Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Talvez este não seja o site mais apropriado, mas é um tema sobre o qual tenho dificuldades em encontrar foruns ou discussões.

    Eu adoro animais, tenho tido cães, gatos, pássaros, tartarugas, hamsters e até grilos. Como bom cidadão, para cada cão que tenho tido ao longo dos anos, vou a junta de freguesia, verifico se pertence a lista de animais perigosos ou não, registo o cão e todos os anos pago a taxa ou imposto como lhe queiram chamar.

    Ontem ia a passar de carro a uns kms de casa, quando um cão sai repentinamente de entre dois carros e sem conseguir travar a tempo atropelei o pobre animal. Imediatamente parei o carro, o cão gania, verifiquei a coleira, não tinha identificação, ainda perguntei a pessoas se conheciam o dono, e sem perder muito mais tempo levei-o ao hospital veterinário mais perto onde entrou de urgência.

    Sem duvida graças aos excelentes cuidados do médicos e enfermeiros do Hospital Veterinário da Charneca da Caparica, o bicho aparenta estar a safar-se e muito bem. Realmente nunca pensei que sobrevivesse.

    Eu, por outro lado, apanhei um valente susto, fiquei com uma parte do para-choques partido, tive que assinar um termo de responsabilidade de custos no veterinário bem que amavelmente o Hospital tenha aceite diminuir e dividir as custas. O cão tem coleira mas não tem chip.

    E agora?
    Como encontrar os donos? Já andei a bater a várias portas e ninguém sabe de que é.
    Entregar a uma casa de acolhimento ou canil (já tenho dois, não posso ter outro)?
    Está visto que vou ter que acarretar com os encargos.

    E a grande questão, que faz a câmara ou a junta de freguesia? Pagamos licença para que? Só os proprietários é que têm deveres? As câmaras não fiscalizam os animais? Então não serve de nada regista-los.
    Concordam com este comentário: Jota5
  2.  # 2

    Também digo.
  3.  # 3

    E o que sugerem?
    • RCF
    • 30 abril 2018

     # 4

    Colocado por: joaopcrodriguesE a grande questão, que faz a câmara ou a junta de freguesia? Pagamos licença para que? Só os proprietários é que têm deveres? As câmaras não fiscalizam os animais? Então não serve de nada regista-los.

    Os serviços camarários têm várias responsabilidades. Ainda que a sua atitude seja louvável (tiro-lhe o chapéu pelo que fez, na assistência ao animal), para não ficar com encargos, deveria ter acionado os serviços municipais aquando do acidente (canil, bombeiros, etc) e deveriam ter sido eles a promover a assistência ao animal. Se tivesse chamado a Polícia, o fim seria o mesmo. Para além de registarem o acidente, eles promoveriam a sua assistência, através dos tais serviços municipais.
  4.  # 5

    Colocado por: joaopcrodriguesEntão não serve de nada regista-los.

    Infelizmente.

    Colocado por: LuisPereiraE o que sugerem?

    Tenho dois cães à muitos anos, costumo andar com eles em espaços públicos, passo com um deles a pé muitas vezes por um posto da gnr e às vezes por gnrs.
    Conseguem adivinhar quantas vezes me pediram pelos documentos dos cães?
  5.  # 6

    Colocado por: RCF
    Os serviços camarários têm várias responsabilidades. Ainda que a sua atitude seja louvável (tiro-lhe o chapéu pelo que fez, na assistência ao animal), para não ficar com encargos, deveria ter acionado os serviços municipais aquando do acidente (canil, bombeiros, etc) e deveriam ter sido eles a promover a assistência ao animal. Se tivesse chamado a Polícia, o fim seria o mesmo. Para além de registarem o acidente, eles promoveriam a sua assistência, através dos tais serviços municipais.


    Acredito, mas na adrenalina do momento é complicado, tenho o animal a tremelicar por todos os lados e a ganir, e o veterinário fica a 5min. Ter a frieza de agarrar no telemóvel, ligar para a câmara ou bombeiros num domingo a tarde e ficar a espera, nem me ocorreu.
  6.  # 7

    Colocado por: 21papaleguasTenho dois cães à muitos anos, costumo andar com eles em espaços públicos, passo com um deles a pé muitas vezes por um posto da gnr e às vezes por gnrs.
    Conseguem adivinhar quantas vezes me pediram pelos documentos dos cães?


    E porque haveriam de pedir? Baseado em que lei poderaim fazer tal pedido?

    E ja agora, o problema nao sao os caes que vao com os donos a passear mas sim os caes que andam sem donos...
  7.  # 8

    Penso que as câmaras deviam ter um departamento de fiscalização e proteção animal. Para além de receberem queixas e tratar de maus tratos a animais, deveria também patrulhar as ruas a procura de cães soltos e verificação de chip.
  8.  # 9

    Colocado por: LuisPereiraBaseado em que lei poderaim fazer tal pedido?

    Efectivamente desconheço que exista uma lei para isso, contudo acredito que exista e não ficaria nada indignado se me pedissem os documentos dos animais, mas isto sou eu...

    Colocado por: LuisPereiraE ja agora, o problema nao sao os caes que vao com os donos a passear mas sim os caes que andam sem donos...

    O problema são todos os animais, principalmente aqueles que não estão registados nem com chip como parece ser o caso.
    Se existisse uma entidade que aleatoriamente fiscalizasse os animais, de certeza que não existiam tantos sem registo.
    • RCF
    • 30 abril 2018

     # 10

    Colocado por: joaopcrodriguesPenso que as câmaras deviam ter um departamento de fiscalização e proteção animal. Para além de receberem queixas e tratar de maus tratos a animais, deveria também patrulhar as ruas a procura de cães soltos e verificação de chip.

    E têm (pelo menos algumas). Essa é uma das competências das Polícias Municipais.
  9.  # 11

    Colocado por: joaopcrodriguesPenso que as câmaras deviam ter um departamento de fiscalização e proteção animal. Para além de receberem queixas e tratar de maus tratos a animais, deveria também patrulhar as ruas a procura de cães soltos e verificação de chip.


    E tem, pelo menos algumas tem.
    Temos um problema grave cultural de abandono de animais e enqauanto esse problema existir as camaras municipais estao muito limitades... os canis municipais estao super-lotados e gastam-se verdadeiras fortunas com este problema e nao se resolve por culpa de todos.

    A camara municipal de onde sou tem um canil com dezenas de animais, ja super lotada, na semana passada apareceu uma matilha com cerca de 10 animais na cidade, como resolver este problema?
  10.  # 12

    Colocado por: joaopcrodriguesPenso que as câmaras deviam ter um departamento de fiscalização e proteção animal. Para além de receberem queixas e tratar de maus tratos a animais, deveria também patrulhar as ruas a procura de cães soltos e verificação de chip.

    A Camara de Almada não tem dinheiro para mandar cantar um cego.
    Tudo isso custa dinheiro que muita gente se recusa a pagar, via impostos.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  11.  # 13

    Colocado por: LuisPereiraA camara municipal de onde sou tem um canil com dezenas de animais, ja super lotada, na semana passada apareceu uma matilha com cerca de 10 animais na cidade, como resolver este problema?

    Se esses animais tivessem chip, podiam ser identificados e devolvidos aos donos com o respectivo cheque de aviso para que não os "deixassem" na rua novamente.
  12.  # 14

    Colocado por: 21papaleguasSe esses animais tivessem chip, podiam ser identificados e devolvidos aos donos com o respectivo cheque de aviso para que não os "deixassem" na rua novamente.


    E como vai fazer isso? Garantir que todos os animais tem chip?
  13.  # 15

    Colocado por: LuisPereiraE como vai fazer isso? Garantir que todos os animais tem chip?

    Pois, isso é que é o verdadeiro busílis da questão.
    Por isso é que defendo que deveria existir uma entidade que fiscalizasse todos os animais.
  14.  # 16

    Colocado por: 21papaleguasPor isso é que defendo que deveria existir uma entidade que fiscalizasse todos os animais.


    Como? Tem bem a noção do que está a pedir? Acha mesmo que o problema sao os "bobis e os tarecos" que andam de trela nos parques das cidades? E os gatos? E os piriquitos? E os hamsters?

    Os meus vizinhos têm todos caes que criam caes que criam caes... está a ver os coelhos, mais ou menos a mesma coisa...

    Não é pelo caminho que diz mas sim mudança de mentalidades, está a mudar mas vai demorar algumas gerações... até lá é ter paciencia!
  15.  # 17

    Colocado por: LuisPereiraNão é por aí como diz mas sim mentalidades e está a mudar mas vai demorar algumas gerações... até lá é ter paciencia!

    Neste ponto concordo em absoluto.
    Em relação à minha sugestão, sei que é muito difícil, mas não impossível.
    Acredite que há muitos bobis e tarecos sem qualquer documentação. Como é que depois os abandonam se tiverem chipados?
    Alguma entidade tem conhecimento que os seus vizinhos têm cães que criam cães e mais cães?
    Bastava ir lá fazer-lhes uma visita e perguntar pelo registo dos animais e chip(é obrigatório). Por cada um que não tivesse, levava o respectivo cheque. Se não os registassem e chipassem, deviam ser-lhe retirados, etc, etc.
    Por exemplo, os caçadores que têm imensos cães, não podem caçar com cães que nãos estejam registados, chipados e com licença para caçar. Quando aparecem os florestais para fiscalizar os caçadores, fiscalizam tudo, desde caçadores aos cães.
  16.  # 18

    Bons dias,

    Tenho a informar que após um grande esforço do pessoal do Hospital Veterinário da charneca de Caparica a cadelita safou-se sem grandes mazelas e teve alta passados 3 dias e uma fatura de 215€ só em medicamentos e exames (sem contar consultas ou tempo disponibilizado pelos médicos e assistentes).

    Numa tentativa, sem grandes esperanças, e antes de o entregarmos a um canil ou lar de adoção, soltamos o cão perto do local do acidente na esperança deste se dirigir a alguma porta. Felizmente este encontrou os donos, e estes foram informados dos gastos. Vão começar agora as "negociações" para que estes se responsabilizem pelos custos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
  17.  # 19

    Ainda esta semana estava a falar com uma conhecida sobre este tema.

    Tenho de pagar (como todos) cerca de 10€ por cão, por ano, para a Câmara.
    Pergunto eu, o que estou a pagar?

    Algum serviço?
    A câmara disponibiliza-me algum svç para que eu tenha de pagar 10€/cão/ano? Que eu saiba, não. Todas e quaisquer vacinas/tratamentos são pagas por mim.
    É uma autorização? A sério? Estou a pagar para estar autorizada a ter um cão na minha própria casa? For real?
    É daquelas coisas que não entendo...pago e nem sei bem para quê...

    Outra coisa que me deixa algo confusa é a questão do chip.

    Vamos supor que um dos meus cães foge. E que alguém o encontra e quer ficar com ele. É um cão de caça, bem tratado, de bom porte e tal...

    Esse sujeito eventualmente leva o cão ao vet para uma consulta rotineira. O veterinário até pode ver que o cão está registado em nome de outra pessoa, mas não vai fazer nada quanto a isso. Não vai agarrar o telefone e avisar-me, dizer que tem ali o meu cão, mas que está acompanhado de outra pessoa.
    Se quem o encontrou quiser, espeta uma mentirazinha ao vet, diz que o comprou recentemente e prontos...de que adianta o cão estar registado? Quem quiser fica com ele na mesma!
    dogjacking!!!!


    (um à parte, não se esqueçam que existem 2 bases de dados nacionais. Uma da Ordem dos médicos Veterinários e outra das Câmaras. As 2 não estão ligadas. Se vão a um veterinário privado e colocam chip lá, este não o vai registar na base da dados da Câmara. E vice-versa. O que pode acontecer depois é:
    exemplo: (cão foi registado apenas no "privado") encontram um cão na rua e levam ao vet da câmara para saber se tem dono/chip. O vet da câmara passa o scanner, vê que tem chip, mas não tem registo nenhum dele. Resultado: não conseguem encontrar dono do cão.
    Ou o contrário. (cão foi registado apenas na Câmara) Encontram um cão na rua e levam a uma clínica veterinária privada para saber se tem chip/dono. O vet passa o scanner, vê que tem chip, mas não encontra registo. E prontos...)
  18.  # 20

    Colocado por: Tyrande
    Pergunto eu, o que estou a pagar?

    É daquelas coisas que não entendo...pago e nem sei bem para quê...



    e o IMI serve para qué?
    ainda ontem dei comigo a varrer a rua.... sim porque este ano, ainda ninguem da junta foi varrer a rua....pelos vistos nem para isto o IMI serve!
 
0.0187 seg. NEW