Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Após 10 anos com o objetivo de ter casa própria e com o sonho de construir, após 5 mudanças (!!!), finalmente estamos na fase inicial para construção de uma moradia. Já vivemos em moradia geminada, em apartamento e em moradia isolada, e já temos família constituída, o que também acaba por determinar certos aspetos...

    Embora por toda a nossa experiência já tenhamos uma ideia bastante definida do que pretendemos, gostaria de ter opiniões/ sugestões de melhoria, pois considero que são sempre válidas. Nota: a zona de barbecue não será onde aparece representada...

    Obrigada
    Concordam com este comentário: desofiapedro
      planta.jpg
  2.  # 2

    esta porreiro:)
    Concordam com este comentário: mhpinto, fernandoFerreira
  3.  # 3

    Parece-me bem.. assim sem mais dados.A geometria desse lote não ajuda nada...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasParece-me bem.. assim sem mais dados.A geometria desse lote não ajuda nada...


    Sim, estamos bastante limitados no que podemos fazer... por exemplo, eu não queria um lanço de escadas, mas sim 2 para se tornar menos perigoso, e não dá...
  5.  # 5

    não consegue "comer" um pouco daquele hall e do armário (??) do hall, para chegar a parede do escritório/wc(suite) para dentro e assim permitir uma janela na wc?

    com a grossura do lápis, não devem ser muitos cm :)
  6.  # 6

    nmex2,

    esqueci-me de mencionar mas por acaso essa alteração já está prevista :) a parede do closet/wc vai alinhar com a do quarto, a porta da entrada vai ser recuada e ainda estamos a ver como vai ser do roupeiro da entrada, porque a ideia seria recuá-lo tb, retirando espaço à sala mas dando espaço ao hall. O wc terá depois uma janela para o exterior, algo que consideramos importante...
  7.  # 7

    está top, tal como disseram, esse lote é que não é muito favorável ao projeto. parabéns por conseguir construir e realizar a sua obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cricri
  8.  # 8

    Para que lado é o norte?

    Colocado por: Pedro BarradasA geometria desse lote não ajuda nada...

    Haviam de ver o meu...
  9.  # 9

    mhpinto,

    o norte fica na zona do quarto 2
  10.  # 10

    parece bem resolvido, o corredor precisa de 1,20 nao 1.10.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemosparece bem resolvido, o corredor precisa de 1,20 nao 1.10.

    Não precisa, neste caso 1.10m está ok. tem as areas de manobra necessarias para o percuro a´te à IS acessivel. o escritorio pode ser o quarto acessivel.
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não precisa, neste caso 1.10m está ok. tem as areas de manobra necessarias para o percuro a´te à IS acessivel. o escritorio pode ser o quarto acessivel.
    correcto mais uma vez Sr Pedro :)
  13.  # 13

    Colocado por: cricrio norte fica na zona do quarto 2

    Pena então que a exposição a sul não esteja mais aproveitada para permitir a entrada do sol, que poderia ajudar a poupar uns cobres em aquecimento, mas com um terreno desses sei bem que não se pode ter tudo.
    Como diz que a churrasqueira não vai ficar ali, não sei para onde vai, mas convirá que não fique voltada a norte que, corrijam-me se estiver enganado, creio ser o lado mais exposto a ventos no nosso país.
  14.  # 14

    Colocado por: mhpintoPena então que a exposição a sul não esteja mais aproveitada para permitir a entrada do sol,
    ás vezes nem faz falta.. luz do sul é um pau de dois bicos.. neste caso nem está mal.. aproveita o sol de manha e o sol do fim do dia.. nas horas de maior calor não tem nada virado a sul
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemosaproveita o sol de manha e o sol do fim do dia.. nas horas de maior calor não tem nada virado a sul

    Isso é verdade, mas ao mesmo tempo tem ali dois vãos grandes (aparentemente) desprotegidos a poente, coisa que no verão pode levar a que se veja obrigado a ter sempre os estores corridos exatamente na hora em que mais uso deverá dar à zona social (fim do dia).
    Da minha experiência de vida, nada como ter boas janelas a sul com palas bem dimensionadas, que permitam uma boa entrada de sol no inverno e nenhuma no verão.

    Como está a planta, e só em termos de exposição solar, a lateral dos quartos será mais fácil de manter fresca no verão, o que é bom, mas terá mais necessidades de aquecimento no inverno. A lateral da zona social terá de ser bem gerida no verão para não precisar de arrefecimento mas também não será tão exigente em termos de aquecimento no inverno.
    No mínimo acho que se impõe um qualquer sistema de sombreamento a poente que apenas atue no verão.
  16.  # 16

    não sabemos se o terreno contíguo, não tem já uma construção, que faz a proteção desses mesmos vãos a poente.
  17.  # 17

    Colocado por: mhpintomas ao mesmo tempo tem ali dois vãos grandes (aparentemente) desprotegidos a poente, coisa que no verão pode levar a que se veja obrigado a ter sempre os estores corridos exatamente na hora em que mais uso deverá dar à zona social (fim do dia)
    concordo
  18.  # 18

    Talvez tenha sido eu a não saber localizar o norte, porque os quartos estão virados para nascente de modo a terem sol pela manhã, o que será vantajoso no inverno.
  19.  # 19

    Colocado por: nmex2não sabemos se o terreno contíguo, não tem já uma construção, que faz a proteção desses mesmos vãos a poente.


    O terreno tem construções de ambos os lados
  20.  # 20

    E não lhe vão fazer sombra a nascente e/ou a poente?
 
0.0222 seg. NEW