Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde canalizadores desta casa, então é o seguinte a uns meses andei aqui a pedir ajuda para refazer o minha instalação de agua quente porque tinha alterado o termoacumulador e estava com algumas dificuldades, podem consultar o topico

    https://forumdacasa.com/discussion/52635/2/troca-de-termoacumulador/#Item_18


    na altura tive umas situações que se foram resolvendo, apesar de achar que ainda tenho uma que nao sei onde reside o problema, ontem com o tempo mais ameno e como não estava ligado o aquecimento central acho que descubri uma outra situação que queria tentar resolver/colmatar!

    segue o esquema atual (andei armado em picasso no paint) e a respetiva descriçao

    esquema
    https://imgur.com/VIOVa46


    1- saida AQS
    2- tubo pros radiadores
    3- purgador automatico ar
    4- saida "emergencia"
    5 - termostato acionador da bomba circuladora
    Como é logico todos estesitens de (2 a 5) estão no tubo de vinda da agua quente do fogão!

    6- vaso expansão aberto
    7 - bomba circuladora
    8 - vaso expansão fechado
    9 - entrada agua fria
    No final do 7 e o retorno dos radiadores

    este esquema funciona da seguinte forma. A bomba na falta da valvula de 3 vias que não existe na instalação é acionada por um disjuntor e circula para o aquecimento, caso o disjuntor esteja off a agua não ciscula e aquece o termoacumulador pela propria inercia (ou la como se diz) a quente sobe e a fria desce.

    Como disse no inicio ontem apercebi-me de 2 coisas. O fogão estava ligado, mas a bomba circuladora não, ou seja a agua "Trabalhava sozinha, comecei a ouvir barulho nas tubagens tipo agua a ferver com ar ou coisa assim parecido, fui ao sotão abriguar e apercebi-me que o barulho era das tubagens da agua quente do fogão. apercebi-me tambem que ainda não tinha sido expulsa agua nenhuma vez pela "saida de emergencia" uma vez que o tubo estava apenas morno, aguentava-se la com a mão.
    Resolvi o barulho ligando a bomba circuladora uns 5 min, mas ao fim de 1 já não existia barulho.
    percebi até aqui duas coisas, devo ter algum falhanço na instalação porque com o termoaumulador antigo era uma festa de agua pela saída de emergência, e tenho que alterar o esquema e por a agua a circular na serpentina!

    PAreceu-me a melhor forma e secalhar a mais funcional um sistema que vi que leva 2 bombas uma faz circular entre o fogão e a serpentina e outra faz ciscular para o aquecimento central!

    http://2.bp.blogspot.com/-QUrhBDo0FqU/UzdKf4wlqiI/AAAAAAAAONc/lVkhVvqwTUg/s1600/Recuperador+de+calor+com+radiadores++e+dep%25C3%25B3sito+apoio+resistencia.jpg


    o que não percebi bem o esquema de como se monta a coisa bem feita. precisava que alguem desse umas dicas atraves do meu esquema onde tenho que ligar a segunda bomba, termostato para ativar esta bomba seria ligado no proprio termoacumulador numa rosca que de momento esta tamponada e fica no meio entre a entrada e a saida da serpentina, assim apenas quando a agua do termoacumulador estive-se a X graus começava a circular para o aquecimento.

    fiquei também com duvida no meu esquema se tenho ou não bem ligada a "saida de emergencia"

    E no meio disto tudo ja tinha esta ideia, mas acho que fiquei mais convicto ontem tenho algum ar dentro das tubagens e nao sei por onde o tirar, visto que no arranque da bomba ouve-se ar a correr nos tubos e a fazer barulho nos radiadores, depois para. Alguma dica??

    Ja vou longo, portanto fico por aqui. alguma coisa que tenha ficado pouco esclarecida digam-me sffvr!

    Cumprimentos
 
0.0088 seg. NEW