Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: NTORIONMais vale um bom empreiteiro que um bom arquiteto! Sem dúvida alguma, eu só queria arranjar como o que tive...


    Então os 2 bons! Teve? Já não tem? Desapareceu?

    Colocado por: NTORIONEssa varanda será que levou alguma impermeabilização? Alguém faz ideia disso? Sem uma muito boa impermeabilização isso é um problema e sem a água escoar então...


    Sim. Levou impermeabilização.

    Colocado por: NTORIONTb ainda n percebi como é a sua cobertura? Umas partes com telha sanduíche e outras com tela? Há aí um tópico com os problemas das telhas sanduíche e a condensação que podem criar...


    Sinceramente eu também não!

    Colocado por: NTORIONPasso tanta vez nessa estrada FJDMC... A casa em frente conheço de cor.


    Então conhece o paraíso do local.
  2.  # 2

    Colocado por: FJDMCEntão os 2 bons! Teve? Já não tem? Desapareceu?


    A casa atual é significativamente longe da futura,e o empreiteiro já tem uma certa idade.

    Colocado por: FJDMCSim. Levou impermeabilização.


    É que até pode ser a causa de infiltrações ascendentes, junto às portas dessa varanda.

    Colocado por: FJDMCEntão conhece o paraíso do local.


    Faz parte do meu caminho diário, por acaso nunca reparei na sua casa, ou está mais encoberta ou não calhou, comparado com a cidade é um paraíso sim, mas eu prefiro com campo e praia 😁
  3.  # 3

    Sejamos realistas, quase todos os gabinetes de arquitetura têm sempre alguem para fazer o serviço de fiscalização aos clientes, aquele serviço mais básico e reles e o obeigatorio que existe,não vão andar a dizer que os DO têm que contratar, até porque é mais um serviço que vão cobrar, por assinar uma ou outra visita que até nem fizeram. Infelizmente isso é uma realidade. Outra realidade é alguns iluminados habilidosos, só porque gostam de fazer rabiscos e se acham arquitetos, muitos nem habilitações para isso têm, fazem o projeto e pagam a alguem para lhes assinar os projetos. Hoje em dia todos quem planeiam construir e não conhecem sequer este forum são comidos por lorpas diariamente. Confia-se cegamente em pessoas reles e sem escrúpulos que só vêem cifrões.
    É claro que existem bons profissionais, mas o que importa é o ser barato e depois sai caro. Na minha saga já bati muitas vezes com a cabeça, mas também encontrei muitos users do forum que sempre foram impecáveis e me ajudaram, deram conselhos e estou grato a eles, por irem abrindo os olhos, a nós, DO ("burros") não conhecedores da realidade das obras no nosso país onde vale tudo. No inicio, empreiteiros e arquitetos "artistas" fazem um floreado muito grande que vai ser tudo um espetaculo e vai ser um sonho, mas no final nem todos os DO ficam com a mesma percepção. Desculpem alguma coisa do meu comentário, foi uma especie de desabafo mas também realidade, sem querer denegrir quem quer que seja. Os bons sabem quem são, os maus vao continuar a achar que são bons, mas não valem **** nenhuma!
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo, vcd, luis caetano
  4.  # 4

    Colocado por: VXMCSejamos realistas, quase todos os gabinetes de arquitetura têm sempre alguem para fazer o serviço de fiscalização aos clientes, aquele serviço mais básico e reles e o obeigatorio que existe,não vão andar a dizer que os DO têm que contratar, até porque é mais um serviço que vão cobrar, por assinar uma ou outra visita que até nem fizeram. Infelizmente isso é uma realidade. Outra realidade é alguns iluminados habilidosos, só porque gostam de fazer rabiscos e se acham arquitetos, muitos nem habilitações para isso têm, fazem o projeto e pagam a alguem para lhes assinar os projetos. Hoje em dia todos quem planeiam construir e não conhecem sequer este forum são comidos por lorpas diariamente. Confia-se cegamente em pessoas reles e sem escrúpulos que só vêem cifrões.
    É claro que existem bons profissionais, mas o que importa é o ser barato e depois sai caro. Na minha saga já bati muitas vezes com a cabeça, mas também encontrei muitos users do forum que sempre foram impecáveis e me ajudaram, deram conselhos e estou grato a eles, por irem abrindo os olhos, a nós, DO ("burros") não conhecedores da realidade das obras no nosso país onde vale tudo. No inicio, empreiteiros e arquitetos "artistas" fazem um floreado muito grande que vai ser tudo um espetaculo e vai ser um sonho, mas no final nem todos os DO ficam com a mesma percepção. Desculpem alguma coisa do meu comentário, foi uma especie de desabafo mas também realidade, sem querer denegrir quem quer que seja. Os bons sabem quem são, os maus vao continuar a achar que são bons, mas não valem **** nenhuma!
    Concordam com este comentário:nelson__ricardo

    faço das suas palavras minhas e muitas vezes escolhe-se pelos anos de actividade que no ,eu caso já eram 15 anos e não é por isso que têm qualidade e se eu não anda-se por aqui aprender umas coisas ainda era hoje o dia que se calhar pensava que o projeto estava bom. e a nivel de desenho da casa e divisões fui eu que as fiz ele só as passou para o autocad para fazer o projeto e umas pequenas alterações no res do chão (tinha a casa retangular e depois ficou com um bico), mas esse bico ficou-me caro e tambem uma redução de area à parte de cima ficou-me mais caro que se tivesse mantido a mesma area. coisas que um bom arquiteto ou mesmo eng. diria (atenção que ao reduzires area aqui vai-te encarecer a obra) mas não ninguem disse e podia ter ficado com mais 10/25cm ao pes da cama e não fiquei a acabei por pagar mais. são as coisas de maus projetos e de maus profissionais que lixam as contas dos donos de obra e se fosse fazer hoje o projeto seria diferente só pelo facto do que já aprendi aqui sobre projetos. tinha mais um pouco de area e menos custos
  5.  # 5

    Há dois tipos de profissionais:

    1 - Aquele que está no meio porque gosta de servir, e fazer bem.

    2 - Aquele que está no meio para enriquecer rápido.
    Concordam com este comentário: FJDMC, JayJay
  6.  # 6

    Colocado por: enf.magalhaes
    400 m2 por 200 mil , para ser bem construído é uma tarefa complicada.
    Concordam com este comentário:****,Marcopom

    Vá seja mais realista e diga "impossível" nos parâmetros ditos "normais"... É que nem na nossa zona (norte)..


    FJDMC, não se ofenda mas o seu problema foi ter mais olhos que barriga!
    E agora pense bem no que vai fazer... Não cometa o mesmo erro, lembre-se "o barato sai caro"... Se não sabe avaliar peça ajuda!
    Boa sorte
    Concordam com este comentário: NTORION, fernandoFerreira
  7.  # 7

    Em todas as áreas há bons e maus profissionais, há quem goste do que faz e há quem não goste, há quem faça com gosto e há os que fazem só por fazer.
    No meu caso há coisas que considero serem culpa do arquitecto.
    Não percebem porque defendo o construtor quando me fez a porcaria em que está a minha casa mas já vos dei um exemplo e se ele não nos têm perguntado pelo degrau no meio da sala, seguramente que hoje não estaria aqui porque em obra eu iria opor-me de certeza.
    Presumo que o construtor tivesse feito o que sabia mas para mim mais que o construtor o arquitecto tem de estar actualizado.
  8.  # 8

    Colocado por: FJDMCNão percebem porque defendo o construtor

    Não. Ng consegue perceber!
    Concordam com este comentário: NTORION
  9.  # 9

    Colocado por: MarcopomFJDMC, não se ofenda mas o seu problema foi ter mais olhos que barriga!


    O meu problema? Desculpe?
    Não me ofende nada mas não concordo!
    Vamos presumir que você queria algo, ia procurar alguém da área que o ajudasse porque partiria do princípio que esse alguém seria um especialista na área, ele dir-lhe-ia presuntivamente os resultados do que conseguiria obter e você arriscava.
    Perdia tudo, ficava sem nada.

    Seria um negócio de risco mas a culpa era sua então porque tinha tido mais olhos que barriga.

    Só que no meu caso construir uma casa não considero ser um negócio de risco, um jogo em que ou se ganha ou se perde.
    Quando dissesse ao arquitecto que queria torneiras de ouro, casa revestida a mármore no exterior etc e que queria gastar 50 mil a primeira coisa que ele me devia alertar é que eu não ia conseguir e para desistir da ideia.

    Parti do princípio que o projecto estava bem feito, tudo pensado para não causar problemas, bons isolamentos, bons projectos de especialidades e que alguém capaz de ler e de perceber o que lá constava disse-me que era possível fazê-lo por 200 mil!
    Que raio de erro é este?

    Colocado por: MarcopomE agora pense bem no que vai fazer... Não cometa o mesmo erro, lembre-se "o barato sai caro"... Se não sabe avaliar peça ajuda!
    Boa sorte


    Procurarei não o fazer! Obrigada pelo conselho!
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Não. Ng consegue perceber!


    Colocado por: ****Porque defende o empreiteiro ?


    Porque acredito que respeitou o projecto e que fez como lhe disseram que devia fazer.
    Já vos falei no pilar horizontal que ele acha que se tivesse teria evitado aquela rachadela. Não o colocou porque o projecto não o incluía. E se o pilar lá estivesse e tivesse mesmo e evitado a rachadela?
  11.  # 11

    Tudo ele
  12.  # 12

    FJDMC, FJDMC...

    enquanto anda entretida a apontar culpas, não vai a lado nenhum, porque no fim até pode achar o culpado (que duvido) e não ganha nada com isso.

    se o projecto tem muitos erros, até pode...

    (e normalmente os pilares são verticais, as VIGAS é que são horizontais... como deve saber, o desconhecimento da "lei" não é argumento de defesa para nada.... e neste seu "dom quixote contra moinhos" não é excepção) e já teve vários exemplos de DO, com mais ou menos problemas tiveram que apreender um pouco da arte, para se poderem ajudar a si próprios.

    mas a execução terá outros tantos... e o argumento de que está no projecto, também não "parece" muito bem... mas isto, para quem vê de fora (e não defende/ataca, uns ou outros...)

    e a FJDMC, como DO também os tera tido.

    e agora, vamos medir quem teve mais? com quantas casas decimais de precisão?

    um bom projecto com um mau executante tem mais hipóteses de correr mal, do que o inverso ... tem alguns testemunhos mais acima.
    mas os moinhos, senhor, os moinhos ...

    ainda não percebi, se quer a casa reparada ou se pretende apenas achar O culpado (como isto existisse) na esperança que vá ser responsabilizado e muito eventualmente pague as reparações. .. que por essa altura já serão mais que muitas.

    por curiosidade, o projecto e o orçamento de execução, incluia os arranjos exteriores, ou era só para "aterrar" uma casa no meio do mato, e depois logo se via?
  13.  # 13

    Colocado por: FJDMCTudo ele


    O empreiteiro, que não fez ou não fez devidamente. Ele mais do que ninguém sabe como deve ser feito. Muitas vezes as omissões na construção civil são tramadas e pedir as coisas só de boca não conta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJDMC
  14.  # 14

    Colocado por: FJDMC fez como lhe disseram que devia fazer.

    Este é o grande problema.
    Sem conhecer o projeto nem os "meandros" do mesmo, eu diria que facilmente se defende/desresponsabiliza o empreiteiro em tribunal.
    É nesta análise que os advogados falham.
  15.  # 15

    Colocado por: VXMCEle mais do que ninguém sabe como deve ser feito.

    Verdade, mas em tribunal eu consigo provar que o empreiteiro e o seu DT não tinham competência técnica e experiência para tal.
    Por tal, limitaram-se a seguir os projetos e as indicações que iam recebendo.
    Concordam com este comentário: FJDMC
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Verdade, mas em tribunal eu consigo provar que o empreiteiro e o seu DT não tinham competência técnica e experiência para tal.
    Por tal, limitaram-se a seguir os projetos e as indicações que iam recebendo.


    Concordo plenamente, mas sendo uma pessoa responsável e conscienciosa apenas tinha de ir ter com os DO e dizer que, para as coisas ficarem o melhor possível teria um acréscimo de X no valor do orçamento. Ou então não estava a espera que desse problemas tão cedo...
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilvaPor tal, limitaram-se a seguir os projetos e as indicações que iam recebendo.


    Lá estão as omissões...
  18.  # 18

    FJDMC,

    Você defende o empreiteiro, pq acabou por criar empatia com ele, uma vez que ele lhe vez n vontades, porque não lhe diz que não e pq ele lhe diz que vai resolver a rachadela, etc. Mas esqueça isso, nada disso deveria ter acontecido! Tá ai uma grande borrada, só espero que resolvendo as infiltrações da cobertura (era o que faria primeiro) o resto fique resolvido em grande parte. Mas o estuque/tetos já devem estar podres? não vai bastar pintar... as madeiras como estão?
  19.  # 19

    Colocado por: VXMCConcordo plenamente, mas sendo uma pessoa responsável e conscienciosa apenas tinha de ir ter com os DO e dizer que, para as coisas ficarem o melhor possível teria um acréscimo de X no valor do orçamento.

    Verdade!
    Mas o DO tinha o DF e o autor do projeto a aconselha-lo. Enquanto empreiteiro com menos formação que eles, sentia-me mal estar a contraria-los.
    Eu era apenas um empreiteiro, até posso ter o saber empírico mas os técnicos é que estudaram.
    Eu não tinha argumentos técnicos para contrariar as decisões deles.
    • nsf
    • 9 julho 2018

     # 20

    Bem, tenho acompanhado este tópico desde o início e também não percebo como é que continua a defender o construtor.
    O arquiteto poderá ter a quota parte de culpa, mas para mim o principal culpado de todos os problemas é o construtor.
    Se estava a contar que o arquiteto a aconselhasse nas melhores soluções/opções porque não esperou isso também por parte do construtor.
    Ele até pode ter feito a casa de acordo com o que estava projetado, mas se fosse alguém que se preocupasse com a qualidade do seu trabalho e imagem enquanto profissional deveria de a ter alertado para o que achasse que não estaria bem e que no futuro poderia trazer problemas. Alertava o cliente e ate poderia sugerir soluções/alternativas.
    O que me leva a concordar com alguns comentários que aqui já foram feitos. Ou o construtor estava-se a lixar para a obra, ou percebia muito pouco do que estava a fazer.
    Desejo-lhe boa sorte em todo este processo, para que possa desfrutar da sua casa como sonhou.
 
0.1291 seg. NEW