Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Pedro BarradasTem de contactar um eng. civil para face o projecto de arquitectura, efectuar os calculos necessários e intervenção necessária para o que pretende, em especial a abertura na laje para a nova escada.

Se esse projecto de establidade foi executado devidamente em obra, poderá remover todas as alvenarias interiores. Mas como o ****, já disse tem ali umas vigas com uns cutelos jeitosos... de 50 e 70cm.. pelo que se não estiverem invertidas vão ficar pednduradas em relação ao tecto real cerca de 50 a 30cm...
    As viga V2 com 13cm de largura!!!... hoje em dia não seriam admissível...

Pedro Barradas 50 a 30cm abaixo do tecto daria para disfarçar com tecto de pladur? 50cm é bastante..
    Quanto me ficaria contratar um engenheiro civil para fazer esses cálculos?
  2.  # 22

A ALTERNATIVA...Tem de se munir de tecnicos para o ajudarem a tomar decisões. Neste caso, para o que es´ta em causa, é arranjar um Eg. Civil ( para reforçar a estrutura da V2 - com elementos metalicos.... por exemplo e poder proceder ao Corte parcial da mesma). Isto se quiser ter o tecto completamente liso, e com pé direito minimamente alto. Senão mete tecto falso a eito e tem a coisa resolvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TCarvalho
  3.  # 23

Colocado por: TCarvalhoQuanto me ficaria contratar um engenheiro civil para fazer esses cálculos?

Com visita ao local, entre uns 450 a 1000€... Varia muito da "vontade" do engenheiro...
  4.  # 24

Colocado por: Pedro BarradasA ALTERNATIVA...Tem de se munir de tecnicos para o ajudarem a tomar decisões. Neste caso, para o que es´ta em causa, é arranjar um Eg. Civil ( para reforçar a estrutura da V2 - com elementos metalicos.... por exemplo e poder proceder ao Corte parcial da mesma). Isto se quiser ter o tecto completamente liso, e com pé direito minimamente alto. Senão mete tecto falso a eito e tem a coisa resolvida.

Pois, secalhar é mesmo o que vou ter que fazer..
    Deve ficar para cima dum balurdio reforçar a estrutura, mas umas vigas gigantescas penduradas no tecto não deve ser algo bonito de se ver..
    Supostamente a lage que cobre o r/c não devia ser uma peça única? Com tantas vigas e tão largas dá ideia que fizeram várias pequenas lages apoiadas em vigas (peço desculpa se estiver a dizer alguma barbaridade)
  5.  # 25

Colocado por: TCarvalhoSupostamente a lage que cobre o r/c não devia ser uma peça única? Com tantas vigas e tão largas dá ideia que fizeram várias pequenas lages apoiadas em vigas
    `
    São lajes aligeiradas, é suposto ser mesmo assim... aos sectores.
  6.  # 26

Colocado por: Pedro Barradas`
    São lajes aligeiradas, é suposto ser mesmo assim... aos sectores.

E eu que pensava que a lage era só uma peça..

Mas de qualquer maneira essas lages aligeiradas estarão assentes nas vigas e não nos tijolos certo?

Dá para retirá-los desde que não mexa nas vigas e pilares, certo?
  7.  # 27

Colocado por: TCarvalhoMas de qualquer maneira essas lages aligeiradas estarão assentes nas vigas e não nos tijolos certo?

Assente.... salvo seja!!! Está tudo conectado. se a estrutura foi cumprida, os calculos terão sido executados de forma aque a estrutura se mantenha mesmo removendo as paredes.
    TCarvalho, arranje lá um engenheiro para ir ao local e explicar o que pode ou deve ser feito.
  8.  # 28

Veja aqui... por exemplo
    https://forumdacasa.com/discussion/40800/laje-aligeirada-de-vigotas-de-25cm-cargas-maximas/
  9.  # 29

Colocado por: Pedro Barradas
    Assente.... salvo seja!!! Está tudo conectado. se a estrutura foi cumprida, os calculos terão sido executados de forma aque a estrutura se mantenha mesmo removendo as paredes.
    TCarvalho, arranje lá um engenheiro para ir ao local e explicar o que pode ou deve ser feito.

Aconselha algum engenheiro que faça trabalhos para estes lados? (Seixal)
  10.  # 30

Tenho um engenheiro de confiança para esse tipo de trabalhos, é de Sesimbra.
    Se quiser o contacto, mande-me por MP o seu mail.
  11.  # 31

por falar em MP, por que razao nao tenho...
  12.  # 32

Colocado por: ****Já o Pedro explicou , o melhor é falar com um engenheiro, muitas vezes , no antigamente as paredes eram calculadas para ajudar a suportar as cargas , mas se começar , no cortar e a remendar nunca mais tem casa e de certeza que ficará muito caro , quer reforçar com elementos, metálicos, ou carbono , e depois não pode demolir a martelo , teriam de ser cortadas com máquinas próprias , para betão !

Será que antigamente as pessoas não pensavam no futuro? Um investimento tão grande como a construção de uma moradia devia ser pensado de forma a ser versátil e passível de sofrer alterações um dia mais tarde.. Tudo seria mais fácil se pelo menos o tecto do r/c fosse uma lage maciça.. Só um desabafo
  13.  # 33

em 1984... O pessoal queria o mais barato.... Versatilidade, alterações no futuro!!?.o que era isso em 1984!!?
    Concordam com este comentário: antonylemos, TCarvalho
  14.  # 34

Colocado por: Pedro Barradasem 1984... O pessoal queria o mais barato.... Versatilidade, alterações no futuro!!?.o que era isso em 1984!!?
    Concordam com este comentário:antonylemos
    e mesmo hoje...
    Concordam com este comentário: TCarvalho, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Costa
  15.  # 35

Colocado por: ****

Porquê não contatou um arquiteto ou um engenheiro, para lhe ajudar na altura de analisar os projetos antes da compra, eu quando vou viajar para um determinado país, pergunto ao médico , sobre as vacinas e medicação, não interprete mal !

Sinceramente ainda não assinei a escritura.. Dei sinal e assinei cpcv mas ainda não concui o negócio..

Vamos ver se percebi.. as vigas de 50 ficam com cerca de 30cm pendurados no tecto e as de 70cm ficam com 50cm pendurados certo?
    Ou seja dependendo do estudo do engenheiro (poderá ser diferente) à partida terei de reforçar a viga de 70cm e mandar cortar 20cm para ficar com cerca se 30cm de vigas salientes distribuidas pelo tecto, colocar tecto falso para ficar tudo por igual..
    Se for mais ou menos isso em quanto me poderá ficar a brincadeira?
    A casa não é propriamente barata mas tem um óptimo espaço exterior e a localização é excelente..
  16.  # 36

Já sei que me vão "cair em cima" por aquilo que vou dizer.... mas porque também passei pelo mesmo deixo a minha opinião.

No meu caso as vigas estão a vista e já sabia com o que podia contar.

Eu optei por contratar um arquitecto que me orientou nos trabalhos a fazer. E neste caso penso que pode fazer o mesmo, pode verificar as plantas e perceber se é necessário a intervenção de um eng. ou indo ao encontro do DO incorporar as vigas no estilo interior da casa( como foi o meu caso).

Vai manter o chão? Não deve ter filhos pequenos para pensar colocar umas escadas dessas....
  17.  # 37

Colocado por: papacurvasJá sei que me vão "cair em cima" por aquilo que vou dizer.... mas porque também passei pelo mesmo deixo a minha opinião.

No meu caso as vigas estão a vista e já sabia com o que podia contar.

Eu optei por contratar um arquitecto que me orientou nos trabalhos a fazer. E neste caso penso que pode fazer o mesmo, pode verificar as plantas e perceber se é necessário a intervenção de um eng. ou indo ao encontro do DO incorporar as vigas no estilo interior da casa( como foi o meu caso).

Vai manter o chão? Não deve ter filhos pequenos para pensar colocar umas escadas dessas....

Tenho com 5 anos mas acho que não será problema colocando um corrimão.. E ao esburacar a casa também posso ver o efeito da escada em betão sem todas aquelas paredes à volta.. Posso até achar na altura que a escada que lá está, com algum "makeup", até nem fique assim tão mal.

Também teve de retirar paredes na sua casa? Precisou de reforçar as vigas ao tirá-las?

Eu percebo a parte de contratar um arquitecto, pela distribuição do espaço, mas no meu caso, visto ser um problema mais estrutural e como tenho uma viga anormalmente grande e fina (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade) acho que o mais indicado será mesmo um engenheiro. Até porque também já li algures aqui no forum que existem umas máquinas que fazem um género de scan à parede e permitem ver com uma margem de erro muito reduzida o que temos dentro das paredes (vigas, pilares, fios eléctricos).
    Julgo que seja uma ferramenta utilizada por engenheiros (posso estar errado).
  18.  # 38

Nas escadas que colocou tinha de colocar dois corrimões ; )

Tirei paredes, coloquei outras, mais I.S, fiz uma viga falsa para criar harmonia, procure o meu tópico para ter uma ideia.

Se o Arq. for sério ira com certeza aconselhar a intervenção de um Eng. num problema estrutural.

Apenas considero que um Arq tem capacidade para depois de ir ao local, ver os desenhos /plantas que possui, saber as suas ideias, de definir um rumo a seguir para o seu projeto.

p.s não sou Arq, apenas estou a dizer o que eu fiz.
  19.  # 39

Colocado por: papacurvasNas escadas que colocou tinha de colocar dois corrimões ; )

Tirei paredes, coloquei outras, mais I.S, fiz uma viga falsa para criar harmonia, procure o meu tópico para ter uma ideia.

Se o Arq. for sério ira com certeza aconselhar a intervenção de um Eng. num problema estrutural.

Apenas considero que um Arq tem capacidade para depois de ir ao local, ver os desenhos /plantas que possui, saber as suas ideias, de definir um rumo a seguir para o seu projeto.

p.s não sou Arq, apenas estou a dizer o que eu fiz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TCarvalho

Vou dar uma vista de olhos e já dou feedback..

Por alto vi que foi no barreiro. Contratou alguma empresa para fazer tudo ou contratou várias pessoas para as diferentes tarefas?
  20.  # 40

Pedreiro, aguas, esgotos, eletricidade a mesma empresa o resto por fora.

0.0257 seg. NEW