Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, eu vivia numa parte de uma vivenda da qual estou a sair que foi convertida em 3 casas e mais uma garagem que foi convertida numa outra casa,ou seja são 4 casas . o que acontece é que só há um contador de água e de luz, apesar de o meu contrato de arrendamento estar nas finanças. Para as despesas o senhorio diz que faz as contas e enviava-me por SMS mas eu acho que ele me anda a enganar,até já lhe pedi as faturas mas ele está sempre a fugir. Agora estou em processo de mudança para a nova casa e ele quer que eu pague as contas do mês passado e eu disse que quero ver as faturas,respondendo ele que eu não tenho que ver as faturas porque não estão no meu nome. A minha pergunta é:ele pode fazer alguma coisa caso eu não pague o que ele diz que eu consumi? Já fui às finanças mas dizem que isso não é com eles. Na companhia das águas e da luz também não fazem nada. Há alguma entidade a quem eu possa apresentar uma queixa caso isto dê para o torto? Obrigado a quem me soube dar alguma informação
    Concordam com este comentário: Yrntakeoff1
  2.  # 2

    O contrato de arrendamento em relação à água e luz refere o quê?

    Volte a insistir que só paga após ver a fatura ou peça cópias das últimas faturas e faça as contas!
  3.  # 3

    Não constando no contrato, nem havendo forma de fazer um cálculo justo, não vejo como é que ele pode cobrar judicialmente esse valor.
  4.  # 4

    No contrato diz que eu sou responsável pelo pagamento dos consumos de água e da luz,mas como é que ele faz as contas é que não sei porque não me diz mas eu estive a fazer contas e ele anda à uns meses a meter uns euros ao bolso e eu já lhe disse que quero ver as faturas, era suposto ele me mostrar isso ontem mas nem sequer me ligou, agora curiosamente encontrei-me com ele e ele diz "para não haver mais problemas e não continuares a somar dívida, entregas as chaves e ficamos assim"... Engraçado...
  5.  # 5

    Ele tem uns supostos contadores de kw que diz que são de cada uma das casas, mas ninguém me garante que isso é verdade
  6.  # 6

    Colocado por: filipe19No contrato diz que eu sou responsável pelo pagamento dos consumos de água e da luz,mas como é que ele faz as contas é que não sei porque não me diz mas eu estive a fazer contas e ele anda à uns meses a meter uns euros ao bolso e eu já lhe disse que quero ver as faturas, era suposto ele me mostrar isso ontem mas nem sequer me ligou, agora curiosamente encontrei-me com ele e ele diz "para não haver mais problemas e não continuares a somar dívida, entregas as chaves e ficamos assim"... Engraçado...

    E quando pagou a água/luz o senhorio emitiu fatura/recibo?
    Concordam com este comentário: bmccruz
  7.  # 7

    Artigo 1078.º - Encargos e despesas

    1 - As partes estipulam, por escrito, o regime dos encargos e despesas, aplicando-se, na falta de estipulação em contrário, o disposto nos números seguintes.

    2 - Os encargos e despesas correntes respeitantes ao fornecimento de bens ou serviços relativos ao local arrendado correm por conta do arrendatário.

    3 - No arrendamento de fracção autónoma, os encargos e despesas referentes à administração, conservação e fruição de partes comuns do edifício, bem como o pagamento de serviços de interesse comum, correm por conta do senhorio.

    4 - Os encargos e despesas devem ser contratados em nome de quem for responsável pelo seu pagamento.

    5 - Sendo o arrendatário responsável por um encargo ou despesa contratado em nome do senhorio, este apresenta, no prazo de um mês, o comprovativo do pagamento feito.

    6 - No caso previsto no número anterior, a obrigação do arrendatário vence-se no final do mês seguinte ao da comunicação pelo senhorio, devendo ser cumprida simultaneamente com a renda subsequente.

    7 - Se as partes acordarem uma quantia fixa mensal a pagar por conta dos encargos e despesas, os acertos são feitos semestralmente.

    https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/693853/details/maximized

    Tenho dúvidas que o senhorio consiga provar o valor dos seus consumos se fornece agua e luz para 3 habitações!
  8.  # 8

    Não pague e não se chateie mais.
    Se vir as facturas e tentar perceber a marosca nas contas da a confusão tremendas e ainda se matam os dois .
    Por isso, coloque um contador de água e luz na sua parte e a partir de hoje tem um valor de referência.
  9.  # 9

    O senhorio nunca me passou recibo do que paguei, mas também este assunto já está arrumado, pelos vistos ele deve ter percebido que isto podia dar bronca das grandes para ele e disse que ficávamos assim, mas ainda falta ele emitir 3 recibos de renda nas finanças, um dos quais ele meteu 2 meses e só meteu lá uma renda, mas quanto a isso já fui às finanças e eles dizem que depois alguém vai lhe pedir o dinheiro,mas provavelmente vou ter que fazer uma alteração na declaração de IRS relativa a este ano
  10.  # 10

    Colocado por: bluewingsArtigo 1078.º - Encargos e despesas

    1 - As partes estipulam, por escrito, o regime dos encargos e despesas, aplicando-se, na falta de estipulação em contrário, o disposto nos números seguintes.

    2 - Os encargos e despesas correntes respeitantes ao fornecimento de bens ou serviços relativos ao local arrendado correm por conta do arrendatário.

    3 - No arrendamento de fracção autónoma, os encargos e despesas referentes à administração, conservação e fruição de partes comuns do edifício, bem como o pagamento de serviços de interesse comum, correm por conta do senhorio.

    4 - Os encargos e despesas devem ser contratados em nome de quem for responsável pelo seu pagamento.

    5 -Sendo o arrendatário responsável por um encargo ou despesa contratado em nome do senhorio, este apresenta, no prazo de um mês, o comprovativo do pagamento feito.

    6 -No caso previsto no número anterior, a obrigação do arrendatário vence-se no final do mês seguinte ao da comunicação pelo senhorio, devendo ser cumprida simultaneamente com a renda subsequente.

    7 - Se as partes acordarem uma quantia fixa mensal a pagar por conta dos encargos e despesas, os acertos são feitos semestralmente.

    https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/693853/details/maximized

    Tenho dúvidas que o senhorio consiga provar o valor dos seus consumos se fornece agua e luz para 3 habitações!


    Ou seja, se ele tem a água e a luz no nome dele e tem várias casas a consumir, tinha que haver recibo certo?
  11.  # 11

    Lei n.º 82-E/2014
    de 31 de dezembro
    Artigo 115.º
    Os titulares dos rendimentos da categoria F são
    obrigados:

    a) A passar recibo de quitação, em modelo oficial,
    de todas as importâncias recebidas dos seus inquilinos,
    pelo pagamento das rendas referidas nas alíneas a)
    a e) do n.º 2 do artigo 8.º, ainda que a título de caução,
    adiantamento ou reembolso de despesas

    https://dre.pt/application/file/66014834

    Os senhorios estão obrigados a passar recibos mensais aos inquilinos. Embora esta obrigação sempre tenha existido, esta foi reforçada com as novas regras criadas com a reforma do IRS, que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2015. Assim, a lei passou a exigir que, mensalmente, seja emitido um recibo de renda electrónico de todas as importâncias recebidas dos inquilinos. Desta forma, não só as rendas mas também as cauções, adiantamento ou reembolso de despesas estão incluídas no recibo. Note que as exceções aplicadas à entrega presencial dos recibos mensais numa repartição do Fisco são as mesmas referidas no ponto n°1.

    http://portal.uniplaces.com/pt-pt/conheca-as-8-obrigacoes-do-senhorio/
  12.  # 12

    Colocado por: filipe19Boa noite, eu vivia numa parte de uma vivenda da qual estou a sair que foi convertida em 3 casas e mais uma garagem que foi convertida numa outra casa,ou seja são 4 casas . o que acontece é que só há um contador de água e de luz, apesar de o meu contrato de arrendamento estar nas finanças. Para as despesas o senhorio diz que faz as contas e enviava-me por SMS mas eu acho que ele me anda a enganar,até já lhe pedi as faturas mas ele está sempre a fugir. Agora estou em processo de mudança para a nova casa e ele quer que eu pague as contas do mês passado e eu disse que quero ver as faturas,respondendo ele que eu não tenho que ver as faturas porque não estão no meu nome. A minha pergunta é:ele pode fazer alguma coisa caso eu não pague o que ele diz que eu consumi? Já fui às finanças mas dizem que isso não é com eles. Na companhia das águas e da luz também não fazem nada. Há alguma entidade a quem eu possa apresentar uma queixa caso isto dê para o torto? Obrigado a quem me soube dar alguma informação
    Concordam com este comentário:Yrntakeoff1


    Bom dia , diga-me só se está casa era em massapés , perto da escola secundária … pois estou a passar a mesma situação e parece a mesma casa .
  13.  # 13

    Colocado por: filipe19Boa noite, eu vivia numa parte de uma vivenda da qual estou a sair que foi convertida em 3 casas e mais uma garagem que foi convertida numa outra casa,ou seja são 4 casas . o que acontece é que só há um contador de água e de luz, apesar de o meu contrato de arrendamento estar nas finanças. Para as despesas o senhorio diz que faz as contas e enviava-me por SMS mas eu acho que ele me anda a enganar,até já lhe pedi as faturas mas ele está sempre a fugir. Agora estou em processo de mudança para a nova casa e ele quer que eu pague as contas do mês passado e eu disse que quero ver as faturas,respondendo ele que eu não tenho que ver as faturas porque não estão no meu nome. A minha pergunta é:ele pode fazer alguma coisa caso eu não pague o que ele diz que eu consumi? Já fui às finanças mas dizem que isso não é com eles. Na companhia das águas e da luz também não fazem nada. Há alguma entidade a quem eu possa apresentar uma queixa caso isto dê para o torto? Obrigado a quem me soube dar alguma informação
    Concordam com este comentário:Yrntakeoff1
  14.  # 14

    Boa tarde, esta casa fica perto da escola de Massapés, estou a passar pelo mesmo. Gostaria de saber como ficou resolvid este prblema porque não vou pagar mais água e luz sem ver as facturas.
  15.  # 15

    Colocado por: Susana37Boa tarde, esta casa fica perto da escola de Massapés, estou a passar pelo mesmo. Gostaria de saber como ficou resolvid este prblema porque não vou pagar mais água e luz sem ver as facturas.

    Compre um contador de luz só para a sua parte de casa. São baratos e qualquer eletricista instala isso. Para a agua é mais difícil e se calhar o valor é baixo.
 
0.0217 seg. NEW