Colocado por: Pedro BarradasTem de contactar um eng. civil para face o projecto de arquitectura, efectuar os calculos necessários e intervenção necessária para o que pretende, em especial a abertura na laje para a nova escada.
Se esse projecto de establidade foi executado devidamente em obra, poderá remover todas as alvenarias interiores. Mas como o ****, já disse tem ali umas vigas com uns cutelos jeitosos... de 50 e 70cm.. pelo que se não estiverem invertidas vão ficar pednduradas em relação ao tecto real cerca de 50 a 30cm...
As viga V2 com 13cm de largura!!!... hoje em dia não seriam admissível...
Colocado por: TCarvalhoQuanto me ficaria contratar um engenheiro civil para fazer esses cálculos?
Colocado por: Pedro BarradasA ALTERNATIVA...Tem de se munir de tecnicos para o ajudarem a tomar decisões. Neste caso, para o que es´ta em causa, é arranjar um Eg. Civil ( para reforçar a estrutura da V2 - com elementos metalicos.... por exemplo e poder proceder ao Corte parcial da mesma). Isto se quiser ter o tecto completamente liso, e com pé direito minimamente alto. Senão mete tecto falso a eito e tem a coisa resolvida.
Colocado por: TCarvalhoSupostamente a lage que cobre o r/c não devia ser uma peça única? Com tantas vigas e tão largas dá ideia que fizeram várias pequenas lages apoiadas em vigas`
Colocado por: Pedro Barradas`
São lajes aligeiradas, é suposto ser mesmo assim... aos sectores.
Colocado por: TCarvalhoMas de qualquer maneira essas lages aligeiradas estarão assentes nas vigas e não nos tijolos certo?
Colocado por: Pedro Barradas
Assente.... salvo seja!!! Está tudo conectado. se a estrutura foi cumprida, os calculos terão sido executados de forma aque a estrutura se mantenha mesmo removendo as paredes.
TCarvalho, arranje lá um engenheiro para ir ao local e explicar o que pode ou deve ser feito.
Colocado por: ****Já o Pedro explicou , o melhor é falar com um engenheiro, muitas vezes , no antigamente as paredes eram calculadas para ajudar a suportar as cargas , mas se começar , no cortar e a remendar nunca mais tem casa e de certeza que ficará muito caro , quer reforçar com elementos, metálicos, ou carbono , e depois não pode demolir a martelo , teriam de ser cortadas com máquinas próprias , para betão !
Colocado por: Pedro Barradasem 1984... O pessoal queria o mais barato.... Versatilidade, alterações no futuro!!?.o que era isso em 1984!!?e mesmo hoje...
Colocado por: ****
Porquê não contatou um arquiteto ou um engenheiro, para lhe ajudar na altura de analisar os projetos antes da compra, eu quando vou viajar para um determinado país, pergunto ao médico , sobre as vacinas e medicação, não interprete mal !
Colocado por: papacurvasJá sei que me vão "cair em cima" por aquilo que vou dizer.... mas porque também passei pelo mesmo deixo a minha opinião.
No meu caso as vigas estão a vista e já sabia com o que podia contar.
Eu optei por contratar um arquitecto que me orientou nos trabalhos a fazer. E neste caso penso que pode fazer o mesmo, pode verificar as plantas e perceber se é necessário a intervenção de um eng. ou indo ao encontro do DO incorporar as vigas no estilo interior da casa( como foi o meu caso).
Vai manter o chão? Não deve ter filhos pequenos para pensar colocar umas escadas dessas....
Colocado por: papacurvasNas escadas que colocou tinha de colocar dois corrimões ; )
Tirei paredes, coloquei outras, mais I.S, fiz uma viga falsa para criar harmonia, procure o meu tópico para ter uma ideia.
Se o Arq. for sério ira com certeza aconselhar a intervenção de um Eng. num problema estrutural.
Apenas considero que um Arq tem capacidade para depois de ir ao local, ver os desenhos /plantas que possui, saber as suas ideias, de definir um rumo a seguir para o seu projeto.
p.s não sou Arq, apenas estou a dizer o que eu fiz.