Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora viva
    Venho por este meio , pedir a vossa ajuda pois sou muito leigo nesta matéria.
    Obti lincensa da câmara com projecto aprovado...
    Enfim nas marcações ou medições não foi dado o devido distanciamento entre a casa e a propriedade do vizinho...
    Diferença de menos de um metro ...
    Agora tenho problemas na câmara ... ou o vizinho cede espaço ou demolição da propriedade...
    quais os recursos para salvar a obra ?
    Que meios existem para evitar?como fazer e onde ir?
    Obrigado
  2.  # 2

ui.... não gostava de estar na sua pele.

houve ai dois erros grosseiros, o primeiro do construtor e o segundo do fiscal. Parece impossível como ninguém viu isso. Diferenças de centímetros ainda passam, mas se diz que é menos de um metro, e porque é uma diferença grande.

como deve compreender, o vizinho pode ceder o espaço, mas não é obrigado a fazê-lo. Se estivermos a falar de lotes, implicava uma alteração ao loteamento, que teria que pagar. Se não forem lotes, talvez uma correcção de áreas na conservatória resolva o problema.

a parede em questão tem muitas janelas? uma parede com janelas tem que estar a 3m da extrema, mas se não tiver janelas, já só precisa de 1,5m.

Tudo o que envolva demolir a parede e recua-la, vai afectar toda a casa
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigail
  3.  # 3

e o que lhe dizem os tecnicos responnsáveis pelo Porjecto e pela obra?
  4.  # 4

O arquitecto não tem culpa no processo
    Da parte dele está correcto o trabalho. Aqui trata-se de um facilitismo da minha parte e do construtor ambos decidimos...
    Eu sei que não foi correcto pois nessa altura os limites de distanciamento tinham sido alterados recentemente e como o terreno era estreito não alteramos nas medidas da habitação
    Quanto às janelas sim existem janelas nessa lateral .
  5.  # 5

Colocado por: BigailAqui trata-se de um facilitismo da minha parte e do construtor ambos decidimos...

E de uma irresponsabilidade do DF e do DT.
    Em caso de litigio e se for provados que ambos tiveram conhecimento, podem ser penalizados civil e profissionalmente por isso.

Colocado por: Bigailquais os recursos para salvar a obra ?

Analisar ao mais ínfimo pormenor os regulamentos da zona e tentar arranjar uma solução para fazer uma alteração ao projeto.
    O seu arquiteto é a melhor pessoa para o ajudar
  6.  # 6

Sim confio no trabalho do meu arquitecto
    E ele está fazer o que tiver ao alcance dele...
    Eu só procuro soluções para evitar demolir a casa e não estou vendo o vizinho ceder meio metro .
    Só 50cms
  7.  # 7

Colocado por: zedasilvaE de uma irresponsabilidade do DF e do DT.
    Em caso de litigio e se for provados que ambos tiveram conhecimento, podem ser penalizados civil e profissionalmente por isso.

zé já reparaste que esta gente.. os DO, nunca os metem ao barulho!!!? será que fizeram algum favor ao DO!?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  8.  # 8

Em que fase está a obra?
    Que registo estão feitos no livro de obra em relação à implantação?
    Está embargada a obra?
  9.  # 9

Df,dt,do?
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradasserá que fizeram algum favor ao DO!?

Por vezes os favores podem sair muito caros.
    O pessoal continua a facilitar com uma leviandade que é impressionante.
  11.  # 11

Colocado por: BigailDf,dt,do?

DT diretor de obra
    DF diretor de fiscalização
    DO dono de obra
  12.  # 12

O dono da obra sou eu
    A obra está concluída na primeira fase paredes, placa , fundações etc
    Embargada não... o meu arquitecto está tratar de fazer aditamento
  13.  # 13

Queria era evitar chegar a esse ponto de ser embargada
  14.  # 14

Não vendo a questão por foto (que ajudaria bastante), se fosse só pela questão do afastamento das janelas ao limite do lote, poderia "puxa-las" para dentro de casa. Fazia por exemplo armários encastrados à volta das janelas e tinha tudo alinhado por dentro.
    Falo sem estar bem a ver o assunto, portanto vale o que vale.
  15.  # 15

Colocado por: Bigailo meu arquitecto está tratar de fazer aditamento

Não existem aditamentos.
    Neste caso é um projeto novo
  16.  # 16

Boa tarde Bigail,

A solução mais "vantajosa" para si neste momento seria fazer uma alteração ao projecto, nesse quadrante que está a infringir o afastamento.
    Provavelmente isso irá interferir na estrutura igualmente, o que teria de ser recalculada e fazer a alteração em obra, já que o seu vizinho não cede, o que está naturalmente no seu direito.

Cumprimentos,
    smgarquitecto.com
  17.  # 17

Sugestão de um leigo:
    Para não colocar a estrutura em xeque verifique a possibilidade de recuar as paredes/janelas abertas para esse seu vizinho os tais 50 cm para dentro.
    Teoricamente assim as suas janelas passariam a ter os tais 3m de distância. Perderia área nessas divisões, mas o potencial custo desta alteração seria bem menor que outra que obrigue a demolição de estrutura.

ATENÇÃO: volto a refletir que sou leigo na matéria e não sei se o que descrevo é verdadeiramente a solução
    Concordam com este comentário: Oliveiraj
  18.  # 18

Colocado por: amartinsPara não colocar a estrutura em xeque verifique a possibilidade de recuar as paredes/janelas abertas para esse seu vizinho os tais 50 cm para dentro.

o problema não é a estrutura, isso resolvia-se o problema é as divisões da casa. não conhecemos o planta da casa, mas imagine que tem nesse lado quartos com 3x4 m2. mediante a disposição deles, ou ficava com um quarto de 3x3 m2 ou ficava com um quarto com 4x2 m2.

ou sejam recuar essa parede apenas 50cm, pode mexer com a distribuição das divisões de toda a casa. ou seja, como já dizeram, é praticamente um projecto novo.
  19.  # 19

Procure o vizinho e tente comprar esses 50/100cms lineares do terreno dele! Vai ter de pagar a preço de ouro!! Mas pode ser que ele aceite e lhe fique mais barato...
  20.  # 20

bigail, seja qual for a conclusão disso , alguém tem de ser responsabilizado pelo erro.. seja o construtor, o fiscal ou quem quer que seja.. quer dizer que vc irá arcar com o problema, pagar a solução e os responsáveis nada? uma coisa é quando o estado obriga o mexilhão a pagar erros de banqueiros sem responsabilidades.. mas aqui ?

0.0217 seg. NEW