Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

€/m2 é uma treta...
    Concordam com este comentário: DR1982, Joao Dias, joaosantos, ricat
  2.  # 162

Um colega meu de trabalho fez uma moradia de 2 andares com garagem, bastante apresentável, e diz que gastou menos de 70.000 euros (o terreno foi herdado).

Mas foi ao longo de vários anos, foi tudo aos pouquinhos, sempre por partes, e a regatear orçamentos com A, B, C. Chegou inclusivamente a ser ele a comprar o material e a pagar a M.O. ao dia ... Salvo erro também fez algumas coisas ele próprio, como pinturas ...

Com tempo, arte, e paciência podem-se poupar dezenas de milhares de euros. Mas se tiver deadlines e não tiver pachorra, nem alma de negociante, prepare-se para gastar euros.
  3.  # 163

E os euros foram todos contabilizados ?
  4.  # 164

Esta, ja tao falada aqui no fórum tem 160m2 uteis e custou por volta dos 100.000€, dizem...
    https://www.archdaily.com.br/br/873206/casa-mami-noarq

Tambem queria, mas mal comecei a pensar nessa hipótese mais a serio rapidamente me apercebi que nao conseguia fazer uma proeza destas!
  5.  # 165

Colocado por: enf.magalhaesE os euros foram todos contabilizados ?

Ele refere isso em conversa informal, sem grandes preciosismos, mas acredito que o total tenha rondado esses valores.

A moradia não tem grandes acabamentos, mas é bastante acolhedora, é sala+kitchenette 1.º andar, 2 quartos e Wc andar superior, o teto ainda tem uns acabamentos em madeira, e ainda tem um alpendre no exterior.

Ele teve uma paciência de santo para a construir, andou anos e anos a viver num anexo aldrabado ... Acredito realmente que tenha ficado bastante em conta.
  6.  # 166

Resumindo: para uma construção de arquitetura "normal", sem grandes corpos balançados, sem grandes contenções de terra,ou outras formas demasiado complexas, consegue construir uma casa por 800 a 1000€ o metro quadrado, incluindo louça suspensa, paineis solares e mais alguns pequenos luxos. Não chega assim?
  7.  # 167

Eu vou ter alpendre, podia ter garagem é igual, contabilizo ao preço da área de habitação? Só nisso pode haver um diferença considerável no valor do m2.
    É errónea essa fórmula do m2 quando se aplica de uma forma geral, a fórmula é simples valor total ÷ m2, mas só fonciona com exatidão aplicada individualmente...
  8.  # 168

Ja por isso se diz que o preço m2 é apenas para ter uma ideia mais ou menos, preços com exatidão só com o projeto e pedindo orçamentos!
    Por essa ordem de ideias também nao pode atribuir o mesmo valor m2 à cozinha e wc’s do que atribuí à sala e quartos...
  9.  # 169

Colocado por: DR1982preços com exatidão só com o projeto

É isso.
    Portanto, para conseguirem controlar a vossa obra também nos custos, nada melhor do que começar logo bem, o que inclui projecto como deve ser, de profissional.
    (E sejam realistas e equilibrados (dependendo do vosso orçamento em mente, claro) no que pedem ao profissional para o projecto.)
    É tão simples.
    Boa sorte nas obras para todos !
  10.  # 170

Colocado por: zedasilva
    300€
    depende do tamanho do depósito pois ao preço a que estam os combustíveis pode valer mais o combustível que o carro.
  11.  # 171

Colocado por: CMartin
    É isso.
    Portanto, para conseguirem controlar a vossa obra também nos custos, nada melhor do que começar logo bem, o que inclui projecto como deve ser, de profissional.
    (E sejam realistas e equilibrados (dependendo do vosso orçamento em mente, claro) no que pedem ao profissional para o projecto.)
    É tão simples.
    Boa sorte nas obras para todos !

Era bom que fosse mas não é assim tão simples nem linear... A menos que sejam duas casas semelhantes, é erróneo generalizar... Cada projeto é uma realidade diferente, casa térrea ou torre, lages maciças ou aligeirada, com ou sem desvao, cobertura tradicional ou plana, vãos suspensos, caboucos, isto só na estrutura já nem vamos falar nas impermeabilizações, rufos, caixilharia, etics, água e esgoto, etc... Ainda não começamos a falar de acabamentos!
    Isto é assunto sem assunto porque nunca vai ter uma ideia concreta sem orçamentos, mesmo em fase de projeto não é um cálculo exato.
    Repare eu fui falar com um empreiteiro que me deu um número (550/600€, m2) depois no orçamento que me deu chave na mão já ia em 742€/m2...
    E pirilimpimpim está história para mim chegou ao fim... 😁😁
    Boa continuação!
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, ricat
  12.  # 172

Colocado por: jorgealvesdepende do tamanho do depósito pois ao preço a que estam os combustíveis pode valer mais o combustível que o carro.

espere umas semanas, e vai ver tudo o resto a subir também... cantando e rindo que agora vem o mundial.
  13.  # 173

Oh JoelM, o que disse era que uma pessoa pede uma casa ao arquitecto de 150 mil e ele deve desenhar um projecto para esse objectivo , já sei que na construção podia resvalar para 160 , 170 ou 180 mil , existe sempre uma margem de erro .
    O que me revolta é o pessoal pedir casa para 150 mil E apresentarem projectos para 250 mil euros é convenceram o DO que aquele desenho corresponde a casa de 150 mil , o DO fica iludido diz para mandar a papelada para a Câmara, é aprovado , vai pedir orçamentos e percebe que no mínimo de 250 ou 300 mil para uma casa que foi convencido que era comportavel de executar por 150 ou 160 mil.... esta é a história de muitos DO ... e você deve saber que isto acontece ...
    Concordam com este comentário: DR1982, Marcopom
  14.  # 174

Revestimentos esses escolhidos por quem ???
    Mas não vale apena discutir isto.
  15.  # 175

. Eu tinha um comentário, mas como a procissão ainda vai no adro... falamos depois! 😁😁
  16.  # 176

No link do Espaços e Casas da casa a 1000€/m2 (posso depois confirmar a área útil ao certo, mas não posso prometer é quando), foi dado um orçamento tecto de 180.000€ aos arquitectos. Não houve resvalamento. Não é caso único, que eu conheça em que não tenha havido surpresas.
    O próprio arqt Nuno Gouveia está a construir a sua casa, e de forma partilhada no fórum, que eu tenha conhecimento, tem-se mantido dentro do valor por ele entendido, os 100.000€.

Alguma coisa vos deve estar a escapar, face a estes casos concretos. Talvez possamos nos questionar se serão os projectos (?).
  17.  # 177

Colocado por: CMartinTalvez possamos nos questionar se serão os projectos (?).

Até que ponto é esse projecto fidedigno ou talvez antes, factual ?
  18.  # 178

Colocado por: JoelM

Eu diria que inclui projecto de execução, mapa de quantidades, acabamentos e caderno de encargos.
    Concordam com este comentário:CMartin

Normalmente paga-se a alguém para fazer esse trabalho??
  19.  # 179

Colocado por: CMartinNo link do Espaços e Casas da casa a 1000€/m2 (posso depois confirmar a área útil ao certo, mas não posso prometer é quando), foi dado um orçamento tecto de 180.000€ aos arquitectos. Não houve resvalamento. Não é caso único, que eu conheça em que não tenha havido surpresas.
    O próprio arqt Nuno Gouveia está a construir a sua casa, e de forma partilhada no fórum, que eu tenha conhecimento, tem-se mantido dentro do valor por ele entendido, os 100.000€.

Alguma coisa vos deve estar a escapar, face a estes casos concretos. Talvez possamos nos questionar se serão os projectos (?).
    CMartin, veja o video do espaços e casas, o arquiteto fala na arra de implantação, (56-60m2) e fala em 80-90m2 de área util...
  20.  # 180

Também tive caderno de encargos , mas houve especialidades com diferenças abismais para supastamente a mesma coisa , na altura fiquei na dúvida se o mais barato estava demasiado barato e ia ser enganado ou se o caro estava estupidamente caro e estava a ser roubado á cara podre...

0.0377 seg. NEW