Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, tenho já o projeto de arquitetura aprovado e preparo me para pedir os projetos de engenharia para uma casa com 2 pisos com cerca de 390m em Mangualde. Aqui as temperaturas no inverno descem facilmente aos 2 graus sendo que muitas vezes vão à zero ou negativas. Vou instalar uma caldeira a lenha/pellets principalmente por causa da lenha pois obtenho a praticamente a custo zero e apesar de ver muita gente falar bem das BDC ar-agua a verdade é que por muito eficientes que sejam gastam energia, energia essa que sobe todos os anos. Para refrigeracao vou instalar ar condicionados (ou bdc ar-ar pois segundo li a tecnologia é a mesma, muda a terminologia) a minha questão, e para a qual pedia a opinião de profissionais e/ou particulares com experiência, é que tipo de instalação devo escolher para o aquecimento central... piso térmico hidráulico, radiadores ou ventiloconvectores? Eu estou mais inclinado para os radiadores pois são mais económicos, aquecem mais rápido e são compatíveis com a caldeira que é de alta temperatura, mas também porque nao sei se o piso radiante consegue sozinho aquecer bem a casa, visto que no inverno as temperaturas exteriores poderem ser bem baixas... em relação aos ventiloconvectores, se os colocar posso liga los a uma bomba de calor ar ar (ac) no verão e à caldeira para o inverno? Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam prestar. Muito obrigado!
  2.  # 2

    Permitam-me comentar a minha própria publicação para dizer ainda que um dos motivos que me leva a recorrer a radiadores é o facto de querer ter a casa toda aquecida, ou pelo menos a possibilidade de a ter caso queira. Coloco de forma relativamente barata radiadores em todas as divisões da casa, enquanto que colocar piso radiante na sala, corredores, dois escritórios, cozinha wc, quatro quartos (andar de cima) corredor (andar de cima) e 3 wc’s no andar de cima parece me que deve ficar uma fortuna! Agradecia orientação dos entendidos na matéria. Muito obrigado.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Dinis390m


    Colocado por: Pedro Dinisbarata

    se não quer gastar dinheiro faz uma casa confortavél e que consiga pagar o consumo energético

    ao invés de um palacio de gelo, isso já existe em Viseu.
    Concordam com este comentário: MrVetable
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Dinisnao sei se o piso radiante consegue sozinho aquecer bem a casa, visto que no inverno as temperaturas exteriores poderem ser bem baixas
    partilho da sua opinião, aliás Mangualde tem temperaturas muito mais baixas que os países da Europa Central e do Norte que de inverno não têm essas temperaturas onde se justifica amplamente o uso massificado de Anonimo18072022A Hidráulico.
  5.  # 5

    Jorgealves,

    Recorri a este fórum para obter aconselhamento sério, se é para ser ridicularizado pelos seus comentários irónicos então este fórum não serve de nada. A minha casa não vai ser barata, pelo menos para mim, mas se fosse o Sr também não tinha nada a haver com isso. O que eu disse é que conseguiria colocar radiadores de forma mais barata que piso radiante e quero saber se a diferença de valores compensa, pois penso que a diferença seja significativa. Mais ainda quando vou optar por caldeira em vez de bomba de calor. Vou esperar por alguém sério que queira realmente ajudar.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  6.  # 6

    OH Pedro... è claro que o PRH é eficiente, desde que bem dimensionado e executado. o mesmo se passa com um sistema com radiadores...
    Para mim estaria sempre fora de hipotese a instalação de radiadores, não gosto de ter "entrochos" a pulular pela casa... São equipamentos que interferem nos espaços, acumula pó, dão trabalho a limpar... e acaba por ser menos eficiente. Os radiadores não permitem tter tmeperaturas uniformes num mesmso compartimento = mais desconforto.
    Utilizam mais energia do que o PRH, já que a água tem de circular a temperaturas mais elevadas que no PRH.
    Quanto a custos, um sistema de PRH, ronda os 50€/m2.
    Quanto ás fonte de energia... convém ser um sistema que interligue o solar, BC, GN, PELLETS ou LENHA, com o sistema de preparação de aguas quentes sanitárias... O PRH com bomba de calor, se quiser pode também arrefecer.

    De qq maneira a casa tem mesmo os 390m2? qual a area util? ( sem contar com garagens e zonas não climatizadas)

    De resto o que aconselha a sua equipa de projecto?
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Dinisnão tinha nada a haver com isso
    exactamente não tenho nada a ver com isso, mas fazer um palacio e depois não ter dinheiro para ter conforto é absurdo.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Dinis. Vou instalar uma caldeira a lenha/pellets


    Colocado por: Pedro DinisPara refrigeracao vou instalar ar condicionados (ou bdc ar-a


    Com a instalação de dois sistemas para climatizar, será que a diferença para o PRH + bomba de calor será tão grande assim?



    Colocado por: Pedro Diniscom cerca de 390m em Mangualde.

    Isto é área útil?
    Se for, para ter isso tudo climatizado (inverno e verão) vai gastar uns bons euros...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Bom dia,

    Sim os 390m são área útil, sei que vou gastar uns cobres para aquecer/arrefecer a casa dai optar por caldeira a lenha pois tenho lenha de forma gratuita e terei por muitos anos. Para arrefecer opto por ac que permite arrefecer divisões de forma isolada. Se colocar dois sistemas, porque tenho lenha gratuita compensa? Não sei... mas não queria deixar de aproveitar o combustível gratuito que tenho para aquecer a casa... Depois de ler muito neste fórum e noutros estrangeiros começo a preferir o piso radiante. A instalação fica mais cara, mas as vantagens e o conforto são realmente melhores... Sr Jorge a casa não é um palácio e eu nunca disse que não queria gastar dinheiro para ter conforto! Você é que insiste nisso. Procuro o equilíbrio entre custo inicial/médio longo prazo. Se tiver que investir 15.000€, ou mais, em piso radiante assim o farei, mas não gosto de tomar estas decisões sem estar bem informado dai recorrer a este fórum. Esta semana vou falar com a empresa de engenharia que também me aconselherá certamente, mas recorrer a este fórum da me mais opiniões e isso é sempre bom. Uma coisa é certa escolher o tipo de climatizacao numa casa quando não se percebe do assunto não é fácil...
    • emad
    • 14 julho 2018

     # 10

    Sr pedro Dinis o seu problema não é qual o melhor sistema. O seu problema é querer construir uma casa enorme.
    Vai mesmo precisar desse espaço todo?
  10.  # 11

    Você já tem uma vantagem sobre as demais pessoas, tem acesso a combustível ( neste caso lenha ) de graça portanto por aí já está uma parte resolvida, dentro dos sistemas para climatização pode associar a lenha a várias situações, radiadores, convectores, ventilo convectores, piso radiante, parede radiante, tecto radiante, aqui nesta parte como diz a gíria é que a porca torce o rabo, tem que fazer um exercício mental sobre o que pretende, por ex os radiadores serão sempre mamarrachos pendurados na parede, mas há mamarrachos bonitos de várias cores e feitios
    Concordam com este comentário: Pedro Dinis
  11.  # 12

    Colocado por: emadSr pedro Dinis o seu problema não é qual o melhor sistema. O seu problema é querer construir uma casa enorme.
    Vai mesmo precisar desse espaço todo?


    É uma boa questão, a casa de facto tem boas áreas, e já pensei em diminuir o tamanho de algumas, ou de todas, pois continuaria com uma casa que dá bem para toda a família, mas mais importante ficarei com uma casa mais confortável e com custos anuais mais reduzidos. Vou me aconselhar com a equipa de engenharia, nem sei se agora depois de projeto aprovado posso reduzir as áreas. Posso sempre submeter alterações, mas eles saberão
  12.  # 13

    mas os radiadores bem escolhidos podem se integrar bem numa casa, os convectores e ventiloconvectores pode se dizer o mesmo, mas estes tem outra vantagem uma vez que podem fcar ocultos no chao no tecto nas paredes fazem frio, e por fim o radiante que tem varias vantagens uma delas é ser totalmente oculto, e conseguir uma melhor distribuição de calor pela casa
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro DinisPosso sempre submeter alterações, mas eles saberão

    Isso é assunto com o Arquitecto.... não é com a engenharia.
    Redução de areas é sempre possivel, convem ser agora antes de iniciar as engenharias... é submeter um projecto de alterações de arquitectura, e depois mete as engenharias em conformidade com a ultima versão do projecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Dinis
  14.  # 15

    Sergio Rodrigues

    Se optar por ventiloconvectores posso ter os dois sistemas (de aquecimento e arrefecimento) ligado a eles, correto? Está ideia também me agrada pois já que vou ter dois sistemas exteriores para climatizacão, teria apenas um tipo de aquecimento central. Ao invés de radiadores/splitters de ac.
  15.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas
    Isso é assunto com o Arquitecto.... não é com a engenharia.

    Tem razão Pedro
  16.  # 17

    Colocado por: Pedro DinisSim os 390m são área útil,

    Tem a certeza!!!? isso é enorme.
    Pode colocar aqui as plantas dos pisos?
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradas
    Tem a certeza!!!? isso é enorme.
    Pode colocar aqui as plantas dos pisos?


    Pedro não queria muito estar a colocar as plantas na net à disposição de todos. Não que alguém vá copiar seja o que for, mas não me sinto confortável com isso e mesmo o arquitecto pode não gostar. Posso enviar-lhe por email?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  18.  # 19

    Colocado por: Pedro DinisSe tiver que investir 15.000€, ou mais, em piso radiante assim o farei

    Para 390m²? Vai gastar muito mais...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves, Joao Dias
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro DinisPosso enviar-lhe por email?

    Pode. contacto clikando no meu nome.
 
0.0236 seg. NEW