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  1.  # 1

    Colocado por: antonylemosnão concordo
    em primeiro lugar não areja as extremidades da madeira, ao que, se ganhar humidade fica lá a humidade. a madeira nunca deve ficar em contacto com a argamassa.


    Leia la o que diz no ponto 3 do pormenor...

    Antony..explique la o seu pormenor..o que esta azul é um upe?
  2.  # 2

    Colocado por: riscos

    não sei que analise fez..qual o vão que tem de vencer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SS1128


    Análise de olho :)
    a largura são 2,3metros.
  3.  # 3

    Entao mete umas ripas R10 afastadas de 0.38 m fica resolvido. Mais barato que isto nao há
  4.  # 4

    Colocado por: riscosLeia la o que diz no ponto 3 do pormenor...

    Antony..explique la o seu pormenor..o que esta azul é um upe?
    desculpa não vi o que estava escrito nas notas, apenas li a legenda do desenho e não tem lá a tela, sim se estiver envolvido com tela tudo bem, pois evita o contacto com a humidade.. mas não é a melhor solução. è como a que eu sugeri inicialmente difere na tela.. mas se entrar humidade ela não consegue sair.

    No meu detalhe tem uma caixa em chapa que protege a extremidade da viga mantendo-a seca e deixando que possa arejar caso se molhe, bastam alguns mm para permitir esse arejamento e a dilatação da madeira caso inche com água., a viga estaria assente numa borracha ou cortiça por exemplo para não ter contacto com humidades.

    Vi este detalhe mostrado pelo Engº Filipe Ferreira da AOF numa formação a que fui recentemente. Ele mostrou mais umas outras opções, mas penso que para o que se pretende aqui esta seria a mais indicada...
  5.  # 5

    outra hipótese encontrada na revista pedra e cal nº41 usar uma prótese e apenas substituir as pontas danificadas
      12.JPG
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosdesculpa não vi o que estava escrito nas notas, apenas li a legenda do desenho e não tem lá a tela, sim se estiver envolvido com tela tudo bem, pois evita o contacto com a humidade.. mas não é a melhor solução. è como a que eu sugeri inicialmente difere na tela.. mas se entrar humidade ela não consegue sair.

    No meu detalhe tem uma caixa em chapa que protege a extremidade da viga mantendo-a seca e deixando que possa arejar caso se molhe, bastam alguns mm para permitir esse arejamento e a dilatação da madeira caso inche com água., a viga estaria assente numa borracha ou cortiça por exemplo para não ter contacto com humidades.

    Vi este detalhe mostrado pelo Engº Filipe Ferreira da AOF numa formação a que fui recentemente. Ele mostrou mais umas outras opções, mas penso que para o que se pretende aqui esta seria a mais indicada...

    E como é que fixa a chapa á parede, e com a chapa continua, como é que faz para que a chapa nao torça quanfo a viga trabalhar. Isso nao funciona antony..funciona e ja o fiz varias vezes, depois mostro como..agora isso é solucao construtiva nao é solucao estrutural porque nao funciona
  7.  # 7

    Colocado por: riscos
    E como é que fixa a chapa á parede, e com a chapa continua, como é que faz para que a chapa nao torça quanfo a viga trabalhar. Isso nao funciona antony..funciona e ja o fiz varias vezes, depois mostro como..agora isso é solucao construtiva nao é solucao estrutural porque nao funciona
    A chapa é no fundo um copo, não é contínua., fixada á parede com argamassa. A madeira fica dentro desse copo com uma folga para respirar.

    assente sobre uma borracha... funciona perfeitamente senão não seria usada há anos para reabilitação de estruturas em madeira.
      13.JPG
  8.  # 8

    Durante séculos nunca se utilizou isso.... simplifiquem!!!
  9.  # 9

    concordo contigo em parte pedro. mas este detalhe foi usado em várias reabilitações de igrejas e palácios. e não é novo.
  10.  # 10

    Colocado por: antonylemosconcordo contigo em parte pedro. mas este detalhe foi usado em várias reabilitações de igrejas e palácios. e não é novo.


    Oh antony, eu até percebo que essas "invenções" porque na engenharia não existe um método infalível e os outros são todos errados..existem n soluções possíveis.
    Em relação a essa, não é correta.
    1º o aco deve ser de siderurgia e não em chapa so de revestimento, porque não vai conseguir ligar esse copo à parede, para ter essa solução deve ter um perfil U, corrido de forma a distribuir a carga, esse U, tem de ser fixo á parede.
    2º porque tal como o sistema LSF essa chapa vai se deteriorar em contato com o grout.
    3º como vai ligar as vigas à chapa para que funcionem ao arranque, ao corte e à torção.

    NO fundo o antony não tem de ter estas noções porque é arquiteto, não tem obrigação de saber se funciona ou não.
 
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