Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Vou ter que discutir com a equipa de técnicos com quem o arquitecto trabalha, e ver se tem solução ou não para eliminar os sifoes de pavimento...
  2.  # 22

A legislação em relação ao saneamento mudou ou está em processo de mudança, por exemplo pode perfeitamente utilizar caixas reunião no chão ou não, a tubagem de 32 e 40 mm vai deixar de ser utilizada, forquilhas a 45 graus na vertical deixam de ser permitidas embora exista países a UE que o façam
  3.  # 23

Colocado por: ****

Eu sou obrigado a concordar com o james , o sifão de pavimento, já se usa só em África e em Portugal, tanta goela têm os projetistas e depois é só ****! Muitos desses teóricos andam por aqui , e alguns mais práticos , um técnico, devia ajudar em obra , não estar atrás da secretaria a procurar preços , e fichas técnicas, enfim....

Eu projecto sem sifões de pavimento e se for preciso ainda vou à obra explicar como se faz. Mas projecto onde me deixam, pelos vistos há aí entidades gestoras que não admitem essa solução (por acaso tenho um projecto em stand by para Coimbra, ainda vou a tempo de testar), mas há muitas outras que já aceitam ou nem ligam a isso.

Um dos projectos onde fiz isso o cliente, emigrante, disse que não queria caixas de pavimento. Escusado será dizer que o canalizador ficou logo de cabeça perdida e os outros técnicos também... :-)

Por isso, se o barrete era para mim, passou ao lado. Talvez sirva melhor aos do seu grupo que a mim, há-de experimentar primeiro e falar depois.

______________________________________________________________________________________________________________________

Sérgio,

a tubagem de 40 mm não vai ser proibida e ainda vai continuar a ser muito usada. E as forquilhas de 45º na vertical também não vão ser proibidas, aquilo ainda é muito utilizado nalguns países (UK, salvo erro) e vai continuar a ser admitido.

O que a Geberit faz é trabalhar na vanguarda, mas em termos de regulamentação aquilo é o carro vassoura que vai atrás, uma traineira que se mexe muito lentamente e que reage de forma lenta aos estímulos dos fabricantes.

O novo regulamento português está para sair há 20 anos. E posso garantir-lhe que conforme está escrito estas 2 situações que falou vão continuar a ser admitidas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 24

Colocado por: Skinkxa tubagem de 40 mm não vai ser proibida e ainda vai continuar a ser muito usada. E as forquilhas de 45º na vertical também não vão ser proibidas, aquilo ainda é muito utilizado nalguns países (UK, salvo erro) e vai continuar a ser admitido.
    eu nao disse que ia ser proibida, secalhar expliquei-me mal, mas sim em projectos onde antigamente tinha drenagem de um lavatorio por ex em 40mm isso sera substituido por o de 50mm por ex, ou seja 32 e 40mm para peças sanitarias deixam de ser medidas admitidas, quanto a drenagens de condensados e por ai fora sera igual
    • Skinkx
    • 16 julho 2018 editado

# 25

Não deixam de ser permitidas, Sérgio, ficam é cada vez mais limitadas a pequenos aparelhos. O calibre 40 vai continuar a ser válido para lavatórios e bidés. Pelo menos é assim que está neste momento, não quer dizer que não mude.

Mas há um aumento geral dos calibres, aí está correcto. Não conheço o caso dos condensados.

A alteração mais significativa até vai ser nas pluviais, mas aqui poucos ou nenhuns trabalharão com isso. Em águas fica tudo muito igual, afinam os caudais nos aparelhos e pouco mais.
  5.  # 26

não foi isso que tive conhecimento, o que me foi dito foi que os calibres que antigamente eram de 40mm mudam para 50mm ou melhor iriam aos poucos mudar
  6.  # 27

No global sim, mas na documentação que tenho o calibre mínimo de 40 mm ainda será admissível em lavatórios e bidés.

Banheiras e chuveiros, outros exemplos onde o calibre 40 mm era admitido, já não se pode aplicar. Ou não poderá, quando entrar em vigor.

A documentação que tenho comigo assim o indica, mas isto só quando sair em Diário da República é que é definitivo.
    • ik
    • 16 julho 2018

# 28

Qual a razão de aumentarem os diâmetros dos tubos de esgoto de lavatórios e bidé?
  7.  # 29

Mas na Geberit dão primazia a algumas situações (ventilação, ruído) enquanto noutros países dão primazia a outras (velocidades de escoamento, etc).

São filosofias.
  8.  # 30

Colocado por: Sergio Rodrigueseu nao disse que ia ser proibida, secalhar expliquei-me mal, mas sim em projectos onde antigamente tinha drenagem de um lavatorio por ex em 40mm isso sera substituido por o de 50mm por ex, ou seja 32 e 40mm para peças sanitarias deixam de ser medidas admitidas, quanto a drenagens de condensados e por ai fora sera igual

https://i.imgur.com/wzj1fGI.jpg
  9.  # 31

Isto é o que está previsto neste momento. E sim, as caixas de pavimento vão continuar a ser permitidas, até porque há muita gente que não sabe fazer doutra maneira.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  10.  # 32

os mans a mim falaram-me que 40mm ia á vida nas peças sanitarias.
    • ik
    • 17 julho 2018

# 33

Alguém me pode explicar a diferença de um tubo de esgoto de 40 vs 60 num lavatório?
  11.  # 34

Colocado por: Sergio Rodriguesos mans a mim falaram-me que 40mm ia á vida nas peças sanitarias.

Quem são esses mans?

Aquilo que eu tenho é uma versão provisória daquilo que será (grosso modo) o novo regulamento, não quer dizer que não tenha alterações, mas aquilo vai ser cópia do livro que você tem da Valsir, com uns ajustes palermas à realidade portuguesa, a ver se enfiam lá as caixas de pavimento.

Se você pegar nesse manual da Valsir, é meter lá para o meio as caixas de pavimento e aquilo é mais coisa menos coisa o novo regulamento. Aliás, as formações que são dadas já a preparar a transição são feitas com os exemplos práticos do manual de esgotos da Valsir.
  12.  # 35

Colocado por: ikAlguém me pode explicar a diferença de um tubo de esgoto de 40 vs 60 num lavatório?

20 mm :-))
    • ik
    • 18 julho 2018

# 36

Colocado por: Skinkx

20 mm :-))

Isso já tinha percebido, mas não vejo como a água que sai de um lavatório vá chegar mais rápida ao esgoto da rua por o tubo ter um diâmetro maior

Ou aguenta mais uns anos sem entopir? Qual a finalidade de aumentarem os diâmetros?
    • Skinkx
    • 18 julho 2018 editado

# 37

Maiores calibres permitem menores pressões na rede.

No caso não seria 60 mm, seria 50 mm.

Será permitida a ligação de bacias de retrete a ramais de outros aparelhos sem necessidade de ventilação secundária, uma vez verificados certos pressupostos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ik
  13.  # 38

Colocado por: SkinkxQuem são esses mans?
    sao uns mans, posso ter percebido mal mas penso que nao.
    • MNeo
    • 18 julho 2018

# 39

O novo regulamento vai contemplar as disposições da Norma EN 12056-2:2000?
  14.  # 40

Colocado por: MNeoO novo regulamento vai contemplar as disposições da Norma EN 12056-2:2000?

Basicamente o novo regulamento é a Norma EN12056-2 e EN12056-3, com a adopção do sistema I da norma EN12056-2 no que concerne aos esgotos, que basicamente é escoamento a meia-secção (os sistemas II e III são a o.7 h/D e a secção cheia, salvo erro).

Em cima disso, lá chanataram aquilo para haver espaço para as caixas de pavimento. É mais ou menos isto do que li, que foi na diagonal.

Isto na parte predial, claro. Nas pluviais as alterações são ainda mais substanciais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo

0.0185 seg. NEW