Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos

    Desde já um obrigado a este forum por toda a ajuda. Tenho aprendido imenso.

    Vou tentar ir escrevendo aqui o diário minha aventura e se alguem tiver comentarios/sugestões, por favor partilhe.

    PS: Desculpem a falta de alguns acentos ortograficos mas tenho um laptop com teclado de UK e não é facil encontra-los... :-)
  2.  # 2

    Neste momento estou á finalizar a negociação do terreno.

    A localização será se tudo correr bem no Alto das Vinhas, Sesimbra.

    Aquela zona teve um projecto de loteamento e no mesmo projecto aparecea nota "projeto tipo" no entanto a realidade é que quando ando por lá, a spoucas que estão feitas não são necessáriamente iguais...

    Alguem conhece a zona e tem exeperiência com os projectos, etc?
    Estou for a do país e não consigo para já ir á camara. Lá passarei quando chegar a Portugal e antes da escritura.

    Obrigado
  3.  # 3

    Muito bem parabéns boa zona, eu também vou construir em Sesimbra só que lagoa de Albufeira.

    Respondendo à sua pergunta, existem casos em a construção em algumas urbanizações poderá ter algumas condicionantes, no seu caso faz referência a um “projecto tipo” quer dizer poderá fazer uma construção sem que existam muitas alterações ao projecto proposto pelo promotor.

    Agora a quantidade de alterações admitidas pelas câmeras, cada caso é um caso.

    Agende uma reunião, com a Arquiteta da câmera de Sesimbra que por sinal é bastante cardeal..

    Boa sorte
  4.  # 4

    Obrigado Carlosalves.

    Enviei hoje E-mail para a câmera de Sesimbra a tentar marcar reunião o mais breve possivel.

    Muito bem parabéns boa zona, eu também vou construir em Sesimbra só que lagoa de Albufeira.


    Estive a ver terrenos por ai tambem mas ou eram muito pequenos, em banda e com projeto tipo que não gostei ou grandes, longe da praia e caros...
    A situção inserta das AUGIs, etc tambem me deixou com o pé atras... mas como está a ser a sua experiência?

    Já agora, se não for pedir muito partilhe como estão a correr as coisas. Pode ser que eu possa utilizar algumas das empresas que utilizou caso tenha uma boa experiencia visto ser tão proximo.
  5.  # 5

    Bom dia,

    Sim existem terrenos na zona da lagoa são pequenos na ordem dos 300/350m2 os melhorzinhos são a cerca de 2km da praia mas isso para mim não é muito importante.
    Para ter uma ideia o meu lote tem cerca de 1000m2, existem efetivamente algumas Augis que ainda não estão totalmente com os processos finalizados, mas existem muitas excepções e bons negócios.

    O meu processo ainda está no início, tenho lote, projecto e orçamentos.
    Neste momento ainda não sei se vou entregar o processo na câmera como projecto de licenciamento ou como comunicação prévia o que me permite o início de uma construção quase imediata.
    Boa sorte
  6.  # 6

    Obrigado

    Sim existem terrenos na zona da lagoa são pequenos na ordem dos 300/350m2

    Vi lá com 200 e poucos... o que não dá para quase nada...

    E pode partilhar os valores praticados actualmente nesses terrenos maiores?

    Está contente com o seu gabinte de arquitetura? São desta zona?
  7.  # 7

    O meu lote.

    É um duplo gaveto com impostos ficou não ordem dos 80000€ + coisa menos coisa.
    Existem alguns dentro da mesma área com valor de venda pelos 100000€ mais impostos são lotes caros!!

    Não sei qual a sua margem em temos de valores mas na ordem dos 55000€ Consegue lotes de construção livre com + 500m2.

    Sim estou contente, com o meu gabinete de arquitetura, tendo em consideração as inúmera alterações que fui fazendo al longo do processo nunca vi na vontade.

    Editado: Não existem muitos lotes grandes são raros vi 3 ou 4

    Boa sorte
  8.  # 8

    Bom dia a todos

    Um dos terrenos que encontrei, o vendedor tem projeto da casa.
    Ora aqui começa as minhas duvidas.

    Ele na pratica tem um dossier com as plantas, projeto, etc em papel.

    Mas foi feito em 2011-2012 aquando do projeto de loteamento.
    No entanto o gabinete que fez estes projetos ja nem existe...

    Isto tem algum beneficio para mim? Pois não estará aprovado tendo em conta já ser um projeto com 6 a 7 anos.
    Já não existe o gabinte de arquitetura, como tal tenho de arranjar outro que vai ter de recriar tudo novamente de qualquer maneira (digital) ate porque pretendia fazer algumas pequenas alteraçóes.
      Indice.JPG
  9.  # 9

    Não, esse processo já caducou.... Faça mas é um projecto NOVO a gosto, de raiz.
  10.  # 10

    Se gosta do terreno faça um projecto novo não perca tempo, com esse existente.
  11.  # 11

    Proposta feita e aceite a um terreno nessa zona.

    O terreno é de um Banco e como tal já ficou reservado para nós e a escritura vai ser feita dentro de 2 a 3 semanas.

    Entretanto enviei E-mail para a camara de Sesimbra a pedir para marcar reuniao ao qual que me respondeu:
    "Recebido o pedido, temos a informar que o mesmo é feito através de requerimento ( não há reunião presencial).

    Enviaram-me o requerimento a preencher que anexo abaixo.
    Vou fazer o mesmo tendo em conta que são só 33,86€ e fico com algo oficial, mas queria aproveitar para pedir logo tudo.

    Estava a pensar pedir a opcao do requerimento "Os condicionalismos gerais a que deve obedecer a operação urbanística" mas podem dar-me a vossa opinião sobre que mais devo pedir?
      Requerimento.JPG
  12.  # 12

    Bom dia,

    Sim este caso em concreto, tendo em consideração que ainda não é dono do terreno não tem reunião presencial.

    Só uma pergunta, viu alguma documentação do terreno que comprou au vai comprar, cuidado com os terrenos dos bancos.

    Primeiro antes de qualquer reunião com a câmera municiapal ou negócio deveria ver a caderneta predial e a certidão da conservatória essas documentos já lhe tiram grande parte das dúvidas! Por exemplo a implantação, se é urbano ou não.

    O terreno é em urbanização? Pergunto porque se não for cuidado com as licenças de construção!!!!!

    Sendo urbano, a planta de urbanização, para aferir se é ou não de construção livre.

    Bem cuidado

    As perguntas na câmera são irrelevantes, se o terreno for urbano ou estiver urbanizado tudo que tem a ver com urbanismo um bom arquiteto sabe.
  13.  # 13

    Obrigado pela resposta Carlosalves

    Já tenho a caderneta predial e a certidão da conservatória e parece tudo ok. Está como Urbano com area de implantação e construção.

    Existe tambem um projeto de loteamento que refere moradia em banda (fim de banda) e projeto tipo. Mas já tem alguns 10 anos e sei que a cmara esta mais flexivel pois já existem lá outras que embora tenham o mesmo "design" exterior, não seguem projeto modelo.

    Mas pretendia saber mais:
    - é um lote de fim de banda. Qual a flexibilidade? é possivel fazer banda só pela garagem como nas da Lagoa de Albufeira?
    - Permite construir cave. Pode a mesma ser usada para garagem?
    - etc...

    Já falei com 1 ou 2 arquitectos que me responderam que só a camera pode responder a estas questoes.
  14.  # 14

    Bom dia mais uma vez,

    Exatamente, só a câmera poderá responder, tudo que se lhe possam dizer agora será unicamente uma mera opinião.. o que não lhe interessa só o vai confundir ainda mais.

    Cuidado com os projectos com mais de 10 anos pode ser bom ou mau.

    Tudo a correr bem
  15.  # 15

    Obrigado.

    Sim, a camara pode responder, ao qual reverto para a minha pergunta inicial :-)

    Estava a pensar pedir a opcao do requerimento "Os condicionalismos gerais a que deve obedecer a operação urbanística" mas podem dar-me a vossa opinião sobre que mais devo pedir?
  16.  # 16

    Boa tarde ****

    Se vir o meu post de hoje de manhã, referi:

    Entretanto enviei E-mail para a camara de Sesimbra a pedir para marcar reuniao ao qual que me respondeu:
    "Recebido o pedido, temos a informar que o mesmo é feito através de requerimento ( não há reunião presencial).

    Enviaram-me o requerimento a preencher que anexo abaixo.
    Vou fazer o mesmo tendo em conta que são só 33,86€ e fico com algo oficial, mas queria aproveitar para pedir logo tudo.

    Estava a pensar pedir a opcao do requerimento "Os condicionalismos gerais a que deve obedecer a operação urbanística" mas podem dar-me a vossa opinião sobre que mais devo pedir?
  17.  # 17

    Sim, é a minha intenção... mas por isso pedi a ajuda sobre o que mais pedir no requerimento que tenho de submter.

    É a minha primeira vez, por isso não sei bem o que pedir no formulario que partilhei.
  18.  # 18

    Vou tentar explicar novamente de outra maneira pois pode-me ter falhado algo:

    1 - O terreno está reservado mas escritura só para daqui a 2 ou 3 semanas.
    2 - O terreno menciona projeto tipo que posso não gostar e não querer comprar o terreno.
    3 - Ainda não tenho o aquitecto seleccionado. A minha intenção é quando tiver a certeza do terreno pedir propostas a 2 ou 3 arquitetos e avaliar as respostas
    4 - Falei com 2 ou 3 Arquitectos mas que mencionaram que podiam tentar perceber, falar com a camara, etc mas visto não estarem a trabalhar para mim é na base da boa vontade... e com a rapidez que lhes convem...

    Ou seja, parece uma pescadinha de rabo na boca... não tenho terreno por não ter arquitecto mas não tenho arquitecto por não ter terreno.... estou a fazer algo mal?
  19.  # 19

    Conselho de amigo, não devia comprar o terreno sem saber as suas condicionantes na CM.
    Esqueça o projecto antigo, PDM pode ter mudado entretanto. Veja quando o podem receber no urbanismo, faça as perguntas e veja qual a implementação que pode construir no terreno.
    Não Comore sem saber se da para o que você quer ou não...
  20.  # 20

    Boa tarde a todos ( Carfes)

    Se pretende fazer uma alteração ao loteamento, aí sugiro que contacte o gabite que fez o loteamento, de outra forma poderá ter problemas.

    Contacte o gabite e tente perceber a abertura, eles poderiam ajudar.
 
0.0207 seg. NEW