Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho o meu imóvel numa agência imobiliária sem exclusividade (não vou dizer o nome em concreto, mas posso dizer que ERA a melhor opção). Esta agência fez uma visita com um possível comprador, este ficou muito interessado e decidiu contactar me sem a agência.
    Eu sei que não posso vender o imóvel a este comprador sem pagar a comissão à agência, seria eticamente incorreto, não só isso, mas também sei que os nossos nomes estão presentes na folha de visita, e a agência podia usar isso como prova contra mim.
    A minha pergunta é, se eu vender o imóvel a este comprador dando a comissão à minha agência no ato da escritura, posso ter algum problema? Será que eles podem pedir mais alguma coisa por não estarem ligados à venda? Ou fica tudo resolvido com o pagamento da comissão deles?

    Obrigado pela atenção, aguardo respostas.
  2.  # 2

    Colocado por: tiago34sousaBoa tarde,


    A minha pergunta é, se eu vender o imóvel a este comprador dando a comissão à minha agência no ato da escritura, posso ter algum problema? Será que eles podem pedir mais alguma coisa por não estarem ligados à venda? Ou fica tudo resolvido com o pagamento da comissão deles?

    Obrigado pela atenção, aguardo respostas.



    Tive que reler várias vezes...

    Afinal Era para haver mediação na venda ou não?
    Se vai pagar...ao menos que haja algum serviço prestado...e já agora se a agente for interessante(vulgo gira) até desanuvia o ambiente tenso habitual dos cartórios notariais.
    Concordam com este comentário: Diogo999, mhpinto
  3.  # 3

    Colocado por: tiago34sousaA minha pergunta é, se eu vender o imóvel a este comprador dando a comissão à minha agência no ato da escritura, posso ter algum problema? Será que eles podem pedir mais alguma coisa por não estarem ligados à venda? Ou fica tudo resolvido com o pagamento da comissão deles?

    só tem que pagar a comissão,mas eles devem estar presentes na escritura. A mediação tem que ficar registada na escritura, e a imobiliária tem que comunicar essa transacção ao impic.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago34sousa
  4.  # 4

    Colocado por: tiago34sousaA minha pergunta é, se eu vender o imóvel a este comprador dando a comissão à minha agência no ato da escritura, posso ter algum problema? Será que eles podem pedir mais alguma coisa por não estarem ligados à venda? Ou fica tudo resolvido com o pagamento da comissão deles?


    Se está disposto e muito bem a pagar a comissão... para que é que se vai chatear.. a agencia trata-lhe de tudo... e voce só vai assinar a escritura...

    Diga ao cliente que vá falar com a imobiliária que o levou lá....
    Concordam com este comentário: Picareta, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago34sousa
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    só tem que pagar a comissão,mas eles devem estar presentes na escritura. A mediação tem que ficar registada na escritura, e a imobiliária tem que comunicar essa transacção ao impic.

    Neste momento já só falta marcar a escritura com o cliente, o meu imóvel já foi avaliado pelo banco dele. Acha que ainda vou a tempo de envolver a agência? Vou falar com eles para estarem presentes na escritura ou peço para eles continuarem o processo?
    Colocado por: costa3333
    Se está disposto e muito bem a pagar a comissão... para que é que se vai chatear.. a agencia trata-lhe de tudo... e voce só vai assinar a escritura...

    Diga ao cliente que vá falar com a imobiliária que o levou lá....
    Concordam com este comentário:Picareta

    Neste momento já só falta marcar a escritura com o cliente, o meu imóvel já foi avaliado pelo banco dele. Acha que ainda dá para envolver a agência na venda? Ou já é muito tarde?
  6.  # 6

    Se não quer mesmo envolver a agência ou pagar-lhe a comissão faça a denúncia do contrato de mediação alegando por exemplo:"que não lhe apresentam clientes"... ou caso o comprador assim concorde adiem a escritura para um prazo posterior à caducidade/não renovação do contrato.

    Mas já fizeram contrato de compra e vende à margem da imobiliária?Com recebimento de algum valor?

    Pode o comprador fazer um registo provisório por natureza na Conservatória como modo de salvaguarda de que o negócio vai mesmo em frente.Mas também serviria de prova à imobiliária da data da vossa ligação Comprador-Vendedor...

    Então o imóvel continua na base de dados da imobiliária?E se lhe apresentarem outro comprador?Eles têm a política do Cheque Reserva....2500euros...e se se recusar a vender...não sei que mais problemas poderão eventualmente surgir...
  7.  # 7

    Colocado por: PalhavaSe não quer mesmo envolver a agência ou pagar-lhe a comissão faça a denúncia do contrato de mediação alegando por exemplo:"que não lhe apresentam clientes"... ou caso o comprador assim concorde adiem a escritura para um prazo posterior à caducidade/não renovação do contrato.

    Depois ainda dizem mal das imobiliárias...
    Concordam com este comentário: Diogo999, tiago34sousa
  8.  # 8

    Colocado por: Palhava
    Mas já fizeram contrato de compra e vende à margem da imobiliária?Com recebimento de algum valor?

    Não fizemos nenhum contrato de compra e venda, ficou apenas combinado verbalmente.
    Penso que a única prova que a agência pode ter acerca do nosso contacto é a avaliação, visto que deixei o comprador fazer a avaliação do meu imóvel.
    Qual é que acha que é a melhor forma de proceder nesta situação? Devo informar a agência acerca do nosso contacto? Ou apenas lhes digo para estarem presentes no ato da escritura?
  9.  # 9

    Colocado por: Picareta
    Depois ainda dizem mal das imobiliárias...

    Eu não quero fugir ao pagamento da comissão, apenas quero perceber se, ao pagar a comissão devida, não vou ter mais problemas...
    Qual é que acha que é a melhor forma de proceder nesta situação? Devo informar a agência acerca do nosso contacto? Ou apenas lhes digo para estarem presentes no ato da escritura?
  10.  # 10

    Colocado por: tiago34sousaQual é que acha que é a melhor forma de proceder nesta situação? Devo informar a agência acerca do nosso contacto? Ou apenas lhes digo para estarem presentes no ato da escritura?

    É muito simples, telefona e diz-lhes que já fechou negócio com um cliente que fez uma visita ao imóvel com a imobiliária, eles que decidam o que querem fazer, não se preocupe com isso, você só tem que lhes pagar a comissão, mais nada.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago34sousa
  11.  # 11

    tiago34sousa ...já perguntou ao comprador o que ele pensa sobre o assunto?
    No fundo é ele que vai pagar a comissão da imobiliária.
    Qual foi a razão deste modus operandi?será que ele queria um desconto?
    Passarem a contactar á margem da imobiliária?
  12.  # 12

    Colocado por: costa3333
    .. a agencia trata-lhe de tudo... e voce só vai assinar a escritura...


    Quando precisei:
    Os meus papéis tive de ser eu a tratar!
    Nada fizeram.
    Só se preocuparam em receber a comissão.
  13.  # 13

    Colocado por: PalhavaSó se preocuparam em receber a comissão.

    Se não querem pagar comissões não os contratem...

    Colocado por: PalhavaNo fundo é ele que vai pagar a comissão da imobiliária.

    Não é nada.

    Colocado por: Palhavajá perguntou ao comprador o que ele pensa sobre o assunto?

    Pode fazer isso apenas por cortesia, mas ele não tem nada a ver com o assunto.
    Concordam com este comentário: Diogo999, costa3333
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago34sousa
  14.  # 14

    Se foi o comprador que contactou o vendedor à margem da imobiliária,claro que é ele o responsável pelo assunto.


    Mas "são precisos dois para dançar o tango..."
  15.  # 15

    Colocado por: PalhavaSe foi o comprador que contactou o vendedor à margem da imobiliária,claro que é ele o responsável pelo assunto.


    O comprador nunca é responsável por pagar a comissão....
    Concordam com este comentário: tiago34sousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago34sousa
  16.  # 16

    Colocado por: tiago34sousa
    Não fizemos nenhum contrato de compra e venda, ficou apenas combinado verbalmente.
    Penso que a única prova que a agência pode ter acerca do nosso contacto é a avaliação, visto que deixei o comprador fazer a avaliação do meu imóvel.
    Qual é que acha que é a melhor forma de proceder nesta situação? Devo informar a agência acerca do nosso contacto? Ou apenas lhes digo para estarem presentes no ato da escritura?


    Meu estimado, por lei*, a mediação imobiliária é uma actividade que para produzir os competentes efeitos legais, carece de ser obrigatoriamente reduzido a escrito (contrato). Se não se houver lavrado contrato, legalmente não há mediação, tendo-se esta - a verbal - ferida de nulidade.

    Desta sorte, pode tratar da alienação directamente com o promitente-comprador, não sendo devida qualquer comissão à imobiliária ERA. Sem mais.

    * Lei nº 15/2013 de 8 de fevereiro, que estabelece o regime jurídico a que fica sujeita a atividade de mediação imobiliária, conformando-o com a disciplina constante do DL nº 92/2010, de 26 de julho, que transpôs para a ordem jurídica interna a Diretiva nº 2006/123/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro de 2006, relativa aos serviços no mercado interno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar, tiago34sousa
  17.  # 17

    Colocado por: happy hippy

    Meu estimado, por lei*, a mediação imobiliária é uma actividade que para produzir os competentes efeitos legais, carece de ser obrigatoriamente reduzido a escrito (contrato). Se não se houver lavrado contrato, legalmente não há mediação, tendo-se esta - a verbal - ferida de nulidade.

    Desta sorte, pode tratar da alienação directamente com o promitente-comprador, não sendo devida qualquer comissão à imobiliária ERA. Sem mais.

    * Lei nº 15/2013 de 8 de fevereiro, que estabelece o regime jurídico a que fica sujeita a atividade de mediação imobiliária, conformando-o com a disciplina constante do DL nº 92/2010, de 26 de julho, que transpôs para a ordem jurídica interna a Diretiva nº 2006/123/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro de 2006, relativa aos serviços no mercado interno.

    Obrigado pela resposta,
    Eu tenho um contrato de não exclusividade com a agência e tanto eu como o possível comprador assinamos a folha de visita.
    Posto isto, está a dizer que não tenho de pagar a comissão?
  18.  # 18

    Colocado por: tiago34sousa
    Obrigado pela resposta,
    Eu tenho um contrato de não exclusividade com a agência e tanto eu como o possível comprador assinamos a folha de visita.
    Posto isto, está a dizer que não tenho de pagar a comissão?

    Nem por escrito lá vai?

    Será preciso fazer um desenho?
  19.  # 19

    Colocado por: Palhava
    Nem por escrito lá vai?

    Será preciso fazer um desenho?

    Apenas estava a tentar esclarecer a afirmação feita pelo utilizador happy hippy. Que me referiu que, perante a lei, não tenho de pagar nada à agência, afirmação esta que acredito não estar inteiramente correta no meu caso.
  20.  # 20

    tiago34sousa

    o HappyHippi não disse nada disso.

    Assinou um contrato não foi?
    De não exclusividade.

    Se não cumprir o contrato ,poderá vir a ter que pagar se a agência reclamar o valor.Visto que foi ela que apresentou o comprador ao vendedor.

    A agência descobrirá mais cedo ou mais tarde que a casa foi vendida.
 
0.0247 seg. NEW