais nada?
  7.  # 47

Por mais que aumentes o passo se a temperatura da água for de 35ºC, vais ter sempre 35ºC.....ou está a escapar-me alguma coisa?

Boa tarde,

Não percebendo nada do assunto mas metendo a colher…

O que eles dizem estou em crer que faz sentido… o que descreve é um sistema em equilíbrio que, pela abertura da janela, entra em desequilíbrio. Pela segunda lei da termodinâmica isso ira implicar que a desordem aumente ate que se atinja um novo equilíbrio ( que não tem que ser obrigatoriamente á temperatura anterior). No caso de ter os tais tubos mais próximos uns dos outros o que ira acontecer é que existirá uma fonte a transmitir calor ao sistema de forma mais rápida, se tem 20 metros de tubo a uma mesma temperatura, o calor que eles passam para o sistema será sempre superior ao calor que 10 metros de tubo transmitiriam.

Creio que há alguma confusão entre temperatura e calor.

Mas eu, mt honestamente, não percebo nada disso.

Abraço
  8.  # 48

,
      Screenshot_20180502-174323.png
  9.  # 49

Tem razão isto só lá vai com uma almoçarada
  10.  # 50

Penso eu que o problema não estará tanto na abertura das janelas mas mais na compensação da menor performance térmica dos vãos e maior incidência de pontes térmicas nesses sítios...
  11.  # 51

A abertura das janelas foi um exemplo extremo.
    Onde há uma janela o "isolamento térmico" é muito inferior a uma parede sem janela.
  12.  # 52

Étics tem razão no que diz, só lhe está a escapar um pormenor, o erro está na frase seguinte.

Colocado por: Anonimo18072022ASupondo que o pavimento está TODO com 24ºC e que a temperatura da água a 35ºC a energia que vai fluir é X Watts/m2

O pavimento não está todo à mesma temperatura, onde passa o tubo é mais quente, ora veja a diferença de um passo apertado para um passo mais largo
      location-thermography-004118_master.jpg
  13.  # 53

Colocado por: Anonimo06082021

são serpentinas simples....é muito limitado nesse aspecto.
    a ideia era sobre o passo junto á janela
  14.  # 54

Nos com esta conversa o Sérgio pintas já está a ficar doente, só para o tranquilizar o radiante vai funcionar sem stresses
  15.  # 55

Colocado por: Ivo F.Étics tem razão no que diz, só lhe está a escapar um pormenor, o erro está na frase seguinte.

O pavimento não está todo à mesma temperatura, onde passa o tubo é mais quente, ora veja a diferença de um passo apertado para um passo mais largo

Tenho arranjar câmara termográfica
  16.  # 56

Colocado por: Ivo F.ora veja a diferença de um passo apertado para um passo mais largo

Para Anonimo18072022A Hidráulico, versão de só aquecimento, qual o passo mais indicado na Vossa opinião?!
    Já aqui li 20cm para quente e 10 cm para quente/frio...! No entanto se fizer o passo na mesma com 10cm para só fazer aquecimento o PRH torna-se mais eficiente correto?! É o que dá a entender a imagem do user IVO F. ....

Obs: Recebi orçamentos com Passos diferentes ambos para aquecimento e fiquei com dúvidas....
  17.  # 57

Colocado por: ATTC
    Para Anonimo18072022A Hidráulico, versão de só aquecimento, qual o passo mais indicado na Vossa opinião?!
    Já aqui li 20cm para quente e 10 cm para quente/frio...! No entanto se fizer o passo na mesma com 10cm para só fazer aquecimento o PRH torna-se mais eficiente correto?! É o que dá a entender a imagem do user IVO F. ....

Obs: Recebi orçamentos com Passos diferentes ambos para aquecimento e fiquei com dúvidas....

À primeira vista quanto mais apertado melhor, mas muitas vezes é apenas desperdiçar dinheiro, depois depende do sistema de radiante, do isolamento da casa, do revestimento do chão, etc... Em situações normais uso passo de 15 aproximadamente.
  18.  # 58

Colocado por: Anonimo18072022AEstou familiarizado com o que refere (em outro tipo de piso radiante) mas continuo a achar um procedimento despropositado.

E talvez tenha razão, em parte, com radiadores o diferencial de temperatura é enorme entre os vários pontos de uma divisão, e nem por isso deixamos de estar confortáveis. Num radiante as diferenças são quase desprezíveis, no entanto se juntar vários pormenores pequenos, poderá fazer a diferença no final
  19.  # 59

vocês até podem ter razão se estivermos a falar de locais onde as mínimas são tipo 8 10 graus. Agora quando temos locais com mínimas negativas, isso faz a diferença.
    Com vidros de 441 caixa de 18 e 6 interior notei um friozinho radiante vindo da janela, já no resto do tempo, temperaturas mínimas de 8, nem se nota nada.
    Se o pormenor de reduzir o passo faz a diferença? sim faz.
    custa dinheiro e nem vale a pena?! a sério? mais uns metros de tubo que deve custar uns 80 cent o metro? é por causa disso não se faz o trabalho melhor.
    Pensando assim, para que comprar vidros 8+18+6, um 4+14+5 resolve, para que tratar pontes térmicas?
    Uma casa com radiadores é confortável? sim pelo menos se tiver frio mete o rabo em cima dele. Agora é que tal uma casa com radiadores na zona interior cantos opostos às janela e temperaturas negativas lá fora?!
  20.  # 60

Colocado por: Ivo F.

E talvez tenha razão, em parte, com radiadores o diferencial de temperatura é enorme entre os vários pontos de uma divisão, e nem por isso deixamos de estar confortáveis. Num radiante as diferenças são quase desprezíveis, no entanto se juntar vários pormenores pequenos, poderá fazer a diferença no final

Dormi vários anos numa casa com radiador à entrada do quarto. Eu dormia ao lado da janela.porta e a minha esposa no lado oposto ao pé do radiador. Posso dizer que nas noites das temperaturas perto do. zero, era muito desagradável dormir naquele quarto

0.0250 seg. NEW