Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: nmex2

que raio de ideia esta sua.... logo agora que eu ia abrir um tópico novo de quanto custará uma "casa térrea moradia" com 173,52m2, com paredes, chão, tecto, ah .. e janelas... tenho lido muito, mas só encontrei para casas de 165m2 e de 200m2, e a minha, terá exactamente 173,52m2, que foi o projecto que eu desenhei ..

;)

estava a pensar o mesmo, mas queria adicionar a garagem... o que já dava para mais umas páginas de discussão se a devemos contabilizar a 500, 600 ou a 1000 como a casa :P
  2.  # 2

Colocado por: turnip

Somos mesmo um pais rico para construir no mínimo a 1000€\m2
    Concordam com este comentário:ricat

Turnip,

Sem qualquer ironia, se alguém aqui chega, sem qualquer projeto, a perguntar quanto custas XXX metros, esta será de todas a melhor resposta que pode obter. O resto é vento.
  3.  # 3

Colocado por: ****

ui, muito caro.... é uma construção sem luxos que eu pretendo, assim a dar para o furgal... soalho todos me dizem que é caro (não percebo como no passado havia tanto soalho, devia haver muita gente rica...)

retire lá o soalho, e quanto muito, um almoco dia sim dia não.

já tenho um orçamento por 117 mil e 300, e só me pede almoços as 3a, 4a e 5a... e posso escolher mármore de carrara (ou equivalemte), como lhe disse, nada de luxos.
  4.  # 4

Colocado por: CMartinUm forum multidisciplinar; transparente; abrangente com seriedade pode de facto contribuir primeiro para mudar as mentalidades do mercado que aqui vemos de dono de obra

Sobe pena de ser cruxificado, e com toda a razão, pelos bons DO que por aqui há.
    A grande maioria dos DO que aqui aparece, não interessa nem ao Menino Jesus.
    É um DO que apenas aqui vêm porque tem algum tempo livre, aproveita o Know-how dos profissionais que por aqui andam para de uma forma gratuita solucionar os problemas que arranjaram com os maus profissionais que contrataram.
    Muitos deles numa aptitude de chico espertismo e de “eu sou mais inteligente que os outros” insistem que serão capazes de fazer o mesmo que os outros por metade do dinheiro.
    Contam-se pelos dedos os DO que já por aqui passaram, “aproveitaram” de forma gratuita toda a informação que por aqui há e no final tiveram a coragem de o reconhecer e expor as suas obras.
    Enquanto profissional que vive do seu saber, do investimento que fez e faz na sua constante formação e aperfeiçoamento, não tenho qualquer problema em “doar” sem qualquer contrapartida uma parte desse conhecimento.
    Não me façam é sentir obrigado a “estar de perna aberta”
    Desculpem o desabafo mas hoje os couratos estavam mal passados.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Pedro Barradas, XR2i, Picareta, Rui Viegas, Joao Dias, LuB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, antonylemos
  5.  # 5

Zedasilva, tem razão em tudo, mas acho que esses DO, ao fim do primeiro comentário já se sabe ao que veêm.

Agora contatos mal passados é que não se admite, dassss
  6.  # 6

Colocado por: NTORIONacho que esses DO, ao fim do primeiro comentário já se sabe ao que veêm.

Verdade!
    Talvez seja por isso que muitas vezes se assiste aqui a respostas mais ou menos "abrutalhadas"
  7.  # 7

E defendendo um pouco os arquitetos, vir aqui ao fórum colocar o primeiro esboço que lhes é fornecido, também pouco sentido faz, o objetivo desse esboço é o arquiteto perceber se também aquele desenho está de acordo com o que o cliente pretende é só depois afinar, ou seja andar a perder tempo com desenhos para o lixo.

Na minha primeira casa, fui eu que a desenhei, demorei 1 ano até chegar exatamente ao que queria (na altura não havia pressa). Agora deixei tudo a cargo do arquiteto, e os dois primeiros desenhos que me deu, demorei 2 semanas em cada a devolve-los com as alterações pretendidas, e ele sempre foi mais além e melhorou os projetos.

Ou seja não é pegar no primeiro desenho e colocar no fórum como um projeto já muito teabalhado.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  8.  # 8

Colocado por: zedasilva
    Sobe pena de ser cruxificado, e com toda a razão, pelos bons DO que por aqui há.
    A grande maioria dos DO que aqui aparece, não interessa nem ao Menino Jesus.
    É um DO que apenas aqui vêm porque tem algum tempo livre, aproveita o Know-how dos profissionais que por aqui andam para de uma forma gratuita solucionar os problemas que arranjaram com os maus profissionais que contrataram.
    Muitos deles numa aptitude de chico espertismo e de “eu sou mais inteligente que os outros” insistem que serão capazes de fazer o mesmo que os outros por metade do dinheiro.
    Contam-se pelos dedos os DO que já por aqui passaram, “aproveitaram” de forma gratuita toda a informação que por aqui há e no final tiveram a coragem de o reconhecer e expor as suas obras.
    Enquanto profissional que vive do seu saber, do investimento que fez e faz na sua constante formação e aperfeiçoamento, não tenho qualquer problema em “doar” sem qualquer contrapartida uma parte desse conhecimento.
    Não me façam é sentir obrigado a “estar de perna aberta”
    Desculpem o desabafo mas hoje os couratos estavam mal passados.
    Concordam com este comentário:JoelM,Pedro Barradas

Eu sei zé.
    Por essa razão também é que eu fiz a distinção do mercado representado no fórum, e o outro, que existe mas não aqui presente.
    Acho sinceramente que o forum não pode servir para isso, ou seja, como meio de usar as informações dadas para depois evitar os profissionais em obra. O forum é antes complemento à efectiva contratação e escolha de solução, não pode servir de substituição à contratação de um profissional.
  9.  # 9

Colocado por: CMartino outro, que existe mas não aqui presente.

Esse, muito dificilmente aparece por aqui.
    Esse mercado/DO muito dificilmente frequenta fóruns.
    Ainda que muita gente não tenha atingido, quando um grupo de profissionais decidiu constituir a INOVAR, teve isso em atenção.
    O prepósito da INOVAR é esse mesmo que a CMartin defende, uma plataforma para os DO que não frequentam os fóruns.
  10.  # 10

Emanuel, se quiser ter uma noção do que pode construir com 100mil euro, mais IVA, veja este tópico: https://forumdacasa.com/discussion/52536/18/moradia-t4-por-100-mil-euros-em-construcao/#Item_20
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana...
  11.  # 11

Colocado por: NTORIONE defendendo um pouco os arquitetos, vir aqui ao fórum colocar o primeiro esboço que lhes é fornecido, também pouco sentido faz

Correcto, eu nem percebo como é que ainda há arquitectos no forum a comentar os rabiscos dos donos de obra.
  12.  # 12

Colocado por: zedasilva
    Esse, muito dificilmente aparece por aqui.
    Esse mercado/DO muito dificilmente frequenta fóruns.
    Ainda que muita gente não tenha atingido, quando um grupo de profissionais decidiu constituir a INOVAR, teve isso em atenção.
    O prepósito da INOVAR é esse mesmo que a CMartin defende, uma plataforma para os DO que não frequentam os fóruns.

Claramente que há um mercado que nem frequenta a internet.

O mercado que eu refiro, frequenta sites que lhe interesse, com os quais se identifica (de moda, de produtos biológicos, de TimeOut, de Arquitectura, para mencionar alguns exemplos) e, como tal, vejo nele potencial para frequentar o forum da casa, não só pela vertente construção como de restauro e remodelação, que é forte agora, e até por interesse em design (arquitectura, interiores, mobiliário, por ex).
    Esse mercado representa um interessante potencial, porque investe afectivamente e financeiramente no que valoriza.
  13.  # 13

Colocado por: CMartinEsse mercado representa um interessante potencial.

Verdade!
    Cabe aos gestores do fórum promover diligências para chegar a esse mercado.
    Há por aqui muito trolha que quando quer tb se sabe comportar.
    Concordam com este comentário: CMartin
  14.  # 14

DOs, sobre o preço do m2 da construção a 1000€, penso que os profissionais acima de tudo mencionam este valor como referência para os DOs terem essa ideia. Parece-me um número com algum realismo, e como qualquer referência, poderão fazer por menos ou por mais. No entanto, se contarem com esse, como número redondo para a construção nova, será acima de tudo para vós, uma âncora ou balizagem saudável, até para evitarem uma série de situações que depois se lamentam, dito pelos próprios. Repito no entanto, é apenas um valor de referência, e dele fazem o que melhor entenderem (na vossa obra). Não vejo prejuizo nesta informação dada pelos profissionais.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  15.  # 15

Colocado por: PicaretaCorrecto, eu nem percebo como é que ainda há arquitectos no forum a comentar os rabiscos dos donos de obra.

Considero isso como uma parte lúdica, que dá prazer a quem o faz, conforme se comenta o objectivo (canalizações, impermeabilizações), o abstracto também faz parte duma obra, e uma parte importante. Também aí tem mercado interessado nesses assuntos e que aprecia o seu debate.
  16.  # 16

É à semelhança do que se fazia, entre outros, por exemplo neste tópico tão interessante, picareta :
    https://forumdacasa.com/discussion/19634/1/arquitectura-portuguesa/
  17.  # 17

1000€/m2 é um valor de referência e muito variável (e até questionável).
    As pessoas esquecem-se que ninguém fornece aos arquitectos um catálogo infindável com preços fixos e eternos de tudo o que é usado na construção.

O preço de um simples elemento pode variar enormemente consoante o trabalho em que é aplicado.
    Como mero exemplo, apesar de se dizer que podemos ter tecto falso a 20 e tal euros por m2. Há casas de banho com 4m2 em que basta ter um resguardo de duche em vidro a rematar no tecto, uma sanca, um foco de luz especial, um pequeno efeito qualquer para custar mais (em mão de obra) do que um tecto liso de uma sala de 40m2.

Ainda hoje à conversa com um empreiteiro, dizia-me este desesperado, que um estucador que trabalhava para ele há dois anos por 8/9€ por m2 de parede estucada lhe tinha pedido esta semana 18€/m2 pelo mesmo trabalho. Agora imagine-se o lucro que o desgraçado vai ter...

Assim sendo, talvez seja melhor perceber-se de uma vez por todas que ninguém controla o mundo sozinho (e muito menos todos os sub-empreiteiros que nele habitam) e que é pedir um pouco demais, seja a que profissional for, uma estimativa de algo que ninguém conhece (uma vez que ainda nem sequer foi projetado) e que só vai ser construído daí a uns 2 anos.

É aconselhável ter estimativas mais conservadoras, menos preconceitos, e alguma sensatez na escolha de profissionais, soluções, acabamentos, etc...
    Concordam com este comentário: CMartin, Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  18.  # 18

1000€m2 esses que rapidamente ficam curtos, para esses valores penso que ja nao se possa pensar em Soalho, PRH’s,BC’s VMC’s, cozinhas xpto, etc...
  19.  # 19

Colocado por: Anonimo06082021e tubos à maneira...

por esse valor por m2,já tem que ter uma construção muito boa!!
    Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78

Concordo.
    Com esse valor dá para construir bem. No que interessa.
    Depois os "rococós" que cada um quiser colocar à "superfície" é com cada um, e isso pode fazer disparar o valor, ou fazer o mesmo baixar um pouco.
  20.  # 20

Eu ja nao digo nada, as coisas andam caríssimas, antes de comprar a minha “gaiola” sondei os preços a que a construção anda com alguns empreiteiros e construir à “toca e foge” ja ficava por volta dos 750€ mais IVA “depois vinos da melhor maneira”...

0.0356 seg. NEW