Colocado por: antonylemosnão concordo
em primeiro lugar não areja as extremidades da madeira, ao que, se ganhar humidade fica lá a humidade. a madeira nunca deve ficar em contacto com a argamassa.
Colocado por: riscos
não sei que analise fez..qual o vão que tem de vencer?
Colocado por: riscosLeia la o que diz no ponto 3 do pormenor...desculpa não vi o que estava escrito nas notas, apenas li a legenda do desenho e não tem lá a tela, sim se estiver envolvido com tela tudo bem, pois evita o contacto com a humidade.. mas não é a melhor solução. è como a que eu sugeri inicialmente difere na tela.. mas se entrar humidade ela não consegue sair.
Antony..explique la o seu pormenor..o que esta azul é um upe?
Colocado por: antonylemosdesculpa não vi o que estava escrito nas notas, apenas li a legenda do desenho e não tem lá a tela, sim se estiver envolvido com tela tudo bem, pois evita o contacto com a humidade.. mas não é a melhor solução. è como a que eu sugeri inicialmente difere na tela.. mas se entrar humidade ela não consegue sair.
No meu detalhe tem uma caixa em chapa que protege a extremidade da viga mantendo-a seca e deixando que possa arejar caso se molhe, bastam alguns mm para permitir esse arejamento e a dilatação da madeira caso inche com água., a viga estaria assente numa borracha ou cortiça por exemplo para não ter contacto com humidades.
Vi este detalhe mostrado pelo Engº Filipe Ferreira da AOF numa formação a que fui recentemente. Ele mostrou mais umas outras opções, mas penso que para o que se pretende aqui esta seria a mais indicada...
Colocado por: riscosA chapa é no fundo um copo, não é contínua., fixada á parede com argamassa. A madeira fica dentro desse copo com uma folga para respirar.
E como é que fixa a chapa á parede, e com a chapa continua, como é que faz para que a chapa nao torça quanfo a viga trabalhar. Isso nao funciona antony..funciona e ja o fiz varias vezes, depois mostro como..agora isso é solucao construtiva nao é solucao estrutural porque nao funciona
Colocado por: antonylemosconcordo contigo em parte pedro. mas este detalhe foi usado em várias reabilitações de igrejas e palácios. e não é novo.